Talentos de Exploração
O único talento que não possui nível e é uma habilidade única de cada personagem é o talento de exploração. Este talento pode ser ativado pressionando a tecla "Q" e fica ativo por um determinado tempo, depois disso, ele é automaticamente recarregado.
Ada - Modo Furtivo: O talento de Ada permite que ela ande por locais sem ser notada por criaturas ou outras pessoas, utilizada em missões de espionagem ao longo do projeto.
Kell - Super Força: Permite empurrar ou quebrar objetos que estão bloqueando o caminho.
Erling - Detecção Mágica: Permite visualizar ítens e passagens ocultas no mapa.
Emmy - Manipulação Temporal: Permite alterar a forma que o tempo passa em determinados objetos (incluindo na pescaria).
Talentos de Culinária
Cozinhar é parte importante do progresso, afinal, você precisa restaurar suas energias! Sempre que encontrar um acampamento ou uma cozinha, você poderá preparar alimentos utilizando os ingredientes de cada receita e cozinhando-os pelo tempo necessário:
Cada vez que um personagem como algum alimento a sua saciedade aumenta, e quando ele estiver cheio, você precisará esperar um pouco mais para comer. Os alimentos podem restaurar HP, MP e TP, além de adicionar estados para que você inicie a batalha em vantagem.
Você pode visualizar a saciedade e o estado inicial de batalha no menu principal. Você não poderá acumular mais de um estado.
Além disso, alguns talentos estão diretamente relacionados a um equipamento especial, as ferramentas.
Elas permitem que os personagens interajam com o ambiente de diferentes formas. Por exemplo, você pode utilizar uma vara de pescar em um rio ou uma picareta em uma rocha para ganhar itens.
Pescaria
A vara de pescar é um equipamento único, possuindo um slot extra para colocar a isca que você irá utilizar. De acordo com a isca, você poderá pescar diferentes tipos de peixes. Toda essa configuração é feita no menu de equipamentos normalmente:
Com a vara de pescar equipada, basta ir até um local de pescaria (sinalizado no mapa) e pressionar a tecla de ação.
Ao encontrar um peixe, uma notificação será exibida e você precisará pressioanr a tecla de ação rapidamente, após isso, uma isca é consumida e o peixe é fisgado.
Duas barras são exibidas: controle (acima) e tempo (abaixo).
A barra de tempo se move continuamente até encerrar e durante esse processo o peixe irá puxar a barra de controle, ao pressionar a tecla de ação, você faz força para o lado oposto.
Quando o tempo se esgota, se o controle estiver entre a área crítica (sinalizada com duas colunas) o peixe é obtido.
Tempo para pescar, força do peixe e a dificuldade para pegá-lo irá variar de acordo com a espécie de peixe e o talento de pescaria do personagem.
Com a picareta equipada, basta ir até um local de mineração (sinalizado no mapa) e pressionar a tecla de ação.
Assim como na pescaria, duas barras são exibidas, mas dessa vez representando: controle (acima) e resistência (abaixo). No caso da mineração a barra de controle irá se mover continuamente de um extremo até o outro. Para minerar a rocha você precisará pressionar a tecla de ação, quanto mais próximo do centro, mais você diminuirá a resistência da rocha até encontrar o minério.
As recompensas de mineração variam de acordo com a rocha minerada, número de batidas até quebrar a resistência da rocha e talento de mineração do personagem.
Durante o progresso no jogo, você poderá encontrar um instrumento musical e aprender melodias nele. Essas melodias são representadas através de partituras:
Ao equipar uma ferramenta musical, basta pressionar a tecla de corrida para entrar no modo músical, neste modo, você pode pressionar as teclas para emitir sons das notas de seu instrumento de maneira livre:
Ao pressionar uma sequência de notas válidas para uma melodia, você irá executá-la:
Os efeitos da execução de uma música variam de acordo com a melodia e o local, você poderá acordar criaturas, mover estátuas e até encontrar segredos se souber onde e qual melodia deve ser executada.