🤔 Para Refletir :
"Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos."
- Eliyud

Um RPG Game Awards

DanTheLion Masculino

Conde
Administração
Administração
♫ in the jungle, the mighty jungle, the lion sleeps tonight ♫
Juntou-se
10 de Janeiro de 2016
Postagens
464
Soluções
1
Bravecoins
2.345
Olá a todos, como vão?

Então, o motivo de estar fazendo essa sugestão é por nós, usuários, estarmos discutindo num outro tópico sobre criar um evento de Game Awards, e, por aviso de Kawthar, estou sendo responsabilizado por deixar essa sugestão aqui e botando a culpa nela kkkk.

O que acham de fazermos um Game Awards no fórum? Há bastante tempo que não criamos um para premiar os melhores jogos indies do momento e a última vez que ocorreu e o assunto foi bem falado foi o Projeto de Ouro do falecido Mundo RPG Maker e os eventos Jam do próprio fórum da Condado.

Podemos colocar projetos que ainda estão em desenvolvimento mas que já estão populares nos fóruns parceiros de jogos indie e jogos completos populares. Assim, todos poderão votar nos seus favoritos e garantir o prêmio ao vencedor.

E ai, gostaram? Poderão fazer isso? Deixem suas críticas, suas avaliações e mais ideias para enriquecer essa sugestão.

Até mais! :)
 
Boa noite, caro amigo [member=1052]Kawthar[/member].

Bem, comentando:

Kawtar comentou:
Sim,Sim, depois de pensar um pouco percebi como isso pode atrapalhar o evento, uma outra opção é o criador do projeto declarar que não quer participar de qualquer evento no fórum usando aquele projeto assim o projeto é filtrado na hora da seleção de qualquer forma.

Concordo. Ótima observação

Kawtar comentou:
Exatamente.
Não tem como falar "pelo menos 50% dos mapas" sem saber a quantidade final de mapas que vai existir... No meio do projeto o criador por resolver adicionar ou remover um ou alguns mapas, e agora?

Creio que tenha dito de forma correta: "alguns mapas", ou seja, no meio do projeto não seria muito comum inserir uma quantidade exorbitante de mapas, então caso o autor queira adicionar mais alguns, isso não irá inferir nesta porcentagem, visto que os "50%" não são absolutos, e sim, uma referência arredondada para designar um projeto que esteja na metade.

Acredito que pelo fato de eu ter citado uma porcentagem, talvez a maioria esteja interpretando como algo sólido, mas meu intuito é que estes "50%" sejam flexíveis, tendo margens e sangrias, ou seja, caso o autor deseje inserir mais alguns mapas em meio à produção, a percentagem não subirá, pois se trata apenas de um valor aproximado e arredondado.

Um exemplo: Eu criei um algorítimo em um antigo site meu que funcionava da mesma maneira, mas era focado no percentual de colaboração dos membros. Cada um tinha de escrever no mínimo, 10 artigos no mês de pelo menos 2000 caracteres, mas às vezes, escreviam menos, e mesmo que tenham escrito 10 artigos mensalmente, o percentual às vezes acabava como "98%", pois textos menores também influenciavam este percentual, mas no final, eu sabia que tinham escrito a quantidade correta.

Ou seja, a questão não é criar uma bancada de profissionais e debater a questão de "quanto é 50%" filosoficamente, e sim, que este valor de 50/100 simbolizaria o progresso de pelo menos metade do jogo de forma aproximada, mas não exata, pois existem muitas variáveis para se calcular.
 
[warning]Vou deixar um comentário solto aqui, sem seguir muito a linha de raciocínio que estão tendo, é apenas um pitaco.[/warning]

A discussão já está bem avançada e estão escolhendo até as categorias e definindo os pré-requisitos para um jogo ser votável. Mas acho que ainda seria muito falho só se candidatar. E na minha humilde e tosca opinião, isso até agora seria meio que "mais do mesmo". Li reclamações sobre os antigos eventos e o que acontecia depois que um projeto sem demo ganhava, etc.

E se houvesse uma inovação nessa questão? Por estarem usando o termo Awards, eu acredito que seria algo que aconteceria num período entre 6 meses e 1 ano. Pensando por esse lado, eu fiquei imaginando se não daria pra ser feito um tipo de apadrinhamento.

Os padrinhos poderiam ser staffers(atualmente temos 15, cada um poderia apadrinhar 2 projetos, o que daria 30 projetos em andamento, ou seria muito trampo? Lembrando que o padrinho não faz game, ele é um treinador, vai apontar detalhes e pontos a melhorar), OU membros comprometidos a exercerem esta função. Tipo em jogos vorazes, ia um parça treinador lá e dois moleque pra ajudar eles a se matarem lá nos jogos (desculpem, eu só li a sinopse). Claro, não vai ser um campo de batalha de makers, mas seria uma garantia maior de que o projeto teria um fim, e estaria pronto para as votações e premiações no final do ano.

° Ain, Bruce, mas e se o fulaninho não logar mais e abandonar o projeto? Adote outro, anuncie no fórum a nova vaga, deixando claro que o projeto será avaliado pelo "padrinho" em alguns requisitos básicos e vai dele aceitar ou não. Claro, isso de adotar outro só funcionaria até tipo, metade do tempo total de "prazo".

° Ain, Bruce, mas e se o padrinho sumir? Mesma coisa, procure outro padrinho(acredito que haverá staffers dispostos a dar um auxílio até que apareça o substituto).


Parece uma ideia complicada, mas isso anularia um pouco das chances de projetos serem apenas demos pra ganhar prêmios, ao mesmo tempo que incentivaria mais o GameDev em si no Condado. No final do ano teríamos vários projetos concluídos e muitos makers quebrando a maldição do "nunca termino um game". Eu estou propondo algo masi desafiador assim porque eu vi que o tópico bombou e muita gente deu sua opinião e falou bastante. Mas na hora da prática pode ser que esses argumentos voem por aí e sumam. Se queremos realmente evoluir, e também levar o Condado mais acima do que está hoje, precisamos, como membros e como staffers, ter uma dedicação maior.

Mas isso tudo eu opinei tendo um horizonte: Estamos falando de GameDev, não apenas um hobby. Mesmo que não seja algo profissional ou remunerado. Caso o espírito esteja sendo mais de hobby do que GameDev, desconsiderem tudo que falei e pulem para o próximo comentário. XD






 
Se o problema é não premiar demo é só separar uma categoria apenas pra isso e todas as outras só participarem jogos completos...

Btw, [member=426]Bruce Azkan[/member] 2 jogos por staffer é muita coisa. Na verdade 1 só pra cada um já é muita coisa se você pensar que uma parcela da staff não tem tanto tempo pra dividir assim, seja pela escola/faculdade ou por causa do trabalho. E levando isso em consideração, a quantidade de projetos nesse evento seria muito baixa.
 
[member=1052]Kawthar[/member]
Eu também achei exagerado. É que como vivemos dando feedback nos projetos que estão em desenvolvimento, não imaginei que adicionar um "puxão de orelha" na função seria muito. Mas realmente, não é todo mundo que fica o tempo todo por aqui XD
 
Kawthar comentou:
Se o problema é não premiar demo é só separar uma categoria apenas pra isso e todas as outras só participarem jogos completos...

Btw, [member=426]Bruce Azkan[/member] 2 jogos por staffer é muita coisa. Na verdade 1 só pra cada um já é muita coisa se você pensar que uma parcela da staff não tem tanto tempo pra dividir assim, seja pela escola/faculdade ou por causa do trabalho. E levando isso em consideração, a quantidade de projetos nesse evento seria muito baixa.

Imaginei que sua resposta seria esta, [member=1052]Kawthar[/member]. E tenho que concordar contigo nesta parte. Realmente, é uma ideia interessante e alternativa, mas que ficaria pesado para a staff, [member=426]Bruce Azkan[/member]
 
Kawthar comentou:
CleanWater comentou:
Na verdade dá pra avaliar o uso do RTP sim. Não tem essa de "vem tudo pronto". A qualidade dos mapas, o uso correto das BGMs nas horas apropriadas, a variedade das formas, animações de batalha, etc. Tem muito o que se avaliar.
Ele não falou que não dá ele falou que não vai.
Algo como "Melhor jogo com RTP" é extremamente exclusivo do RPG Maker e ele já explicou que o Condado é pra dev. indie em geral.

Errr... Aham...

[quote author=RyanKamos]
Muito menos "melhor uso do rtp"... é um rtp, vem tudo pronto. Não da pra avaliar isso.[/quote]
 
Kawthar comentou:
Posso estar enganada mas em nenhum momento foi discutido essa suposta limitação...
[...]

Foi só pra enfatizar, já que o próprio título do tópico sugere como um RPG.

TheBodeKiller comentou:
[...]
Creio que tenha dito de forma correta: "alguns mapas", ou seja, no meio do projeto não seria muito comum inserir uma quantidade exorbitante de mapas, então caso o autor queira adicionar mais alguns, isso não irá inferir nesta porcentagem, visto que os "50%" não são absolutos, e sim, uma referência arredondada para designar um projeto que esteja na metade.

Acredito que pelo fato de eu ter citado uma porcentagem, talvez a maioria esteja interpretando como algo sólido, mas meu intuito é que estes "50%" sejam flexíveis, tendo margens e sangrias, ou seja, caso o autor deseje inserir mais alguns mapas em meio à produção, a percentagem não subirá, pois se trata apenas de um valor aproximado e arredondado.

Um exemplo: Eu criei um algorítimo em um antigo site meu que funcionava da mesma maneira, mas era focado no percentual de colaboração dos membros. Cada um tinha de escrever no mínimo, 10 artigos no mês de pelo menos 2000 caracteres, mas às vezes, escreviam menos, e mesmo que tenham escrito 10 artigos mensalmente, o percentual às vezes acabava como "98%", pois textos menores também influenciavam este percentual, mas no final, eu sabia que tinham escrito a quantidade correta.

Ou seja, a questão não é criar uma bancada de profissionais e debater a questão de "quanto é 50%" filosoficamente, e sim, que este valor de 50/100 simbolizaria o progresso de pelo menos metade do jogo de forma aproximada, mas não exata, pois existem muitas variáveis para se calcular.

[...]

Discordo. Se você já trabalhou num projeto do começo ao fim, sabe quanta coisa absurda você tira, acrescenta, etc. Você pode ter uma ideia do quanto o jogo está, mas dependendo da variação do escopo, não dá pra calcular. A sua comparação do algorítmo, não tem nada a ver com o cálculo de progresso de um jogo, aliás. Considerando que a maioria não documentou 100% do jogo, então não dá pra calcular com nenhuma boa precisão. Imprevistos acontecem.

Bruce Azkan comentou:
[warning]Vou deixar um comentário solto aqui, sem seguir muito a linha de raciocínio que estão tendo, é apenas um pitaco.[/warning]
[...]

Desculpa, cara. Mas achei a sua sugestão horrível. É uma responsabilidade muito grande, como eu disse logo acima, imprevistos acontecem, fora que é meio chato a pessoa se comprometer a desenvolver um projeto num certo período de tempo puramente por hobbie. Embora você diga GameDev, fazer um jogo num ano inteiro, "mesmo sem receber dinheiro e não ser profissional", é um p*ta trabalho e responsabilidade. Fazer algo porque você gosta, ou mesmo porque é a sua área (no meu caso, por exemplo), é uma coisa. Mas ficar preso em algo nessa pressão toda, não tem como não dar errado. Eu não sei se consigo me expressar bem em relação a isso, mas se quiser posso explicar toda a minha opinião gigantesca e os pontos do porquê essa ideia não funcionaria. Isso porque eu nem falei da parte de um Staffer (ou qualquer outra pessoa de fora) ter que se comprometer. Totalmente inviável, trivial, desnecessário. Espero não ter te ofendido com a resposta.

Kawthar comentou:
Se o problema é não premiar demo é só separar uma categoria apenas pra isso e todas as outras só participarem jogos completos...

Eu ia falar sobre isso agora. Acho que os membros em geral estão se antecipando demais, já que o debate era apenas: implementar ou não essa ideia? E não "como implementá-la". O pessoal tá "procurando pêlo em ovo", é muito simples dividir as categorias. Jogos que não foram jogados não podem participar do "Melhor jogabilidade". Jogos que não tem arte como foco não vão entrar no "melhor direção de arte", mas isso é normal, por isso em qualquer Award você vê jogo X na categoria Y, e jogo W na categoria Z.

CleanWater comentou:
[,,,] mil citações [...]
Na verdade dá pra avaliar o uso do RTP sim. Não tem essa de "vem tudo pronto". A qualidade dos mapas, o uso correto das BGMs nas horas apropriadas, a variedade das formas, animações de batalha, etc. Tem muito o que se avaliar.
Ele não falou que não dá ele falou que não vai.
Algo como "Melhor jogo com RTP" é extremamente exclusivo do RPG Maker e ele já explicou que o Condado é pra dev. indie em geral.
[/quote]

Errr... Aham...

[quote author=RyanKamos]
Muito menos "melhor uso do rtp"... é um rtp, vem tudo pronto. Não da pra avaliar isso.[/quote]

Rapaz, tem essa sim. Considerando uma competição voltada a todas as engines, não tem por que ter uma categoria exclusiva dessas. "Melhor uso de RTP", considerando que já foi avisado e ressaltado que o concurso é de desenvolvimento indie geral, nem precisaria mais tocar nessa tecla de RTP.



No mais, deixem que a Staff decida as coisas, e se necessário eles vão pedir o feedback, a ideia do tópico foi sugerir e ver o que acham, se é uma ideia plausível ou não. Estão levando já para um caminho muito além daquilo que foi proposto. Mantenham o foco.
 
CleanWater comentou:
Errr... Aham...

RyanKamos] Muito menos "melhor uso do rtp"... [u]é um rtp comentou:
Desculpa, cara. Mas achei a sua sugestão horrível. É uma responsabilidade muito grande, como eu disse logo acima, imprevistos acontecem[...]
A staff inteira já tem várias grandes responsabilidades. Isso não é desculpa pra gente não trabalhar nos projetos pra vocês ;)

KamauX comentou:
[...]fora que é meio chato a pessoa se comprometer a desenvolver um projeto num certo período de tempo puramente por hobbie. Embora você diga GameDev, fazer um jogo num ano inteiro, "mesmo sem receber dinheiro e não ser profissional", é um p*ta trabalho e responsabilidade. Fazer algo porque você gosta, ou mesmo porque é a sua área (no meu caso, por exemplo), é uma coisa. Mas ficar preso em algo nessa pressão toda, não tem como não dar errado.
Discordo.
A maior parte dos jogos lançados nessas comunidades "RPG Maker" não vieram com fins comerciais, na verdade dá pra contar nos dedos os que vieram(se comparado com os que não) e se fosse seguir a sua lógica todo mundo já teria abandonado o Game Dev por causa de toda essa pressão de fazer um jogo sem ganhar nada em troca...

Agora em relação ao projeto, não tem pressão e nem ficar preso, o padrinho não iria acelerar o desenvolvimento e muito menos obrigar o criador a desenvolver o jogo, o padrinho só daria feedback e sugestão, e sugestão não é ordem.

KamauX comentou:
Eu não sei se consigo me expressar bem em relação a isso, mas se quiser posso explicar toda a minha opinião gigantesca e os pontos do porquê essa ideia não funcionaria.
Eu particularmente adoraria, estamos aqui pra colher feedback em relação à sugestão e qualquer adição é bem vinda xD

KamauX comentou:
Isso porque eu nem falei da parte de um Staffer (ou qualquer outra pessoa de fora) ter que se comprometer.
Peço que disserte sobre os problemas ao envolver um Staffer.

KamauX comentou:
Eu ia falar sobre isso agora. Acho que os membros em geral estão se antecipando demais, já que o debate era apenas: implementar ou não essa ideia? E não "como implementá-la". O pessoal tá "procurando pêlo em ovo", é muito simples dividir as categorias. Jogos que não foram jogados não podem participar do "Melhor jogabilidade". Jogos que não tem arte como foco não vão entrar no "melhor direção de arte", mas isso é normal, por isso em qualquer Award você vê jogo X na categoria Y, e jogo W na categoria Z.
Exato, por mais que sugestão de "como" não seja recusada por aqui, é sempre bom lembrar que o como pode(e vai) ser trabalhado melhor pela staff depois, caso a sugestão passe.

KamauX comentou:
Rapaz, tem essa sim. Considerando uma competição voltada a todas as engines, não tem por que ter uma categoria exclusiva dessas. "Melhor uso de RTP", considerando que já foi avisado e ressaltado que o concurso é de desenvolvimento indie geral, nem precisaria mais tocar nessa tecla de RTP.
This^
 
Boa noite, caro [member=1128]KamauX[/member]!

Respondendo:
Discordo. Se você já trabalhou num projeto do começo ao fim, sabe quanta coisa absurda você tira, acrescenta, etc. Você pode ter uma ideia do quanto o jogo está, mas dependendo da variação do escopo, não dá pra calcular. A sua comparação do algorítmo, não tem nada a ver com o cálculo de progresso de um jogo, aliás. Considerando que a maioria não documentou 100% do jogo, então não dá pra calcular com nenhuma boa precisão. Imprevistos acontecem.

Como eu comentei, o cálculo deveria ser aproximado, e não preciso. Se a matemática não pode resolver esta questão com todas as suas infinitas variáveis, então devemos abandonar este universo. Creio que isto seja uma desculpa para não trabalhar em um modo de calcular isto, visto que, mundo afora, existem diversos nichos de eventos, serviços e ações que necessitam ter um cálculo, independente da precisão, eles são obrigados a criar uma forma de calcular certos parâmetros para determinados fins.

Eu ia falar sobre isso agora. Acho que os membros em geral estão se antecipando demais, já que o debate era apenas: implementar ou não essa ideia? E não "como implementá-la". O pessoal tá "procurando pêlo em ovo", é muito simples dividir as categorias. Jogos que não foram jogados não podem participar do "Melhor jogabilidade". Jogos que não tem arte como foco não vão entrar no "melhor direção de arte", mas isso é normal, por isso em qualquer Award você vê jogo X na categoria Y, e jogo W na categoria Z.
No quesito categorias, concordo com o senhor e o caro [member=1052]Kawthar[/member], pois não creio que seja a parte mais difícil de se trabalhar em um Awards.

Mas em suma, creio que o tópico já esteja com muitas informações para quê a staff decida se vai ou não seguir em frente com tal proposta. Minhas opiniões, assim como as dos demais colegas, estão dadas.
 
Pelo meu direito a usar esse microfone e falar qualquer asneira pra aparecer mais, eu voto sim!

Um evento desse tipo é sempre motivador, eu sinceramente gostava muito do modo que a centro rpg maker elaborava o awards, os três finalistas recebiam todo um prestígio, ou seja, concedia uma "mini entrevista" tinha seu trabalho mais exposto e argumentava sobre o seu projeto que disputava o prêmio, era muito legal.

Parece bobo, mas isso motiva não só os "reais concorrentes" como também aqueles que estão começando a melhorarem suas capacidades, visando enfim realizar um projeto, e por que não, vencer um evento um dia?

Sem falar no resultado que isso traz, a conta é simples:

Métodos que incentivam a produção de games + pessoas motivadas = Muitos projetos
Muitos projetos = melhor pra todos.

:)
 
SimonMuran comentou:
[...]os três finalistas recebiam todo um prestígio, ou seja, concedia uma "mini entrevista" tinha seu trabalho mais exposto e argumentava sobre o seu projeto que disputava o prêmio, era muito legal.
Ótima ideia, obrigada por acrescentar o/
Não conheço o sistema da CRM mas é realmente uma boa ideia.

Enfim, vou falar com a chefia aqui pra ver se eles já se decidiram e.e'
 
Sobre a sugestão do [member=426]Bruce Azkan[/member], concordo com o ponto levantado pelo [member=1128]KamauX[/member]

Kawthar comentou:
CleanWater comentou:
Errr... Aham...

RyanKamos] Muito menos "melhor uso do rtp"... [u]é um rtp comentou:
FL comentou:
Melhor Direção Artística
Melhor Trilha Sonora
Melhor Gameplay
Melhor Roteiro
Da mesma forma que tem jogos que não focam na arte e, com isso, Melhor Direção Artística não seria uma boa ideia...
Todos os que vocês dois citaram são boas categorias.
Por esse argumento, teríamos que tirar as outras três categorias também (exceto melhor gameplay talvez). Mas aí estamos indo para uma linha contrária ao The Game Awards.
 
Com toda certeza é uma boa ideia fazer uma competição/concurso desse tipo aqui no Condado; incentiva as pessoas a criarem mais e levarem mais a sério seus projetos - é um motivador bem forte.

Sobre a questão do uso de RTP, já que o fórum não tem como foco específico o RPGMaker, por que não criar uma categoria só pra projetos que não usam gráficos/sons originais? Pra mim, usar o RTP e baixar um pacote de tilesets/assets pronto de outra pessoa é praticamente a mesma coisa, independentemente da engine que você tá usando. Claro que são poucos os projetos que usam recursos 100% originais, mas vocês podem criar uma categoria específica pra aqueles que não os têm (ou têm muito pouco), englobando o RTP no processo. Assim, esses jogos não concorreriam em categorias de "melhores gráficos" ou "melhor soundtrack" por exemplo (já que os assets são de outras pessoas), mas teriam uma categoria exclusiva para também poderem ser julgados nesses quesitos artísticos.
 
Eu já entendi, esse debate sobre RTPs, categorias e subcategorias devem ficar por conta da staff. Mas como tocaram nesse assunto e acabou se tornando uma polêmica recorrente por aqui, quero expor a minha opinião.

Tem um ponto muito importante que ainda não foi levado em conta por aqui, afinal e projetos e jogos com recursos ripados, sejam eles criados no RPG Maker ou em outra Engine. como esses ficarão?

Separar projetos e jogos com recursos originais dos que usam de RTPs, RIPs e afins; Vai ser a maior dor de cabeça que terão com esse debate (receio que isso possa desmotivar). Afinal muita gente pode ser contra recursos ripados, mas a favor do uso de RTPs, e exigente das separações nas subcategorias.

Gostaria de sugerir uma categoria para Melhor Lógica e Programação onde seriam avaliados sistemas por eventos e a programação em geral. E também uma categoria para Melhor Cenário para áreas relacionadas ao level design, mapeamentos, backgrounds (no caso de visual novel) e outros.

Enfim, resumindo tudo, o melhor é não mexer muito com isso, para evitar complicações. Deixando as categorias e subcategorias de modo esclarecedor.​
 
Akinos comentou:

Tem um ponto muito importante que ainda não foi levado em conta por aqui, afinal e projetos e jogos com recursos ripados, sejam eles criados no RPG Maker ou em outra Engine. como esses ficarão?​
Só gostaria de deixar claro aqui que o Condado como um fórum não apoia a pirataria de forma alguma, logo projetos com recurso ripado tomaríamos cuidado pra não misturar com nenhuma outra categoria que pudesse gerar confusão.
 
Kawthar comentou:
Akinos comentou:

Tem um ponto muito importante que ainda não foi levado em conta por aqui, afinal e projetos e jogos com recursos ripados, sejam eles criados no RPG Maker ou em outra Engine. como esses ficarão?​
Só gostaria de deixar claro aqui que o Condado como um fórum não apoia a pirataria de forma alguma, logo projetos com recurso ripado tomaríamos cuidado pra não misturar com nenhuma outra categoria que pudesse gerar confusão.

Eu sei, estou ciente disso faz tempo. No entanto, esses seriam desclassificados antes de tudo? Segundo a política atual do fórum.
 
Akinos comentou:
Eu sei, estou ciente disso faz tempo. No entanto, esses seriam desclassificados antes de tudo? Segundo a política atual do fórum.
Não sei, é algo pra staff inteira decidir eu acho, mas por mim seriam sim.
Lembrando que sprite ripado não é sprite gratuito achado na internet  :awesome:
 
Kawthar comentou:
Akinos comentou:
Eu sei, estou ciente disso faz tempo. No entanto, esses seriam desclassificados antes de tudo? Segundo a política atual do fórum.
Não sei, é algo pra staff inteira decidir eu acho, mas por mim seriam sim.
Lembrando que sprite ripado não é sprite gratuito achado na internet  :awesome:

Também acredito que não se enquadre exatamente em uma pirataria, mas é minha opinião.

Só para reforçar, existem muitos projetos e jogos indies com essa proposta, então projetos e jogos como Pokémon/Digimon ou qualquer outro FanGame, podem se enquadrar na pirataria.
 
Antes de mais nada, ta tão corrido aqui que me perdi no papo e não pude acompanhar. Depois vou tentar ler com calma e ver como ta indo a discussão.
Passando só pra falar sobre a diferença de ripagem e fan game.
Uma coisa é você refazer o jogo usando os gráficos dele, sendo uma homagem e outra coisa é você pegar os gráficos dele e dar outro nome, mudando o autor.

É melhor ter uma categoria para FAN GAME e não incluirmos ripagens nas categorias, visto que é uma prática errada e tem o mesmo sentido que não aplicamos em eventos: estaríamos premiando uma pirataria.
 
Voltar
Topo Inferior