🤔 Para Refletir :
"O segredo para desenvolver ótimos jogos é... ahm... bom, se eu contasse, não seria mais segredo."
- Jazz

Um RPG Game Awards

DanTheLion Masculino

Conde
Administração
Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Juntou-se
10 de Janeiro de 2016
Postagens
464
Soluções
1
Bravecoins
2.415
Olá a todos, como vão?

Então, o motivo de estar fazendo essa sugestão é por nós, usuários, estarmos discutindo num outro tópico sobre criar um evento de Game Awards, e, por aviso de Kawthar, estou sendo responsabilizado por deixar essa sugestão aqui e botando a culpa nela kkkk.

O que acham de fazermos um Game Awards no fórum? Há bastante tempo que não criamos um para premiar os melhores jogos indies do momento e a última vez que ocorreu e o assunto foi bem falado foi o Projeto de Ouro do falecido Mundo RPG Maker e os eventos Jam do próprio fórum da Condado.

Podemos colocar projetos que ainda estão em desenvolvimento mas que já estão populares nos fóruns parceiros de jogos indie e jogos completos populares. Assim, todos poderão votar nos seus favoritos e garantir o prêmio ao vencedor.

E ai, gostaram? Poderão fazer isso? Deixem suas críticas, suas avaliações e mais ideias para enriquecer essa sugestão.

Até mais! :)

O que acham de fazermos um Game Awards no fórum? Há bastante tempo que não criamos um para premiar os melhores jogos indies do momento e a última vez que ocorreu e o assunto foi bem falado foi o Projeto de Ouro do falecido Mundo RPG Maker e os eventos Jam do próprio fórum da Condado.

Podemos colocar projetos que ainda estão em desenvolvimento mas que já estão populares nos fóruns parceiros de jogos indie e jogos completos populares. Assim, todos poderão votar nos seus favoritos e garantir o prêmio para o vencedor.

Magnifico! Espero que se realize... Quero votar!

Sou a favor! Mesmo que isso seja um debate antigo para alguns, não custa nada tentar de novo. Afinal vivemos em uma nova época, novas necessidades vão surgindo.

Daniel M. Neto comentou:
Na verdade, acho que você estava se referindo ao Jogo de Ouro/Diamante da Mundo RPG Maker, já que o Projeto de Ouro apenas premiava os jogos que não estão finalizados. Eu gostava bastante do Jogo de Ouro, mas não tinha uma boa repercussão do público, logo tenho minhas dúvidas se algo assim teria público aqui.

Já a premiação de jogos feitos pela metade (vulgo projetos) poderia funcionar aqui se tivesse uma periodicidade grande, como sendo semestral ou até anual. Eu particularmente prefiro bem mais premiar quem faz jogos do que apenas um tópico ou uma demo bonita, diversas vezes com uma proposta inviável para se transformar em um jogo inteiro.

A grande questão é saber se hoje existe conteúdo o suficiente para isso... Antigamente as comunidades de RPG Maker eram extremamente movimentadas, e "Projetos do Mês" (como na Santuário ou na Sacred Hall), "Projeto de Ouro", "Jogo de Ouro" da Mundo tinham possibilidade de ocorrer mensalmente com possibilidade de estabelecer critérios de repercussão dos projetos e jogos participantes.

Hoje percebemos dois ou três grandes projetos em andamento na comunidade, e pouco movimento de produção efetiva de jogos...

Mas seria muito legal, lembro que era uma turbinada bacana para os makers terem a possibilidade de ver seus jogos em premiações e votações!

Acho que temos de deixar o saudosismo de lado, só um pouco, pelo menos nessa questão. O condado não pode ser subestimado, ele tem grande potencial para vários projetos nascerem e crescerem. Há um grande número sim de projetos na comunidade, e se eles vão ser lançados 100% (Full, integral, na steam) não importa pra esse tipo de evento. Esse evento na verdade ajudaria os desenvolvedores a continuar os projetos. É o caso, por exemplo, do Vorum, que se não fosse o apoio da comunidade através de feedbacks e eventos, não estaria aí até hoje. Todos sabemos que um dos principais motivos para o fim dos projetos é a falta de motivação, é esse tipo de iniciativa pode ajudar muita gente.

Voto Sim, sr presidente

Acho que temos de deixar o saudosismo de lado, só um pouco, pelo menos nessa questão. O condado não pode ser subestimado, ele tem grande potencial para vários projetos nascerem e crescerem. Há um grande número sim de projetos na comunidade, e se eles vão ser lançados 100% (Full, integral, na steam) não importa pra esse tipo de evento. Esse evento na verdade ajudaria os desenvolvedores a continuar os projetos. É o caso, por exemplo, do Vorum, que se não fosse o apoio da comunidade através de feedbacks e eventos, não estaria aí até hoje. Todos sabemos que um dos principais motivos para o fim dos projetos é a falta de motivação, é esse tipo de iniciativa pode ajudar muita gente.

Voto Sim, sr presidente

Cara que argumento bacana e motivador... Também voto sim!

CHICO BENTO comentou:

Voto Sim, sr presidente

Na MRM já teve casos de gente que ganhava o Projeto de Ouro e largava o projeto pouco tempo depois, meio que parecendo que "zerou" a MRM XD.

E é diferente comparar uma proposta de um jogo ou uma demo com um jogo lançado. Se expectativa fizesse um bom game, Might Number 9 seria um jogão!

Não estou falando que não devia ter um concurso de projetos, mas que quem concluiu um jogo e possui algo jogável que realmente merece ser premiado, ao menos na minha opinião.

FL comentou:
CHICO BENTO comentou:

Voto Sim, sr presidente

Na MRM já teve casos de gente que ganhava o Projeto de Ouro e largava o projeto pouco tempo depois, meio que parecendo que "zerou" a MRM XD.

E é diferente comparar uma proposta de um jogo ou uma demo com um jogo lançado. Se expectativa fizesse um bom game, Might Number 9 seria um jogão!

Não estou falando que não devia ter um concurso de projetos, mas que quem concluiu um jogo e possui algo jogável que realmente merece ser premiado, ao menos na minha opinião.

Nesse caso, conquista para os projetos vencedores e medalha para os jogos vencedores...

O Ryan está em uma viagem atualmente então talvez não apareça por aqui pra dar a palavra dele, mas como tem bastante opinião a favor, vou repassar pro resto da administração.

Olha, a ideia em si é realmente boa, o problema é que é daquele tipo de coisa que depende MUITO dos membros. De certa forma, incentiva muito a produção de jogos, mas tipo, premiar jogos incompletos é uma ideia meio tensa com o histórico que os makers tem de começar coisas e nunca termina-las.

FL comentou:
Até hoje existem pessoas que me consideram uma criatura sobrenatural meramente por ter sido indicado pra ele, não é surpresa pra mim ter gente com o objetivo de vida de ganhar aquilo uma vez e encerrar a carreira, o coração batia forte, então o sentimento era real xD

Caso resolvam botar isso pra frente, vou só me permitir fazer uma observação aqui com relação a uns detalhes que eu não curtia nesse tipo de concurso:
1) A participação involuntária. Em alguns casos, só o fato de o seu projeto ter um tópico no fórum já era suficiente para te fazer um candidato. Isso é péssimo, pois tem gente - eu! - que detesta participar em competições, principalmente devido a problemas de ansiedade e insegurança. Por isso é melhor que tenha algum tipo de inscrição apenas para quem quer participar.
2) A limitação a participar em apenas uma edição. Pelo fato de muitos organizadores escolherem os projetos sem a vontade dos membros, eles acabavam evitando a repetição de um mesmo projeto em mais de uma edição, normalmente porque as edições eram periódicas e fazia a seleção de acordo com a data do tópico do projeto. Para as pessoas que preferem participar das competições, perder numa edição pode ser bastante desmotivador pois o projeto nunca mais terá uma segunda chance.

P.S. O que falei vale tanto para jogos completos quanto para projetos on-going, apesar de que sou mais a favor é de ter apenas o para jogos completos, pelos mesmos motivos apresentados pelos coleguinhas acima. Para incentivar projetos, algum tipo de rodízio de feedbacks/gameplays/reviews poderia ser mais útil (que tal recompensar os membros de alguma forma por darem feedbacks aos projetos?)

Caso resolvam botar isso pra frente, vou só me permitir fazer uma observação aqui com relação a uns detalhes que eu não curtia nesse tipo de concurso:
1) A participação involuntária. Em alguns casos, só o fato de o seu projeto ter um tópico no fórum já era suficiente para te fazer um candidato. Isso é péssimo, pois tem gente - eu! - que detesta participar em competições, principalmente devido a problemas de ansiedade e insegurança. Por isso é melhor que tenha algum tipo de inscrição apenas para quem quer participar.
2) A limitação a participar em apenas uma edição. Pelo fato de muitos organizadores escolherem os projetos sem a vontade dos membros, eles acabavam evitando a repetição de um mesmo projeto em mais de uma edição, normalmente porque as edições eram periódicas e fazia a seleção de acordo com a data do tópico do projeto. Para as pessoas que preferem participar das competições, perder numa edição pode ser bastante desmotivador pois o projeto nunca mais terá uma segunda chance.

P.S. O que falei vale tanto para jogos completos quanto para projetos on-going, apesar de que sou mais a favor é de ter apenas o para jogos completos, pelos mesmos motivos apresentados pelos coleguinhas acima. Para incentivar projetos, algum tipo de rodízio de feedbacks/gameplays/reviews poderia ser mais útil (que tal recompensar os membros de alguma forma por darem feedbacks aos projetos?)

Excelente contribuição [member=28]Pretty-Belle[/member]

Também concordo com seu argumento e do [member=779]FL[/member] , mas o amigo [member=470]Akinos[/member]  já comentou uma boa solução ao meu ver:
Nesse caso, conquista para os projetos vencedores e medalha para os jogos vencedores...

Tá e daí se vão surgir projetos com o objetivo de ganhar apenas uma edição do concurso para depois morrer? Afinal, o que de negativo isso vai trazer para a comunidade, quem realmente vai perder com isso é a equipe ou pessoa que está por trás do projeto.

Deixar as pessoas com a expectativa de um projeto que nunca vai ser lançado? Não existe ninguém com mais expectativas do que o próprio criador. E se o projeto X for abandonado, agora temos aquele tópico de adoção de projetos, quem sabe ele não se torne no projeto Y! (Este tópico terá mais movimento, segundo essa visão). De alguma forma, no geral isso não será um ponto negativo para a comunidade, pelo contrário, eu vejo mais gente tentando se esforçar para ganhar o evento, vejo mais movimento nos tópicos e novas pessoas interessadas em se registrar para participar do fórum.

Conversando com a minha amiga Sammy que eu convidei a participar do fórum, ela uma vez me perguntou, “Qual o objetivo disso? A pessoa pode criar um jogo, mas não precisa participar de um fórum se ela quiser”; Então depois de uma conversa com ela, falei das outras formas descontraídas de objetivo, como as conquistas, medalhas com os eventos que sempre acontecem nos fóruns. Isso foi o suficiente para ela se animar e criar a conta, depois ela descobriu uma paixão por criar mapas e quem sabe no futuro ela não faça um projeto.

E com um evento desses, seria um gatilho dar motivação em alguns projetos iniciantes, talvez não para os veteranos que já tiveram essa experiência.

Não é justo premiar projetos, apenas jogos completos? Ok! A sugestão de conquista para os projetos vencedores e medalha para os jogos vencedores ainda tá aí.

Mas podem aparecer projetos que já deveriam ser jogos, porém, querem a conquista antes de se tornar um jogo completo? Simples, essa conquista seria concluída automaticamente assim que a inscrição do mesmo fosse feita na edição de jogos (pois a essa altura, mesmo que o projeto não tivesse ganho em uma edição, ele já seria um jogo completo e fazendo a inscrição na edição de jogos, teria o direito de ganhar a conquista anterior), da mesma forma como a conquista de Novo na cidade que o membro não precisa postar em um tópico de apresentação, basta comentar em algo que ele já ganha. Dessa forma evitando que projetos não evoluam para jogos na tentativa de tentar ganhar na edição de projetos, ou que possam surgir projetos apenas com a intenção de ganhar essa edição.

Enfim, o Pretty-Belle levantou um ponto muito importante sobre a questão da participação involuntária, concordo com o que ele disse, nesses eventos deveriam ter um tipo de período de inscrições, onde os participantes fariam as suas inscrições que seriam avaliadas pelos staffs.​

Saudações!

Fico muito contente em ver a criação de um tópico assim e também todo o feedback do mesmo. Parabéns a todos!

Acredito que possa ser algo com muito futuro e que irá ser divertido para a comunidade.

E, podemos ter a premiação tanto para projetos, como para jogos, utilizando as sugestões que [member=28]Pretty-Belle[/member] colocou, que foram super apropriadas.

Novamente, parabéns a todos! Ver esse tipo de movimentação e feedback é muito recompensador.

Até mais!

O [member=470]Akinos[/member]  citou um ponto muito importante:

Akinos comentou:
Tá e daí se vão surgir projetos com o objetivo de ganhar apenas uma edição do concurso para depois morrer?

Bem, concordo em sua maior parte, caro amigo, pois achei muito perspicaz suas observações e suas críticas e parabenizo-o antecipadamente.
Bem, me utilizando de suas palavras, mas se me permite, gostaria de complementar suas palavras: eu vejo pela seguinte forma: poderíamos separar o concurso em 2 categorias: projetos e jogos completos, mas claro, implantando certas regras, como por exemplo:

1. Projetos que estejam em fase de recrutamento não poderão participar
2. Projetos que tenham menos de 50% de conclusão
3. Projetos que tenha pelo menos 1 demo jogável

Claro, é uma opinião minha. No aguardo do feedback, senhores :)

TheBodeKiller comentou:

Comentando cada uma delas separadamente:

TheBodeKiller comentou:
É extremamente raro alguém que vai atrás de outras pessoas pra equipe começar o projeto sozinho então acho que é uma regra meio useless, mas é um ponto de vista interessante.

TheBodeKiller comentou:
Essa eu acho uma boa, porém, o quanto é 50%? Qualquer um pode falar que tá em 50% do projeto e participar ou falar que tem menos e não participar, por exemplo. A equipe de seleção teria que fazer uma boa análise do jogo pra determinar se ele está apto ou não a participar.

TheBodeKiller comentou:
Aqui eu sou contra. Muita gente aqui tem projetos que, suponho que, estão quase em seu fim de desenvolvimento( [member=2]Star Gleen[/member] [member=45]King Gerar[/member] [member=126]Xandy1608[/member]  ), todos de ótima qualidade porém alguns ou não lançaram uma demo AINDA ou nem vão lançar. E são todos projetos de ouro da comunidade.

Outro exemplo foi o Inkey University que no momento da premiação da MRM não tinha uma demo jogável ainda(me corrijam se eu estiver errada), e foi/é um jogão.

Enfim, vão dando mais feedbacks, pessoal. Essa é uma sugestão um tanto quanto gananciosa. Convençam os mandachuvas aqui à acreditar que é realmente um bom projeto pra se iniciar e manter.

Bem, caro amigo [member=1052]Kawthar[/member] , vou roubar suas palavras "Comentando cada uma delas separadamente:"

É extremamente raro alguém que vai atrás de outras pessoas pra equipe começar o projeto sozinho então acho que é uma regra meio useless, mas é um ponto de vista interessante.

Sim, realmente faz sentido tal analogia e é totalmente válida, mas por fim, achei relevante citar, pois poderia haver estes casos extraordinários, quem sabe hahaha :Vergonha:

Essa eu acho uma boa, porém, o quanto é 50%? Qualquer um pode falar que tá em 50% do projeto e participar ou falar que tem menos e não participar, por exemplo. A equipe de seleção teria que fazer uma boa análise do jogo pra determinar se ele está apto ou não a participar.
Hahaha, juro que sabia que surgiria esta questão, afinal, porcentagem é algo bem genérico para determinar o quão um projeto está em seu desenvolvimento, mas você também citou exatamente o intuito que pensei, no caso, o projeto ser avaliado para constatar se está realmente apto.

No caso, pensei em uma forma mais simples de calcular esta porcentagem: ela seria relacionada mais com o progresso dos mapas(fases) do quê com outros elementos, ou seja, um jogo para estar em 50%, do meu ponto de vista, teria que atender pelo menos estes requisitos:

1. Estar na etapa de produção onde a quantidade total de mapas atuais do jogo estejam sendo pelo menos a metade de quantidade total de mapas que o jogo irá conter

Ex.: Meu jogo terá 32 mapas no total e já foram construídos 16 mapas

2. Todos os scripts e sistemas principais(Sistema de Batalha, Sistema de Clima, Dia e Noite...) ou qualquer outro elemento que abranja o jogo globalmente, devem estar totalmente implementados, ou seja, sistemas internos como de key-to-door, troca de personagens, pegadas ou afins, não contam, apenas sistemas intrinsecamente ligados a progressão das fases e dos eventos importantes.

Aqui eu sou contra. Muita gente aqui tem projetos que, suponho que, estão quase em seu fim de desenvolvimento( [member=2]Star Gleen[/member] [member=45]King Gerar[/member] [member=126]Xandy1608[/member]  ), todos de ótima qualidade porém alguns ou não lançaram uma demo AINDA ou nem vão lançar. E são todos projetos de ouro da comunidade.

Outro exemplo foi o Inkey University que no momento da premiação da MRM não tinha uma demo jogável ainda(me corrijam se eu estiver errada), e foi/é um jogão.
No caso da demo, eu vou deixar em aberto, pois existem muitas variáveis, então não vou nem a favor de sua opinião, e nem vou insistir na minha  :XD:

Enfim, vou acompanhar e ir dando feedback, trocando opiniões até que cheguemos à um veredicto.

Um abraço novamente, caro [member=1052]Kawthar[/member] 
:likeasir:

Voltar
Topo Inferior