Como já falei no chat, nada disso é exatamente novo ou impressionante por si só. Me parece que vão apenas recauchutar o VX mais uma vez, tanto o programa quanto os recursos... Pelo visto vai seguir o mesmo estilo do RTP anterior, então esperemos mais do mesmo. De novo. Ao menos tomara que gere um boom em jogos para dispositivos móveis, isso seria legal.
Não fiquei muito excitado com esse anúncio... Só vai me impressionar um pouco se eles usarem aceleração por hardware (pra móveis/alta resolução acho que isso deve ser mandatório), tiver um RGSS novo com métodos decentes pra suas classes de manipular imagens, sons e entrada (tomara, afinal...) e um editor que permita acesso real às 3 camadas. (Elas já existem desde sempre, só não davam pra ser acessadas diretamente). Tão devendo isso desde o primeiro VX.
Fora isso, precisaria mudar muita coisa pra se tornar um editor competitivo visto as engines que temos hoje no mercado. Provavelmente vai ser mais um brinquedo, que nem o VX/Ace, e que os usuários vão ter que se esforçar muito pra produzir algo realmente profissional.