Veritas Vestis (Redux): An RTP Adventures Side Story
(…mas pode chamar só de "Veritas Vestis (Redux)" mesmo)
(…mas pode chamar só de "Veritas Vestis (Redux)" mesmo)
Informações
Desenvolvedor: Guilherme (BuddhaGui)
Data de Lançamento (Versão da Jam): 01/03/2025
Início do Desenvolvimento (Pós-Jam): 08/12/2025
Gênero: JRPG-like por turnos
Engine: RPG Maker VX Ace
Introdução
“Veritas Vestis” nasceu originalmente como meu projeto para a JAM VX ACE EXTRA NÃO OFICIAL!, cujo desafio era criar um jogo usando somente o RTP padrão do RPG Maker VX Ace. Sem scripts externos, sem assets adicionais, sem character generator, sem call script, sem nada.
O jogo original foi criado às pressas e tinha limites e deficiências bem claros.
Agora, meses depois, decidi retomar o projeto, polir, reorganizar e começar a expandir sua base do jogo original, preparando terreno para uma versão Redux, que promete expandir o que o jogo tinha e terminar a história (que ficou incompleta no jogo original).
O jogo original foi criado às pressas e tinha limites e deficiências bem claros.
Agora, meses depois, decidi retomar o projeto, polir, reorganizar e começar a expandir sua base do jogo original, preparando terreno para uma versão Redux, que promete expandir o que o jogo tinha e terminar a história (que ficou incompleta no jogo original).
Ciclos de Desenvolvimento
Para manter o desenvolvimento de Veritas Vestis (Redux) transparente e organizado, o projeto segue um conjunto de ciclos bem definidos. Cada etapa tem objetivos específicos, garantindo que o jogo avance de forma consistente — desde o núcleo jogável até o lançamento final:
InDev (In Development):
O primeiro ciclo oficial do desenvolvimento.InDev (In Development):
É o momento de construir o MVP (Minimum Viable Product), ou seja, o núcleo mínimo jogável do projeto.
- Foco total no core gameplay
- Implementação das funções essenciais do jogo
- Sem história completa, sem extras
- Objetivo principal: verificar se o jogo é divertido em sua essência
Inf-Dev (Infinite Development):
Após garantir que o núcleo está sólido, entramos no maior e mais longo ciclo.
Este é o momento de focar no crescimento horizontal:
- Novas mecânicas
- Novos sistemas
- Expansão de funcionalidades
- Ajustes e melhorias estruturais
Alpha:
- Expansão da narrativa
- Criação e finalização da história
- Novas áreas, mapas e eventos principais
- Primeiro formato “jogável do início ao fim”
Beta:
A fase de polimento intenso.
- Refinamento de diálogos
- Revisão de mapas e cutscenes
- Balanceamento de inimigos e habilidades
- Correções de bugs
- Testes mais amplos com jogadores
Release Candidate (RC):
- Última rodada de correções
- QA focado e extensivo
- Ajustes finais após feedback
- Preparação da build 1.0
Sinopse
O Império de Potestas marcha contra todas as nações vizinhas, movido por ambições misteriosas e cada vez mais extremas. Para alcançar seus objetivos, o Imperador Vestik investe em um programa científico desumano: a criação de uma arma viva, capaz de unir magia e tecnologia como nunca antes. O resultado é VRVS01, a primeira Veritas Vestis.
MÍDIA・DOWNLOAD
Atualizações
Indev 0.1 (01/02/2025): Jogo lançado
Indev 0.2 (12/12/2025): Versão melhor polida do jogo da jam:
Indev 0.2 (12/12/2025): Versão melhor polida do jogo da jam:
- Diálogos melhorados
- Algumas cutscenes reordenadas
- Leves mudanças na progressão
- Números rebalanceados, os números estão mais baixos (Inimigos estão desferindo dano ínfimo, mas não faz sentido corrigir pois a Indev 0.3 mudará completamente o jogo)
Créditos
Agradecimentos especiais a Felps/Delayzado e Klinios, que sempre me ajudam na testagem dos meus projetos.
Agradeço também à todos os meus amigos do Condado Braveheart, Centro RPG Maker e outros locais de encontro de Devs de RPG Maker.
Agradeço também à todos os meus amigos do Condado Braveheart, Centro RPG Maker e outros locais de encontro de Devs de RPG Maker.
Última edição: