🤔 Para Refletir : "Quando um mar de ideias aparecer, pesque todas com a rede e faça o banquete" - Samuel Augusto

Meu Livro: COMO ERA SER GAMER ANTES DO ADVENTO DA INTERNET

Professor li novamente e gostei do assunto sobre - ASSOPRAR OS CARTUCHOS REALMENTE DAVA RESULTADO?

Bem, até que sim, só que a menos que houvesse uma camada significativa e muito visível de poeira ou outros detritos nos pinos, assoprar sobre eles não era algo muito apropriado para se fazer, embora esse ato até ajudasse a obter uma probabilidade ligeiramente maior de conseguir uma boa conexão logo nas primeiras inserções do cartucho no console. Novamente o problema com essa ―técnica‖ é que o benefício obtido poderia ser superado significativamente pelas desvantagens de longo prazo causadas por tantos assopros nos pinos. Na verdade, o benefício real deste método não girava em torno do ato de assoprar, mas sim através da simples remoção e recolocação do cartucho no console, já que isso criava uma nova conexão e consequentemente aumentava as chances de conseguir um contato adequado com as placas.

Não chequei a fazer isso e mesmo assim gostei. Sobre a guerra dos consoles eu já tinha assistido varios vídeo no youtube, sendo assim, nada de novo. O meu capitulo preferido continua sendo o Torneiro de kof 2002. É isso professor👍
 
Salve mano, cara, demorei um pouquinho, mas terminei de ler.

Diga-se de passagem, que delicia de leitura ein, embora hj tenhamos os canais do youtube, e trezentas pessoas diferentes dando sua "opinião" sobre como foi sua época nos games, etc, eu sinto que assim, lendo, me senti mais conectado as memorias, é interessante, pois certos momento no livro despertaram aquela nostalgia gostosa, e triste ao mesmo tempo.

Eu anotei aqui alguns pontos que pensei em comentar, mas para começar eu gostaria de dizer que é uma blasfêmia você considerar Final fight 2, melhor do que Streets of rage 2, onde ja se viu isso?
entre todos os capítulos do livro, acho q os que mais me identifiquei foi os que falam sobre os Arcades, baita lembrança boa ein, eu tive a sorte de ver chegar no meu bairro Street fighter 2, similar a você, e vi a maquina ser substituída por mortal Kombat, cara, eu lembro de comentar com o meu primo que aquilo era o máximo de realidade que podíamos chegar nos games, depois daquilo seria realidade virtual, ahahahha cara, como a gente era ingenuo hahaha

Um ponto tbm, em casa nós tbm só tínhamos uma TV em preto e branco, que mais tarde passou a ser minha tv para jogar vídeo game, meu primeiro vídeo game foi um atari, quando o ganhei, acho q tinha até ja super nintendo no mercado ahahah, mas tive um MSx tbm, ele foi mais ou menos na mesma época que meu Atari, porem só tinha um jogo, e o povo não sabia nem oque era aquele "vídeo cassete", imagina ter jogo pra emprestar hahahah, mas tenho ele até hj, ao menos uma parte dele.

Comentar tbm, que eu tbm curtia demais "Cadilaqs e dinossauros", no meu bairro meu recorde estava em primeiro, ninguém batia, eu conseguia fechar ele sem perder vida, e ainda fazia a terceira fase quase inteira a pé, só para ganhar mais pontos ahhahahah

Alem de cadilaqs, eu tive meu recorde em metal slug 1 e 2 tbm, ninguém me batia nesses games, embora que no 2, eu ficava disputando com um colega que as vezes conseguia me passar, mas eu matava os Mob tudo na faca só pra ganhar mais pontos tbm ahahhahahha.

Cara, como aquele tempo foi dahora.

Obrigado pelo livro, ele é ótimo, e foi muito nostálgico pra mim.
 
Primeiramente muito obrigado pelo excelente depoimento @juniorcjbj

Eu anotei aqui alguns pontos que pensei em comentar, mas para começar eu gostaria de dizer que é uma blasfêmia você considerar Final fight 2, melhor do que Streets of rage 2, onde ja se viu isso?

Na realidade eu sou do time do Street of Rage 2. No trecho que o amigo refere-se que vou reproduzir logo abaixo, trata-se das discussões calorosas que havia na época.

Fragmento do livro: "Por exemplo, guerrear com um amigo porque você preferia a versão de Street Fighter II do Super Nintendo ao invés da versão do Mega Drive ou o Final Fight 2 é melhor que Streets of Rage 2 não é uma exclusividade minha. Ela aconteceu com muitos outros jogadores da época da “Guerra dos Consoles” na década de 1990. Essas histórias ajudaram a formar o gamer brasileiro, esse mesmo que aprendeu a jogar em locadoras, que lia revistas e que comprava jogos piratas na feira. Essas são as minhas histórias. As dos meus amigos. E acredito que seja a sua também."

Um ponto tbm, em casa nós tbm só tínhamos uma TV em preto e branco, que mais tarde passou a ser minha tv para jogar vídeo game, meu primeiro vídeo game foi um atari, quando o ganhei, acho q tinha até ja super nintendo no mercado ahahah, mas tive um MSx tbm, ele foi mais ou menos na mesma época que meu Atari, porem só tinha um jogo, e o povo não sabia nem oque era aquele "vídeo cassete", imagina ter jogo pra emprestar hahahah, mas tenho ele até hj, ao menos uma parte dele.

Eu convivia na minha infância e adolescência com 5 irmãs e apenas uma TV preto e branco. Para jogar era muito difícil. Tinha que convencer que o Atari não estragava a TV. Depois que a TV estragou de “velhice” meu pai comprou uma TV de 14 polegadas colorida. E consequentemente ganhei meu primeiro videogame o magnífico Phantom System da Gradiente (o Atari, eu herdei do meu tio). Cara aproveitava a propaganda obrigatória eleitoral para jogar, acredito que você também passou por isso.
Comentar tbm, que eu tbm curtia demais "Cadilaqs e dinossauros", no meu bairro meu recorde estava em primeiro, ninguém batia, eu conseguia fechar ele sem perder vida, e ainda fazia a terceira fase quase inteira a pé, só para ganhar mais pontos ahhahahah.
Alem de cadilaqs, eu tive meu recorde em metal slug 1 e 2 tbm, ninguém me batia nesses games, embora que no 2, eu ficava disputando com um colega que as vezes conseguia me passar, mas eu matava os Mob tudo na faca só pra ganhar mais pontos tbm ahahhahahha.


Gostava de jogar com o personagem Mustapha um mecânico habilidoso bom de luta de boné amarelo. Cara eu tinha um colega que fechava apenas com uma ficha também, contudo, eu cheguei a fechar o jogo com duas ou três fichas.
Metal Slug – run-and-gun desenvolvido pela SNK, gastava mais ou menos 5 fichas. O legal nos Arcades era ter registrado as iniciais dos nomes no ranking score das máquinas.
Novamente muito obrigado pelo apoio!
 
Gostava de jogar com o personagem Mustapha um mecânico habilidoso bom de luta de boné amarelo. Cara eu tinha um colega que fechava apenas com uma ficha também, contudo, eu cheguei a fechar o jogo com duas ou três fichas.

Só um adendo que esqueci de mencionar, eu tbm só jogava com o mustapha, ele tinha o melhor ataque anti-aéreo do game, e eu combinava ele com a sequencia pra criar um baita combo esmagador, não consigo reproduzir isso em "emuladores", mas no fliperama saia facinho.


Começa a dar soco segurando pra baixo, na hr que ele fazer a posição de jogar o inimigo pra trás, vá da o ataque aéreo que é, cima e baixo e soco, era fatal.
 
Temos aqui um ótimo recurso para todos aqueles que não viveram na época da vanguarda vídeo-games e não sabem o que é um "soprar fita" ou um "me dá uma ficha, tio"! É importantíssimo para todos os game devs de hoje, principalmente indies, ter uma noção do que foi esse tempo.

Eu agradeço muito ao professor @BENTO pelo conteúdo do livro, porque é um conteúdo de ouro!
 
Gostei muito do novo capitulo - FRASES QUE OUVIAMOS NOS ESTABELECIMENTOS DE FLIPERAMAS
FRASES QUE OUVIAMOS NOS ESTABELECIMENTOS DE FLIPERAMAS então rolava até briga, gostei também do lance do NÃO VALE BATER TONTO! eu curti as regras.

É isso li todos os novos capitulos e gostei mais dos capitulos do arcades já que não joguei só nas maquinas de carros e tiros no shopping na minha cidade. Eu também gostei do capitulo sobre OS REGULAMENTOS DAS LOCADORAS DE VIDEOGAME não sei na pratica como era, mas lendo e vendo as imagens fiquei curioso, vou aproveitar e ver alguns videos como a serie documentarios paralelos que mostra um pouco sobre tudo o que o prof mencionou até agora. Muita sorte com o livro prof
 
Esse livro é nostalgia pura. cada capítulo é como uma gema preciosa e como diria Taric: "gemas são pura emoção". Estou empolgado para ler essa nova edição. Tenho boas lembranças do tempo de locadora, me lembro até o nome da atendente (Josie)
:Gamers_Rise_Up: que sempre era bem prestativa com aquele bando de "pré-adolescente" barulhentos que chegava lá e não arredava o pé enquanto não jogasse Rockman ou Mario (no nitendinho). Era lá que eu pegava cartuchos de Atari pra jogar na casa de um amigo.

Tem um lance curioso nisso: O Atari era desse amigo que era vizinho e tinha um irmão. Eu e outros garotos jutava dinheiro para alugar cartuchos e jogar na casa dele. Malandramente depois que estava com os cartuchos em mãos o dono do video-game as vezes "ia passar uns dias" na casa de uma tia em outro bairro mas nunca deixava o video-game para a gente. Acho que esse foi um dos motivos que minha mãe se esforçou e comprou um Master System 3.
 
Muito obrigado novamente @DadoCWB e @Indeterminado

Dado, você que é das antigas irá gostar dos novos Capítulos. Lembra-se como era as locadoras improvisadas nas garagens.
É realmente saudoso rever uma locadora de games como as de antigamente, com os jogos que marcaram nossa infância, e também, as pérolas que não faltavam nessas locadoras.
 
Como todo e qualquer texto seu, esse livro não deixa a desejar. Foi uma viagem no tempo bem gostosa, bem fluído de se ler. Ainda não terminei, mas pretendo terminar logo logo. Daria até pra fazer um roteiro do canal Nostalgia com tanta informação legal de saber. Principalmente para passar pra galera mais nova um pouco de história desses dinossauros gamers. Confesso que minha experiência gamer não foi muito provida de consoles originais, por conta de questões financeiras, fui mais de lan house com os amigos, mas me identifiquei com a parte dos clones, sempre tinha um ou outro em um mercado popular. Interessante saber que foi por repressão a coisas vindas de fora que eles surgiram.

Muito bom trabalho professor! Muitas informações que eu nunca vi por aí, e olha que acompanho muitos canais no youtube desses temas de videogame retro. Vou terminar de ler mais tarde!

Disponha
 
Muito Obrigado @Star Gleen
Muito bom trabalho professor! Muitas informações que eu nunca vi por aí, e olha que acompanho muitos canais no youtube desses temas de videogame retro. Vou terminar de ler mais tarde!
Agradecido pelo apoio meu amigo!

Muito Obrigado @Fabi
 
Muito obrigado pelo comentário e pela recomendação @Erick

Agradecimento especial ao jovem sábio Douglas Onofre @Douglas12ds pelo excelente Prefácio, além disso, foi o primeiro a ler e postou um simpático e sincero depoimento. Valeu!

Agradecimento a toda equipe do Condado Braveheart

Aos membros, apoiadores e leitores.

Um grande salve ao amigo @Player Banzai pelo apoio e divulgação do livro no seu magnifico canal do youtube. O vídeo estréia hoje (31 de agosto de 2020) as 16:00. Desde já agradeço!

 
Última edição:
Voltar
Topo