Bom, já comentei na gringa, agora vamos comentar aqui também. Com todos que tenho conversado esperam melhorias maiores, não por que o MV é ruim, mas sim por causa de algumas limitações que não fazem sentido.
Eu não esperaria nenhuma revolução grandiosa, mas sim refinamentos. Com essas novidades estou vendo que mais uma vez estaremos na situação de que chega um maker novo e não fica claro se a pessoa que já tem um projeto deve upgradear ou não.
No caso da mudança de uma geração pra outra (2003->XP ou VX Ace->MV) é algo muito mais fácil de justificar. Já aqui acredito que é mais para entusiastas e novos compradores, ou quem estiver com o VX Ace para trás que vai aproveitar melhor.
Até gora passaram-se 5 anos para termos apenas upgrades de meio de geração, coisa que demoraria 2 a 3 anos no ciclo normal.
Estou achando que é aquela situação... muito pouco, muito tarde? Não vejo eles tendo nenhuma
killer feature, mesmo se umas mais radicais que estamos especulando apareçam. Mas de toda forma será provavelmente o RPG Maker mais refinado e polido de todos os tempos, isso já é algo muito legal.
Sempre é excitante esperar um novo lançamento, e com a possibilidade de mexer em tudo na engine e exportar para qualquer plataforma, temos um pacote que vai valer muito à pena e que com certeza eu irei adquirir.
Também fico meio decepcionado com a questão gráfica. Se utilizasse um estilo mais próprio, ao menos justificaria a escolha de um programa ou outro pelos usuários mais novos. Bem, sempre dá pra mudar isso com um pouco de trabalho...
"Memo" é o campo novo na página dos eventos. Provavelmente no sentido de memorando, um pequeno comentário de utilidade somente para o próprio programador.
Olhaí mais um veterano das anteras que nem eu, hehe, salve grande, Paradiddle!
Eu acredito que eles deveriam ao invés de vender DLCs parciais eles fizessem grandes pacotes contendo RTPs completos e disponibilizassem alguns básicos de graça e os mais completos para quem tivesse disposto a baixar.
Infelizmente pela visão do próprio público alvo do Japão (que não conhece ou aprecia os estilos de RPG ocidental), isso nunca vai acontecer, o máximo que a gente vai chegar vai ser no estilo do XP, que é chibi, mas sem ser muito cabeçudo.