Amador
Ficha Técnica
Programa: Rpg Maker 2003
Versão: Betatesting
Data de Ínicio: Agosto de 2007 (com múltiplas interrupções ao longo do tempo)
Data de Término: ?????
Horas de jogo em média: 3h
Desejos do Amanhecer (DdA) é um projeto bastante antigo. De fato, é o meu primeiro projeto para a versão em PC do programa, depois do clássico Full RTP por onde todo maker começa, e cujos primeiros esboços datam da metade de 2007. Por anos e anos, eu ia e voltava a ele sempre fazendo alguma alteração, ou então refazendo a programação de alguns dos sistemas. Assim, embora o grosso do projeto seja basicamente o que fiz no início da década passada, ele foi sendo polido de novo e de novo até chegar na versão atual que você poderá jogar.
Apesar de ter atualizado MUITA coisa desde a primeira versão, evitei alterações radicais demais que me forçassem a descartar muito do conteúdo que fui produzindo ao longo dos anos. Dessa forma, alguns aspectos do projeto podem parecer datados do ponto de vista de game design, como o ritmo do enredo, o design das dungeons e o balanceamento geral - pelo menos para os mais exigentes. Ainda assim, pretendo manter seu conceito dessa forma, afinal, ele É um jogo pensado em outra era por um eu bem mais jovem e, embora o jogador vá conhecer esse mundo só agora, conheço os lugares e personagens desse mundo há muito tempo e não consigo vê-los de outra forma.
A princípio, DdA era só uma mesa de testes onde havia apenas um mapa e um personagem com uma espada bacana nas costas. Mas eu precisava de uma história, que acabou baseada em minhas leituras e curiosidades da época. Os conceitos vêm amadurecendo na minha cabeça ano após ano e, bizarramente, muito sobre o que eu pretendia falar começou a tomar forma no nosso próprio país com a crescente polarização política na última década um ponto central do enredo de DdA planejado desde o primeiríssimo esboço de construção desse mundo.
Pano de fundo
O enredo de Desejos do Amanhecer ocorre num planeta Terra futuro, mas com um fato curioso: não há religião. Com a evolução da ciência, o ser humano se tornou mais e mais cético, o que por sua vez desencadeou o evento mais sombrio que a humanidade já viu: uma guerra de proporções inigualáveis, com direito às armas mais poderosas que o homem já foi capaz de criar. O resultado foi obviamente catastrófico, e gigantescas massas de terra sumiram do mapa. O caos se espalhou no mundo já em destroços.
E é aí que vivem os personagens de DdA, muitos anos depois do maior acontecimento da existência humana. A guerra finalmente acabou e forças políticas antagônicas entraram em atrito para ocupar o vácuo de poder deixado, na tentativa de liderar uma humanidade sem rumo. O quanto, porém, esses líderes seriam confiáveis?
E é aí que vivem os personagens de DdA, muitos anos depois do maior acontecimento da existência humana. A guerra finalmente acabou e forças políticas antagônicas entraram em atrito para ocupar o vácuo de poder deixado, na tentativa de liderar uma humanidade sem rumo. O quanto, porém, esses líderes seriam confiáveis?
Política
Após a crise religiosa, uma medida desesperada foi tomada: foi decidido o banimento de qualquer tecnologia capaz de repetir o genocídio que acabara de ocorrer. Muitos foram a favor, mas muitos foram contra.
Aqueles que preferiam seguir o destino natural das coisas receberam o nome de Tradicionalistas, enquanto os defensores da tecnologia ficaram conhecidos como Femtozistas. Ambos permaneceram em contínuo atrito desde que o Ato Mundial Supremo (que baniu tecnologias com potencial nocivo) foi desrespeitado.
Nosso herói, porém, é da chamada Resistência, um rastro do que foi um dia um grupo de religiosos durante a época da guerra. Agora em proporção desprezível, os poucos resistentes tentam descobrir as conspirações que aparentam predominar entre as pessoas mais poderosas do planeta. Curiosamente, a sede da Resistência está no único território misteriosamente intocado pelas furiosas batalhas de outrora: um pequeno continente chamado Falnna.
Aqueles que preferiam seguir o destino natural das coisas receberam o nome de Tradicionalistas, enquanto os defensores da tecnologia ficaram conhecidos como Femtozistas. Ambos permaneceram em contínuo atrito desde que o Ato Mundial Supremo (que baniu tecnologias com potencial nocivo) foi desrespeitado.
Nosso herói, porém, é da chamada Resistência, um rastro do que foi um dia um grupo de religiosos durante a época da guerra. Agora em proporção desprezível, os poucos resistentes tentam descobrir as conspirações que aparentam predominar entre as pessoas mais poderosas do planeta. Curiosamente, a sede da Resistência está no único território misteriosamente intocado pelas furiosas batalhas de outrora: um pequeno continente chamado Falnna.
É um soldado da Resistência de classe S, ou em outras palavras, um mercenário. Atua na tropa de Ryuke.
A história começa com a sua tropa em plena execução de uma missão: desativar um reator Femtozista. Infelizmente as coisas não saem como planejado.
Muito do que foi planejado para o projeto em termos de sistemas foi reformulado ao longo dos anos. É necessário ter em mente que se trata de um projeto de RPG Maker 2003, de forma que algumas ideais, por mais simples que pareçam, precisaram ser programadas através de eventos - o que não é necessariamente difícil, mas exige muito trabalho manual em alguns casos (vide o sistema de magias!).
Magias: Um dos pontos principais de DdA, que inclusive está entrelaçado diretamente com o enredo.
Os personagens nesse jogo não podem usar magias a princípio, mas poderão aprendê-las conforme misteriosas pedras mágicas permitirem. Você deve equipá-las, recebendo pontos de habilidade (AP) para poder "comprar" técnicas novas.
O sistema é simples, típico no mundo dos RPGs profissionais. Aparece ao fim da demo, quando o jogador é apresentado a outro dos mistérios do mundo de DdA: magia.
Rapaz, como as magias estão caras hoje em dia...
YEAH! Pega essa, mundo!
A coleção completa de pedras mágicas. De onde será que elas vêm?
Recrutas: A Resistência está em crise, e precisa de membros pra sair dessa. Se você encontrar alguém com potencial na sua jornada, não deixe de recrutá-los, até porque eles podem ter muitas utilidades para a Resistência.
Inicialmente planejando a ideia de vários personagens jogáveis (que logo foi abandonada), os recrutas de DdA se comportam com um misto de Final Fantasy Tactics onde você pode enviar recrutas para executar sidequests enquanto você segue a vida - e da série Suikoden de forma que cada personagem recrutado contribui com alguma coisa na base resistente, como lojas, minigames e outras facilidades.
Embora o jogador já possa recrutar personagens na demo, ainda não será possível formar tropas para execução de sidequests.
Inicialmente planejando a ideia de vários personagens jogáveis (que logo foi abandonada), os recrutas de DdA se comportam com um misto de Final Fantasy Tactics onde você pode enviar recrutas para executar sidequests enquanto você segue a vida - e da série Suikoden de forma que cada personagem recrutado contribui com alguma coisa na base resistente, como lojas, minigames e outras facilidades.
Embora o jogador já possa recrutar personagens na demo, ainda não será possível formar tropas para execução de sidequests.
Existirão formas das mais variadas para recrutar membros.
Aquele símbolo em "Cargo atual" se refere à hierarquia resistente. Dúvidas sobre isso? Pergunto a Syrius no Icarus!
Missões: Zack, por ser um mercenário, pode aceitar qualquer missão paralela que lhe for oferecida. Os famosos sidequests, de vários tipos diferentes, separados por menus. Até o ponto em que o enredo segue na demo, o jogador ainda não estará livre para executá-las.
As missões serão subclassificadas por tipos.
A primeira missão do jogo.
Forja: Existem itens em DdA chamados de "Itens de Confecção". Leve-os a um ferreiro e veja se ele será capaz de fazer alguma coisa útil com eles. Cada um dos ferreiros especiais terá um nível de experiência que permitirá fazer itens melhores ou de forma mais barata.
Viu? Agora você já sabe como fazer uma Armadura de Couro. Só precisa dos materiais certos!
Itens dos mais variados que podem ter diversas utilidades.
Livros: Histórias malucas, contos fantásticos, dicas de técnicas. Tudo você poderá ler na biblioteca. Especialmente interessante pra quem conhece vários jogos de RPG Maker da geração 2000/2003!
Qualquer coisa pode estar escrita nesses livros. O mundo principal será expandido por estas histórias.
Livros são uma fonte imensa de sabedoria.
Parte da região Oeste do continente de Falnna.
Viva a Resistência!
Um ataque brutal aos inocentes da cidade de Timma...
Algumas das paisagens selvagens do continente de Falnna.
A primeira missão executada pelo jogador.
Batalhas tradicionais do programa, em que cada monstro tem suas fraquezas e resistências. Atenção para os ícones customizados!
Icarus, a maravilha da Engenharia!
Tecnicamente, Desejos do Amanhecer está em fase de betatesting. Somente quando alguém terminar a demo (além de mim) poderei considerá-la oficialmente livre de bugs e erros.
Desejos do Amanhecer não necessita de RTP.
Primeira versão (28/04/20) ---------------
Download DdA 3.6c (07/04/21): Mediafire
Desejos do Amanhecer não necessita de RTP.
Primeira versão (28/04/20) ---------------
Download DdA 3.6c (07/04/21): Mediafire
Algumas satisfações:
1. É necessária a intalação do RTP 2003?
Não. DdA deve ser livre de RTP. Caso apareça algum erro de ausência de recursos ou database durante a demo pode me avisar que é erro!
2.Seu jogo vem "encriptado"?
Ao estilo Rm2k, sim. Não tenho nada contra o pessoal olhar meu projeto. A questão é que DdA tem alguns segredos, e eu não quero que o jogador os descubra na tela de edição, mas quando estiverem no controle de Zack.
3. Tive uma idéia de.....
Sugestões são bem-vindas. Se não quer postar aqui pra evitar possíveis spoilers, me mande uma mensagem ou e-mail.
4. Por que bulhufas Desejos do Amanhecer?
Vale só por curiosidade. Pois é, na época eu escolhi esse nome de forma completamente aleatória, originalmente em inglês: Morning Wishes (como eu ainda chamo o projeto internamente). O nome veio primeiro, mas seu significado gira em torno do tema que fará parte integral do enredo do jogo.
Não. DdA deve ser livre de RTP. Caso apareça algum erro de ausência de recursos ou database durante a demo pode me avisar que é erro!
2.Seu jogo vem "encriptado"?
Ao estilo Rm2k, sim. Não tenho nada contra o pessoal olhar meu projeto. A questão é que DdA tem alguns segredos, e eu não quero que o jogador os descubra na tela de edição, mas quando estiverem no controle de Zack.
3. Tive uma idéia de.....
Sugestões são bem-vindas. Se não quer postar aqui pra evitar possíveis spoilers, me mande uma mensagem ou e-mail.
4. Por que bulhufas Desejos do Amanhecer?
Vale só por curiosidade. Pois é, na época eu escolhi esse nome de forma completamente aleatória, originalmente em inglês: Morning Wishes (como eu ainda chamo o projeto internamente). O nome veio primeiro, mas seu significado gira em torno do tema que fará parte integral do enredo do jogo.
Créditos & Agradecimentos
Última edição: