🤔 Para Refletir : "Mais vale um jogo pequeno completo, do que vários jogos grandes incompletos." - Eliyud

[Loose Leaf] 5ª Lição: Efeito do Sombreamento

Membro Membro
Pixel Art 💘
Postagens
267
Bravecoins
1.024
Área
Pixel Art
FIKRct0.png

CURSO DE PIXEL ARTE
9VWL8Yu.png

Artes/Imagens por MACK
Escrito: por MACK (宮内真琴/Makoto Miyauchi)
Ano: 2001
Site: Loose Leaf (http://members7.cool.ne.jp/~mack-m/)
Download (ダウンロード):
Tarefas Básicas para o Curso de Pixel Arte
1ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 1
2ª Lição: Prática Básica de Pixel Arte 2
3ª Lição: Como Criar uma Paleta de Cores
4ª Lição: Usando a Influência de Cores para Criar Imagens
5ª Lição: Efeito do Sombreamento
6ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 1
7ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 2
8ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 3
9ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 4
10ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 5
11ª Lição: Textura 1
12ª Lição: Textura 2 - Transparência 1
13ª Lição: Textura 2 - Transparência 2
14ª Lição: Textura 3 - Metal
15ª Lição: Textura 4 - Tecido
16ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 6 - Interior 1
17ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 7 - Interior 2
18ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 8 - Interior 3
19ª Lição: Desenhando Chips de Mapa 9 - Interior 4

Extra
Vamos Desenhar Objetos de Mapa
Desenhando Faces
Com Referência
┝ 1. Preparando a Arte Original
┝ 2. Digitalização da Arte Original
┝ 3. Corrigindo o Desenho a Lápis
┝ 4. Criando a Paleta de Cores
┝ 5. Colorindo e Dando Sombra Toda a Imagem
┕ 6. Desenhar Detalhando Cada Parte
Sem Referência

Network RPG Maker 2000
Como Fazer Personagem Chibi
┝ Parte 1: Decida a Forma do Personagem
┕ Parte 2: Comece com 4 Direções

D.0 Método para Colorir Gráficos Faciais
D.1 Ensine-me Uma Maneira Fácil de Desenhar Árvores
D.2 Ensine-me Como Expressar a Textura do Cabelo
D.3 Ensine-me Como Desenhar um Deserto
D.4 O Paint do Windows não permite desenhar pixels individualmente?

5ª LIÇÃO: EFEITO DO SOMBREAMENTO

 Cor também é um ponto importante, mas como você pode dar peso ou criar uma sensação mais leve? Como você pode obter esse efeito? A resposta é simples: desenhar com mais detalhes ou menos detalhes.
 Havia um mangá chamado "Hokuto no Ken" que tinha muitos detalhes em seu desenho, dando uma sensação de peso na tela. Por outro lado, "Dragon Ball" tem uma tela mais limpa e parece mais leve. Isso também é verdade para gráficos de pixels, onde mais detalhes adicionam peso e simplificação torna mais leve. Ao usar isso, você pode facilmente distinguir entre uma sensação de peso ou uma imagem leve.​


DOdVd8g.png

 À esquerda está um canteiro visto em uma cidade muito simplificada. À direita, por outro lado, é um canteiro desenhado com realismo buscando mais detalhes. A mesma paleta de cores foi usada para referência. Isso por si só já cria uma diferença na imagem, mas acrescentando o conhecimento de cores aprendido anteriormente, é possível melhorar ainda mais a imagem.​



jC9eZWm.png

 Se você quiser usar isso para um jogo real, acho que precisa dar um pouco mais de atenção ao lado esquerdo. Além disso, adicione cores diferentes do verde do lado direito e torne-o mais realista. Pessoalmente, acho que adicionar um pouco de destaque ao lado direito seria suficiente.​



1UHziWg.png

 A parte esquerda permaneceu como antes, mas como estava muito estranho, fiz um anti-aliasing para suavizar a linha.​


■Minhas Recomendações■
 Para desenhar pixel arte, referências de fotos reais também são importantes, mas os gráficos de jogos comerciais são ideais. É muito conveniente comprar um guia de estratégia de jogos com muitas capturas de tela. Também é recomendável guardar as capturas de tela úteis de revistas de jogos, como Famitsu.
 Além de ser uma referência para desenhos, é recomendado porque ajuda a entender o que é necessário em uma casa ou cidade.
Recentemente, o uso de gráficos em 2D em consoles de videogame domésticos tem diminuído, então, surpreendentemente, a versão para PC pode ser mais útil como referência, com muitas capturas de tela nítidas.​

 
Última edição:
Voltar
Topo