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[Loose Leaf] Como Fazer Personagem Chibi (Network RPG Maker 2000)

Victor Sena Masculino

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01 de Agosto de 2015
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COMO FAZER PERSONAGEM CHIBI
NETWORK RPG MAKER 2000
9VWL8Yu.png

Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
● Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┝ Parte 2: Comece com 4 Direções
Parte 3: Desenhe as direções restantes
Parte 4: Vamos fazer o personagem andar
Parte 5: Adicionar ações especiais

D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?

PARTE 1: DECIDA A FORMA DO PERSONAGEM

 Primeiro, decidimos como será o personagem. Por exemplo, podemos optar por um design realista com proporções semelhantes aos jogos ocidentais, ou um desenho em estilo anime cômico, ou até mesmo ajustar o design ao modelo existente usando amostras.
 Também decidimos o tamanho para cada padrão.

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 Desta vez, vamos tentar ajustar as dimensões ao tamanho da amostra. A altura padrão será cerca de 64x64 pixels por padrão. Como precisaremos realizar grandes ações de combate posteriormente, é melhor deixar uma boa margem de tamanho.
 Ao criar esse tipo de modelo básico no início, fica fácil produzir em grande quantidade. Vamos criar um modelo básico para definir a posição dos olhos, corpo, tamanho dos braços e pernas.

Método de criação do modelo básico
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1. Primeiro, decidimos o tamanho e esboçamos a silhueta básica;
2. Pintamos as bordas de cada parte do corpo para destacá-las. Desenhamos com cuidado a forma da cabeça, tronco, braços e pernas para garantir que possamos identificá-las facilmente;
3. Em seguida, desenhamos linhas de orientação para indicar a posição da cintura, sapatos, olhos e cabelo. Decidimos a posição central e a articulação dos braços e joelhos;
4. É mais fácil entender dividindo cada parte.

* Atenção *
 Embora criar um modelo básico para produzir personagens em grande quantidade seja eficiente, isso pode resultar em personagens com a mesma forma corporal. Quando se acostumar com o processo, é melhor criar um modelo para personagens com corpos maiores, personagens femininos sensuais, crianças, personagens gordos, etc.

 O personagem é desenhado em um ângulo ligeiramente inclinado de cima para baixo. Isso ocorre porque, devido às especificações do RPG Maker, precisamos estar cientes do ângulo do chão. Vamos desenhar com a ideia de que estamos olhando de cima.


Padrões e disposição de imagens necessárias para um personagem
1ª linha... diagonal para a esquerda e para baixo
2ª linha... diagonal para a direita e para cima
3ª linha... diagonal para a esquerda e para cima
4ª linha... diagonal para a direita e para baixo
5ª linha... virado para a esquerda
6ª linha... virado para a direita
7ª linha... voltado para cima
8ª linha... voltado para baixo

1ª coluna da esquerda... estado de espera
2ª a 5ª colunas da esquerda... padrões de caminhada
6ª a 9ª colunas da esquerda... padrões de luta
10ª e 11ª colunas da esquerda... padrões de dano
12ª e 13ª colunas da esquerda... padrões de ataque mágico
Extremidade direita... padrões de queda e desmaio

A cor transparente é definida como 0 e preto. O número de cores pode variar de 256 cores a 24 bits por personagem.​




PARTE 2: COMECE COM 4 DIREÇÕES

 Mesmo que você queira desenhar oito direções de repente, se a forma e a roupa do personagem não estiverem perfeitamente na sua mente, é difícil desenhar.
 Para praticar e reconhecer a forma do personagem, comece desenhando quatro direções primeiro.

●PARA INICIANTES SEM HABILIDADE EM PIXEL ARTE● Pule se você sabe desenhar
 Mesmo que uma pessoa inexperiente queira desenhar um personagem complexo de repente, isso é bastante difícil. Quando desenhar pela primeira vez, imagine modificando o modelo básico que criou e faça roupas simples e um penteado simples (algo que possa ser imaginado). Além disso, como a assimetria esquerda-direita leva mais tempo para desenhar no início, tente manter a simetria esquerda-direita por enquanto.

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Roupa que se ajusta ao corpo e não balança ao vento é mais fácil, é melhor fazer o cabelo amarrado ou curto no início

 Além disso, se você usar muitas cores desde o início, levará bastante tempo para criar muitos padrões. Pode haver diferenças nas cores usadas entre o padrão que você criou no início e o padrão que você criou no final. É melhor colorir com a intenção de usar apenas duas cores (a cor principal e a cor da sombra) em uma parte no início, pois é inconveniente mudar de cor se você usar cores semelhantes, mas diferentes.
 Durante a produção, é mais eficiente trabalhar quando a qualidade parece baixa.

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Aumente a quantidade de padrões fazendo pequenos ajustes como esse.
Adicione sombras simples para dar uma sensação de tridimensionalidade, mas não exagere na complexidade​

 Sempre faça esse exercício primeiro. Você precisará fazer coisas semelhantes mais tarde. Fixar o padrão de desenho próprio também é a chave para desenhar rapidamente. Se você puder construir seu próprio processo de desenho, será ainda melhor, mas se você não souber qual é a sequência correta de desenho, siga a ordem abaixo:

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1. Prepare o modelo básico;
2. Determine as cores para cada parte separadamente;
3. Decida o formato do cabelo e da roupa (usando apenas uma cor para cada parte);
4. Adicione sombras e anti-aliasing levemente, tendo cuidado para não usar muitas cores;
5. Adicione a cor mais clara (destaque) e termine por enquanto.

*Dicas para sombreamento: Como a luz vem de cima, a maioria das sombras estará na direção inferior de cada parte. É melhor pintar imaginando qual é a parte superior.
*Dicas para iluminação: Adicione nas partes mais salientes e mais claras. Isso reduzirá os erros.
*Dicas para desenhar cabelo: Desenhe uma linha no centro do corpo para que você possa entender onde fica o centro. Nesse momento, em vez de dar uma forma aleatória, preste atenção na linha do cabelo e na parte do redemoinho.

●EXEMPLO DE COMO DESENHAR EM 4 DIREÇÕES●
 Esta técnica não é recomendada para aqueles que pretendem viver com pixel arte, mas é adequada para criar materiais em grande quantidade para jogos em um curto período de tempo. Para desenhar em todas as direções de maneira confiável, faça o trabalho cuidadosamente, uma padrão por vez.

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 Primeiro, prepare a frente com este nível de desenho. O método de criação é o mesmo que o mencionado acima, mas aqui, pare antes de adicionar sombras.

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1. Copie a imagem frontal desenhada acima;
2. Pinte o rosto e crie a parte de trás da cabeça. Na verdade, é necessário mudar a posição dos cachos do cabelo, mas não há muita diferença, então deixe assim. A menos que seja extremamente diferente, assim está bom;
3. Redesenhe a parte das roupas, como o avental, na parte de trás;
4. Como os pés estão voltados para a frente, redesenhe o calcanhar. Apenas apagar a parte superior do pé já dá um efeito parecido;
5. Desenhe pequenos acessórios, como laços para cabelo e aventais. O ponto chave é mudar a cor para torná-los mais destacados. Se a cor for semelhante, será difícil perceber;
6. Desenhe o fluxo de cabelo, etc;
7. Desenhe o contorno dos pequenos acessórios adicionais, como laços e está pronto.

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1. Quando desenhar de lado, modifique a frente para criar um modelo simples de lado;
2. Primeiro, apague um olho, orelha, braço e perna. Separe o outro braço. Isso ocorre porque é mais fácil desenhar o braço separado quando se anima um personagem com muitos gestos. Ao desenhar peças sobrepostas como esta, desenhar peças separadas torna mais fácil;
3. Desloque os olhos em direção ao rosto frontal. É melhor mudar a maneira como os olhos são desenhados entre a frente e o lado, mas é difícil notar em tamanho pequeno e como os olhos tornam-se a personalidade do personagem, às vezes é melhor não mudá-los;
4. Coloque o modelo frontal ao lado e ajuste a posição do calcanhar e a forma da cabeça. Marque onde o redemoinho do cabelo deve estar;
5. Decida também a posição dos ombros. Desenhe os braços novamente para se encaixar bem nessa posição. Se não conseguir desenhar, use este padrão como um modelo;
6. Decida a roupa e o penteado seguindo os passos anteriores;
7. Adicione os contornos e pequenos acessórios e está concluído.

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 Como é simétrico, o lado oposto é invertido e desenhado. Se o personagem for assimétrico, desenhe primeiro a parte simétrica, inverta e depois adicione a parte assimétrica. Isso também se aplica a roupas, por exemplo, se uma rosa estiver no lado esquerdo do peito, ela deve ser desenhada por último.

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 Faça a coloração final. Basicamente, desenhe sombras e destaques e use o anti-aliasing. Anote as cores usadas para cada parte da imagem. Neste caso, a classificação seria pele, cabelo, olhos, branco dos olhos, roupa 1, roupa 2 e acessórios. Ao desenhar de costas ou de lado, use apenas essa paleta de cores.

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Pinte assim.

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 Se tiver tempo, você pode ser mais fiel às sombras seguindo a direção da luz e evitar a simples simetria, mas se estiver desenhando muitas imagens, é melhor não se preocupar com isso. Isso completa os quatro padrões de direção.




SOBRE AS PARTE 3, 4 E 5
 O autor das aulas, o MACK, não produziu as aulas restantes para este tema dos personagens chibis em 8 direções para o Network RPG Maker 2000 e outras aulas presentes no seu site Loose Leaf. Como ele mesmo descreve:
MACK comentou:
■ Outros Downloads ■
Eu compactei as lições de pixel arte do meu site anterior em um arquivo .zip [2,1 MB] só consegui fazer até certo ponto 😅

Sobre o Network RPG Maker 2000 (ネットワークRPGメーカー2000):
TECH Win comentou:
Finalmente está disponível! O "Network RPG Maker 2000" (apelidado de "Nedango"), que permite criar facilmente um RPG para rede em tempo real! O Nedango é composto por dois programas: um "editor" para criar jogos e um "cliente" para jogá-los. Além desses dois programas, o pacote inclui uma coleção de "materiais" essenciais para criar jogos e "jogos de exemplo".

 Os jogos criados podem ser enviados para o servidor de jogos preparado pela TECH Web! Qualquer pessoa que tenha o cliente pode baixar e jogar livremente na rede. O cliente será incluído em revistas de computador publicadas pela ASCII e outras editoras, além do "TECH Win" e também pode ser baixado no TECH Web. Agora, mais pessoas podem jogar o seu RPG feito em casa!
TECH Win
 
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