Dobberman comentou:
Sei que já tocaram no assunto, mas eu sou favorável a permitir que apenas jogos com demo jogável participem, afinal estamos falando de um concurso de jogos, não um concurso de beleza, de história ou de design, e a jogabilidade é implícita ao jogo. Colocaria ainda como pré-requisito para participar a criação de um tópico na área de projetos. Visando impulsionar ainda mais o jogo para a conclusão, recomendo a criação de alguns requisitos para que o projeto não perca a premiação, algo como atualização no tópico ao menos uma vez por mês, ou algo do gênero.
"[...]afinal estamos falando de um concurso de jogos, não um concurso de beleza, de história ou de design[...]"
E um jogo é definido apenas por sua jogabilidade? Sendo assim qualquer jogo que tivesse foco em beleza, história ou design acima da jogabilidade não poderia entrar, certo? Já que é um concurso de jogo e não dessas outras coisas. :Sono:
Mas concordo com a ideia do tópico do projeto e a de manter a "premiação" porém teria que ser bem pensado. Queremos que o jogo premiado não seja abandonado e não que ele seja lançado prematuramente. Forçar alguém a trabalhar no projeto nunca é bom, muita gente passa semanas sem mexer no projeto por achar que não deve, seja por bloqueio criativo ou preguiça/distração e afins...
Dobberman comentou:
Não quero dizer que um jogo sem demonstração é ruim, muito pelo contrário, o que quero dizer é que se o concurso é sobre jogo, nada mais justo do que apresentar uma demonstração do jogo. Uma analogia seria um concurso de torta de limão em que para participar basta o candidato apresentar uma foto do seu prato, sendo a apresentação da torta desnecessária. Neste cenário, o que seria avaliado? Certamente não seria o sabor da torta. Nesse exemplo, poderia ser dito ainda que se trata de um concurso de torta de limão?
Realmente, sua analogia fez sentido, porém nesse caso não seria um "Concurso de torta de limão" e sim um "Concurso de tortas", logo uma foto da torta já teria muita informação pra se levar em conta na hora de avaliar, já que, por não ser um concurso de X sabor e sim da própria torta, não é o sabor que define o vencedor, vai desde o sabor até o aspecto físico, por exemplo.
Dobberman comentou:
Entretanto, caso seja uma premiação apenas para o projeto, sem qualquer relação com o jogo, não vejo problema em aceitar projetos sem demonstrações jogáveis, nesse caso seria avaliado o tópico do projeto e não o jogo. O importante é definir sobre o que vai recair a avaliação e a premiação, será sobre a ideia do jogo ou ao jogo em si. O concurso é para estimular a criação de projetos ou a conclusão de jogos?
Sim, e essa é uma das partes mais complicadas que é, basicamente, filtar a análise do jogo e garantir que está sendo feita em cima do critério principal, seja ele a ideia do jogo ou o jogo em si, como você disse.
"O concurso é para estimular a criação de projetos ou a conclusão de jogos?"
Seria pra ambos os dois¹, suponho
Dobberman comentou:
Sobre a votação, sou favorável a nomeação de um grupo fechado, seja de moderadores e administradores ou de membros. Acredito que seja interessante a própria nomeação dos vencedores para compor a banca avaliadora, em futuras edições, é claro.
Concordo. O grupo de avaliação deveria ter pelo menos 1 "representante" dos membros que poderia até mesmo ser escolhido por eles(sem influencia da staff), quem sabe? Ou, do jeito que você falou, chamar os vencedores pra participar do grupo.
Dobberman comentou:
Em respeito da participação involuntária, também sou contra. Acredito que seja melhor a abertura de um prazo comum para qualquer inscrição no concurso, é claro que isso não impede que as pessoas sejam chamadas por PM, pelo facebook, pelo twiter e afins, apenas que a participação no concurso seja voluntária, ou seja, que o criador (ou grupo) formalize em um tópico o desejo de participar da premiação.
Acho que um sistema com o do
The Game Awards seria bom, ter uma data limite fixa(anotada em algum post oficial) pra que o projeto fosse inscrito pelo próprio criador ou o grupo de avaliação fosse atrás do autor pra perguntar se ele quer ou não que o jogo participe.
Dobberman comentou:
Por fim, se eu tivesse que indicar alguém para avaliar os projetos, certamente minha primeira opção seria o
[member=565]Romeo Charlie Lima[/member] em razão da função social que o programa
Primeiras Impressões faz pelos projetos.
Novamente, concordo.
Ele, justamente por essa série, já tem uma noção de análise de projeto e conhece a maioria dos dev mirim aqui do fórum e.e'
Porém (só pra deixar claro, sem dizer que você quis dizer isso), não é certo o grupo de avaliação ser formado por 1 pessoa só, acho que isso é óbvio.
Dobberman comentou:
Respeito a sua opinião, porém eu sou totalmente contra a esse tipo de regra. Não concordo que alguns projetos sejam avaliados de forma diferente de outros. Sendo o requisito para a avaliação uma demonstração jogável, todos devem apresentar, sem exceção. Caso a demonstração não seja requisito, todos os jogos deverão ser analisados independente de ter demonstração jogável.
E o que esse requisito de seleção variável tem a ver com a forma de avaliação?
A diferença entre um jogo com demo e um sem demo é que o COM demo mostra a sua jogabilidade enquanto o SEM demo não. Só consigo ver isso como desvantagem pro segundo.
Não que um jogo sem demo perderia o concurso só por não ter sua propriamente jogabilidade avaliada, porém com certeza teria desvantagem em relação aos outros, assim tendo que compensar em outros aspectos do jogo que não precisam de uma demo pra ser avaliada de forma adequada.
Dobberman comentou:
Obrigada por deixar feedback aqui e.e'
^Tudo isso aqui também é só a minha opinião.