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[Loose Leaf] Desenhando Face (Com Referência)

Victor Sena Masculino

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01 de Agosto de 2015
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DESENHANDO FACE (COM REFERÊNCIA)
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Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
● Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┕ Parte 2: Comece com 4 Direções

D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?

1. PREPARANDO A ARTE ORIGINAL

  O design é uma posição importante que influência muito na reputação do jogo, mas acho que muitas pessoas não são boas em desenhar.
  Nessas situações, é melhor pedir a alguém que saiba desenhar. Mesmo se estiver criando um jogo sozinho, pode melhorar a qualidade e reduzir suas carga de trabalho deixando isso para alguém que tenha habilidades em uma área específica.
  Se você tiver um amigo que queira se tornar um mangaká ou um conhecido que queira se tornar um ilustrador, por que não pedir ajuda?
  No entanto, o quadro original não é algo que possa ser feito apenas com um esboço. Além de criar um design que se ajuste ao conteúdo do jogo que está sendo criado, é necessário especificar as cores e outras coisas.
  Se você não tem experiência em colorir ilustrações ou gráficos, é bom pedir que a pessoa faça não apenas o esboço, mas também especifique as sombras. No futuro, isso fará uma grande diferença no resultado final.​

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 Se você está na fase de preparar os gráficos do jogo, provavelmente já sabe que tipo de personagem é necessário e quase já terminou o design do personagem.
 No design do personagem, especificamos sua aparência, roupas e cores aproximadas.
 Ao preparar esse design, você pode dar expressões faciais aos personagens e desenhá-los em várias posições, o que tornará mais fácil imaginar o quadro original dos gráficos faciais e escolher a expressão mais adequada para o personagem, mesmo se eles não mudarem suas expressões de acordo com o diálogo.​

 Quando estiver preparando os gráficos faciais, a primeira coisa que você deve escolher é...

1. Mudar apenas a expressão facial por meio de diálogos;
2. Através de diálogos, adicionar expressões faciais, ângulos correspondentes e poses apropriadas;
3. Mostrar sempre o mesmo gráfico.

 Sim. Para o item 1, desenhe apenas o contorno do rosto e do cabelo, prepare olhos, nariz e boca para cada expressão facial, sobrepondo-as para representar as emoções. Para o item 2, desenhe a arte original de todas as poses para cada expressão facial e desenhe-as como imagens independentes. No item 3, a expressão facial permanece a mesma em todas as situações. Desenhe uma expressão facial que seja atraente para o personagem ou um rosto sem emoções.
 Por enquanto, gostaria de desenhar usando o método do item 3. Para o item 1, gostaria de apresentá-lo como uma complementação deste curso no final.

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 Ao desenhar o esboço da arte original, traçar uma moldura com a proporção da imagem final e desenhar dentro dela tornará a imagem final mais fácil de ajustar.
 A precisão dessa moldura não é importante e pode até não ser necessária. Quando se cria um grande número de gráficos de rosto, é difícil ajustar o tamanho se as imagens originais tiverem tamanhos muito diferentes.
 Assim, preparar uma moldura de referência tornará mais fácil ajustá-las e tornará o trabalho mais fácil.​



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 Preparar o esboço e indicar a posição aproximada com uma cruz é importante. Considere que a área dentro da moldura é a parte que será exibida no jogo.
 No esboço, tenha cuidado com a composição e com as distorções no desenho. Tente corrigir as distorções o máximo possível nesta fase.
 Além disso, tente não desenhar muitas linhas no esboço. Quando muitas linhas são desenhadas, as pessoas tendem a seguir as linhas que parecem boas o suficiente. Assim, mesmo que sejam ligeiramente irregulares, elas podem parecer bonitas. No entanto, quando as linhas são convertidas em um desenho final, pode ser difícil capturar essas linhas boas o suficiente e acabar falhando. As razões pelas quais uma linha que parecia boa no esboço parece fraca após a conclusão podem ser atribuídas a este princípio.
 Comece com um rascunho leve e fino e, quando a linha perfeita estiver traçada, reforce-a ou organize-a antes de finalizá-la.​



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 Trace o esboço e limpe-o. Corrija quaisquer pontos que perceber. Se desenhar muitas linhas, pode perder a melhor linha. Nesse caso, olhe a partir da parte de trás do papel para entender a posição correta. Em seguida, reescreva essa linha com uma caneta vermelha no esboço.
 Agora a arte original está completa. Se você desenhar um pouco maior do que a moldura, será útil se quiser capturar a parte superior da cabeça.​

 As ferramentas que você usa para fazer a cópia limpa não importam, desde que você se sinta confortável com elas. No entanto, com lápis, se você não for cuidadoso em desenhar com uma intensidade uniforme, não poderá capturar bem os detalhes. Além disso, há o risco de esfregar e não é adequado para armazenamento. Se você fizer a cópia limpa com lápis, faça uma cópia. Se houver alguma parte desgastada na cópia, conecte-a com um lápis e digitalize novamente.
 Canetas esferográficas não são adequadas para aqueles que desenham diretamente na cópia limpa. As tintas podem acumular e demorar para secar. Se você tentar apagar quando a tinta ainda não secou, ela pode borrar e arruinar a cópia. Especialmente ao redor dos olhos, onde as linhas são densas, a tinta tende a acumular. Se você sugá-los acidentalmente, não será capaz de corrigi-los. Fique atento.
 Eu uso o "COPIC MULTI LINER" de 0,05 a 0,3. Como eu pressiono a caneta com força, a ponta frequentemente fica gasta. Tem a vantagem de ter uma cor preta intensa, de não perder para lápis de cor quando se especifica uma cor e de não sangrar a tinta.​

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 Finalmente, especifique as cores e sombras. Use o lápis para sombrear e especifique a sombra. Ou use um lápis de cor azul-água para desenhar a linha da sombra e, em seguida, pinte a área correspondente com a cor especificada.
 Se você quiser ser mais minucioso, pinte apenas a sombra com a cor especificada. Isso tornará mais fácil identificar a localização da sombra e a cor.
 Embora a borda da sombra possa não ficar muito nítida, você pode determinar a direção da luz e corrigi-la com base nisso.

LIÇÃO EXTRACURRICULAR

TRAÇADO
*Ao limpar o rascunho, é recomendável traçar, pois é mais difícil pegar sujeira ao escanear, mas é difícil fazer em papel comum sem uma mesa de traçado. Se você não tem uma mesa de traçado, tente o seguinte método. Se você tem uma pressão fraca na caneta, pode desenhar diretamente sem traçar, pois não deixará marcas.

1. Limpe o rascunho com lápis em papel de traçado fino. É fácil sujar com as mãos, mas a tinta da caneta é difícil de pegar. Além disso, como o papel é fino, é melhor manter uma cópia do que você limpou;
2. Use uma janela de vidro como mesa de traçado. É fácil fazer isso quando há luz do lado de fora. A desvantagem é que as pessoas do outro lado podem pensar que você é estranho;
3. Use uma tela de computador como mesa de traçado. É fácil trabalhar com a tela branca da parede. Às vezes é mais fácil trabalhar com a tela levemente inclinada e em pé.

PAPEL
*Para rascunhos, é bom usar papel de cópia, que é barato e pode ser adquirido em grande quantidade. A qualidade do papel varia sutilmente de acordo com o fabricante, havendo tipos que são finos o suficiente para serem vistos através deles e outros que são fáceis de apagar com borracha, além de outros que não deixam a tinta borrada. Talvez seja bom experimentar vários tipos para ver qual é o melhor para você. Para limpar o desenho, o melhor é usar papel de desenho de mangá, que tem uma boa aderência à tinta.
Se você estiver usando uma caneta esferográfica ou uma caneta de tinta em vez de uma caneta de tinta, o papel usado para Copics, que tem pouca borrão em marcadores, também é bom. Eu costumo desenhar diretamente no papel de cópia.

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2. DIGITALIZAÇÃO DA ARTE ORIGINAL

 Vamos digitalizar o desenho feito em papel usando um scanner. Se você não tiver nenhum software de edição de imagem, como o Photoshop, deve prestar atenção nessa etapa de digitalização.
 Aqui, vamos apresentar como digitalizar com perfeição usando o software que vem junto com o scanner. Na verdade, eu costumo usar só o Photoshop no dia a dia, então não sou tão experiente nisso. Se houver um método melhor, por favor, experimente e me ensine (risos).
 Se você tiver alguma solicitação, também posso explicar como editar usando o Photoshop, mas desta vez, falaremos apenas sobre o software que vem com o scanner. Como o software varia de acordo com o scanner, explicarei apenas as partes principais. Verifique o manual ou a ajuda fornecidos com o software para obter informações sobre como digitalizar um desenho e pesquise por conta própria.​

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  Coloque o desenho original no scanner, tendo cuidado para não dobrá-lo. Se o desenho estiver torto, você pode alinhá-lo para que fique na mesma posição que a imagem digitalizada. É melhor que o desenho não fique inclinado desde o início, se possível.
  É difícil encontrar um lugar para colocar o scanner, então se você ainda não tiver um, verifique onde colocá-lo antes de comprá-lo. Por exemplo, eu o coloco na prateleira mais alta do meu rack de computador e digitalizo enquanto fico em uma cadeira.​

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 Depois de colocar o papel no scanner, faça uma visualização. Selecione preto e branco ou desenho como modo de leitura.
 A visualização é um estado provisório de digitalização, e não pode ser salva como um arquivo.
 Primeiro, selecione a parte que deseja digitalizar.​



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 Aqui está a visualização de um desenho em preto e branco. No final, vamos transformá-lo em um desenho de duas cores, então mantenha-o assim.
 No entanto, a imagem mostrada na visualização é muito detalhada e se você tentar digitalizá-la assim, a maioria das linhas ficará desfocada, é difícil de ver.

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 A primeira linha mostra o tamanho da imagem selecionada, de acordo com a resolução atual. A segunda linha mostra o tamanho da imagem a ser produzida. Dependendo do material, desta vez, escolheremos um tamanho de 128x128. A resolução atual é 144. Quando o tamanho da saída for pequeno, defina a resolução como baixa.
 Se você capturar normalmente nesse estado, só sobrará a área perto dos olhos e nos locais onde o cabelo é emaranhado.​

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 Então aumentamos o "limite" ao máximo. Na tela de visualização, aumentamos até que a linha pareça ser desenhada com um marcador bem grosso. A espessura da imagem a direita ainda não é satisfatória. Tornaremos ainda mais escura.
 Na tela de visualização, fazemos com que parte da linha se sobreponha, mas a sensação dos olhos e do cabelo permaneça intacta.
 Quando atingir um certo grau de escuridão, ajustamos o limite e repetimos a captura até obter a melhor linha possível.​



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 Esta é a imagem capturada.
 O ponto a ser observado aqui é que a imagem final de saída é mais fácil de corrigir quando a linha está interrompida em vez de borrada, por isso devemos estar cientes disso e fazer a melhor captura possível.
 A espessura da linha que é fácil de corrigir varia de pessoa para pessoa e requer um certo nível de experiência, então, por enquanto, vamos tentar capturar a imagem com a espessura da linha da imagem da direita.​

LIÇÃO EXTRACURRICULAR

SCANNER DE MESA
 *Embora agora seja possível comprar um scanner por cerca de 10.000 ienes, o valor é valioso para os estudantes, muitas pessoas ainda não o possuem.
 No entanto, existe um método chamado "lap scan" que permite reproduzir imagens na tela, mesmo sem um scanner. Essa é uma técnica tradicional (?) que até mesmo profissionais costumavam usar antigamente.

1. Coloque um filme plástico (de uso em cozinhas) sobre o desenho original;
2. Trace o desenho com uma caneta marcadora de ponta fina na camada plástica;
3. Cole o filme plástico na tela do computador;
4. Crie uma nova tela gráfica usando o tamanho apropriado para a imagem do rosto;
5. Amplie a tela de desenho para que a imagem do filme plástico possa caber dentro da moldura;
6. Use a ferramenta "linha reta" para desenhar a imagem na tela de desenho. É mais fácil fazer correções posteriores usando linhas retas do que desenhando a mão livre. Use uma cor diferente da cor na linha do desenho no filme plástico para facilitar a visualização. Tente não mover a cabeça enquanto desenha, para evitar deslocamentos. Desenhe linhas para tornar a imagem mais próxima do original;
7. Quando terminar de copiar tudo, retire o filme plástico e verifique se não esqueceu de desenhar nada antes de retirá-lo completamente;
8. Como desenhou usando a ferramenta de "linha reta", as linhas parecem "quebradas". Corrija as curvas enquanto olha para o desenho original, em seguida, o desenho estará completo, incluindo a correção do desenho original.

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3. CORRIGINDO O DESENHO A LÁPIS

 A imagem importada pode ter linhas quebradas ou esmagadas. Essas áreas serão corrigidas em geral.
 Quanto à espessura das linhas, é uma questão de preferência individual se deve ser fiel à imagem original ou unificar a espessura. Também é possível unificar as linhas finas e ajustar a intensidade da espessura das linhas usando anti-aliasing durante a coloração. Neste caso, usaremos o segundo método para desenhar.

 Importe o arquivo de imagem anteriormente em uma ferramenta gráfica. Ao importar, também importe uma foto em preto e branco para evitar que a ilustração da imagem mude drasticamente durante a correção das linhas, coloque-as juntas para usar como exemplo de correção.​

Se você estiver usando um "Character Raiser"
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1. Defina o tamanho de 1 personagem como 128x128;
2. Clique com o botão direito do mouse no Canvas e traga a imagem para a área de desenho;
3. Aumente o tamanho da janela até que possa ver todo o rosto do personagem mesmo com a exibição da área de desenho aumentada 4 vezes. Também aumente a janela de exibição original para que possa ver todo o rosto;
5. Mesmo se a resolução da tela for baixa, aumente a área de desenho o máximo possível;
6. Quando terminar de editar na área de desenho, clique com o botão esquerdo do mouse no Canvas para transferir a imagem e salve o arquivo.



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 Primeiro, remova o lixo na parte importada. Ao importar, pixels desnecessários chamados de lixo permanecerão. O ponto que não achei necessário é a cor de fundo, o branco, eu vou apagar.
 Também, devido a um bug no software de digitalização, uma parte da imagem capturada clonada um pouco para a esquerda. Essa área também deve ser apagada.​



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 Se a linha estiver completamente quebrada ou se uma área ampla foi apagada por um dos motivos acima, é possível desenhar a linha diretamente com o mouse, mas é melhor recriar a linha com a ferramenta de linha (que desenha uma linha reta). Tome cuidado para não ter grandes discrepâncias ao olhar para a imagem original. Usar a ferramenta de linha torna mais fácil corrigir as linhas. Se você não estiver familiarizado, pode achar difícil desenhar uma linha com o mouse, o que pode levar à frustração e a desistência. No entanto, é possível desenhar linhas limpas conectando linhas retas para representar curvas.
 As linhas retas devem ser o mais finas possível.​



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 Quando desenhar uma linha reta, desenhe com uma cor marcante, como vermelho ou azul, para facilitar a compreensão. Apague as partes que saírem da linha e por fim, altere a cor da linha para preto, assim as partes quebradas se conectarão.
 Se você estiver usando um "Character Raiser", clique na cor preta da linha principal na paleta e arraste e solte sobre a cor da linha que você acabou de desenhar para mudar a cor facilmente para preto.​



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 Neste método, a troca da paleta é refletida na tela de desenho, mas a ordem da própria paleta não é alterada.​



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 Em seguida, olhe para a imagem e encontre as partes que estão faltando e unas. Se faltar cerca de 2 pixels, geralmente a linha pode ser conectada com uma aproximada.
 Faça uma revisão geral enquanto olha a arte original. Para torná-la ainda mais bonita, concentre-se nas curvas. Consulte esta imagem para ver onde adicionar.
 Verifique cuidadosamente até que todas as partes com linhas interrompidas sejam corrigidas.​



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 Isso é o que temos por enquanto, é o estado em que todas as linhas estão conectadas. Em comparação com antes da correção, a sensação de desfoque desapareceu.
 No entanto, ainda não está completo. Existem partes onde as linhas estão muito juntas e esmagadas e algumas partes onde as linhas estão tortas. Se essas áreas não forem corrigidas, a qualidade não melhorará. Você pode corrigir durante a coloração, mas é melhor corrigi-las o máximo possível aqui.
 Quando as linhas estão muito juntas, priorize as linhas da parte da frente. Como as linhas que caem sobre os ombros estão na frente das roupas, ao corrigir as linhas, dê prioridade a linha do cabelo.​



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 Colori as áreas que devem ser removidas de vermelho e as áreas que devem ser adicionadas de azul para facilitar a compreensão. Embora eu tenha colorido para torná-lo mais fácil de entender, na realidade, fica desenhado em branco e preto. A disposição de pixels para expressar curvas de forma precisa é um tanto empírica, então às vezes é necessário rearranjar as linhas várias vezes para corrigi-las.
 Recomendo que você estude como desenhar curvas bonitas com base nos exercícios básicos de pixel arte.​

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 Se as partes juntas e embaraçadas puderem ser corrigidas, o trabalho estará concluído. Vire a imagem e se encontrar erros significativos no desenho, faça a correção. No caso das minhas próprias ilustrações, faço muitas correções na fase de desenho da linha e às vezes a arte original desaparece completamente (^^;
 Quando as linhas ficam limpas, a qualidade da ilustração aumenta imediatamente. Mesmo se você for bom em desenhar esboços, se você negligenciar a correção de linhas e colorir, a ilustração pode parecer antiquada ou mal feita, então tome cuidado.

LIÇÃO EXTRACURRICULAR

EXPRESSANDO O DESENHO ORIGINAL
  *Curvas ficam mais realistas quando desenhadas conscientemente como curvas. No entanto, se você estiver focado apenas em curvas, pode se desviar da imagem original do desenho. Lembre-se de que curvas são uma técnica para expressar fielmente o desenho original.
  Salve o desenho original em escala de cinza em um arquivo e coloque-o em uma posição em que possa ser visto ao lado durante a correção de linhas.
  No entanto, o desenho original não é necessariamente perfeito. Se alguns acessórios necessários estiverem faltando ou o desenho estiver claramente distorcido, será necessário fazer correções.
  Além de reproduzir fielmente o desenho original, é necessário melhorá-lo até certo ponto.

PRÁTICA DE CORREÇÃO
  *Expressar curvas e linhas retas pode levar tempo se você não estiver familiarizado. Por outro lado, se você se acostumar, pode terminar a linha do desenho rapidamente.
  Como uma imagem é uma combinação de linhas curvas e retas, a habilidade de desenhá-las livremente é essencial.

Exercício 1
  Desenhe linhas retas e círculos sem usar ferramentas. Desenhe com o mouse e corrija pontualmente. É mais eficaz praticar com elipses, não círculos perfeitos.
Exercício 2
  Desenhe um desenho original de um scanner em uma grade de 64 x 64 pixels. Pegue a forma com o mouse, faça correções nos pixels e aproxime-o do desenho original.



Sobre o Software citado:
MACK comentou:
Título: (キャラクターレイザー1999 / Kyarakutāreizā 1999) Character Raiser 1999
Informação: Para WIN; Pequenos personagens◎; BMP; PNG; Shareware.
Descrição: Ferramenta especializada em pixel arte criada pelo Sr. Ojima (尾島氏). A área de desenho e a tela são independentes, após a edição na área de desenho, basta colar na tela e salvar. É fácil de refazer e verificar animações. Não é adequado para edição de grandes imagens, como mapas, animações de batalha ou personagens inimigos.
Obter: http://member.nifty.ne.jp/oj
PS.: Ele foi traduzido para o inglês como Character Maker 1999 ou Character Mucker 1999.

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4. CRIANDO A PALETA DE CORES

 Quando se usa o RPG Maker, as opções de paleta disponíveis são limitadas, aqui estaremos restringindo a paleta em 16 cores e queremos criar uma paleta original.
 Se você estiver criando imagens para o RPG Maker, precisará combinar a paleta do RPG Maker com a paleta do esboço retocado com antecedência. Se você está usando imagens de amostra do RPG Maker, pode pular esta parte.

O número de cores disponíveis para uso varia dependendo do jogo que você está criando. Gêneros de jogos que requerem velocidade, como tiros e ações, devem restringir o número de cores o máximo possível. Recentemente, muitos computadores são rápidos o suficiente para reduzir as restrições, mas ainda há casos em que só é possível usar 16 cores por personagem ou apenas 256 cores no total.
 Nesta ocasião, gostaríamos de criar uma paleta de 16 cores para um gráfico facial. Se você só pode usar 16 cores no total, precisa levar em consideração a paleta dos gráficos que são exibidos simultaneamente, mas deixaremos de explicar isso desta vez.​

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 Ao lado da paleta do personagem, há uma barra de edição de cor no "Character Raiser". No estado padrão, você pode criar cores editando os valores RGB (vermelho, verde, azul), que são as três cores primárias.
 Clicar nas letras RGB permite que você crie cores usando HSV (matiz, brilho, saturação).
 Quando você está acostumado, muda de acordo com o uso, como editar ou criar cores mais escuras. Normalmente, as cores podem ser criadas apenas operando o RGB.​


 A maneira mais fácil de entender como criar cores é operando a barra de cores no software que você está usando atualmente.
 O básico de criar cores é aumentar os valores RGB para o branco. Em outras palavras, quanto maior o número, mais brilhante fica.
 Por outro lado, se todos os valores forem definidos como zero, torna-se preto. Quanto menor o número, mais escuro fica.
 Além disso, se você definir os valores RGB como todos iguais (por exemplo, 55,55,55), você obterá cinza. Se você aumentar um pouco o azul (por exemplo, 55,55,60), obterá uma tonalidade de cinza azulado.
 Se você ajustar os valores de R e G para quase iguais e manter B como zero, obterá uma cor amarelo-esverdeada. Se ajustar os valores de R e B para quase iguais e manter G como zero, obterá uma cor roxo-esverdeada. Se ajustar os valores de G e B para quase iguais e manter R como zero, obterá uma cor azul-esverdeada.
 Você deve combinar várias cores para criar as cores que precisa, mas é necessário ter um pouco de intuição para criar as cores necessárias. Tente várias combinações e crie a melhor cor possível.
 Na arte gráfica, não é apropriado usar cores muito fortes. Você precisa ajustá-las sutilmente e torná-las mais suaves.​


 Primeiro, escreva as cores necessárias para este personagem.
1. Cabelo amarelo (loiro);
2. Cor dos olhos (marrom);
3. Cor da pele;
4. Azul-verde;
5. Verde-amarelo;
6. Branco;
7. Preto;
8. Verde escuro.​
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 Em seguida, você deve distribuir as cores que escreveu acima em 16 cores, mas não é possível simplesmente dividir em duas cores puras.
 Se a área a ser pintada for grande ou se houver uma grande variação de luz, mais cores serão necessárias para essa parte. No caso desta imagem, a cor mais necessária é para o cabelo. Especialmente se você quiser expressar o brilho, é preciso ter mais dessa cor. No entanto, o brilho é representado usando branco e as cores usadas para anti-aliasing podem ser reutilizadas a partir das cores da pele ou dos olhos.
 Se você tiver um número limitado de cores, essa reutilização é necessária para ajustar as cores evitando problemas ao colorir. Isso é provavelmente a parte mais difícil da criação de uma paleta.
 Além disso, não é possível confirmar se a cor está correta até pintá-la na prática, então no começo você só pode criar as cores necessárias. Como a paleta pode ser corrigida na fase final, pode ser melhor não pensar muito sobre isso para obter um bom resultado.

 A cor a ser criada depende do senso do criador e da influência da especificação. Se a cor for determinada desde o início, como na especificação de cores da animação, a cor será criada de acordo com essa especificação de cores.
 Quando criada livremente, a sensação da cor, mesmo na cor da pele, pode variar muito. É necessário criar cores adequadas para o personagem, como uma cor de pele pálida, bronzeada, levemente rosada ou com um tom amarelado.​
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 Em termos de equilíbrio de cores, a cor da pele pode ser criada desta forma. Quando o R é reduzido, a cor se torna mais opaca. Aumentando o G, a cor amarela aparece. Por outro lado, se o G for reduzido, a cor rosa aparece. Ao equilibrar G e B, é possível criar sombras da cor da pele. Ao equilibrar G e B, é possível criar destaques na cor da pele.​


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 Primeiro, crie as cores necessárias que foram escritas. Para evitar que falte cores, crie uma cor de cada vez e crie cores de sombra e cores de preenchimento para as partes sobressalentes.
 No entanto, dessa forma, a reutilização é difícil e mesmo se você usá-la diretamente, não ficará bem acabado. Embora uma maneira de colorir primeiro e ajustar no final seja uma opção, às vezes é necessário fazer ajustes pontuais, o que é trabalhoso, portanto, essa é a última opção.

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 Aqui está a imagem após a correção. Não é possível dizer imediatamente quanto mudou, mas agora é possível reutilizar as cores do cabelo e da pele.

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 Quando organizados, fica assim. Se você criar cores similares e conectá-las a partir de um ponto intermediário, mesmo usando imagens reais, não haverá sensação de desconforto.​

LIÇÃO EXTRACURRICULAR

RPG MAKER E PALETAS
  *A série "RPG Maker", lançada pela ASCII, permite criar jogos facilmente. No entanto, a maioria dos jogos lançados atualmente têm restrições devido ao limite de cores.
  Embora sejam teoricamente permitidas 256 cores, 20 cores do sistema não podem ser usadas e uma cor transparente é necessária, o que limita a escolha de cores para cerca de 200.
  Além disso, é necessário usar a mesma paleta para criar personagens pequenos, mapas e grandes imagens.
  A qualidade gráfica depende da criação de uma paleta versátil no início e é importante ter em mente que a escolha da paleta dependerá da imagem que se quer criar, levando em conta a imagem, o peso e a temperatura das cores.​

EXPRESSÃO DO REALISMO
  * Se o conteúdo do jogo é realista, também é necessário usar cores realistas na paleta.
  A paleta é a própria cor na tela, então se mesmo em um jogo realista, as tonalidades forem deformadas, a sensação de realismo será perdida.
  Nos jogos, as cores são limitadas, então campos são verdes e mares são azuis usando cores simples. Isso é chamado de deformação de cor.
  No entanto, recentemente, devido ao avanço do desempenho, é possível usar muitas cores e imagens, e assim, é possível usar cores realistas.
  Na realidade, os campos não são todos verdes quando vistos, às vezes têm um pouco de azul ou amarelo.
  Se criar uma paleta que possa expressar essa sutil diferença de cor, naturalmente a sensação de realismo também aparecerá nos próprios chips.
  Além disso, na natureza, há poucas cores como amarelo brilhante, vermelho brilhante ou azul brilhante. As cores são um pouco esmaecidas, suaves ou com outras nuances de cor.
  Você só pode aprender sobre as cores da natureza observando-as, mas acredito que também seja útil estudar e criar cores com base em fotos digitalizadas da natureza. A luminosidade da própria foto também influência, mas deve ser útil como referência.​

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5. COLORINDO E SOMBREANDO A IMAGEM

 Vou pintar toda a imagem seguindo as especificações de cores. Por exemplo, para a pele, usarei uma cor específica, e para o cabelo, outra cor especificada. É fácil pintar a parte branca dos olhos que não foi desenhada com a linha preta, se eu pintar de branco antes ou depois de preencher.
 Se houver outras partes semelhantes, é melhor pintá-las primeiro ou definir as bordas com uma linha antes de preencher. Também vou seguir as especificações de sombra e definir as bordas antes de pintar para facilitar o trabalho.

Para pessoas que usam o Character Raiser

 Configure o tamanho de um personagem para 128 x 128 pixels e exiba a imagem completa do rosto na área de desenho. Ajuste o tamanho da janela ou a ampliação para que a imagem seja visível de ponta a ponta.
 Se você exibir ao lado uma imagem com especificação de cores, ela se tornará mais fácil de editar. Consulte a imagem abaixo como referência para organizar as imagens.​
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 De acordo com as especificações de cor, preencha com cores claras ou intermediárias usando a ferramenta de preenchimento. Pinte cada área de uma cor separadamente para que todas as cores possam ser claramente vistas.
 Pinte os olhos com uma cor clara ou intermediária porque adicionaremos sombras posteriormente.
 Pinte-os novamente de branco usando a ferramenta de caneta ou delineie-os desde o início.​



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 De acordo com as especificações de sombra, use a ferramenta de linha (linha reta) para desenhar a linha de sombra.
 Neste caso, a especificação de sombra na imagem original foi simplificada, então desenhe-a facilmente com um rascunho. Depois de desenhar as linhas, preencha com a cor da sombra.​



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 Esta é a imagem pintada finalizada. Pode parecer mais escuro do que a imagem original, mas a especificação de sombra na imagem original usou o método de "pintar a sombra com a cor da área (cor intermediária)" para que a imagem fosse desenhada mais clara do que o resultado final da pintura.​


LIÇÃO EXTRACURRICULAR

REFLEXÃO DA LUZ
  *Quando se adiciona sombreamento, é útil estar ciente da "reflexão de luz".
  Todos os objetos refletem luz (cor).
  As cores "vermelho, verde e azul", que são as cores primárias, são determinadas pela quantidade de luz refletida pelo material.
  O que quero dizer é que, devido a esses fatores, a sombra nem sempre é escura e não necessariamente preta.
  Se você gosta de jogos no estilo garota fofas, provavelmente terá muitas oportunidades de ver CGs ilustradas.
  Preste atenção à forma como a pele é pintada, por exemplo. Você não coloca uma cor clara onde normalmente pintaria a sombra?

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  Pode ser difícil de entender, mas normalmente você pintaria como na imagem à esquerda, mas na realidade, devido à influência da reflexão da luz das roupas e dos objetos aos arredores, a parte que se torna sombra pode ficar um pouco mais clara.
  Aquela parte escura não é decoração, então, se você não pensar teoricamente sobre por que a intensidade da luz é assim, a direção da luz pode ficar confusa, então tenha cuidado.
  Além disso, as cores também (precisamente, os elementos de cores contidos na luz) refletem, então preste atenção a isso também.
  Além disso, se a luz em si tiver cor (um estado em que um certo elemento de cor é mais abundante em relação a outras cores), ela também será afetada.
  Quando se valoriza a realidade, é útil estar ciente disso. Para animes e ilustrações, não é um elemento que você precise se preocupar muito.​

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6. DETALHANDO O DESENHO

 Desenhe cada parte em detalhes, como os olhos, cabelos e lábios.
 Preste atenção na textura de cada parte e pinte com cuidado. Além disso, aplique anti-aliasing na borda entre as linhas principais e as cores pintadas para suavizar as bordas dentadas das linhas.

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 Aqui está a versão final da coloração de sombreamento que foi preparada na última vez. Ainda é uma coloração plana e não é adequada para uso no jogo.
 Os problemas com esta imagem incluem as linhas pretas dentadas que se destacam e a falta de textura em todas as partes pintadas. Considere aprimorar as linhas e texturas para corrigir isso.​

 Além da textura, também é importante considerar a sensação de volume. Se você está desenhando em 2D, não há problema em criar um desenho com estilo artístico, mas se está buscando um estilo mais realista, precisa expressar a massa.
 Por exemplo, mesmo ao desenhar pele com um estilo de anime, é necessário prestar atenção às superfícies curvas. Desenhe as bochechas com curvas suaves para expressar a maciez da carne e evite linhas retas nas áreas que devem ser arredondadas, como as maçãs do rosto. Por outro lado, linhas retas são necessárias para sombras de roupas, queixo e nariz.
 Combinar essas curvas e linhas retas cria uma sensação tridimensional e dá profundidade à imagem.

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 Primeiro, gostaria de trabalhar na textura da pele. Enquanto ajusto as curvas das sombras para criar um efeito tridimensional, suavizo as bordas onde encontram as linhas pretas usando anti-aliasing. É importante lembrar que o anti-aliasing é usado para suavizar as bordas, não para "borrar".
 Não é verdade que todas as linhas em ilustrações, seja em quadrinhos ou anime, devam ser desenhadas em preto. O mesmo vale para pixels arte, onde escolhemos cores que criam um efeito visual adequado para áreas que recebem luz forte ou sombra.
 Não há regras para definir onde usar a cor, então sinta-se à vontade para experimentar. Entretanto, usar preto torna as bordas bem definidas, enquanto marrom pode suavizá-las e diminuir as etapas.
 Podemos usar essa técnica para criar um contraste nítido entre o cabelo e o pescoço, desenhando a borda em preto. Também podemos usar uma cor mais clara que o preto para criar uma borda mais suave entre o rosto e o pescoço ou os detalhes internos das orelhas. Isso ajuda a criar uma sensação de profundidade, mesmo em um desenho bidimensional.
 Em vez de simplesmente escolher marrom aleatoriamente, use cores para definir as bordas.
 Para aumentar a sensação de realismo, podemos adicionar detalhes em cores que correspondam à iluminação. Isso ajuda a criar um ponto focal que atrai a atenção e aumenta o realismo.​



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 Cores mais intensas tendem a parecer mais grossas e devido à aplicação de anti-aliasing, as linhas podem parecer um pouco mais grossas do que outras. Usando isso, você pode enfatizar ainda mais as bordas. No caso do decote, a parte da frente parece mais grossa, criando uma grande diferença com a pele em comparação com a parte de trás, que parece mais fina e se encaixa bem.
 Usando essas técnicas, você pode criar uma ilusão de profundidade em seu desenho.​



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A sombra do rosto parece estranha...​

 Esta é a aparência do desenho depois que a pele foi corrigida. Por enquanto, vamos deixá-lo assim e ajustá-lo novamente quando as outras partes do desenho estiverem prontas.
 No meu caso, se eu acho que algo pode ser melhorado, eu continuo fazendo mudanças até ficar satisfeito. Enquanto faço correções nos contornos das linhas e no preenchimento da cor, eu faço uma cópia antes de qualquer alteração para ver se a alteração é realmente eficaz. Isso pode ser muito útil se você cometer um erro.​



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Antes do brilho​

 A seguir, eu gostaria de começar a colorir os olhos.
 A base para colorir os olhos é entender que os olhos são esféricos porque são referidos como globos oculares.
 Não é necessário ser muito óbvio sobre a forma esférica, mas é bom manter isso em mente.
 As sombras são feitas abaixo das pálpebras.
 A coloração da íris é uma técnica que varia de pessoa para pessoa, mas aqui eu fiz de forma simples. Eu ajusto adicionando brilho e verificando o equilíbrio ao redor dos olhos.​



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 Eu gostaria de abordar o cabelo, que é provavelmente a parte mais difícil de lidar. Basicamente, é o mesmo que lidar com a pele ao redor, mas tento ser um pouco mais nítido. O objetivo é começar com linhas finas e suaves.
 Uma maneira fácil de fazer isso é começar com áreas finas e em seguida, pintar as áreas maiores com uma cor mais escura. Qualquer um pode facilmente controlar a espessura das linhas usando anti-aliasing.​



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 Trabalhar no cabelo pontilhando é provavelmente a parte mais trabalhosa, mas é uma das partes mais divertidas do pixel arte.
 Quando você se acostuma com a monotonia, desenhar cabelo se torna muito divertido. (^^;
 Eu geralmente fico entediado de ajustar as linhas, então faço isso de maneira estranha, como pintando a parte mais escura do cabelo primeiro e em seguida, ajustando as linhas da franja.
 No entanto, se você planeja pintar as sombras depois, é melhor pintar a sombra antes de ajustar as linhas.​



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 Por fim, destaque as partes principais e ajuste as partes mais escuras para finalizar.
 Como a forma de aplicar o brilho varia de pessoa para pessoa, sinta-se livre para aplicá-lo da maneira que preferir. Dependendo do desenho, pode haver maneiras melhores de aplicá-lo.
 Não se preocupe muito com a direção da luz, é possível desenhar o brilho como um padrão, sem levar muito em consideração a direção da luz, assim como em um anime.
 No entanto, certifique-se de seguir a direção do fluxo do cabelo, independentemente do método escolhido para aplicar o brilho.​



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 Para colorir as roupas, basta seguir os mesmos princípios utilizados para desenhar o cabelo e a pele. No entanto, desta vez, não foi dado muita atenção às cores das roupas.
 Mesmo assim, é possível preencher até um nível razoável. Com isso, o desenho está concluído.


LIÇÃO EXTRACURRICULAR

TEXTURA POR PARTES
  Acho que todos já ouvimos falar o quanto é importante a expressão de textura em pixel arte, mas como isso é realmente importante, gostaria de explicar mais detalhadamente.

  Neste tutorial, estamos falando sobre gráficos de rosto, mas quando escrevemos as coisas que exigem a expressão da textura, a lista fica assim:

1. Cabelo. Deve-se expressar cabelos lisos e brilhantes. Mesmo para personagens com cabelos bagunçados, a textura do cabelo é importante;
2. Olhos. É importante expressar o brilho molhado e lustroso;
3. Acessórios. A textura de joias e metais preciosos, como ouro e prata, é importante.

  Para cabelo e olhos, eles já estão descritos neste curso, então aqui vamos abordar a expressão da textura de acessórios.
  O que é comum em acessórios são as pedras preciosas, como joias e metais. Lembre-se de que a diferença entre brilho e luz é importante para expressar essa textura.
  Além disso, a transparência também é importante. Existem brilhos diferentes dependendo do material e é necessário estudar qual brilho é adequado observando diariamente.
  Se você não tem algo para usar como referência, é bom tentar com um software 3D. Acho que é difícil fazer um diamante, mas se for uma joia redonda, como uma esfera, acho que é fácil prepará-la como referência de brilho e transparência.​

 
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