Valeu, e a comunidade que me desculpe pelo equívoco na postagem, serei mais cuidadoso futuramente
Relaxa, a gente tá aqui pra isso. :awesome:
Pirataria ao meu ver, é uma mera questão de conscientização. Muita gente faz isso sem nem saber que tá pirateando, e os danos que isso causa pras empresas (apesar de ter uns murrinhas aqui que adoram discordar disso).
Eu mesmo usava o 2k, 2k3 e XP na época de ouro do RPG Maker aqui no Brasil sem saber que eles eram comerciais, que não tinham sido lançados oficialmente no ocidente até então, e que a Enterbrain tinha processado o Don Miguel por causa da tradução ilegal.
Quando fiquei sabendo disso tudo, deletei os programas do meu PC e procurei alternativas realmente gratuitas na internet. Na época já tinha decidido que iria trabalhar com isso, e não poderia cometer o disparate de querer que pessoas comprassem meus jogos, sendo que eu mesmo usava software pirata pra fazê-los.
Quando entrei no mercado é que entendi como a pirataria afeta os desenvolvedores. Mesmo que seu jogo não esteja sendo pirateado, se a pessoa tem 10 reais na mão e um Emuparadise da vida pra baixar jogos iguais ao seu as pencas. Ela vai baixar os jogos de graça (mesmo eles sendo "roubados") e gastar 10 reais em coxinha com refrigerante na lanchonete. Não por mau caratismo, mas por ter aquela mentalidade de "ser esperto" e aproveitar melhor o dinheiro.
Elas não tem consciência de que se os desenvolvedores não recebem pelo seu trabalho, eventualmente as empresas de jogos podem ir a falência, e a diversão que elas tanto amam vai se extinguindo aos poucos.