#presenteal
Breve review
Ayako's Mirror é um jogo de suspense e terror desenvolvido (e ainda em desenvolvimento) no RMAce por Little Daisy. Para essa review joguei a demo que contém até parte do capítulo 1 que foi lançada em 2019 (essa review está sendo escrita em dezembro do mesmo ano).
O jogo começa com um pequeno dialogo entre o que parece ser uma garota e seu diário, então o jogo corta para o quarto de uma garota que tem como único amigo um gato que ela adotou. Coisas estranhas começam a acontecer em seu quarto e ela se vê presa em uma mansão dentro de um espelho a procura de seu gato e acaba em uma espiral de eventos que tentam traze-la a morte, aparentemente orquestrados por uma entidade chamada Ayako.
Já em seus primeiros momentos Ayako's Mirror mostra a sua competência. O level design é detalhado e interessante, os gráficos ajudam a definir o clima. O uso de animações em momentos de interação com o cenário e nas cinemáticas é a cereja no bolo deixando a experiência ainda mais imersiva.
Melodias lentas e um excelente uso de efeitos sonoros (e a falta deles) nas interações com o cenário e cinemáticas são o tiro de misericórdia para pessoas assustadas como eu que não aguentam um segundo jogando algo levemente assustador.
Como já foi dito no primeiro paragrafo, esse é um jogo e suspense e terror feito no RPG Maker, então espere tudo que você veria em um jogo desses: exploração, procura de chaves, puzzles (muito bem montados, digo) e MUITAS cenas de morte, perseguição com fuga e alguns jump scares que me fizeram dar um sorriso azedo com o quão bem foram colocados. De fato, ele me lembro jogos de terror/horror japoneses feitos no engine (os quais tem um fandom enorme que só observo de longe).
Infelizmente a demo qual joguei não corresponde ao primeiro capítulo em sua totalidade e, além de incompleta, apresenta alguns bugs que listarei a seguir (atenção com revelações sobre os puzzles). O primeiro deles é a repetição da mensagem que está faltando um livro na prateleira mesmo após o livro ser colocado e a porta aberta (provavelmente isso ocorre pelo esquecimento da adição de um switch em um dos dos eventos da prateleira). O segundo é o bloqueio da opção de abrir o menu que me aconteceu após sair de dentro do quadro da rosa, os controles voltaram ao normal após eu reiniciar o jogo então julgo que tenha sido algum problema de compatibilidade com o meu sistema e a engine. O terceiro é na cena de créditos onde ao invés de mandar o jogador para a tela de títulos, o jogo simplesmente continua (com a tela toda escura) no mapa do jogo.
No geral o jogo é solido e divertido. Eu o recomendaria para fãs de jogos de terror e mesmo para não fãs, não lhe falta polimento em praticamente nenhuma área e seu único real defeito é não estar completo.
Informações extras: demo completada em por volta de 1 hora e trinta minutos
TL;DR
Por sinal, vi que começou uma versão em 3D do jogo. Estas a trabalhar nas duas versões?