Yoo! Tempo que não passo por aqui, mas resolvi aparecer especialmente por esse tópico. Aliás, como vão todos?
Ryan, eu li tudo com muita atenção, e ao final senti que comentar sobre o jogo ficou em segundo plano. Você tocou em pontos muito importantes na vida de alguém que se aventura em criar um jogo grande sozinho, e achei suas conclusões sobre o assunto bem maduras. Acima de tudo, sempre vi o RPG Maker como um hobby, e acredito que a maioria de nós também o vê assim. Um hobby que levamos a sério, com certeza, mas ainda assim, um hobby. Talvez a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes de nossas vidas. (Já disseram algo parecido sobre futebol)
Sendo um hobby, acho que chega uma hora que todos nós percebemos que não temos obrigação nenhuma de finalizar um jogo dentro de um certo tempo, ou mesmo em qualquer tempo. Acho que todo mundo conhece alguém que mexe no RPG Maker há anos e ainda não concluiu nenhum projeto, e não tem nada de errado com isso. Fico feliz que você esteja vivendo sua vida, amadurecendo e crescendo como pessoa, conquistando vitórias na vida acadêmica e profissional, dando espaços para esse hiatos quase que necessários, e levando na boa o desenvolvimento do seu projeto. Como você já passou anos mergulhado nesse projeto, mesmo com as pausas, entendo que ele é quase como uma história da sua própria vida. Já disseram também que um homem precisa ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro, e quase nenhum de nós consegue fazer as três coisas, mas a parte do livro você já está conseguindo na forma de um jogo.
E sobre o jogo: Cara, a profundidade nesses sistemas e nesses equipamentos chega até a assustar um pouco. É muita dedicação, e muito conhecimento na área pra fazer algo tão complexo e tão funcional. Fico imaginando a quantidade de testes que você faz pra garantir que está tudo equilibrado, e que tantas combinações de builds funcionem bem. Como disse o amigo aí em cima, eu também não afirmo que conheço bem a trama do jogo, mas se ela tiver o nível dos sistemas, garanto que será boa. Espero um dia poder jogar o projeto completo, mesmo que demore mais dez anos, mas se não acontecer, também não tem problema. Citando um terceiro e último dito popular, o importante mesmo é a jornada.