🤔 Para Refletir : "A pressa é a inimiga do grinding." - Moge

RPG Maker MV anunciado para PC e Mac!

Chegaram a ver isso? http://www.rpgmakerweb.com/products/programs/rpg-maker-mv
Cara... Javascript. Eu tava querendo voltar pro RM justamente para fugir de Java '^' é foda...
Além disso, achei uma bosta esses tiles de 48 pixels. Todos os packs de recursos de tiles 32 serão completamente inúteis. Além disso, se for usar chars pequenos, a colisão vai ficar muito espaçada e mó bizarra. Eles deviam, ao menos, (1) permitir pixel movement com tamanho da caixa de colisão ajustável dos eventos; (2) poder mudar o tamanho do tile, assim como fizeram no IG Maker.
A única coisa que achei que PODE fazer eu voltar para o RM foi a portabilidade para mobile e o lance dos plugins. Fora isso... fiquei bem decepcionada.
Agora vou voltar para meus códigos aqui, gbye.
 
Também não curti muito o Java. Os caras ficam uma geração inteira com Ruby e do nada mudam pra java. Se fosse pra mudar pra algo, que aceitasse algo mais utilizado.
Esses 64x também é uma merda. Tudo que criaram até agora vai ser jogado no lixo? Peloamor.
 
Pretty-Belle comentou:
Chegaram a ver isso? http://www.rpgmakerweb.com/products/programs/rpg-maker-mv
Cara... Javascript. Eu tava querendo voltar pro RM justamente para fugir de Java '^' é foda...
[...]
Cara, se isso for verdade! Enfim um RPG Maker realmente novo! Vai ser uma transição, tão grande quanto foi do 2003 pro XP! Vou ser obrigado a pagar minha língua por antes, isso não é mais do mesmo, é algo totalmente novo! É a chegada de uma nova era! Tem muita coisa agora para ser especulada.

[member=28]Pretty-Belle[/member], não esquenta, Javascript é bem leve e bacaninha. Não tem nada a ver com o Java mesmo (que convenhamos, é um pé no saco), só a sintaxe que é parecida.

RyanKamos comentou:
Também não curti muito o Java. Os caras ficam uma geração inteira com Ruby e do nada mudam pra java. Se fosse pra mudar pra algo, que aceitasse algo mais utilizado.
Esses 64x também é uma merda. Tudo que criaram até agora vai ser jogado no lixo? Peloamor.
Cara, como já falei pra Bellinha, Java e Javascript são frutas diferentes. Além do mais só vai rodar em HTML5 por ser em Javascript (que é linguagem web), não tem outro jeito melhor caso queira fazer jogos pra web.

No mais não é tão merda assim, é algo necessário, mesmo que seja um mal. Quanto aos recursos, não vai jogar nada fora... Apenas vai-se começar a fazer outros do zero e tentar de alguma forma adaptar os já existentes. Foi a mesma coisa na transição do 2003 pro XP, não tem por que se decepcionar.

Não podemos reclamar de que o RPG Maker é estancado e limitado, se não deixamos ele avançar. Muita coisa já foi deixada para trás (gráficos de 256 cores, músicas midi, etc.) Ao invés de um upgrade é melhor pra todos os efeitos considerar esse um RPG Maker totalmente novo.

Star Gleen comentou:
Javascript? Isso me fez ter uma decepção enorme, perante esse maker. Acho que vai ficar no sonho um RPG Maker com C#.
Disponha
Por ser linguagem web tem que ser linguagem de script, não pode ser uma linguagem de máquina para compilar, que nem o C#. Mas de fato, ah como seria bom se fosse.
 
Teoria minha: o MV so sairá no Japão.

EDIT: LEMBRANDO: Quando eu postei isso, eu tava no mobile. Ó que coincidência.

Na verdade, a teoria diz que o RMMV pode até ser comercializado aqui no Brasil, mas vai perder feio pro VX/VX Ace, XP e até possívelmente pro 2K/2K3. Por quê? Vou demonstrar o porquê:

1. A programação
Como LuKo/Sanatah/FelipeFalcon tinha dito no chat (eu não lembro qual deles), os produtores da Enterbrain passam UMA GERAÇÃO INTEIRA com o Ruby como língua de programação e do nada, vem com Javascript. Se alguns brasileiros, já não conseguiam mexer com RGSS (que não é tãããão difícil assim, mas também não tão fácil), imaginem com Js. **** que p****.

2. O progresso
Alguns projetos que estão em fase mais avançada, como o Vórum - Legados de Justiça, do [member=2]Star Gleen[/member], tem criadores que não tem a paciência de converter os mapas, os eventos, o jogo em si e até OS SCRIPTS. Por isso, ele continuaria no XP, que é melhor pra ele.

3. Os concorrentes

O RPG Maker tem uns baratos concorrentes, como o Unity, Wolf Editor, etc. Todos eles são grátis (pelo menos o Unity Personal é), e muitas vezes eles tem mais features do que o RPG Maker em si. Por exemplo, o Unity tem suporte a 3D, o WE tem câmera avançada, enfim. (Mas eu acho que esse quesito não devia ser levado TÃO a sério, até porque o RMMV já tem suporte pra Android/iOS, adoptará o Javascript como linguagem padrão e terá até muito mais features)

Mas lembrando², isso é só uma teoria, até porque eu gostei do RMMV, não estou atacando ele, e quem sabe alguns scripts sejam reformulados para o Javascript. :)

Valeu, falooooou!!
 
Ótima noticia para movimentar o fórum, gostei das "novidades" dessa nova engine em relação as outras. Só o que me desanimou foi essa mudança para 48x48, a qualidade graficamente aumentou claro, mas tudo o que foi produzido ou até o que o pessoal comprou dos pacotes vai ter que ser usado apenas nas versões anteriores

jEhsHa7.png

Ficou um estilo muito cabeçudo em relação aos outros RTPs. :s

Teoria minha: o MV so sairá no Japão.

Valeu, falooooou!!

Se fosse para DS, Wii U, entre outros portáteis de lá, ai sim, sairia só por lá.
http://www.rpgmakerweb.com/products/programs/rpg-maker-mv
 
Vash comentou:
Ótima noticia para movimentar o fórum, gostei das "novidades" dessa nova engine em relação as outras. Só o que me desanimou foi essa mudança para 48x48, a qualidade graficamente aumentou claro, mas tudo o que foi produzido ou até o que o pessoal comprou dos pacotes vai ter que ser usado apenas nas versões anteriores

jEhsHa7.png

Ficou um estilo muito cabeçudo em relação aos outros RTPs. :s

Teoria minha: o MV so sairá no Japão.

Valeu, falooooou!!

Se fosse para DS, Wii U, entre outros portáteis de lá, ai sim, sairia só por lá.
http://www.rpgmakerweb.com/products/programs/rpg-maker-mv

Por isso prefiro os do XP.

Disponha
 
Vash comentou:
Ótima noticia para movimentar o fórum, gostei das "novidades" dessa nova engine em relação as outras. Só o que me desanimou foi essa mudança para 48x48, a qualidade graficamente aumentou claro, mas tudo o que foi produzido ou até o que o pessoal comprou dos pacotes vai ter que ser usado apenas nas versões anteriores

jEhsHa7.png

Ficou um estilo muito cabeçudo em relação aos outros RTPs. :s

Teoria minha: o MV so sairá no Japão.

Valeu, falooooou!!

Se fosse para DS, Wii U, entre outros portáteis de lá, ai sim, sairia só por lá.
http://www.rpgmakerweb.com/products/programs/rpg-maker-mv

Eita e refizeram o Alex do XP nesse template pro MV :v

Eu nem tinha notado que era ele, mas vendo agora...

Mas gostei muito do template amo coisas chibi hehehehhe

EDIT: NÃO é ele não. Fui ver os pixels de perto e parece de longe mas de perto não kkkkkkkkk
 
Eu achei bem legal o gráfico dos chars hahaha e o Alex ficou estiloso -q
O único problema vai ser gente que faça chars assim kkk é bem "big"
 
Dependendo da proporção dos tilesets... acho que faria no RTP XP ou o VXP :)3, será que volto? rs). Realmente, maior, mais detalhes, mais trabalho, mais tempo gasto e menos recursos sendo produzidos/disponibilizado. :/

Outra coisa que estava olhando, são os battlers e faces(portraits), o estilo é totalmente diferente do RTP VX/Ace e mais detalhado. Lembro que era uma luta achar material com o mesmo estilo do RTP de qualidade e original (sem ser recolor e montagem mal feita), agora vai ser ainda mais difícil achar com esse estilo, lógico que o autor pode optar por não usar o RTP, mas ai teria que adaptar outros materiais também ou criar.
 
Continuando...

Readerusama comentou:
Mais uma screen pra ter o gostinho do MV:

l_55c1f1478c3ae.jpg

Mas é uma screen bonita meu deus...:Kawai_Desu:

Readerusama comentou:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=M1tZfcKArcY[/youtube]​

Vídeo Oficial do RMMX. Degustem :3

Outro teaser LINDO do RMMV...

E ah, sobre minha teoria:

AGS comentou:
Teoria minha: o MV so sairá no Japão.

Valeu, falooooou!!

LEMBRANDO: Quando eu postei isso, eu tava no mobile. Ó que coincidência.

Na verdade, a teoria diz que o RMMV pode até ser comercializado aqui no Brasil, mas vai perder feio pro VX/VX Ace, XP e até possívelmente pro 2K/2K3. Por quê? Vou demonstrar o porquê:

1. A programação
Como LuKo/Sanatah/FelipeFalcon tinha dito no chat (eu não lembro qual deles), os produtores da Enterbrain passam UMA GERAÇÃO INTEIRA com o Ruby como língua de programação e do nada, vem com Javascript. Se alguns brasileiros, já não conseguiam mexer com RGSS (que não é tãããão difícil assim, mas também não tão fácil), imaginem com Js. **** que p****.

2. O progresso
Alguns projetos que estão em fase mais avançada, como o Vórum - Legados de Justiça, do [member=2]Star Gleen[/member], tem criadores que não tem a paciência de converter os mapas, os eventos, o jogo em si e até OS SCRIPTS. Por isso, ele continuaria no XP, que é melhor pra ele.

3. Os concorrentes

O RPG Maker tem uns baratos concorrentes, como o Unity, Wolf Editor, etc. Todos eles são grátis (pelo menos o Unity Personal é), e muitas vezes eles tem mais features do que o RPG Maker em si. Por exemplo, o Unity tem suporte a 3D, o WE tem câmera avançada, enfim. (Mas eu acho que esse quesito não devia ser levado TÃO a sério, até porque o RMMV já tem suporte pra Android/iOS, adoptará o Javascript como linguagem padrão e terá até muito mais features)

Mas lembrando², isso é só uma teoria, até porque eu gostei do RMMV, não estou atacando ele, e quem sabe alguns scripts sejam reformulados para o Javascript. :)

Valeu, falooooou!!
 
^

1. Quanto à programação, acho que não será taaanto problema assim, porque quem sabe programar de verdade se adapta a qualquer linguagem. O que eu acho que pode dificultar é a falta de algumas features do Ruby que até agora só encontrei no Ruby. 
[Alguém esclarece para mim, por favor, já que eu não conheço muito o Javascript: nele também é possível adicionar/reescrever métodos de uma classe já existente num script separado (em Java por ex dá erro dizendo que a classe já foi declarada blablabla)? Ele também é tão tipada como o Java/C++?]

2. [Tô vendo esse favoritismo aí, hein?] Vários projetos se encontram na mesma situação e também se encontraram quando lançou o VXA, nem por isso os RMs mais novos deixaram de fazer sucesso. Quem não quiser converter, oras, sem problemas, mas nada impede que as outras várias pessoas que não têm projeto queiram experimentar o novo RM.

3. Também não encaro isso como problema. Eu, como usuária do Unity desde o ano passado, admito que às vezes sinto muita falta do RM, por causa da sua praticidade, facilidade para criar Databases, mapeamento rápido e simples, UI já pronta e facilmente editável, programação em eventos para fazer cenas... No Unity, não tem nada disso. Você faz ideia de como é terrível fazer um simples evento que move um personagem para esquerda e depois abre uma caixa de diálogo igual ao RM? Sem falar que não é em tiles, ou seja, se vira para recortar o seu tileset e alinhar os tiles no editor.

Resumindo: não precisa se preocupar, o novo RM vai fazer sucesso, assim como todos os outros. Na verdade, nesse estou apostando até mais, por causa da portabilidade que melhorou drasticamente, embora eu estivesse esperando bem mais...
 
Realmente deu uma animada essa notícia aí u.u



[member=124]AGS[/member]:
1. Suponho que se não usasse javascript não daria pra exportar pra mobiles, e se você não vai exportar é melhor ficar no Ace mesmo. Lol, javascript não é mais difícil não, só muda a sintaxe, digo, tem uns métodos diferentes e ter que trabalhar com callback é meio chato, mas a dificuldade de utilização é quase igual, não é como se tivessem mudando pra C.
Sobre a dificuldade de aprender, só digo que se não conseguir aprender javascript é por preguiça, porque a internet tá lotada de tutorial e aula pra linguagem. Acho até que isso vai funcionar ao contrário do que você disse, como tem muito mais gente programando em javascript que em Ruby, é capaz de atrair mais scripters ainda.

Pretty: é, bom, na verdade não tem nem classes direito em javascript, você define uma função que retorna um objeto modificado com umas tretas lá xD, mas na teoria é só usar um "objeto.funcao = function()" que vai. E até onde eu sei não é tão tipada não, tanto que na definição você usa a palavra "var", e não "int" ou "char" como seria em C, por exemplo.

2. E o que isso tem de ruim? Lol, o Star não poder portar é um ponto comtra a engine? :V
Se fosse assim nenhum maker poderia ser lançado enquanto houver algum projeto sendo feito nele. Não dá certo.

3. Como a pretty disse, o diferencial do maker está na simplicidade, nenhuma crianca de 11 anos conseguiria fazer um jogo (decente) no Unity, por exemplo. O próprio slogan do RM é "Simple enough for a child. Powerful enough for a developer.", ou seja, "Simples o bastante para uma criança. Poderoso o suficiente para um desenvolvedor".
 
Claro que pra tudo isso vai encher o mercado de games lixo assim como já acontece com as plataformas mobile.

Mesmo assim vou garantir minha versão original, espero que tenha em inglês... Lá vamos fazer conta no cartão de crédito internacional...

Se esse maker for uma porcaria vou esperar sair o KorteX RPG Studio
 
Pelo que dei uma lida nos foruns gringos, vi umas coisas que me deixaram feliz:

>Resolucao facilmente alterada via plugin.
>Tamanho dos Tiles pode ser alterado tb.
>No more hidden classes.
>Renderizado em OpenGL
>Numero de layers alteravel tb.

Bom, com isso o novo RM tera tudo que eu queria ver em um proximo RM.
E a mudanca pra JS me deixou animadao tb.
 
Atilla comentou:
Pelo que dei uma lida nos foruns gringos, vi umas coisas que me deixaram feliz:

>Resolucao facilmente alterada via plugin.
>Tamanho dos Tiles pode ser alterado tb.
>No more hidden classes.
>Renderizado em OpenGL
>Numero de layers alteravel tb.

Bom, com isso o novo RM tera tudo que eu queria ver em um proximo RM.
E a mudanca pra JS me deixou animadao tb.
Excelentes notícias! Assim espero!

Man, isso é o preço que eles tem que pagar para fazer algo tão aberto e multiplataforma. Esse sistema novo vai ficar anos luz na frente do Ruby capado que tivemos até agora.  Claro, antigamente podíamos contornar muitas coisas via código (só não dá mais do que 3 camadas por conta de limitação da classe Table que só aceita 3 níveis, teriam que criar dois ou mais Tilemaps), mas agora a flexibilidade aparenta ser bem melhor!

Agora também não vamos esperar poderes infinitos... Digo, na engine sim, mas no editor/database ainda teremos limitações, no sentido de que o editor ainda vai ser facilitado, quadradão e que só vai produzir aquilo mesmo e nada mais, como tem feito até agora (não como o COnstruct que com alguns behaviours aqui ou alí você muda totalmente o estilo do jogo). Coisas como mudar o tamanho dos tiles e layers, que provavelmente estão hardcoded no editor eu acho um pouco mais difícil de virem "desbloquados".

Mas vamos torcer, né, afinal o fato de ser multi-plataforma vai requerer que ele se adapte a várias resoluções, e que o OpenGL também vai ser muito versátil nesse aspecto.
 
Para quem não viu esse vídeo mostra por exemplo o que poderemos ter. (Claro que não vem com isso, digo que poderemos ter se quisermos)
Tudo isso foi divulgado pela Archeia no fórum Internacional.

2dWWZq5.jpg


[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=gkqElw1KXzY[/youtube]
 
Os protagonistas da capa até que são bem feitos (os traços e tudo mais):

head_chara.png
head_chara.png
head_chara_02.png
head_chara_03.png

Fora que o site oficial, mostra as "compatibilidades" da própria Engine:

img_04.png

Outras imagens da Engine:

img.jpg

img_01.jpg


Assim como seus requisitos já foram divulgados (e acredito já ter sido divulgados aqui):

OS: Windows® 7/8 / 8.1 / 10 (32bit / 64bit) or Mac OS® X 10.10 or later
CPU: Intel® Core ™ 2 Duo or equivalent
Memory: 2GB or more
HDD: more free space 2GB
Graphics Card: those corresponding to the OpenGL®
Display: Resolution 1280 × 768 or more
 
Voltar
Topo