🤔 Para Refletir : "Seu jogo não foi feito para a gaveta, já postou uma screenshot dele hoje?" - Aleth728

Um RPG Game Awards

Administração Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Postagens
465
Bravecoins
2.179
Olá a todos, como vão?

Então, o motivo de estar fazendo essa sugestão é por nós, usuários, estarmos discutindo num outro tópico sobre criar um evento de Game Awards, e, por aviso de Kawthar, estou sendo responsabilizado por deixar essa sugestão aqui e botando a culpa nela kkkk.

O que acham de fazermos um Game Awards no fórum? Há bastante tempo que não criamos um para premiar os melhores jogos indies do momento e a última vez que ocorreu e o assunto foi bem falado foi o Projeto de Ouro do falecido Mundo RPG Maker e os eventos Jam do próprio fórum da Condado.

Podemos colocar projetos que ainda estão em desenvolvimento mas que já estão populares nos fóruns parceiros de jogos indie e jogos completos populares. Assim, todos poderão votar nos seus favoritos e garantir o prêmio ao vencedor.

E ai, gostaram? Poderão fazer isso? Deixem suas críticas, suas avaliações e mais ideias para enriquecer essa sugestão.

Até mais! :)
 
Akinos comentou:
Também acredito que não se enquadre exatamente em uma pirataria, mas é minha opinião.

Só para reforçar, existem muitos projetos e jogos indies com essa proposta, então projetos e jogos como Pokémon/Digimon ou qualquer outro FanGame, podem se enquadrar na pirataria.

Isso também é ilegal. É violação dos direitos autorais (ou Copyrights).

Existe uma lei internacional pra isso, o Tratado de Berna, se não me engano. Mas a lei brasileira L9610 resume bem em um escopo geral, do por que isso é ilegal.

Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como:
I - a reprodução parcial ou integral;
II - a edição;
III - a adaptação, o arranjo musical e quaisquer outras transformações;
IV - a tradução para qualquer idioma;
V - a inclusão em fonograma ou produção audiovisual;
VI - a distribuição, quando não intrínseca ao contrato firmado pelo autor com terceiros para uso ou exploração da obra;
VII - a distribuição para oferta de obras ou produções mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para percebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário;
VIII - a utilização, direta ou indireta, da obra literária, artística ou científica, mediante:
  a) representação, recitação ou declamação;
  b) execução musical;
  c) emprego de alto-falante ou de sistemas análogos;
  d) radiodifusão sonora ou televisiva;
  e) captação de transmissão de radiodifusão em locais de freqüência coletiva;
  f) sonorização ambiental;
  g) a exibição audiovisual, cinematográfica ou por processo assemelhado;
  h) emprego de satélites artificiais;
  i) emprego de sistemas óticos, fios telefônicos ou não, cabos de qualquer tipo e meios de comunicação similares que venham a ser adotados;
  j) exposição de obras de artes plásticas e figurativas;
IX - a inclusão em base de dados, o armazenamento em computador, a microfilmagem e as demais formas de arquivamento do gênero;
X - quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.

Resumindo, sem o consentimento expresso do autor, você não pode usar a sua obra (imagens, músicas, dublagens, etc) de forma alguma.
 
CleanWater comentou:
Akinos comentou:
Também acredito que não se enquadre exatamente em uma pirataria, mas é minha opinião.

Só para reforçar, existem muitos projetos e jogos indies com essa proposta, então projetos e jogos como Pokémon/Digimon ou qualquer outro FanGame, podem se enquadrar na pirataria.

Isso também é ilegal. É violação dos direitos autorais (ou Copyrights).

Existe uma lei internacional pra isso, o Tratado de Berna, se não me engano. Mas a lei brasileira L9610 resume bem em um escopo geral, do por que isso é ilegal.

Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como:
I - a reprodução parcial ou integral;
II - a edição;
III - a adaptação, o arranjo musical e quaisquer outras transformações;
IV - a tradução para qualquer idioma;
V - a inclusão em fonograma ou produção audiovisual;
VI - a distribuição, quando não intrínseca ao contrato firmado pelo autor com terceiros para uso ou exploração da obra;
VII - a distribuição para oferta de obras ou produções mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para percebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário;
VIII - a utilização, direta ou indireta, da obra literária, artística ou científica, mediante:
  a) representação, recitação ou declamação;
  b) execução musical;
  c) emprego de alto-falante ou de sistemas análogos;
  d) radiodifusão sonora ou televisiva;
  e) captação de transmissão de radiodifusão em locais de freqüência coletiva;
  f) sonorização ambiental;
  g) a exibição audiovisual, cinematográfica ou por processo assemelhado;
  h) emprego de satélites artificiais;
  i) emprego de sistemas óticos, fios telefônicos ou não, cabos de qualquer tipo e meios de comunicação similares que venham a ser adotados;
  j) exposição de obras de artes plásticas e figurativas;
IX - a inclusão em base de dados, o armazenamento em computador, a microfilmagem e as demais formas de arquivamento do gênero;
X - quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.

Resumindo, sem o consentimento expresso do autor, você não pode usar a sua obra (imagens, músicas, dublagens, etc) de forma alguma.

Antes de mais nada, quero dizer que meu conhecimento sobre leis é muito raso. Porém, como o fórum está adotando medidas contra toda a prática ilegal, então talvez, deveria ter um maior esclarecimento e uma atualização nas regras gerais.

Também quero deixar claro que não tenho intenção alguma de retirar algum conteúdo sem o consentimento do autor de alguma obra! Estou trabalhando no meu projeto atual para que ele tenha os próprios gráficos. Meu comentário tem base ao grande histórico de projetos e jogos relacionados a fan games que já existiram nas comunidades de RPG Maker e Jogos Indies.
 
Akinos comentou:
Antes de mais nada, quero dizer que meu conhecimento sobre leis é muito raso. Porém, como o fórum está adotando medidas contra toda a prática ilegal, então talvez, deveria ter um maior esclarecimento e uma atualização nas regras gerais.

Também quero deixar claro que não tenho intenção alguma de retirar algum conteúdo sem o consentimento do autor de alguma obra! Estou trabalhando no meu projeto atual para que ele tenha os próprios gráficos. Meu comentário tem base ao grande histórico de projetos e jogos relacionados a fan games que já existiram nas comunidades de RPG Maker e Jogos Indies.

Hehehe... Relaxa, o máximo que pode acontecer se você estiver usando conteúdo protegido de alguém sem autorização (tipo como aconteceu com o Crimson Echoes) é receber um "Cease&Desist Threat Letter" dos autores ou produtora (caso insista em continuar... Aí sim vem um processo).

Mesmo assim, é muito importante tomar cuidado e verificar se o conteúdo "gratuito" da internet é realmente gratuito e livre pra uso, pra evitar qualquer transtorno. :awesome:

Mas concordo plenamente, que deveria haver maiores esclarecimentos aqui no fórum, sobre vários aspectos do desenvolvimento Indie.
 
Calma gente, acho que me expressei mal em relação a isso. O que eu quis dizer foi sobre a diferença vista sobre recursos de um jogo utilizados na criação de outro e a homenagem em um fan game.
Apesar de legalmente serem tratados iguais, socialmente não são. Até pq muitas empresas até apoiam fan games de seus jogos.
O que tentei dizer ali foi sobre abrir uma categoria, se necessario, para isso.
Porém, realmente não sendo viável, não iremos criar.
Ainda está tudo no debate, não vamos executar nada no momento kk

Quanto às regras, nós explicamos sobre a divulgação de recursos piratas, mas a utilização foca sob sua responsabilidade. Infelizmente não temos como ter um controle sobre todos os recursos ripados nos jogos postados na comunidade, por isso deixamos sob responsabilidade do autor.

Vamos tentar abordar mais sobre essas leis nas regras para informar melhor quem não entende do assunto.
 
CleanWater comentou:
Mas concordo plenamente, que deveria haver maiores esclarecimentos aqui no fórum, sobre vários aspectos do desenvolvimento Indie.
Além de(só adicionando) não ser responsabilidade da equipe do fórum explicar sobre aspectos do desenvolvimento indie, é responsabilidade de quem tá aprendendo ir atrás, tem vários tópicos aqui ou em outros fóruns que abordam o assunto. Se a gente fosse criar um tópico oficial pra cada assunto relacionado a gente passaria mais tempo fazendo isso do que administrando o fórum.

Diria que nossa responsabilidade é nada mais que esclarecer nosso posicionamento em relação à pirataria(o assunto em questão) e adicionar às regras qualquer informação que envolva a experiência do usuário no fórum e não na sua "carreira" como desenvolvedor.
 
Akinos comentou:
Gostaria de sugerir uma categoria para Melhor Lógica e Programação onde seriam avaliados sistemas por eventos e a programação em geral. E também uma categoria para Melhor Cenário para áreas relacionadas ao level design, mapeamentos, backgrounds (no caso de visual novel) e outros.
"Melhor Lógica e Programação" não faz muito sentido, especialmente porque não há meios para descobrir se foi o desenvolvedor que fez o sistema ou pegou de algum lugar e/ou modificou. Faria mais sentido premiar apenas o gameplay/jogabilidade, como várias premiações fazem.

"Melhor Cenário" é uma opção, mas preferiria ver dentro de "Melhor Arte" ou "Melhor Direção de Arte".

RyanKamos comentou:
É melhor ter uma categoria para FAN GAME e não incluirmos ripagens nas categorias, visto que é uma prática errada e tem o mesmo sentido que não aplicamos em eventos: estaríamos premiando uma pirataria.
Só um adento: Quase todos os jogos clássicos de RPG Maker (Como os do [member=916]Matt RvdR[/member]) usam pelo menos uma música ripada e nem por isso são considerados fangames.

Na minha opinião, basta não colocar jogos com músicas ripadas nas categorias musicas e a mesma coisa com gráficos. É assim que o Ludum Dare funciona.

Akinos comentou:
Kawthar comentou:
Akinos comentou:
Eu sei, estou ciente disso faz tempo. No entanto, esses seriam desclassificados antes de tudo? Segundo a política atual do fórum.
Não sei, é algo pra staff inteira decidir eu acho, mas por mim seriam sim.
Lembrando que sprite ripado não é sprite gratuito achado na internet  :awesome:

Também acredito que não se enquadre exatamente em uma pirataria, mas é minha opinião.
De fato, são casos separados.

CleanWater comentou:
Akinos comentou:
Também acredito que não se enquadre exatamente em uma pirataria, mas é minha opinião.

Só para reforçar, existem muitos projetos e jogos indies com essa proposta, então projetos e jogos como Pokémon/Digimon ou qualquer outro FanGame, podem se enquadrar na pirataria.

Isso também é ilegal. É violação dos direitos autorais (ou Copyrights).

Existe uma lei internacional pra isso, o Tratado de Berna, se não me engano. Mas a lei brasileira L9610 resume bem em um escopo geral, do por que isso é ilegal.

Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como:
I - a reprodução parcial ou integral;
II - a edição;
III - a adaptação, o arranjo musical e quaisquer outras transformações;
IV - a tradução para qualquer idioma;
V - a inclusão em fonograma ou produção audiovisual;
VI - a distribuição, quando não intrínseca ao contrato firmado pelo autor com terceiros para uso ou exploração da obra;
VII - a distribuição para oferta de obras ou produções mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para percebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário;
VIII - a utilização, direta ou indireta, da obra literária, artística ou científica, mediante:
  a) representação, recitação ou declamação;
  b) execução musical;
  c) emprego de alto-falante ou de sistemas análogos;
  d) radiodifusão sonora ou televisiva;
  e) captação de transmissão de radiodifusão em locais de freqüência coletiva;
  f) sonorização ambiental;
  g) a exibição audiovisual, cinematográfica ou por processo assemelhado;
  h) emprego de satélites artificiais;
  i) emprego de sistemas óticos, fios telefônicos ou não, cabos de qualquer tipo e meios de comunicação similares que venham a ser adotados;
  j) exposição de obras de artes plásticas e figurativas;
IX - a inclusão em base de dados, o armazenamento em computador, a microfilmagem e as demais formas de arquivamento do gênero;
X - quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.

Resumindo, sem o consentimento expresso do autor, você não pode usar a sua obra (imagens, músicas, dublagens, etc) de forma alguma.
Só se for no Brasil. Dependendo do caso, no exterior, isso pode cair na lei do Fair Use. Se a empresa em questão se sentir prejudicada, ela pode processar os envolvidos. Entra no que eu expliquei nesse tópico aqui.
 
O maior problema disto é mesmo a falta de utilizadores, nem a falta é de jogos a serem apresentados  todos os meses.

Mas sim adorava algo similar ao PO antigo de 2008-2010, um evento mensal, com 4 ou 5 jogos escolhidos pela staff

Mas o melhor seria fazer este evento ao juntar o centro com o condado já que muita gente de lá não posta o projeto aqui e vice-versa

 
Voltar
Topo