🤔 Para Refletir :
"Já experimentou mudar a fonte do jogo?"
- Delayzado

Novo RPG Maker MZ! [Novidades e discussões]

• Autor(a) do tópico Autor(a) do tópico Eliyud
  • Data de início Data de início
  • Categorias Categorias Nenhum

Eliyud Masculino

O Coringa
Membro
Membro
Quid ita serius?
Juntou-se
12 de Agosto de 2019
Postagens
1.245
Bravecoins
2.263
EaNnsPYUEAE1msb

O novo RPG Maker acaba de ser anunciado, seu codinome é MZ e apesar das informações ainda serem limitadas sobre o mesmo já temos alguns indícios interessantes.

Caso queira estar por dentro das novidades acesse os links, estaremos tentando manter sempre esse tópico atualizado com informações quentinhas para vocês.

Requisitos de Sistema:

Windows:

• SO: Microsoft Windows® 8.1/10 (64bit)
  • Processador: Intel Core i3-4340 or better
  • Memória: 8 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Compatible OpenGL / VRAM 1GB or better
  • Armazenamento: 4 GB de espaço disponível
  • Outras observações: 1280x768 or better Display
MacOS:
  • SO: Mac OS 10.13 or better
  • Processador: Intel Core i3-4340 or better
  • Memória: 8 GB de RAM
  • Placa de vídeo: Compatible OpenGL / VRAM 1GB or better
  • Armazenamento: 4 GB de espaço disponível
  • Outras observações: 1280x768 or better Display

O que já sabemos:
No geral, parece mais um revamp do MV mesmo, como alguns de nós já esperávamos. Não, nada de 3D, apesar de aparentemente a engine precisar de 8GB de ram agora (????).

Pelo pouco que deu pra ver, acho que o mais interessante é o botão レイヤー ("Layer") no menu, que provavelmente indica que teremos melhorias no mapeamento, talvez algo no estilo do XP que o pessoal tanto pede. Em uma das screenshots dá pra ver também uma lista onde ficariam os tiles/regions também, como o modo de edição selecionado é de eventos, estou chutando que seja um "toolbox de eventos" onde você coloca templates de eventos que usa comumente e adiciona eles no mapa de forma mais simples.

Outra notícia interessante é que parece que vai sair ainda no verão (no nosso caso, inverno) de 2020, então parece que o lançamento está relativamente próximo.

Esse tópico será atualizado sempre que houver novas informações.

Última edição por um moderador:
Bem cético pra falar a verdade. Nessa altura do campeonato eles tem que fazer uma engine decente e poderosa, pra competir com os padrões atuais. Se eles querem criar esse ramo de engines que não precisam de programação pra fazer um jogo, que criem ele de maneira certa, e que o RPG Maker não seja só um programa de brincar de fazer joguinho e sim uma engine séria.

Suspense meio desnecessário, já deviam ter anunciado as funções logo de cara, mas tá, vamos ver o que isso vai dar.

Não uso mais o Maker, mas acredito que seria legal uma novo maker com mais funções (e melhores também).

Enfim, tomara que saia algo bom!

Poxa, to ansioso pra saber como vai ser essa nova engine, tomara que venha coisa diferente aí!

Minhas previsões:
- poder editar rotas de movimento olhando para o mapa;
- alguma forma mais simplificada de editar fórmulas sem a necessidade de código.
- talvez novos gatilhos para eventos (por área por exemplo)
- melhorias no sistema de batalha e na opção de trocar entre sistemas.
- talvez compatibilidade com um App para consoles que permite compartilhar jogos no estilo do Mario Maker, mas sem uso de scripts.
- opção para fazer pallette swap em sprites.
- novo RTP com portraits e voice acting.

Saudações Azulinas!

Puxa, mais um maker vindo ai rsrs, que ótima notícia, espero que traga significativas mudanças

O fato de não terem mostrado nada pode significar duas coisas:
1 - Eles querem esquentar o terreno pra anunciar uma super novidade.
2 - Ou eles vão colocar (ou tirar) algo que deixará os fãs revoltados.
Eu cheguei a comentar nesse tópico umas coisas que eu gostaria de ver num novo RPG Maker, então vou colocar aqui as coisas que acho que estarão nesse novo RPG Maker (coisas que eu não necessariamente goste ou desgoste):
- Charsets estilo Chibi
- Sistema de plugins do Javascript (Não vejo motivo para eles trocarem)
- Criador de personagem mais elaborado
- O mesmo sistema de batalha do MV
- O mesmo estilo de mapeamento do MV
- Sistema de eventos levemente melhorado (Como há várias pessoas fazendo plugins/scripts na internet, duvido que eles foquem tanto em melhorar os eventos) (?)
- Melhoria na janela de diálogos
Resumindo, acho que esse novo RM vai ser um MV Deluxe, assim como o próprio MV é um VX Ace Deluxe (Nunca analisei bem o VX, então não posso dizer se o VX Ace é um VX Deluxe).

Última edição:
Mesmo eu não sendo maker, eu acredito que já está na hora de um gráfico mais tridimensional. Espero que anunciem isto. E, se estão me deixando sonhar, um sistema de batalhas em tempo real polido de fábrica.

Não creio que irão fazer um RPG Maker voltado ao 3D. Pessoal, entendam que a linha principal do RPG Maker é, há décadas, essencialmente uma ferramente de criação de JRPG 2D, e isso é o que vende a engine até então. Outros RPG Makers foram lançados com a proposta de criar ambientes tridimensionais e não deram o retorno esperado, tal que são pouco populares no cenário atual. Claro que isso não ofusca a possibilidade de mesclar elementos 3D em um jogo 2D, o que já possível fazer (com muita bruxaria) desde o XP.
Dito isso, irei apostar que eles irão se manter tradicionais e seguir a mesma fórmula neste novo ciclo. Sinceramente, eu não aguardaria muita ousadia de um produto que, há duas décadas (i.e, desde o RM2K), segue a mesma ideia de layout.
No entanto, apesar de minhas expectativas serem nitidamente baixas, eu realmente espero que o novo Maker me surpreenda! Atualmente uso o VXAce por diversão e ele deixa cada vez mais explicito o quão envelheceu mal. Seria incrível ter uma nova ferramenta dessa franquia que eu tanto admiro que atendesse aos meus anseios. haha'

Última edição:
Sempre preferi mais a forma XP de fazer jogos, e o novo provavelmente continuará seguindo os passos do VX então não usarei fora baixar e dar uma brincada para ver como funciona. Sobre as expectativas, falo o mesmo que eu disse quando o MV foi anunciado: espero que eles que não removam nenhuma as features e re adicionem features removidas em RMs anteriores (obviamente não vai acontecer).

Se eu gostar do que ver, talvez eu faça um fork do tilecon para converter do MV para esse novo RM.

Última edição:
Sem nenhuma chance de ser 3D. No máximo, no máximo mesmo, pode ter suporte a mapas isométricos.

O Maker evolui em gerações. A primeira foi do 95 ao 2k3, com o 2k3 sendo superior aos anteriores em tudo. Depois tivemos um salto gigante com a mudança para o XP e duas versões menores pra chegar ao Ace, que melhorou um bocado em relação ao XP mas também tirou muitas coisas boas que o XP tinha (e que infelizmente não vão voltar). Depois tivemos outro salto gigante com a mudança do Ace para o MV, que infelizmente não teve seu potencial aproveitado por scripters.

O MV deu um grande passo na direção de transformar o rpg maker em uma engine séria, mas não teve retorno nesse sentido. Acho que no próximo update a kadokawa vai focar ainda mais em usuários principiantes, por isso que criei a teoria de que haveria um sistema para substituir as fórmulas por algo mais simplificado.

Lembrando que antes de mais nada, o Rpg Maker é um brinquedo. O público alvo dele é de crianças e adolescentes, principalmente do japão.

SE tiver algo grande nessa atualização, vai ser algo como suporte a mapas isométricos, um editor de tiles, editor de window, de title screen, ou alguma coisa desse tipo.

MANOOOOOO COMO EU N FIQUEI SABENDO DISSO ANTES 0_0 me internem vou ter um ataque do coração não mereço ser chamado de maker mais UHEEUHEUHEEHUEHEUEHUHE :(

TO FELIZ PO, so queria que eles fizessem de padrão o battle system lateral, e mais decente como era no 2k3.
Porém com todas as melhorias que os próximos rpg makers fizeram.

Vamo ver no que da.

O MV está obsoleto há muito tempo. Espero que esse novo maker traga novidades realmente significativas. Particularmente espero:

- Um editor de script embutido.
- Opção de prgramar em Js, Pyton ou rubi.
- Interação com o mouse na aba de "comandos".
- Mais possibildades de manipulação de imagens;
- Maior número de " mostrar escolhas" .
- Melhor controle das layers de mapa.
- Função para exportação/importação de todos do jogo facilitando traduções;
- Aprimoramento da Edição de fórmulas;
- RTP mais robusto, para não termo que ficar comprando packs avulsos.
- Integração com redes sociais;
- Funções para multijogadores via web de forma nativa;
- Gerador de janelas e menus integrado;
- Aumento do numero máximo de mapas;
- Mais controle sobre a party;
- Mais opções para atribução de valores às variáveis por comando de eventos.
-Player de vídeo nativo;

O MV está obsoleto há muito tempo. Espero que esse novo maker traga novidades realmente significativas. Particularmente espero:

- Interação com o mouse na aba de "comandos".
- Mais possibildades de manipulação de imagens;
- Maior número de " mostrar escolhas" .
- Melhor controle das layers de mapa.
- Função para exportação/importação de todos do jogo facilitando traduções;
- Aprimoramento da Edição de fórmulas;
- RTP mais robusto, para não termo que ficar comprando packs avulsos.
- Integração com redes sociais;
- Funções para multijogadores via web de forma nativa;
- Gerador de janelas e menus integrado;
- Aumento do numero máximo de mapas;
- Mais controle sobre a party;
- Mais opções para atribução de valores às variáveis por comando de eventos.
-Player de vídeo nativo;
Caraca... Acabei de perceber como a KADOKAWA sofre da Sindrome de Bethesda.
Lendo isso aqui, eu reparei que existe pelo menos um plugin para cada uma dessas funcionalidades, então por que ela gastaria dinheiro e tempo com mão de obra se os próprios Makers fazem tudo isso de graça? É como a Bethesda faz com seus jogos SinglePlayer: "para quê completar meus jogos se os modders podem fazer isso por mim?".

Que coisa, não?

O primeiro item, sinceramente, acho besteira uahsuhas
Não sei se você chegou a mexer com algum editor externo e depois com o editor de scripts que o VX Ace tem, por exemplo, mas é perceptível que qualquer editor é melhor que o embutido do RPG Maker. Até porque, de fato, não é esse o foco da engine, pro editor deles basta ter syntax highlighting e beleza (coisa que até o nano tem).
Nisso acho que o MV é até melhor que as engines anteriores, porque ele permite que você use o editor que quiser sem ter que fazer nenhuma gambiarra adicional. De quebra tem o Plugin Manager que além de permitir ativar/desativar as coisas provê uma interface mais legal de configuração (configurar scripts RGSS1-3 é bem mais chato pra quem usa o plugin, apesar de ser um pouco mais fácil pra quem faz).

Quanto a programar em três linguagens, acho que pode esquecer, pelo menos não direto fora da caixa. Se a engine suportar webassembly, por exemplo, em tese dá pra usar qualquer uma dessas linguagens aqui, o que não significa que seja fácil nem prático, e duvido muito (MUITO) que vão colocar isso por padrão na engine ou sequer tentar facilitar isso de alguma forma (vide gambiarras no MV que não deixam nem usar ES6 direito).

Todo o resto você faz com plugins mesmo, então sinceramente não vejo porque colocarem na engine por padrão. Esse inclusive é um ponto que tem sido levantado na gringa: o que eles precisam colocar na engine é o básico, de resto, só precisam dar ferramenta pros desenvolvedores de plugins fazerem o trabalho deles.

Acho que o mundo ideal pra mim seria além de ter um framework decente pra desenvolver plugins eles darem uma forma de extender a própria engine (imagina adicionar abas novas customizadas no banco de dados sem ter que fazer magia negra com Hooks do Windows?), mas acho bem difícil que aconteça.

Caraca... Acabei de perceber como a KADOKAWA sofre da Sindrome de Bethesda.
Lendo isso aqui, eu reparei que existe pelo menos um plugin para cada uma dessas funcionalidades, então por que ela gastaria dinheiro e tempo com mão de obra se os próprios Makers fazem tudo isso de graça? É como a Bethesda faz com seus jogos SinglePlayer: "para quê completar meus jogos se os modders podem fazer isso por mim?".

Que coisa, não?

Não acho nem que seja tanto eles soltando um produto mal acabado e deixando a comunidade arrumar (apesar de terem claramente feito isso com o MV no começo uahsusah), mas também que a engine em si, a princípio, é bem simples mesmo. A ideia é ter uma base pra qualquer um poder fazer um JRPG simples seguindo o template deles, não tem porque incluir integração com rede social, multiplayer e ABS por padrão.

Lembrando que antes de mais nada, o Rpg Maker é um brinquedo. O público alvo dele é de crianças e adolescentes, principalmente do japão.

Só citando mesmo porque essa frase vale ouro hahahaha

Voltar
Topo Inferior