"Esto no me gusta"
Peço perdão se a forma como me posicionei parece desmerecer sua opinião ou coisa do tipo, mas vale lembrar que aqui é um fórum, não seu blog pessoal. Você é bem-vindo a dar sua opinião e expressar o que você gostaria na engine; da mesma forma, eu posso muito bem discordar e discutir em cima disso, que no fim das contas sou só eu dando minha opinião também.
Então, o problema de adicionar coisas demais por padrão na engine é justamente que ela vai ficando mais complexa (estou assumindo que por "default na ferramenta" você quer dizer não só ter o código pra fazer funcionar como também incluir partes no editor que permitam configurar de forma nativa). Quanto mais complexidade, mais trabalho de manutenção pros desenvolvedores, mais coisas pros usuários aprenderem e mais complexidade pros desenvolvedores de plugins lidarem por causa do código adicional. Principalmente pra coisas muito complexas como multiplayer, sistemas de batalha ativa (vi muita gente pedindo ABS por padrão na engine ,_,) e etc.
Além disso, a tendência é que essas coisas sofram o "efeito RTP": se todo jogo tem essas features, a galera vai buscar outras coisas pra se diferenciar, e se continuar o ciclo de ir juntando essas coisas como padrão na engine você acaba lotando ela de coisas que nem eram essenciais e boa parte das pessoas vai acabar nem usando. O RPG Maker só é tão acessível como é porque ele tem só o básico mesmo pra você criar um jogo de RPG.
Por isso meu ponto de que eles só precisam dar condições pros desenvolvedores de plugin fazerem o trabalho deles: ao invés de adicionar um monte de coisa por padrão, é só adicionar "pontos de encaixe" que permitam personalizar as coisas se preciso, por exemplo, trocando aquele campo de notas por um campo de "meta tags", que acaba sendo a finalidade dele.
Nem tudo que você falou se encaixa nessa categoria mesmo, e inclusive a parte das layers já foi confirmada. Aumentar o editor de eventos seria ótimo mesmo, mas pelas screenshots que postaram parece que ele se mantém mais ou menos do mesmo tamanho das versões anteriores (provavelmente é preguiça deles fazerem uma interface que se ajuste a tamanhos diferentes, pra ser sincero uashuhas).
Sendo ou não meu blog pessoal, minha opinião não carece de aprovação ou desaprovação sua ou de quem quer que seja. E no mais Você tem todo o direito de estar errado.
Os apontamentos que fiz parte de uma visão subjetiva e ideal. Não disse que é possível ou viável. Aliás nem faria isso sem remuneração já que esse tipo de consultoria é um serviço caro.