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[Loose Leaf] 12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1

Victor Sena Masculino

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01 de Agosto de 2015
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CURSO DE PIXEL ARTE
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Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┕ Parte 2: Comece com 4 Direções

D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?

12ª LIÇÃO: TEXTURA 2 - TRANSPARÊNCIA 1

 Desta vez, queremos enfatizar a reflexão da luz e a transparência para expressar a textura dos olhos. Se você dominar a técnica de desenhar a pupila, naturalmente poderá desenhar objetos com brilho e transparência, então, por favor, faça o seu melhor.
 Superfícies lisas refletem a luz muito bem. Isso é chamado de "brilho", mas a reflexão da luz varia de acordo com a substância (quantidade de luz refletida). Por exemplo, o brilho de uma bola de gude e de uma bola de borracha são diferentes. As bolas de gude refletem a luz nítida e claramente, enquanto as bolas de borracha têm um brilho opaco. A observação dessas diferenças nos ajuda a entender como a reflexão da luz é influenciada pela substância.
 Ao aplicar o brilho adequado à substância observada, é possível expressar melhor suas características.
 A razão pela qual um objeto liso reflete a luz tão bem é que mesmo um objeto que parece bastante liso tem pequenos arranhões que são invisíveis a olho nu. A irregularidade dos arranhões faz com que a luz seja refletida de forma difusa e a luz original não pode ser devolvida. Portanto, torna-se menos brilhante do que a luz que o atinge e brilha opacamente devido à reflexão difusa.
 Por esse motivo, objetos mais duros e que não arranham facilmente tendem a ter mais brilho. Por outro lado, substâncias como a água, que não possuem arranhões fixos, refletem mais facilmente a luz.​

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 A seta vermelha representa a luz incidente e a seta verde representa a luz refletida que atinge o olho humano. Quando uma superfície é plana, a luz incidente retorna diretamente na mesma direção e o espectador vê um brilho intenso. No entanto, se houver irregularidades, mesmo que a luz atinja a superfície diretamente, ela será refletida em direções estranhas devido aos ângulos criados pelas irregularidades.​


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 Quando a luz atinge uma superfície em um ângulo oblíquo, ela é refletida na mesma inclinação em direção oposta. No caso de uma superfície irregular, mesmo que a luz incida diretamente, a luz entra na superfície em um ângulo oblíquo e é refletida em direções estranhas.
 Lembre-se de que quanto mais lisa a superfície, mais brilhante ela será, devido a esse princípio. Além disso, é importante lembrar que a direção da reflexão da luz pode mudar dependendo do ângulo.​



 A seguir, vamos falar sobre objetos transparentes. São coisas que os seres humanos reconhecem como transparentes, ou seja, objetos que permitem ver através deles, mas qualquer objeto que exista deve refletir luz. Se há reflexão de luz, então significa que qualquer coisa tem cor. (A luz é composta pelas três cores primárias e a cor é determinada pela cor que é refletida).
 Portanto, até a água e o ar têm cor. Mesmo uma cor muito fraca ficará mais forte com a espessura. Quando algo fica mais profundo, é difícil que a luz chegue e naturalmente a cor fica mais escura. Este é o princípio de que as cores parecem completamente diferentes nas águas rasas e nas profundezas dos rios. Por causa deste princípio, mesmo que haja objetos transparentes e da mesma cor, a cor fica mais escura em áreas com pouca luz e mais forte em áreas espessas. Acredito que você entenderá melhor ao ver objetos reais ou criações em 3D.
 Outra coisa é que a cor do objeto transparente pode mudar a cor do outro lado. O fundo deve ser completamente preto, mas o outro lado visto através de um frasco de vidro é cinza. Isso se deve à luz refletida pelo próprio frasco e à sua própria cor. Se o frasco tivesse um tom azulado, então a parte cinza que pode ser vista através dele também teria um tom azulado. Acho que você entenderá melhor se observar a diferença das cores numa rolha de um recipiente.​


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 Quando desenhar objetos transparentes, se desenhar "refração", "reflexão" e "o que está do outro lado que pode ser visto através da transparência", você pode expressar a transparência. Em pequenas imagens de pixels como mapas e personagens, é difícil expressar a refração, mas apenas com reflexão e o que está do outro lado que pode ser visto através da transparência, é possível expressar adequadamente a transparência.​



 Embora eu tenha escrito teorias e princípios tediosos, não penso muito nisso quando crio imagens em pixels. Se você conseguir visualizar a transparência, poderá desenhar um objeto transparente institivamente.
 Para o olho humano, imagine que ele é coberto por uma membrana transparente de água. Os olhos estão sempre cobertos de lágrimas. Portanto, a reflexão é semelhante à da água na superfície. O brilho do olho é muito nítido por causa disso. Especialmente para os olhos, como a camada de água é espessa, a reflexão da superfície e a escuridão do olho parecem nítidas. A parte do olho tem a córnea que desempenha o papel de lente, então ela se destaca mais do que a parte branca do olho. A luz é mais facilmente refletida na posição elevada, então naturalmente há brilho acima do olho.

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 É um olho feito em 3D. Quando você olha para o seu próprio olho no espelho, ele deve ter essa aparência. A sensação tridimensional do olho é criada pelo contraste entre a cor escura e o brilho claro.​



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 A pálpebra está disposta assim. Não se esqueça de que a sombra também é projetada na parte branca do olho pela pálpebra.​


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 Se você tiver em mente o que escrevi até agora, será capaz de desenhar os olhos facilmente.
 Primeiro, faça um esboço dos olhos e pinte a parte da íris. Pinte a pupila central com uma cor mais escura do que a cor principal da íris.
 Em seguida, adicione sombras à parte branca dos olhos. A luz geralmente vem de cima, criando sombras sob as pálpebras naturais.
 Adicione brilho aos olhos.
 Desenhe o brilho refletido pela córnea. Com apenas essas etapas, você pode desenhar olhos claros.
 Se você aplicar esse princípio aos olhos como joias, poderá representá-los de várias maneiras.
 Curiosidade: A maioria das pessoas que perdem a visão tem a córnea danificada e turva. Portanto, se você desenhar uma princesa que ficou cega na infância devido a um acidente, é melhor não mostrar a transparência dos olhos, adicionando brilho pequeno e embaçado e não desenhando a pupila. Se alguém ficar cego por doença, a luminosidade dos olhos será a mesma de uma pessoa que pode ver, pois geralmente é o nervo óptico que é afetado. Às vezes há mais lágrimas do que o normal e a pupila pode permanecer grande, e elas podem ser bonitas.
 Os olhos representam a personalidade de uma pessoa, então desenhe com usando o conhecimento que possui.

 A posição do brilho nos olhos depende da direção da luz. Além disso, isso também está relacionado ao estilo do desenho, então não há apenas uma maneira de desenhar. No entanto, se você é um iniciante e deseja desenhar com base no conhecimento, essa é uma maneira fácil de praticar, então experimente.​

 
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