🤔 Para Refletir :
"Um(a) Desenvolvedor(a) é do Mal... Quando desenvolve Demo e mais Demo... E no fim outra Demo."
- BENTO

Novo RPG Maker MZ! [Novidades e discussões]

• Autor(a) do tópico Autor(a) do tópico Eliyud
  • Data de início Data de início
  • Categorias Categorias Nenhum
Nossa, @Hudell , nem brinca com o meu coração!!! Um sistema de partícula seria tão gostoso de se ver!! Mas, no geral, se todas as imagens dos leak forem verdade, já ficaria satisfeito!

Não sou expert na língua (principalmente nos kanjis da vida), mas pelo pouco que conheço, e no que dá pra ver no vídeo, uma boa notícia:

Aos 0:32, segundo campo, um efeitão de partículas pra galera. Nome do arquivo, opções de dimensão e posicionamento e tals. Podem comemorar.

De resto fica até difícil pra mim saber o que mudou. Pra um ancião que nem eu que usa o RPG Maker 2003, XP pra frente é tudo novidade 😆 Tem ali a opção de dropar mais de um item por monstro e eu nem sei o quão "novo" isso é.

RM2k3 MASTER RACE.

Última edição:
Rapaz, agora precisamos de gente que manje dos japonês para poder garimpar mais informação desse vídeo. Vou ficar de olho na gringa e ver o que eu descubro.

Eu posso ajudar, se me mandarem screens com o que querem que seja traduzido e comas palavras legíveis (sem borrões), já que os kanjis tem similaridades e caso haja borrões ou manchas em cima da letra dificulta na tradução da mesma.

Janela de Animações em inglês.

Anexos

• animations.png
    animations.png
    418,8 KB · Visualizações: 81
  • message.png
    message.png
    32,6 KB · Visualizações: 408
É a chance dos artistas brilharem vendendo packs de partículas! AEEEEEEHOOOOO

@Alkemarra vi sim!! E tem muito mais!!

NOVIDADES

Algumas features do RPG Maker MZ foram confirmadas hoje e eu as listarei logo abaixo.

MUSICA

Uma demonstração de algumas musicas do novo RTP:

TIME PROGRESS BATTLE SYSTEM

Em adição aos nativos sistemas de batalha do RPG Maker MV, o MZ agora tornará possível a troca entre os seguintes tipos: turn-based, time progress (ativo) e time progress (wait). Isso significa que você não vai mais precisar de plugins para mudar o sistema de tempo e turno do seu sistema de batalha lateral.

SISTEMA DE PARTÍCULAS

Como todos já suspeitavam, foi confirmado um sistema de partículas integrado e compatível com a extensão *.efkefc, que é produzida com o programa Effekseer.

Animations-1024x573.png

Effekseer.gif

É possível ajustar até mesmo o eixo Z da partícula.

AnimDatabase-1.gif

Por enquanto é só!
Quinta-feira que vem, tem mais novidades!

Última edição:
Uma pergunta: O RPG Maker MV ta com 85% de desconto na steam agora, vale a pena comprar ele ? (Queria comprar ele faz um tempinho já)
Eu estava pensando que como vai sair uma "versão melhorada do MV" daqui a um tempinho poderia ser melhor esperar pelo MZ, mas tenho uma superstição que a engine vai vir toda bugada, igual quando lançou o MV.

@Dr@gon!

Olha, comprar uma versão "MELHORADA" (com aspas e maiúscula pra reforçar) do MV por quase o óctuplo do preço não é viável HAHAHAHAHA Logo, é altamente recomendável que você compre o MV agora sim.

Uma pergunta: O RPG Maker MV ta com 85% de desconto na steam agora, vale a pena comprar ele ? (Queria comprar ele faz um tempinho já)
Eu estava pensando que como vai sair uma "versão melhorada do MV" daqui a um tempinho poderia ser melhor esperar pelo MZ, mas tenho uma superstição que a engine vai vir toda bugada, igual quando lançou o MV.

Honestamente, eu vejo o MV virando pro MZ o que o VX foi pro VX Ace. Ou seja, basicamente, a engine é inferior em todos os aspectos, e portanto a maioria das pessoas vai migrar pra nova assim que possível.

Não vejo o MZ saindo todo bugado; acho que o MV teve esse problema por ser basicamente uma prova de conceito de engine usando outras tecnologias (Qt e NW.js), e por isso os devs (aka Ojima) não sabiam direito usá-las. Acho inclusive que o MZ vai sair já melhor que o MV no quesito performance/estabilidade.

Se você não se importar em gastar o dinheiro pra comprar o MV, não vejo problema, mas eu não começaria um projeto nele porque é provável que perca suporte num futuro próximo (tenta achar alguém pra fazer um script no VX pra você haha).

Eu estava com a ideia de adquirir o MZ na promoção de natal final do ano, ou do ano que vem, e o MV agora. Não é uma questão de não querer gastar dinheiro a mais na engine nova assim que lançar, é de não poder mesmo kkk :(. Sou eu seja a pessoa do "assim que possível".

Alias, por quanto vocês acham que ira sair o MZ? Uns 160 reais?

Eu fiquei muito tempo preso no 98/2k/2k3, cheguei a testar o XP na época que lançou mas não curti muito aqueles char cabeçudos, resultado, nunca nem sequer testei os outros posteriores, talvez porque um projeto demore muito tempo pra ser terminado ou talvez porque eu seja preguiçoso mesmo.
Pela primeira vez me interessei por uma engine nova dessas de RPG Maker, seria legal se tivessem lançado no começo do ano, aproveitar esse tempo de pandemia a toa. =p

Eu não entendo muito de programação mas me parece que o MV é bem sólido na forma como usa o JS. Será por isso as poucas mudanças do MZ em relação ao MV?

No conjunto da obra, eu acho que existem poucos motivos para migrar do MV para o MZ.

Fiquei bem decepcionado, esperava pelo menos que usassem class syntax do ES6, mas só trocaram var por const e let.
Também parece ter bem poucas mudanças no código, até menos do que entre diferentes versões do MV.

Same. Vi um prototype ali, já deu uma desanimada.

Eu não entendo muito de programação mas me parece que o MV é bem sólido na forma como usa o JS. Será por isso as poucas mudanças do MZ em relação ao MV?

Sólido talvez, mas numa direção bem ruim. Foi divulgado que o MZ usaria ES6, mas eles não estão seguindo os padrões da linguagem e continuam usando várias coisas obsoletas.

Como anunciaram que a base estava sendo totalmente reescrita, era de se esperar que pelo menos seguissem os novos padrões e reescrevessem o que estava ruim (a princípio por limitação da linguagem) de um jeito melhor. Parte da decepção também é que o código em si não mudou muito, tem bastante coisa praticamente idêntica ao MV e que poderia ter sido melhorada em uma reconstrução completa da engine.

Voltar
Topo Inferior