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[Loose Leaf] 16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1

Victor Sena Masculino

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CURSO DE PIXEL ARTE
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Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┕ Parte 2: Comece com 4 Direções

D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?

16ª LIÇÃO: DESENHANDO CHIPS DE MAPA 6 - INTERIOR 1

 Depois de ter adquirido certa habilidade na expressão da textura, a partir de agora, gostaria de começar a dar aulas sobre como criar mapas de chips de objetos artificiais, como interiores e aparências externas de edifícios. A diferença entre as características de objetos artificiais e naturais são as "linhas retas" e "padrões geométricos". Enquanto a disposição dos elementos naturais é principalmente aleatória, os objetos artificiais desenham formas de padrão determinado em torno de linhas retas ou círculos. Com isso, podemos distinguir entre objetos naturais e artificiais e dar a sensação de naturalidade e vida. Além disso, é possível expressar detalhadamente coisas como cavernas naturais e cavernas artificiais com a intervenção humana.

 Primeiramente, para a primeira parte do interior, gostaria de criar a partir do chão que será a base do chip. O chão do interior é criado com características únicas para representar os hábitos de vida do país. No Japão, onde as pessoas não andam de sapatos dentro de casa, é comum o uso de tatames, enquanto no Ocidente, as pessoas entram em casa de sapatos e o chão não é muito diferente do exterior.
 Além disso, o tipo de chão também varia dependendo da riqueza da casa. Em áreas pobres, o chão é quase como o chão natural, com terra, enquanto em áreas urbanas, o chão é de pedras. Se for uma casa de dois andares, o segundo andar é quase sempre feito com tábuas. Ao mudar o tipo de piso dependendo da região, podemos expressar naturalmente as características do país.
 Em castelos e templos, são criados pisos com padrões belos e polidos para expressar a riqueza. No entanto, em locais como os quartéis dos soldados, o chão é de pedra e no quarto do rei, é feito de carpete, dando características únicas a cada quarto.​


 Primeiro, gostaria de explicar como desenhar pedras, que são frequentemente usadas. Como o piso de objetos artificiais é frequentemente arranjado em uma ampla área, é criado de forma que a esquerda, direita, cima e baixo sejam repetidos. Como é um arranjo artificial de pedras naturais, a textura das pedras são naturais. No entanto, como as pedras são niveladas, isso deve ser enfatizado. Embora já fizemos um piso de pedras ao criar chips de elementos naturais, desta vez, gostaríamos de criá-los com um estilo mais realista.

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 O método básico de desenho é o mesmo que o utilizado para desenhar o mar e as planícies. Se não entender, consulte este tutorial.

1. Primeiro, preencha os 32x32 pixels com a cor intermediária (a cor que ocupa a maior área com o chip);
2. Com uma cor próxima ao preto, desenhe aproximadamente o contorno da pedra redonda. Movimente o mouse como se estivesse desenhando um círculo e tente não sobrepor um círculo a outro. Misture tamanhos para obter sensação natural;
3. Movimente-se em unidades de 16 pixels, assim como no chip do oceano e mova para o centro, onde é fácil desenhar o ângulo;
4. Desenhe um círculo na margem, conecte as linhas quebradas e corrija as partes que não são circulares;
5. Coloque quatro ou mais em um arranjo e confirme a conexão vertical e horizontal. Agora o esboço do calçamento está completo.​



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1. Comece a colorir a partir do rascunho anterior;
2. Usando uma cor um pouco mais clara do que a linha preta do rascunho, aplique o anti-aliasing entre a linha e a cor intermediária;
3. Aumente gradualmente a cor e misture a cor intermediária da base com o contorno das pedras. Aplique um anti-aliasing mais escuro nas áreas onde as linhas se cruzam para dar profundidade;
4. Espalhe uma cor cinza ligeiramente diferente em toda a área para criar a textura natural das rochas. É comum que as crianças pintem o sol de vermelho, a terra de marrom e as folhas de verde, mas se pintar da mesma maneira, não será possível expressar a textura corretamente. Abandone essa noção fixa de que isso é cinza e aquilo é branco, e pinte com uma cor ligeiramente diferente para aumentar a realidade;
5. Aplique uma cor um pouco mais escura do que a cor base para criar marcas na superfície da pedra. Se houver uma ligeira sombra, estará tudo bem;
6. Use uma cor um pouco mais clara do que a cor base para preencher o contorno da pedra. Isso criará a aparência de uma superfície plana;
7. Coloque novamente os pixels em grupos de 16 e verifique as conexões entre as linhas.

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Por fim, alinhe algumas peças e verifique​



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 Se você criar um chip para sombras escuras usando recursos de conversão de cores ou ajuste de tom em ferramentas gráficas, será conveniente mais tarde.​


 Em seguida, criaremos um calçamento de pedras com padrões bonitos que serão usados em castelos e templos. Vamos recolher e guardar como material de referência pisos diferentes e interessantes de revistas de viagens, por exemplo. Em igrejas e outros prédios de estilo gótico, há muitos pisos com padrões incomuns, então tente procurá-los. Também é uma boa ideia utilizar padrões de azulejos como referência.​


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 Desta vez, faremos um piso com um padrão simples que parece luxuoso.

1. Primeiro, pinte a cor base;
2. Desenhe uma diagonal a partir de 16 pixels para criar um losango (◆) e pinte sobre ele com quadrados (■) que se sobrepõem;
3. Desenhe linhas claras de cerca de 2 pixels sobre as linhas do ◆ e ■;
4. Pinte os quadrados de forma que as linhas se cruzem alternadamente. Por favor, consulte a imagem para referência;
5. Desenhe um contorno com uma cor um pouco mais escura e outra um pouco mais clara para dar profundidade;
6. Para torná-lo mais nítido, realce o contorno com uma cor mais escura;
7. Desenhe um padrão de quadrados dentro da grande lacuna central, usando a combinação de quadrados que você desenhou anteriormente, mas em tamanho menor;
8. Mova-o em espaçamentos de 16 pixels, da mesma forma que o calçamento anterior, para que a lacuna fique no centro;
9. Preencha a lacuna com um padrão de cruz;
10. Adicione textura e profundidade. Evite usar muito padrões (pattern/dither) de azulejos para que pareça polido e rico em pedra. Além disso, o padrão é bastante complexo, portanto, use os padrões de azulejos com moderação para não torná-lo confuso;
11. Disponha-os lado a lado para verificar se está completo.

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Se você trocar o desenho da cruz, ele terá um padrão diferente, então tente experimentar diferentes formas.​


 Por último, gostaria de desenhar o piso de tábuas. Decida se quer colocá-las na vertical ou na horizontal de acordo com a imagem do jogo.
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1. Pinte a cor de base em um espaço de 32x32 pixels;
2. Conte 7 pixels e faça uma linha no 8º pixel. Repita isso contando mais 7 pixels e faça outra linha, e assim por diante, criando linhas equidistantes;
3. Use uma cor um pouco mais escura do que a cor de base para criar a textura de madeira seguindo a direção das linhas desenhadas no passo 2. Desenhe linhas aleatórias, mas mantenha o fluxo das linhas paralelo às linhas do passo 2;
4. Adicione uma cor ainda mais escura;
5. Espalhe a cor escura por toda a área para dar a sensação de rugosidade da madeira;
6. Use uma cor mais clara do que a cor de base para desenhar linhas paralelas às linhas do passo 2. Isso enfatizará as ranhuras;
7. Arrume tudo e está pronto.
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 Você também pode adicionar junções entre as tábuas, como em um muro de tijolos.​

 
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