Pixel Art 💘
CURSO DE PIXEL ARTE
Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
6ª LIÇÃO: DESENHANDO CHIPS DE MAPA 1
■Distribuição de Dados■
A (mchip0.bmp) | B (mchip1.bmp) | C (mchip2.bmp) | D (mchip3.bmp) |
Exemplo 1 | |||
Superfícies como o mar, pradarias, terrenos baldios e desertos | Aparência exterior de edifícios. Objetos de jardim | Interiores de edifícios, móveis, etc. Interior de cavernas | Para criação automática |
Exemplo 2 | |||
Áreas como o mar, pradarias, terrenos áridos e desertos, superfície de um navio | Cidade e castelo (incluindo móveis internos) | Interior de uma vila, caverna ou navio (incluindo móveis) | Para criação automática |
Exemplo 3 | |||
Para uso em campos, montanhas, florestas, lagos, etc | Para uso em cidades, vilas, castelos, escala real em relação aos personagens | Outros como navios, cavernas, templos, etc. escala real em relação aos personagens | Para criação automática |
A seguir está a alocação de cada arquivo. Os chips necessários são determinados a partir da história do jogo. A primeira coisa a considerar é a estação do jogo (clima). Se o mundo tiver um clima ameno como na primavera, preencha todos os arquivos com chips de "primavera". No entanto, se houver um deserto escaldante ou uma montanha nevada extremamente fria, os chips do mapa também terão que ser ajustados para esses cenários. A amostra do RPG Maker 95 é composta por "pradaria, deserto e neve". Quanto mais tipos houver, mais fácil será atingir o limite de chips que podem ser aplicados, então decida não incluir o que não é necessário. Se parecer que há um limite, o desafio será em como torná-los mais genéricos, como ter o mesmo chip para a praia e o deserto.
Por outro lado, tudo o que estiver relacionado à história deve ser incluído. Vamos dizer que o castelo onde o último chefe vive está localizado no fundo de uma caverna fervente de lava. Nesse caso, uma imagem com lava no interior da caverna será necessária. Dessa forma, leia a história várias vezes e anote tudo o que é necessário. Em seguida, aloque esses dados de acordo com as decisões tomadas anteriormente.
Por outro lado, tudo o que estiver relacionado à história deve ser incluído. Vamos dizer que o castelo onde o último chefe vive está localizado no fundo de uma caverna fervente de lava. Nesse caso, uma imagem com lava no interior da caverna será necessária. Dessa forma, leia a história várias vezes e anote tudo o que é necessário. Em seguida, aloque esses dados de acordo com as decisões tomadas anteriormente.
A distribuição deve ser simples. Mesmo que seja apenas um lembrete, escreva neste arquivo como nessa imagem. Dependendo da história, pode haver momentos em que não há penhascos no país da neve, então devemos remover o que é considerado desnecessário. No entanto, mesmo com essas notas, como não é um desenho preciso, é natural que ocorra uma pequena variação. Mesmo se decidirmos usar exatamente 35 chips (1 chip = 32 x 32) nessa pradaria, é comum sobrar ou faltar alguns. É bom sobrar, mas é problemático se faltar, então devemos criar com alguma margem. Mesmo que haja espaços em branco, podemos preenchê-los com pequenos objetos para dar realismo ao mundo, como barris e lenha, então planejamos deixar alguns espaços em branco. Portanto, acho que devemos começar a planejar pelos itens absolutamente necessários. E aqui está uma coisa importante. Quando realmente criarmos o jogo, seria mais fácil de usar se a pradaria fosse apenas pradaria e o deserto fosse apenas deserto, por isso vamos usar amostras gráficas como referência para agrupá-las. Pontes com pontes, florestas com florestas, edifícios com edifícios para facilitar encontrar os chips, mas isso significa que teremos que mexer constantemente na barra de rolagem. Quando fazemos map chips, há momentos em que há itens compartilhados entre o deserto e a pradaria. Devemos colocar esses itens compartilhados entre o deserto e a pradaria como se fosse um sanduiche. Isso torna mais fácil saber quais chips são necessários ao fazer o jogo. Quando alguém nos pede para fazer chips, devemos considerar a facilidade de uso no RPG Maker. Se algo só é compreensível pelo próprio autor, mesmo o autor pode não entender como colocá-lo corretamente com o tempo. Os gráficos não têm comentários como nos programas, então tente facilitar a visualização de onde eles estão conectados. |
■Minhas Recomendações■
Ler livros pode ser bom, mas às vezes eles não contêm o material que você realmente precisa. Por exemplo, você pode querer uma imagem frontal de um tile, mas o livro pode ter uma perspectiva estranha ou a foto pode estar muito escura.
Se você tem uma câmera digital, é uma boa ideia tirar fotos de superfícies como paredes ou pisos sem sombras. Essas fotos podem se tornar boas referências. Se você editar as imagens no Photoshop para formar um padrão, você pode usá-las como referência para pixel arte. Um scanner também é útil, mas você pode fazer sem ele.
Ler livros pode ser bom, mas às vezes eles não contêm o material que você realmente precisa. Por exemplo, você pode querer uma imagem frontal de um tile, mas o livro pode ter uma perspectiva estranha ou a foto pode estar muito escura.
Se você tem uma câmera digital, é uma boa ideia tirar fotos de superfícies como paredes ou pisos sem sombras. Essas fotos podem se tornar boas referências. Se você editar as imagens no Photoshop para formar um padrão, você pode usá-las como referência para pixel arte. Um scanner também é útil, mas você pode fazer sem ele.
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