🤔 Para Refletir : "Fazer um jogo é um ótimo aprendizado para se notar que normalmente o que é bom não é por acaso e sim fruto de muito planejamento e trabalho." - Rafael_Sol_MAKER

Projeto da Revista - O retorno

🤔Qual nome você acha que a revista deveria ter? Escolha 2: (A estilização pode ser vista depois)

  • Make the Minigame

  • Make the Game Extra

  • Make the Side-Quest

  • Make the Game: Second Quest

  • Make the Game: DLC

  • Make the Game: New Game+

  • Make the Game: Expansão

  • Make the Game: Player 2

  • Outro (especifique)


Results are only viewable after voting.
Membro Membro
Postagens
1.953
Bravecoins
372
Um grande salve para todos os Corações Valentes,

Hoje venho apenas como um membro comum conversar abertamente com todo mundo.

É de se notar que o ritmo de lançamento da revista não está mais como antes, sendo bem educado, como forma de dizer que faz um tempo que estamos sem uma nova edição. Muito longe de criticar alguém da produção, eu mesmo já fui e já passei por todas as dificuldades e hiatos de muitos meses entre uma edição e outra. Eu sei bem como é o processo, é algo bem árduo.

Contudo vejo que a gente tem que usar das nossas dificuldades como oportunidade de aprendizado e nesse caso em especial, de renovação.

Como meu interesse máximo é permitir que a revista continue que venho aqui convidar a comunidade para que a gente possa conversar francamente sobre ela.

Quero que o pessoal diga o que funciona e o que não funciona, o que sugerem para uma nova edição e claro, quem está afim de participar desse projeto.

Eu não tenho poderes administrativos ou moderativos pra distribuir cargos ou atribuições, mas sempre acreditei que o lema da revista é "quem faz o jogo é você" se referindo aos leitores e por isso mesmo acredito que posso também vir aqui sondar quem estaria interessado em participar e ser recrutado pra ajudar na construção da revista, e com isso permitir que a gente aqui consiga mais Colaboradores e material, além de ideias.

O motivo de existir desse tópico é, assim sendo, medir o interesse da comunidade, sendo um termômetro da vontade do pessoal por aqui e isso ajudar ao pessoal da direção a ter uma... direção de por onde seguir. Importante notar que também não estou só interessado como já estou trabalhando em material pra trazer para as próximas edições (e tenho material já pronto a saber)!

Como até onde sei o projeto está em aberto e sem obrigações de seguir nada do que já foi feito antes, vou abrir o tópico para ouvir sugestões de basicamente qualquer área, nada está escrito em pedra (talvez só o nome e enfoque da revista, claro) e reformular a revista toda não me parece estar fora de cogitação.

Tenho algumas ideias que quero poder trazer em breve, mas também quero poder ouvir de vocês. Podem botar a boca no trombone.

Um forte abraço,
 
E aí Rafa!

Já faz um tempo que eu não participo da equipe, então não sei como estão os bastidores da Make the Game, mas como tenho muito carinho com o projeto, vou deixar meus dois centavos aqui (se alguma ideia for boa, ótimo, se não for, podem ignorar UEHASUEHASUE).

Eu acho que se fosse encontrado um 'meio termo' entre o sistema de fórum do Condado, a MTG e um formato parecido que ainda tá bem ativo hoje (que é o de artigos no estilo blog), poderiam existir soluções interessantes para o futuro da revista (com o cunho de renovação, como vc disse).

O que mais me liga à revista, é que é extremamente visualmente satisfatório e nostálgico ler o conteúdo dela.

Por outro lado, essa experiência é minimizada no contexto virtual - e quem tem a edição 25 em mãos sabe do que eu tô falando, é outra sensação ler a revista 'fisicamente'. Então se houvesse algumas mudanças com relação ao formato como essa revista chega ao público (que atualmente é em um .pdf com o conteúdo 'cheio'), talvez não houvesse uma mudança muito brusca na forma como nos sentimos ao consumir o conteúdo da revista. [ou talvez haja XD]

Vou deixar uma ideia aqui.

Será que existe uma forma da revista ter um espaço no fórum [literalmente uma subárea] que permitisse uma formatação dos tópicos mais ousada pra não perder muito o design da revista como ele é, mas que também permitisse a criação de conteúdo por membros [literalmente 'abrir um tópico'] mas que depois passasse por uma aprovação/crivo da equipe? Algo que recompensasse conteúdos muito bem elaborados, seja através da aprovação, através de um selo, através de bravecoins, ou algo do gênero?

Digo isso, porque nesse cenário puramente imaginativo:
1. Isso poderia gerar o efeito satisfatório visual que a MTG tem;
2. Centralizaria o conteúdo no fórum. Mas [acho que] seria mais apelativo para as Search Engines e também para os leitores por conta do conteúdo estar 'segregado' [mais fácil de digerir];
3. Seria uma forma diferente de 'sentir' a revista e facilitar a participação de todos da comunidade.

Sei lá. É a primeira coisa que veio na cabeça, kkkkk.










[p.s.: espero que sua matéria boladona em duo com alguém da equipe esteja indo bem @patriciomi, a tradição está em suas mãos]
light-yagami-evil-look-54cd032dzpp6uo0i.gif
 
Vejo que moveram meu tópico pra seção adequada. Bom, as regras no lugar anterior não diziam nada contra, mas confesso que aqui me parece um lugar bom também. Agradeço!

@Jazz

Agradeço seus comentários!

Vejo que tem um apego assim como eu pelo projeto. Claro que ter aquela edição física em mãos é uma felicidade indescritível e algo que guardo com imenso carinho. É como se fosse a culminação de tudo o que foi idealizado e ápice de todas as revistas virtuais que vieram antes, uma revista que funcionasse no papel como uma revista de verdade.

Não vou mentir que sua ideia de "revista virtual" feita pela comunidade é muito interessante e tem muito a agregar. É uma ideia que vale a gente passar pra frente e reforçar. Recompensar a galera por fazer material e organizar ele propriamente aqui no fórum definitivamente é uma ideia genial a se trabalhar! E ela não detrai de nada da nossa ideia aqui, só agrega.

Contudo um dos objetivos da revista em PDF, apesar de ser horrível de ler em telas pequenas e de indexar aquele conteúdo e todos os outros defeitos e trabalhos que temos, é que aquele formato dá uma "perenialidade" à revista que não podemos encontrar em outro meio. Comunidades vem e vão, grupos se unem e se separam, sites são registrados e desaparecem, mas as revistas em PDF ainda estão todas aí, registrando aquela história, como um snapshot da época que foram feitas.

Eu acredito que tem um valor também nelas serem assim e por isso todo o trabalho pra trazer conteúdos mais "definitivos" e "elaborados" ao invés de conteúdos mais atualizados ou fáceis de digerir.

Dito isto, eu também entendo que a revista tem um apelo nostálgico, assim como um vinil, que definitivamente não é algo mais tão em dia com a forma como as coisas se processam hoje em tempos de serviços por streaming. Se hoje fosse feito um projeto de algo do tipo, dificilmente seria a mesma coisa e mesmo eu preciso entender que o apelo nostálgico também limita o público.

É um trabalho e tanto tentar conciliar esse conceito de revista com as necessidades das comunidades e makers de hoje em dia, ainda mais no mundo atual onde quase ninguém mais lê revistas físicas também né, pode fica difícil o pessoal menos acostumado com revistas sacar o por que de adotarmos certas escolhas.
 
Prezados, boa tarde.


Primeiramente gostaria de dizer que acho a ideia deste tópico bastante interessante. Sempre fui adepto ao diálogo e estou de orelhas erguidas para ouvir comentários, críticas, sugestões, ideias e feedback no geral.

Não é nenhuma novidade que nestes últimos períodos a administração do Condado e da revista passaram por diversos sustos, mas o projeto da Make the Game ainda não morreu, estamos trabalhando com o que temos, porém devo confessar que estamos com um corpo de editores bastante reduzidos. Mas deixando isso de lado...
Eu acho que se fosse encontrado um 'meio termo' entre o sistema de fórum do Condado, a MTG e um formato parecido que ainda tá bem ativo hoje (que é o de artigos no estilo blog), poderiam existir soluções interessantes para o futuro da revista (com o cunho de renovação, como vc disse). [...]

Será que existe uma forma da revista ter um espaço no fórum [literalmente uma subárea] que permitisse uma formatação dos tópicos mais ousada pra não perder muito o design da revista como ele é, mas que também permitisse a criação de conteúdo por membros [literalmente 'abrir um tópico'] mas que depois passasse por uma aprovação/crivo da equipe? Algo que recompensasse conteúdos muito bem elaborados, seja através da aprovação, através de um selo, através de bravecoins, ou algo do gênero?

A boa notícia é que isso já foi discutido e inclusive foi implementado em nosso portal, graças ao @Dr.XGB , como vocês podem ver na notícia do Evento da Páscoa. O nosso portal de notícia já ganhou essa feature faz algum tempo, fazendo com que os tópicos de notícias fiquem com mais cara de "blogs" do que de fórum em si. Tá certo que isso não é exatamente uma feature da revista, mas sim do Condado, porém acredito que não precisamos dessa distinção já que é da mesma família.

Quanto a ideia de não ser um simples PDF, estou aberto ao debate, inclusive gostaria de destacar que adotamos o FlipHTML exatamente pensando em "modernizar" e não apenas entregar um "simples PDF" da revista. É claro que a revista física ainda é indiscutivelmente uma obra de arte, contudo até que tenhamos um corpo fixo e dedicado trabalhando nela a ideia de "vender versões físicas da Make" está bastante longe. Não descarto, contudo, que haja algum evento em que isso possa ser feito como o foi no lançamento da edição 25.

A ideia de abrir a revista para contribuições de membros posso assegurar que sempre existiu e continua existindo. Como bem destacado, não é à toa que o lema da revista é: "quem faz o jogo é você". Sempre tratei todos que me buscaram com ideias e contribuições com a maior cortesia e atenção, inclusive deixo o convite aqui aberto: quem quiser sugerir algo ou escrever algo para a revista, basta me procurar por MP.

Continuem com o debate, acho que isso irá agregar bastante para a comunidade no geral. Tenham certeza que estarei observando esse tópico com o maior carinho.


Fico à disposição.
Abraços.​
 
Agradeço o voto de confiança do nosso querido @Dobberman em prol dessa causa. Ele melhor que ninguém deve estar entendendo meu estado de apreensão, mas que também está pensando na melhor forma possível de realizar o projeto. ❤️

Alerta de flashback: Sim, vou bancar o tio aqui, não pra dizer que o passado era melhor (por que isso é mentira), mas sim por que sempre temos que lembrar da nossa história para não cometermos os mesmos erros do passado e, claro, aprender com os acertos.

Há muitos mil anos atrás quando esse projeto ainda estava sendo encabeçado as gentes aqui nessa mesmo Condado se perguntavam o que poderia fazer parte da composição da revista. Depois de muito trabalho fechou-se o escopo. Esse conteúdo cresceu aos poucos pois sempre dava pra colocar uma coisinha mais, contudo teve que ser enxugado na ed. 17, mas depois voltou a crescer novamente até a reformulação e mudança de nome, com novas seções e tudo mais.

Acredito que agora mais do que tudo a revista precise de dar mais uma enxugada. Essa é uma das ideias que falei.

Deixar no seu formato mínimo, o "core gameplay" da revista, tudo que a torne como a Make distinta que a gente conhece, sem perder a essência, na verdade na tentativa de capturar essa essência mesmo. É uma ideia arriscada largar de mão tantas seções que podem ser favoritas de muita gente, mas que pode permitir o processo da revista ser mais simplificado e a revista chegar com mais assertividade no ponto que precisa.

Eu acredito que há seções e ideias o suficiente para criar umas 3 revistas diferentes, sem brincadeira, mas focar no essencial nos trará muito mais velocidade. O foco é trazer material indispensável para nós criadores de jogos indie, que carecem de publicações dedicadas (coisas que a grande indústria já teve quase que em demasia).

Então a ideia é isso, separar o que é material essencial para a gente, algo que atinja a todos nós como makers de jogos. Seções mais voltadas à comunidade podem ser melhor cobertas agora pelo sistema implementado aqui no site, ao menos por hora. Seções específicas a áreas específicas (como a minha amada programação) tem que ser vistas caso a caso. Agora seções como Game Design considero importantes demais para passarem batidas.

O que acham dessa ideia?
 
Como o tópico não está tendo muita movimentação, andei fazendo algumas coisas por conta própria.
Estou fazendo algo para esse assunto. Eu já tenho o texto pronto, mas falta organizar as artes e prints adequados para o formato (tamanho) das páginas, para então, enviar aos responsáveis organizarem.

E foi este tópico me motivou a colaborar. Então teve efeito.
 
Estou fazendo algo para esse assunto. Eu já tenho o texto pronto, mas falta organizar as artes e prints adequados para o formato (tamanho) das páginas, para então, enviar aos responsáveis organizarem.

E foi este tópico me motivou a colaborar. Então teve efeito.
Já fico feliz de ver que o tópico surtiu um efeito positivo. Esses tempos estou conversando com algumas pessoas a respeito da revista, deve dar pra arrumar uma galerinha a fim de trabalhar na ideia e teremos resultados em muito breve.

Mas é basicamente isso. Quem quiser ter sua colaboração 100% ouvida e atendida na revista, agora é uma oportunidade e tanto. Esses tempos de reformas são bons para testar novas ideias.
 
Bem não sei se posso contribuir com muita coisa já que estou de partida da equipe (apesar de ainda ter 1 matéria especial em mãos como despedida) mas se me permite a sugestão, por experiência própria oque me manteve na equipe por tantos anos foi trazer informações relevantes em relação ao mundo maker que eu mesmo sempre tive curiosidade de pesquisar a fundo, e talvez o que falte nas seções seja exatamente isso. Buscar informações e noticias do mundo gamer que seja relevante, duvidas pessoas tem sobre como fazer um jogo de terror, matérias com jogos que são referencia no gênero, historia e carreira inspiradoras de pequenos desenvolvedores que hoje são grandes produtores. Jogos, artistas, autores, sites que influenciaram o cenario de jogos ou comunidade de alguma forma enfim... Eu poderia dar bastante exemplos aqui mas acho que essas informações já servem.​
 
Um grande salve para todos os Corações Valentes,

Hoje venho apenas como um membro comum conversar abertamente com todo mundo.

É de se notar que o ritmo de lançamento da revista não está mais como antes, sendo bem educado, como forma de dizer que faz um tempo que estamos sem uma nova edição. Muito longe de criticar alguém da produção, eu mesmo já fui e já passei por todas as dificuldades e hiatos de muitos meses entre uma edição e outra. Eu sei bem como é o processo, é algo bem árduo.

Contudo vejo que a gente tem que usar das nossas dificuldades como oportunidade de aprendizado e nesse caso em especial, de renovação.

Como meu interesse máximo é permitir que a revista continue que venho aqui convidar a comunidade para que a gente possa conversar francamente sobre ela.

Quero que o pessoal diga o que funciona e o que não funciona, o que sugerem para uma nova edição e claro, quem está afim de participar desse projeto.

Eu não tenho poderes administrativos ou moderativos pra distribuir cargos ou atribuições, mas sempre acreditei que o lema da revista é "quem faz o jogo é você" se referindo aos leitores e por isso mesmo acredito que posso também vir aqui sondar quem estaria interessado em participar e ser recrutado pra ajudar na construção da revista, e com isso permitir que a gente aqui consiga mais Colaboradores e material, além de ideias.

O motivo de existir desse tópico é, assim sendo, medir o interesse da comunidade, sendo um termômetro da vontade do pessoal por aqui e isso ajudar ao pessoal da direção a ter uma... direção de por onde seguir. Importante notar que também não estou só interessado como já estou trabalhando em material pra trazer para as próximas edições (e tenho material já pronto a saber)!

Como até onde sei o projeto está em aberto e sem obrigações de seguir nada do que já foi feito antes, vou abrir o tópico para ouvir sugestões de basicamente qualquer área, nada está escrito em pedra (talvez só o nome e enfoque da revista, claro) e reformular a revista toda não me parece estar fora de cogitação.

Tenho algumas ideias que quero poder trazer em breve, mas também quero poder ouvir de vocês. Podem botar a boca no trombone.

Um forte abraço,
Estou só uns 2 meses atrasados, mas enfim xD
Desde que entrei na condado eu li a revista várias vezes e apesar de não ser muito experiente com o maker e no meio do gamedev em si, eu teria interesse em ajudar no projeto da revista
 
Toda ajuda é válida.

Pelo que conversei mais o nosso Top Dog @Dobberman , a revista está aberta a material e não precisa necessariamente estar presa aos padrões seguidos até agora. Podem mandar o material a ele que ele vai refinar as escolhas com base no que a gente conseguir juntar. Então é um processo bem comunitário, ninguém precisa ser Redator pra mandar material.

Mas pra não dizer que estamos apenas aguardando algo acontecer, penso em trabalhar mais as coisas em outras direções. Da minha parte, vou trabalhar as ideias de maneira mais conceitual, além das matérias. Acredito que seja melhor eu mostrar do que tentar explicar essa parte, que é coisa mais vaga.

Está demorando um pouco pra eu conseguir alguns resultados que eu queria, mas as ideias as vezes demoram um pouco a amadurecer na cabeça da pessoa.

E... Vamos que vamos!

Quanto a tu @Cross Maker já tinha feito o convite para continuar, sei que há mais material que você pode cavoucar e acho seu material e papel importante por demais. Contudo se prefere ter uma contribuição mais fechadinha e pré-determinada, pra mim não tem problema, quero dar a você o espaço de realizar sua visão e trazer todas as suas matérias da melhor forma possível. Pra mim isso é um juramento.

Forte abraço a todos do Tio Unicórnio,
 
Eu tava conversando com o @Gui (Lummie) essa semana e ele me deu a ideia de escrever uma matéria também. Enviei pro @Dr.XGB no Discord :okay:

Acho que, para conseguirmos mais gente, precisamos divulgar mais a MTG.
Sempre vejo uma galera online no server do Discord da CRM, no servidor do @Solon Barcelos, no fórum da Aldeia RPG e até em grupos do Facebook. Tem fãs de RPG Maker e jogos indies por todo o lado, tanto novos quanto antigos e precisamos aproveitar agora que ficou mais fácil de se comunicar.
Se espalharmos mais a notícia e reforçar que eles podem criar suas próprias matérias também, certeza que alguém vai se interessar.

Estampem o assunto nas páginas mais acessadas dos fóruns, marquem @everyone nos servidores do Discord e fixem o post (pra não cair no limbo), gravem vídeos pro YouTube ou simplesmente cheguem em amigos de vocês e manda um "Ô, cê sabia que ainda tem revista de jogos? E a gente pode escrever matéria pra ela? Letra K, letra K, letra J".

Tem gente interessada, eles só precisam conhecer a revista antes :bwahaha:
 
Além de escrever matéria, acredito que faça sentido um mínimo de coordenação dos esforços colocados à disposição para a revista. Digo isso porque, por exemplo, outros eventuais colaboradores não fazem a menor ideia do tema abordado por vocês, que já escreveram algo; isso dá margem pra possibilidade de que escrevam coisas parecidas. Pode ser que não dê problema, mas pode ser que isso torne a edição uma colcha de retalhos desequilibrada.

Mas enfim, esse é só um palpite desinformado de alguém que caiu aqui de paraquedas e não sabe como funciona o backstage do desenvolvimento desse projeto que já existe nessa comunidade há tantos anos. Às vezes esse tipo de coisa já é previsto na forma como a revista é produzida e eu estou sendo alarmista à toa.
 
Estou divulgando em todo lugar que eu posso isso da revista. Eu realmente quero que a edição 31 saia
Captura de tela 2023-07-22 104412.png
Esta quase hein, não pode ficar para trás. xP

Além de escrever matéria, acredito que faça sentido um mínimo de coordenação dos esforços colocados à disposição para a revista. Digo isso porque, por exemplo, outros eventuais colaboradores não fazem a menor ideia do tema abordado por vocês, que já escreveram algo; isso dá margem pra possibilidade de que escrevam coisas parecidas. Pode ser que não dê problema, mas pode ser que isso torne a edição uma colcha de retalhos desequilibrada.

Entendo o seu ponto. Imagino deve ser levado em consideração já que podem surgir variados temas que não conectam também entre si.
Eu penso que novidades e variedades de tema não falta, até porque temos a IA aplicada em várias áreas agora por exemplo.

Desse mesmo tema IA, pode surgir a discussão/artigo/matéria de assets, áudios, criação de mundo e personagens gerados por IA.
 
Visualizar anexo 6154
Esta quase hein, não pode ficar para trás. xP



Entendo o seu ponto. Imagino deve ser levado em consideração já que podem surgir variados temas que não conectam também entre si.
Eu penso que novidades e variedades de tema não falta, até porque temos a IA aplicada em várias áreas agora por exemplo.

Desse mesmo tema IA, pode surgir a discussão/artigo/matéria de assets, áudios, criação de mundo e personagens gerados por IA.
Pessoalmente eu diria que enquanto o assunto abordado seja desenvolvimento de games, os temas já são conectados o suficiente. Agora imagine três ou quatro colaboradores escrevendo independentemente sobre essa mesma IA (o que não seria surpreendente, já que o assunto anda na moda no momento) e submetendo seus textos ao mesmo tempo e para a mesma edição. É exatamente a isso que me referia.
 
Pessoalmente eu diria que enquanto o assunto abordado seja desenvolvimento de games, os temas já são conectados o suficiente. Agora imagine três ou quatro colaboradores escrevendo independentemente sobre essa mesma IA (o que não seria surpreendente, já que o assunto anda na moda no momento) e submetendo seus textos ao mesmo tempo e para a mesma edição. É exatamente a isso que me referia.

Sim sim, deve ter uma organização sobre o que vai estar na edição ou não, pois imagino que estando em contato com os reesposáveis pela revista para escrever um artigo ou entrevista para ela, o mesmo vai te informar sobre o assunto se foi abordado ou não.

Sobre a IA no caso, da para ter muito assunto no atual cenário e um futuro de possibilidades. Mas debater os resultados gerados por elas em forma de artigo, dependeria de quem entende de plugin/script, arte, sonoplastia, escrita.... analisar e apontar as falhas, "o que é aproveitável para usar de ideia e se é ético já que ela copia ou inspira, como nós que aprendemos durantes anos?"
 
Última edição:
Voltar
Topo