🤔 Para Refletir :
"Saber a hora de parar é quase tão importante quanto saber a hora de começar"
- Ricky O Bardo

PROFANA - O ACENO DE SOZO Nova Att 18/12/2022

Devlog
22/11/2021

''O Trabalho continua."

Como vocês estão meus caros? Depois de um longo tempo sem atualizações, viemos falar que o projeto continua forte e a todo vapor, nesses últimos meses apesar de alguns imprevistos, continuamos desenvolvendo grande parte do projeto, tanto das mecânicas como a parte visual, e pretendemos lançar uma nova demo estendida, é isso mesmo que vocês ouviram meus caros, nessa nova demo vamos apresentar as mecânicas e sistemas que não haviam sido implementadas na demo anterior, segue abaixo a lista de todas elas.​
  • Side Quests.
  • Sistema de Alquimia.
  • Sistema de Troca de Notas.
  • Exploração do Mapa Mundi.
  • Cidades e Locais Secretos/Dungeons.
  • Novos Aliados.
  • Altares de Benção.

A maioria dos sistemas é auto explicativo, mas explicarei alguns de seus diferenciais.

Sistema de Alquimia.

Coleta de Plantas pelo mundo:

Em vários locais do jogo você vai encontrar plantas espalhadas com propriedades únicas, após a coleta, você deve ir em locais específicos ou em certas cidades e encontrar o alquimista daquele local, ele vai liberar a bancada de alquimia onde você vai conseguir através das suas receitas, fabricar as suas poções.

Após coletar uma planta, um tempo para ela aparecer novamente no mesmo local será ativado, esse tempo varia de acordo com a sua raridade, plantas mais raras requerem um tempo maior.

A alquimia também ganha níveis conforme você fabrica uma poção, poções mais fortes requerem níveis mais altos.

Sistema de Troca de Notas.

No mundo de Profana o que você mais vai encontrar são notas espalhadas por diversos locais, algumas dessas notas podem ser trocadas em alguns npcs, como por exemplo notas de fabricação de poções, armas, armaduras e acessórios, além disso, algumas notas podem liberar Side Quests Únicas com boas recompensas.

Dungeons.

Dungeons são locais no jogo onde você vai poder fazer o famoso Grind(Opcional), que nada mais é do que ir matar monstros para ganhar níveis e encontrar recompensas para melhorar o seu personagem.

Em dungeons, você também encontra as plantas para fabricação de alquimia, quanto maior o nível da dungeon, maior a chance de encontrar recompensas e plantas raras.

Altares de Benção.

Os Altares de Benção é um sistema único e mais complexo que estamos implementando no game, haverá muitos locais espalhados pelo mundo com esses altares, e eles vão conceder aos aliados uma benção que ficará a escolha do jogador.

Esses altares vão funcionar como uma árvore de habilidades especial, por exemplo, você encontrou um altar específico para o personagem principal, e pegou a benção daquele altar, essa benção vai lhe conceder novas maestrias, caso futuramente encontre outro altar, você poderá trocar para o novo altar com outras novas maestrias, porém, perderá o altar anterior, mas não se preocupe, você sempre poderá escolher a que preferir voltando aos altares específicos.

Cada aliado poderá ter até três tipos de benção específica, ou seja, até 3 altares para cada aliado, com maestrias únicas em cada um deles, mas só poderá utilizar um por vez.

Altar do Sacrifício:
    oSiTZJm.png

Exemplo de algumas mudanças visuais em geral:

oHGKvvu.png

MfQNmnW.png

vkZkCqu.png

otjCcjo.png

t0EBf09.png

Muitas outras novidades ainda estão por vir, como a mudança de todos os ícones do jogo e os sprites, quero também aproveitar e agradecer a todos que acompanham o projeto pelo apoio e feedback que vocês tem dado ao longo desses tempos, qualquer crítica ou sugestão é só mandar, saiba que isso nos ajuda muito com o desenvolvimento, bom, é isso meus caros, até a próxima.

Abraço do Lyca!

Última edição:
Olha cara... eu queria realmente gostar do seu jogo, mas por alguns motivos veio sobre mim um sentimento puro de decepção e raiva. O primeiro ponto que me incomodou foi o fato de que o jogo não foi transportado para uma versão mais recente da engine, pois não faz sentido continuar desenvolvendo um projeto de longa data em uma versão antiga: essa preferência estranha pelo VX gera problemas de otimização, as transições de um mapa para outro e das caixas de texto estão muito lentas, tornando a gameplay maçante e detestável. No tocante referente a história compartilho uma opinião parecida com o Star Gleen, os diálogos às vezes são meh (ruins, podendo cair na categoria de tosco). A primeira vez que eu joguei foi ano passado e minha experiência foi sofrida, porque a progressão é confusa e senti que o game design estava brincando com a minha cara. Este ano, hoje, naquela manhã doce e gostosa lembrei de Profana e resolvi dar uma segunda chance, na esperança de que com a mentalidade certa conseguiria se divertir um pouco. Nesta segunda chance percebi que meu eu do passado continua certo e para piorar com mais razão ainda, a iluminação apesar de bonita não ajuda muito quando o assunto é ILUMINAR, os ambientes são escuros até demais, dificultando a visão onde não deveria, assim fazendo, juntando com as coisas que falei anteriormente, um jogo ruim com boa vontade. Não importa ter boas ideias e muita força de vontade para levar um projeto pra frente se as pessoas que estão trabalhando nele resolvem ir pelo caminho difícil sem necessidade, já consigo imaginar o quão árduo foi trabalhar com uma versão antiga. Se o projeto foi iniciado no VX, o correto seria atualizar com o de-
correr do tempo para evitar problemas no desenvolvimento.

Tem uma coisa que me deixou meio perplexo: a primeira nota que o jogador ganha é complicado de ler, não pela linguagem, mas sim pelo texto estar um pouco escondido na imagem.

Na minha primeira jogatina travei na parte da caverna com um grande buraco, e na segunda desisti quando vi a morte daquela personagem lá (não criei empatia o suficiente para lembrar o nome dela. É aquela mulher do início do jogo) e lembrei que teria passar pelos mesmos problemas da jogatina anterior.

Profana é um jogo bonito, tem bastante potencial e espero que os problemas sejam corrigidos no futuro.

@Suchimu Primeiramente obrigado por tirar um tempinho para jogar, fico triste que o jogo não tenha lhe agradado, em questão da engine, a ideia do projeto inicialmente com a equipe que tínhamos era de ser um projeto bem maior e mais complexo, então na época o ace tinha acabado de ser lançado, por volta de 2012, então a equipe ficou com receio de já pegar o ace, pois até então, não sabíamos como a engine se comportaria, por esse motivo, grande parte do material que já tínhamos, foi todo desenvolvido no VX, claro que estamos falando de 10 anos atrás, muitas mudanças ocorreram de la pra cá, principalmente com a equipe, por isso, pegamos a ideia desse projeto maior e dividimos em partes, foi ai que surgiu Profana, apenas uma parte da história que seria mostrada em um dos continentes do jogo, resolvemos manter a engine, pois como já citei, tínhamos bastante material para reaproveitar e também para de certa forma homenagear a todos que já passaram pelo projeto, sabemos que hoje em dia o VX é bem inferior a outras engines novas, mas se for assim, a cada engine nova que lançar, teríamos que atualizar, então é mais fácil utilizar o unity ou unreal de uma vez, o que não faz sentido e perde a essência de fazer algo no maker, além claro que muitos jogos excelentes são feitos em engines consideradas inferiores, como o 2k, 2k3 e o XP, um exemplo disso é o Vorum do Star Gleen que está sendo desenvolvido no XP, mas claro que a ideia para projetos futuros e continuações vão ser em outras engines, pode ter certeza.

Em questão de diálogos, também já percebemos isso e estão todos sendo revisados, essa e outras demos que temos em mente, que serão lançadas futuramente, vão servir justamente para analisarmos todas as partes que não estavam muito condizentes, para que sejam feitas melhorias posteriormente até a versão final, o mesmo para alguns pequenos problemas de design em geral.

Agradeço as críticas construtivas e espero que futuramente possa ver o jogo de outra forma.

Abraços do Lyca!

@Suchimu Primeiramente obrigado por tirar um tempinho para jogar, fico triste que o jogo não tenha lhe agradado, em questão da engine, a ideia do projeto inicialmente com a equipe que tínhamos era de ser um projeto bem maior e mais complexo, então na época o ace tinha acabado de ser lançado, por volta de 2012, então a equipe ficou com receio de já pegar o ace, pois até então, não sabíamos como a engine se comportaria, por esse motivo, grande parte do material que já tínhamos, foi todo desenvolvido no VX, claro que estamos falando de 10 anos atrás, muitas mudanças ocorreram de la pra cá, principalmente com a equipe, por isso, pegamos a ideia desse projeto maior e dividimos em partes, foi ai que surgiu Profana, apenas uma parte da história que seria mostrada em um dos continentes do jogo, resolvemos manter a engine, pois como já citei, tínhamos bastante material para reaproveitar e também para de certa forma homenagear a todos que já passaram pelo projeto, sabemos que hoje em dia o VX é bem inferior a outras engines novas, mas se for assim, a cada engine nova que lançar, teríamos que atualizar, então é mais fácil utilizar o unity ou unreal de uma vez, o que não faz sentido e perde a essência de fazer algo no maker, além claro que muitos jogos excelentes são feitos em engines consideradas inferiores, como o 2k, 2k3 e o XP, um exemplo disso é o Vorum do Star Gleen que está sendo desenvolvido no XP, mas claro que a ideia para projetos futuros e continuações vão ser em outras engines, pode ter certeza.

Em questão de diálogos, também já percebemos isso e estão todos sendo revisados, essa e outras demos que temos em mente, que serão lançadas futuramente, vão servir justamente para analisarmos todas as partes que não estavam muito condizentes, para que sejam feitas melhorias posteriormente até a versão final, o mesmo para alguns pequenos problemas de design em geral.

Agradeço as críticas construtivas e espero que futuramente possa ver o jogo de outra forma.

Abraços do Lyca!

Boa noite, @Lycanimus , tudo bem? Olha, ainda não tive a oportunidade de testar o seu jogo (até porque maior parte do tempo tenho trabalhado em meu próprio projeto), mas parabenizo você e sua equipe pelo trabalho artístico! Pelas imagens que foram postadas, posso afirmar que o projeto está de fato belíssimo, e, querendo ou não, a primeira coisa que atrai um possível consumidor é a aparência.

Quero apenas acrescentar algo sobre o que @Suchimu disse, pois passei pelo infortúnio de ter que transferir o meu projeto para uma engine mais recente. Quando comecei meu projeto, eu usava o Game Maker 8.0, e não tanto por culpa da engine em si, mas por culpa de atualizações no próprio Windows, passei a ter problemas SEVEROS de performance. Um dos requisitos que impus sobre mim mesmo era de que meu jogo PRECISAVA rodar a 60 fps, o que se tornou impossível, pois o Game Maker 8.0 parou de ter suporte para versões mais recentes do Windows.

Eu insisti o máximo que pude em manter a engine antiga, mas no fim cedi ao Game Maker Studio porque meu projeto passou a se tornar um monstro de "Frankenstein", necessitando de diversos plugins e DLL's só para que rodasse adequadamente, mas por debaixo dos panos, era extremamente instável.

Sem brincadeira, eu quase desisti do projeto que levei anos desenvolvendo por "medo" de me adaptar do zero à uma engine com recursos novos, que eu não conhecia. Mas, seja por paixão ou por teimosia, eu insisti, passei metade de um ano apenas corrigindo scripts que se tornaram obsoletos e lendo a nova documentação, e posso dizer com propriedade, VALEU MUITO A PENA.

Eu não conheço os pormenores do RPG Maker, então seria hipócrita da minha parte dizer "se eu consegui sozinho, você com uma equipe também consegue", mas peço encarecidamente que reconsidere. Não sei se é o caso do seu jogo, mas RPG é um gênero que, em sua maior parte, possui grande foco na narrativa, e mesmo que projetos futuros sejam feitos em engines mais recentes, é possível desencorajar jogadores que querem acompanhar a história de sua série de forma cronológica, mas não conseguem "adentrar" porque não se submetem ao designe ultrapassado dos jogos anteriores.

O criticismo às vezes desencoraja, eu sei... Já passei por uma enorme vergonha, do meu jogo ser testado em uma LIVE e o jogador não perceber que precisava apertar um botão no checkpoint para salvar o progresso, ele pensou que salvava apenas ao encostar no mesmo... Ele acabou fechando o jogo sem querer, e te juro, ver a frustração na cara dele ao perceber que perdeu todo o progresso até aquele ponto, para mim, foi o pior sentimento.

Mas por mais que tenha sido desagradável, ver alguém dar "Rage Quit" no meu projeto foi extremamente importante, porque aprendi a dar mais atenção a detalhes que antes eu não dava importância, como tornar a interface mais intuitiva, colocar um menu para confirmar se o jogador realmente deseja sair do jogo antes de fechá-lo, esse tipo de coisa.

Enfim, se trocar de engine é inviável agora, tudo bem, lance o jogo nessa engine mesmo, o importante é não desistir. Mas considere ao menos fazer um "remake" no futuro, focando no que você faria de diferente com os recursos novos, que antes não te eram disponíveis. Isso com certeza aumentará as chances de você manter o seu público alvo interessado nos projetos seguintes.

Te desejo toda a sorte e sucesso em seu projeto, forte abraço ;)

@DougMR Fala Doug, tudo certo e com você? Sim, concordo com tudo o que falou, talvez eu tenha me expressado mal, mas não estou descartando a possibilidade de uma troca de engine, apenas quis dizer que no momento é inviável, porém, saiba que conversamos frequentemente sobre isso na equipe, e não ligo para o criticismo, muito pelo contrário, é isso que faz o projeto crescer e melhorar, muitas vezes as pessoas ficam com receio de falar mal de alguma coisa, seja por consideração, amizade ou outros fatores, mas quando na real o que queremos é a sinceridade para poder melhorar e ver onde estamos errando, portanto, isso é fundamental para o nosso desenvolvimento, e pode ter certeza que jamais vamos desistir, agradeço de verdade pelo apoio e o tempo que disponibilizou para comentar aqui.

Grande abraço do Lyca!

Olá! Testei o game aqui, e eu gostaria de compartilhar as minhas impressões sobre ele!

Sem sombra de dúvidas, o carro-chefe do projeto são os mapas! Eles estão perfeitos, lindos demais mesmo! Além disso, gostei bastante do design dos menus também (da tela de título e dos menus in game).

As composições de Profana estão impecáveis (Hans Zimmer que se cuide viu)! Que trilha sonora espetacular e imersiva gente!

A introdução do jogo está muito boa, pois consegue contextualizar um pouco o jogador sobre o mundo de desesperança de Profana, de maneira objetiva, sombria e com uma certa densidade. Além disso, eu considero o tempo de duração da introdução na medida ideal, sem deixar o jogador entediado com inúmeras caixas de diálogo para ler.

Sobre o enredo, eu gostei bastante dele. Tanto é, que o jogo conseguiu me manter bem compenetrado nele por um booom tempo.

Bem, concluindo aqui. Eu acredito que Profana tem um potencial imenso. Tão grande que eu acho que vocês deveriam considerar a hipótese de tornar o projeto em um jogo comercial. 💵
OBS: Não sei se já existe algum pronunciamento oficial de vocês em relação a isso, mas, se já tiver, peço que perdoem a minha ignorância.

Olha, sinceramente, eu não tenho muito o que acrescentar na parte de críticas, pois o que eu mais encontrei durante o meu gameplay nesse sentido, foram alguns errinhos de espaçamento e de português, mas nada que seja algo grave.

Muitas falas do jogo estão dando espaçamento e, em seguida, usando reticências. E isso está errado. Inclusive, considero essa a parte que mais tira "pontos" do projeto, visto que ela acontece reiteradas vezes. Vejamos:

Espaçamento:

wVggICU.png

s2J65ZX.png

8tGSXYC.png

kER3EFc.png

MzN5e9u.png

2zKAlYB.png

lIf7ECN.png

gPfPAir.png

SAXhmBR.png

sx1yl5k.png

EC6hg13.png

5gMIgcz.png

ewcouhM.png

P1gPZWV.png

X4ErwIW.png

zHXXgUu.png

Ortografia, Gramática e Outros:

0ORNJod.png

sLHUsW9.png

m9Aqp32.png

6qCCACn.png

WhwZD6k.png

FzbFheC.png

gLedmTI.png

cZvwS3e.png

ZPW0YHB.png

xgWZs95.png

GjDRd6i.png

CyNj1Kf.png

tQm6F5X.png

Por fim, na minha opinião, o projeto tinha que ter total independência do RTP. Acredito que todo desenvolvedor deve prezar pela máxima comodidade de seus jogadores ou usuários, na hora de criar os seus softwares.

Link da Galeria:
Código:
https://imgur.com/a/MckeH20

Última edição:
Saudações Azulinas, Moge!

Uau, isso sim é uma baita crítica construtiva, muito obrigado pelos apontamentos! Hahahaha
A escrita feita nas pressas da nisso, e eu sou réu confesso, por sinal gostaria de agradecer a todo os que fizeram os apontamentos para o projeto, estaremos passando por uma modificação geral do projeto, passando por todos os aspectos visando melhorar e sanar esses problemas além de outros constatados por nós internamente.

Fico muito feliz de verdade por ver tamanho apreço de vocês para com o projeto a ponto de nos mostrar esses detalhes, isso com certeza nos impulsiona a melhorar e nos policiar mais em busca de elevar ainda mais o nível do projeto.

Obrigado de verdade!

Saudações Azulinas meus queridos, como estão?

Desde nossa última DEVLOG feita no ano passado focamos especificamente na melhoria da linha do tempo, que era motivo de bastantes apontamentos, com isso em mãos venho em primeira mão anunciar que Profana está sendo refeito! Esta ideia já está sendo reproduzida a alguns dias então estamos a passos largos nessa empreitada.

Infelizmente, desta vez não trago comigo um pacote de novas imagens, entretanto tenho comigo novas atualizações sobre os novos rumos do projeto.

MUDANÇAS NA EQUIPE: Já é da ciência de muitos que a equipe sofreu uma reestruturação, @Coralium e @Omar Zaldivar deixaram nosso grupo há algum tempo, portanto com essa devlog gostaria de atualizá-los sobre tal decisão e mais uma vez agradecê-los.

GRÁFICOS ORIGINAIS: Era de um interesse mutuo darmos uma polida nas estruturas gerais, para maior originalidade e para planos comerciais futuros que almejamos, portanto, novas e originais estruturas vos aguardam na próxima atualização do game.

RESOLUÇÃO FULL HD: Com muita alegria anuncio também que o projeto está em FULL HD Isso nos eleva no quesito qualidade de imagem.

LINHA DO TEMPO: Um ponto bastante repensado foi a linha do tempo, um avanço significativo foi feito nesta área e devo dizer que fizemos uma reimaginação inteira do cenário, preservando alguns pontos da mesma para manter nossa ideia inicial mas expandindo e até recriando outras para melhor exploração e imersão do jogador.

JOGABILIDADE E EXPLORAÇÃO: Entendíamos que mais ação e dinamismo durante o jogo eram importantes para maior imersão e aproveitamento de tudo um pouco, portanto, deixo claro que na nova versão que virá, teremos um cenário mais amplo, explorável, com eventos importantes que ditarão sua concepção e interpretação de personagens e ideias.

IMERSÃO SONORA: Juntamente com as mudanças gráficas vem uma melhoria na versão sonora, zaggo faz um trabalho no qual focará em camadas de áudios reimaginando sentimentos, informações e descrevendo-as em todo o complexo sistema de áudio que virá.

São mudanças importantes nas quais levarão algum tempo para serem implementadas, entretanto assim que possível traremos atualizações sobre as novidades. Gostaria de fazer um agradecimento especial ao @Zaggojhon , que nos acompanha desde o inicio e comprou a ideia do projeto e está conosco, você é um dos pilares do Profana, meu querido!

Obrigado todos que fizeram apontamentos e acompanham o projeto, nos vemos em breve!

Como o @SimonMuran mencionou, estamos realizando grandes mudanças no projeto, tudo isso também graças ao feedback que todos vocês nos proporcionaram, em especial gostaria de agradecer ao Felipe Lopes(@CanalCafé) do Canal Café Gamer que está fazendo uma série de episódios do game, para quem não o conhece, deixarei aqui o link do canal dele do YouTube, ele faz ótimos conteúdos relacionados ao Rpg Maker, desde tutoriais até gameplays de jogos enviados, além de nos apresentar também outros jogos não relacionados ao Maker, então, passem la, deixem o like e compartilhem para dar aquela força para o canal dele, deixem também nos comentários dos episódios, o que vocês estão achando do game e o que podemos melhorar em geral, que pode ter certeza que vamos ler e acompanhar tudo, novamente, só tenho a agradecer a todos que nos acompanham e pelo apreço de vocês com o projeto.

Abraços do Lyca.

Que mapa lindo denominado: "Altar do Sacrifício" o problema dos mapas do Profana e que são lindos demais... E como já critiquei... ficam curtos demais, pois dá votante de explorar e explorar... isso que dá caprichar demais, seus lindos!

Saudações Azulinas, bento!

Agradecemos o apoio de sempre amigo, feedbacks positivos como esse nos impulsiona a criar e melhorar cada vez mais!

Sobre a exploração, estamos trabalhando nisso, em breve poderemos trazer novidades.

Nota Oficial.

Após um longo período de inatividade voltamos para esclarecer alguns detalhes sobre o futuro do projeto seus colaboradores e aparar algumas arestas deixadas pelo tempo.

° Em 2019 Iniciamos esta saga a dois, Eu e @Lycanimus . Tínhamos o desejo de dar vida a um protótipo no qual participávamos no passado, este que tinha Zaggo na equipe. ele foi convidado e aceitou participar desta etapa conosco.

° Em 2021 recrutamos os amigos Corallium e Omar Zaldivar para o time e os mesmos toparam, entretanto, um mês após o acerto e o anúncio, motivos pessoais atrapalharam o seguimento e decidimos trilhar caminhos diferentes.

É importante mencionar o quão agradecidos somos pelo breve período que passamos juntos, de fato estreitamos um elo de amizade que perdura até hoje, nossa admiração e agradecimento perdurarão por tempos.

° Após o desligamento, voltamos ao trabalho e cerca de oito meses depois lançamos uma demo de testes para o público, recebemos inúmeras reviews e análises e agradecemos a todos que se empenharam em opinar sobre o mesmo.

° Hoje o projeto passa por uma reestruturação em termos gerais, uma grande expansão está sendo realizada visando a exploração, ambientação e imersão do player.

° Atualmente a equipe conta com:
SimonMuran: Pixel Art e Roteiros.
Lycanimus: Programação e Mapas.
Zaggo: Sonoplastia.

Agradecemos a atenção, nos vemos em breve.

Conheci o projeto quando foi jogado lá no Sabadão do Cenourão, já faz um bom tempo, e desde então ele tem ficado na minha lista de projetos a jogar - graças principalmente à ambientação que parece ser MUITO bem feita. Infelizmente meu tempo livre me impediu de jogar praticamente qualquer coisa no segundo semestre desse ano, e até onde vi o link para download ainda não foi redisponibilizado, nem pra testar a versão antiga.

Alguma previsão para a demo nova?

Saudações Azulinas, @Paradiddle !

Lembro-me dessa Live do cenourão de fato foi bem divertido fico feliz que tenha conhecido nosso projeto lá.

Decidimos remover o link para que possamos trabalhar em um novo e melhor projeto para a comunidade, não trabalhamos com data ainda mas em breve postaremos mais atualizações.

Até ☺️

@SimonMuran e @Lycanimus se precisarem de ajuda para testar o jogo. Dá um grito rs'
Fala bento! Já estamos sim de olho em alguns betas, te mando um toque quando abrirmos rs
jogo bem comentado esta em manutenção

Em breve teremos mais atualizações sobre o projeto. :winking:

Passando para informar rapidamente que o tópico foi reestruturado com o intuito de melhorar a percepção de LORE, novas screens serão adicionadas em breve, confere lá! :sugoi:

Projeto muito interessante e com enredo que inicialmente está muito bem produzido. Sério e bem construído. Agora é ver se ele se desenvolve bem.

Os cenários combinam bem com o enredo, escuros e com pouca iluminação.

Espero jogar ano que vem uma deminho. Parabens.

Voltar
Topo Inferior