Nome do criador: Gabriel Schade Cardoso
Gênero: RPG / Fantasia
Tempo de jogo aproximado: 15h
Data de início: Dezembro 2018
Concursos:
CGA - Vencedor da categoria Aventura
4º Lugar (Demo 1) - Projeto Valente Verão 2020
4º Lugar (Demo 1) - Protótipo Premiado 18
Itchio: https://gabrielschade.itch.io/elidriel
Download da Demo & Lista de Desejos:
Introdução
Olá pessoa!
Voltei ao RPG Maker depois de vários anos parados, desde então decidi me dedicar a um antigo projeto engavetado e voltar a ser mais ativo nas comunidades, não comento tanto no forum, mas acabei conhecendo alguns de vocês ao longo dos grupos por aí.
Este não é um novo projeto (como vocês podem ver pela data), mas estou alterando o tópico (de novo), por julgar que esse é um update importante do projeto, agora com as mecânicas que vão estar na versão final todas finalizadas.
Apesar de ser meu passatempo, estou tomando todo cuidado possível no desenvolvimento desse projeto, para que mesmo tendo as limitações de um projeto tocado por uma pessoa só, ele tenha seu valor e possa prover uma experiência legal ao jogador, espero que você se divirta.
Sinopse
O mundo de Elidriel é composto por Hetios e Ankrah, dois reinos diferentes que possuem um tratado de paz por diversos anos. Tudo mudou após um golpe de estado onde o atual líder é morto.
No vácuo de poder, o chanceler da igreja Arthuro O'Caddler vira um ídolo para o povo e sua seita, o Eclipse do Mundo Novo se torna lei.
O poder de Elidriel que provê poderes mágicos para as pessoas agora é proíbido por lei para todo o povo. O grupo revolucionário Armada é fundado para lutar contra o empério e após um tempo, nossos heróis percebem que existem muito mais coisas em jogo do que apenas um trono.
As ambições do império são gigantes e sua sede de poder pode ser não só a razão para uma guerra, mas também para a destruíção de todo o planeta.
No vácuo de poder, o chanceler da igreja Arthuro O'Caddler vira um ídolo para o povo e sua seita, o Eclipse do Mundo Novo se torna lei.
O poder de Elidriel que provê poderes mágicos para as pessoas agora é proíbido por lei para todo o povo. O grupo revolucionário Armada é fundado para lutar contra o empério e após um tempo, nossos heróis percebem que existem muito mais coisas em jogo do que apenas um trono.
As ambições do império são gigantes e sua sede de poder pode ser não só a razão para uma guerra, mas também para a destruíção de todo o planeta.
Personagens
Ada é ex membro do grupo militar fantasma do império, ela era um soldado de nível médio sob a divisão de Helena. Ada estava presente no dia do golpe de estado e tentou parar o chanceler e os outros traidores, sem sucesso. Sem opções, Ada abandonou a luta para sobreviver e Helena lutou sozinha com os traidores. Após alguns anos, Ada é convocada para lutar novamente, mas agora contra o império que ela jurou defender. Durante a jornada, Ada percebe que o império não se tornou mal, ele sempre foi. |
Kell é um dos guardiões de Ankrah, ele era o parceiro de Ada antes do golpe de estado acontecer, por conta do programa de integração entre reinos. Ele também estava presente no dia do golpe a ajudou Ada a lutar contra os traidores. Kell é taxado de extremista e até de terrorista por alguns, mas mesmo com isso, ele continua lutando contra a desigualdade e o ódio disseminado pelo chanceler e seu império. Ele possui um ódio latente no peito por conta das cicatrizes de seu passado, o que o faz, por vezes, perder a razão e partir para a força bruta. |
Erling é um alquimista formado na universidade de Alberta. Se auto declara o melhor alquimista do mundo. É capaz de combinar suas habilidades mágicas e seu talento em alquimia com a tecnologia de Alberta. Utiliza senso de humor e uma falsa autoconfiança como mecânismos de defesa, mas tem muitas dúvidas sobre seu talento e aspira muito mais. Tende a soar despreocupado, mas se importa muito com seus amigos. |
Emmy possui uma conexão muito forte com Elidriel, mas a razão para isso ainda é um mistério. Esse vínculo provê um conjunto de habilidades únicas, que podem manipular o tempo. Emmy é uma pessoa hostil, ela tem dificuldades em confiar nas pessoas e julga a Armada e o Império como lados de uma mesma moeda. Passou por um longo período sendo prisioneira do império, isso fez com que ela criasse uma raiva latente dentro de si, e ao mesmo tempo uma paixão forte pela liberdade. |
Helena é a agente fantasma de mais alta patente do império, ela estava treinando Ada na noite do golpe de estado. Ela possui o fragmento de Fênix que garante os poderes de Elidriel da lendária Fênix. Usando esses poderes, ela lutou contra os traídores naquela noite, ninguém sabe o que aconteceu naquela batalha, mas ao que parece, aquele parecia ser o último voo da Fênix. Durante sua jornada Ada encontrará Helena novamente, mas ela não parece mais a mesma. Apesar de tudo, ela continua a lutar pelo império e a estimada amiga se tornou uma de suas inimigas mais poderosas. |
Mecânicas
Batalha
O sistema de batalha de Elidriel possui uma série de mecânicas que quando dominadas podem criar combinações muito poderosas!
(Todas as imagens foram geradas antes da atualização dos battlers)
Pressão e Atordoamento
Todos os inimigos possuem um indicador de Resistência abaixo do HP. Quando os inimigos são acertados um elemento do qual eles são fracos ou por um acerto crítico eles ficarão sob pressão:
Nesse estado, o inimigo terá suas defesas mais baixas e cada acerto adicional irá causar ainda mais dano à sua Resistência, especialmente ataques físicos. Quando a Resistência atinge o limite, o inimigo ficará atordoado.
Nesse estado suas defesas são significativamente reduzidas, principalmente para ataques físicos, além disso, eles não irão realizar nenhuma ação nos próximos turnos.
Nesse estado, o inimigo terá suas defesas mais baixas e cada acerto adicional irá causar ainda mais dano à sua Resistência, especialmente ataques físicos. Quando a Resistência atinge o limite, o inimigo ficará atordoado.
Nesse estado suas defesas são significativamente reduzidas, principalmente para ataques físicos, além disso, eles não irão realizar nenhuma ação nos próximos turnos.
Sequências
Se você acertar o mesmo inimigo com múltiplos ataques físicos no mesmo turno, cada um dos ataques subsequentes irão receber um bonus de dano e um bonus de dano na resistência.
Reações Elementais
Quando um inimigo é atingido por um elemento mágico, ele irá receber um marcador elemental que ficará ativo até o fim do turno:
Se você acertar um inimigo que já possui um marcador elemental com um segundo elemento mágico, uma reação elemental pode ser ativada!
Reações Elementais podem causar uma gama de diferentes efeitos, de acordo com quais elementos foram combinados. Você pode causar dano extra com uma Explosão (Trovão + Fogo), adicionar estados, como por exemplo Congelar (Água + Gelo) um inimigo ou Purificar (Cura + Cura) um aliado e até ativar uma segunda habilidade em cadeia, como uma Trovoada (Trovão + Vento). Essas habilidades em cadeia também podem causar suas próprias reações elementais!
Se você acertar um inimigo que já possui um marcador elemental com um segundo elemento mágico, uma reação elemental pode ser ativada!
Reações Elementais podem causar uma gama de diferentes efeitos, de acordo com quais elementos foram combinados. Você pode causar dano extra com uma Explosão (Trovão + Fogo), adicionar estados, como por exemplo Congelar (Água + Gelo) um inimigo ou Purificar (Cura + Cura) um aliado e até ativar uma segunda habilidade em cadeia, como uma Trovoada (Trovão + Vento). Essas habilidades em cadeia também podem causar suas próprias reações elementais!
Posturas e Estratégias de Batalha
Cada personagem pode ter múltiplas Posturas de Batalha, elas funcionam como classes para os personagens, aumentando alguns atributos, enquanto diminuem outros. Por exemplo, a postura Valente, que aumenta 10% de ataque físico enquanto reduz 25% de ataque mágico.
Posturas de Batalha também adicionam um comando tático ao personagem, como por exemplo, Preparar (Adiciona estado +Ataque por 3 ações), Defender (Restaura uma parcela de HP e MP) e Meditar (Restaura MP).
No Menu principal você pode configurar uma série de posturas que seus personagens podem utilizar, criando pré configurações chamadas Estratégias de Batalha:
Durante a batalha, você pode usar o comando Estratégia para alterar livremente entre essas configurações:
Posturas de Batalha também adicionam um comando tático ao personagem, como por exemplo, Preparar (Adiciona estado +Ataque por 3 ações), Defender (Restaura uma parcela de HP e MP) e Meditar (Restaura MP).
No Menu principal você pode configurar uma série de posturas que seus personagens podem utilizar, criando pré configurações chamadas Estratégias de Batalha:
Durante a batalha, você pode usar o comando Estratégia para alterar livremente entre essas configurações:
Técnicas e Combinações
Em Elidriel o TP funciona um pouco diferente, cada turno todos os personagens irão receber 1 de TP (exceto no turno em que utilizam técnicas ou combinações).
Você pode usar técnicas que seus personagens aprendem ao subir de nível ou utilizar combinações de técnicas entre dois ou mais personagens!
Para fazer isso, os dois personagens precisam ter o TP mínimo para executar a técnica e terem uma ação disponível no turno:
Você pode usar técnicas que seus personagens aprendem ao subir de nível ou utilizar combinações de técnicas entre dois ou mais personagens!
Para fazer isso, os dois personagens precisam ter o TP mínimo para executar a técnica e terem uma ação disponível no turno:
Talentos e Ferramentas
Os talentos são habilidades que os personagens podem utilizar dentro e fora de combates, podendo ser utilizadas para melhorar a exploração, pesca, cozinha, música, mineração e até escaladas. Cada um dos personagens possui uma quantidade experiência em cada um dos talentos, isso pode trazer vantagens extras, como receber mais de um alimento ao cozinhar ou não consumir iscas no momento da pescaria.
Talentos de Exploração
O único talento que não possui nível e é uma habilidade única de cada personagem é o talento de exploração. Este talento pode ser ativado pressionando a tecla "Q" e fica ativo por um determinado tempo, depois disso, ele é automaticamente recarregado.
Ada - Modo Furtivo: O talento de Ada permite que ela ande por locais sem ser notada por criaturas ou outras pessoas, utilizada em missões de espionagem ao longo do projeto.
Kell - Super Força: Permite empurrar ou quebrar objetos que estão bloqueando o caminho.
Erling - Detecção Mágica: Permite visualizar ítens e passagens ocultas no mapa.
Emmy - Manipulação Temporal: Permite alterar a forma que o tempo passa em determinados objetos (incluindo na pescaria).
Talentos de Culinária
Cozinhar é parte importante do progresso, afinal, você precisa restaurar suas energias! Sempre que encontrar um acampamento ou uma cozinha, você poderá preparar alimentos utilizando os ingredientes de cada receita e cozinhando-os pelo tempo necessário:
Cada vez que um personagem como algum alimento a sua saciedade aumenta, e quando ele estiver cheio, você precisará esperar um pouco mais para comer. Os alimentos podem restaurar HP, MP e TP, além de adicionar estados para que você inicie a batalha em vantagem.
Você pode visualizar a saciedade e o estado inicial de batalha no menu principal. Você não poderá acumular mais de um estado.
Além disso, alguns talentos estão diretamente relacionados a um equipamento especial, as ferramentas.
Elas permitem que os personagens interajam com o ambiente de diferentes formas. Por exemplo, você pode utilizar uma vara de pescar em um rio ou uma picareta em uma rocha para ganhar itens.
Pescaria
A vara de pescar é um equipamento único, possuindo um slot extra para colocar a isca que você irá utilizar. De acordo com a isca, você poderá pescar diferentes tipos de peixes. Toda essa configuração é feita no menu de equipamentos normalmente:
Com a vara de pescar equipada, basta ir até um local de pescaria (sinalizado no mapa) e pressionar a tecla de ação.
Ao encontrar um peixe, uma notificação será exibida e você precisará pressioanr a tecla de ação rapidamente, após isso, uma isca é consumida e o peixe é fisgado.
Duas barras são exibidas: controle (acima) e tempo (abaixo).
A barra de tempo se move continuamente até encerrar e durante esse processo o peixe irá puxar a barra de controle, ao pressionar a tecla de ação, você faz força para o lado oposto.
Quando o tempo se esgota, se o controle estiver entre a área crítica (sinalizada com duas colunas) o peixe é obtido.
Tempo para pescar, força do peixe e a dificuldade para pegá-lo irá variar de acordo com a espécie de peixe e o talento de pescaria do personagem.
Mineração
Com a picareta equipada, basta ir até um local de mineração (sinalizado no mapa) e pressionar a tecla de ação.
Assim como na pescaria, duas barras são exibidas, mas dessa vez representando: controle (acima) e resistência (abaixo). No caso da mineração a barra de controle irá se mover continuamente de um extremo até o outro. Para minerar a rocha você precisará pressionar a tecla de ação, quanto mais próximo do centro, mais você diminuirá a resistência da rocha até encontrar o minério.
As recompensas de mineração variam de acordo com a rocha minerada, número de batidas até quebrar a resistência da rocha e talento de mineração do personagem.
Música
Durante o progresso no jogo, você poderá encontrar um instrumento musical e aprender melodias nele. Essas melodias são representadas através de partituras:
Ao equipar uma ferramenta musical, basta pressionar a tecla de corrida para entrar no modo músical, neste modo, você pode pressionar as teclas para emitir sons das notas de seu instrumento de maneira livre:
Ao pressionar uma sequência de notas válidas para uma melodia, você irá executá-la:
B.E.E
O
Informações sobre seus inimigos? Armazenadas aqui.
Quais itens você sabe criar utilizando alquimia? Armazenados aqui.
Os efeitos de cada estado e de cada reação elemental? Armazenados aqui.
Receitas de culinária, peixes já pescados e suas partituras musicais? Armazenadas aqui.
Side quests requisitadas por NPCs e posturas de batalhas? Acertou, são armazenadas aqui.
Todas essas informações são utilizadas pelos professores e pesquisadores da universidade de Alberta, quanto mais descobertas fizer, mais recompensas você terá.
Além disso, O B.E.E também pode ser utilizado como item em batalha para coletar informações sobre a critura alvo e revelar suas fraquezas.
Comunidade
Artes do nosso querido Cris!
LIVE: Jogando Elidriel - Condado Braveheart GameDev
Elidriel - Jogos dos Inscritos - Canal Café Gamer
Elidriel - Jogos dos Inscritos - Canal Café Gamer
Galeria
Eu espero do fundo do coração que gostem do projeto! E claro, que divirtam-se! Bom jogo pessoal!
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