🤔 Para Refletir :
"A vida é a caçada e o agora é o nosso campo de caça, os nossos sonhos são o alvo e as nossas lembranças são os troféus... Pois o nosso destino é sermos caçadores."
- Frank

Qual música você está ouvindo agora?

Estava assistindo um anime de 2005 e uma das endings (ou openings, não lembro agora) é essa pérola do hip-hop japonês. O clipe é um negócio que só a década de 2000 seria capaz de proporcionar, mas a música é muito boa.​


Também estou ouvindo esta, que é uma das endings do mesmo anime, jazz de altíssima qualidade:

 
Até hoje eu procuro de vez em quando alguma playlist de músicas de jogos pra me distrair. E é sempre interessante encontrar uma trilha antiga que deixei passar ou não chamou minha atenção na época.


E já que estamos aqui com o tema fase de gelo:


E pra fechar com um tema bem mais melancólico, que acerta em cheio na minha veia nostálgica:


Ouch 💓
 
Sou o tipo de pessoa que escuta praticamente de tudo, mas sempre tive um foco em músicas japonesas (provavelmente por compreender melhor e me identificar mais). Então aqui vão algumas das que tenho escutado ultimamente.

1. Racing Into The Night - YOASOBI [TW]
* É uma música que apesar de upbeat e "dançante", possui uma letra pesada (estilo comum por aqui no Japão) então se você for sensível não pesquise a tradução.


2. 海と真珠 - JUNNA (Kaizoku Oujo Opening Theme)


3. 猛独が襲う - Fan Made (Zelda BotW)
*Há spoilers para quem não jogou/pretende jogar.



────༻/ᐠ。ꞈ。ᐟ\༺────
࿉இ‧地獄花‧⋟༊
ᓚᘏᗢ
 
Um dos joguinhos mais relaxantes que já joguei, com uma trilha simples e bela. Forte concorrente a trilha sonora do Paraíso.


E pra manter o tema música relaxante, toma aí um lembrete de qual é a maior soundtrack de jogo de todos os tempos:

 
Já que a neve chegou nas terras do Condado, acho que vale uma trilha sonora a caráter pra acompanhar. :noel:

Comecei então a procurar trilhas de jogos de fases de gelo, mapas de neve, ou simplesmente lembrasse um clima frio, pra que o cidadão do Condado possa ouvir enquanto navega. Já tinha até postado umas musiquinhas ótimas com esse tema, mas ainda tem muito mais delas, seja do presente, seja do passado.

Pra começar, uma não muito conhecida, mas que ficou na minha cabeça desde que ouvi a primeira vez, e acabou virando sinônimo de tema de inverno pra mim.

Rune Factory: A Fantasy Harvest Moon - Winter Theme

Composição: Tomoko Morita.
Console: Nintendo DS
Ano de lançamento: 2006

Ainda tem muito mais, umas famosas, outras nem tanto. Quem sabe eu continue procurando por mais até o dia em que o Noel apareça por aqui...

E pra você, qual é o tema de inverno definitivo?
 
Última edição:
Zerei Tales of Arise esta manhã e essa música, que toca durante a cena final, segue na minha cabeça. Eu esperei demais por esse game e fiquei com depressão pós-jogo quando os créditos subiram, mas apesar do jogo padecer de alguns vícios de JRPGs que atrapalharam um pouco minha experiência, o saldo final foi extremamente positivo.

 
Olha aí mais uma música temática de fase de gelo, de uma série com várias muito boas. Plataforma escorregadia é uma coisa do mal!

Megaman 7 - Freeze Man
Composição: Yuko Takehara, Toshihiko Horiyama, Makoto Tomozawa
Console: SNES
Ano de lançamento: 1995
 
Aquele calor desgraçado, e a neve rolando aqui no Condado pra dar aquela refrescada.

Nem todo tema de frio precisa ser sereno, alguns conseguem mesclar gelo com um tom totalmente misterioso, típico dos ambientes polares inóspitos.

Subnautica: Below Zero - Main Theme (Below Zero)
Composição: Ben Prunty
Console: PC, Nintendo Switch, Playstation 4 e 5, Xbox One e Series X
Ano de lançamento: 2021
 
Última edição:
Segue nevando.

Um costume comum em temas frios é o uso de elementos que remetem a cristais, como pianos ou timbres de percussão metálicos. Quando a fase ou mapa é uma caverna, é comum também o uso de distorções de reverberação, ou "eco", que simulam interiores espaçosos e gelados. Um exemplo é essa música aqui, de uma das maiores trilhas de jogos de todos os tempos!

Donkey Kong Country 2 - In a Snow-Bound Land
Composição: David Wise
Console: Super Nintendo
Ano de lançamento: 1995
 
E a neve no Condado agora é customizável!

Pra quem for compor músicas com temas frios, é muito comum o uso de sinos natalinos, aqueles guizos com som que imediatamente remetem a essa época do ano.
Eis um exemplo, entre vários, de uma trilha que utiliza desse efeito sonoro. Veja como a música fica com o clima mais natalino ainda da metade pra frente.

Undertale - Snowdin Town
Composição: Toby Fox
Console: Todos possíveis da última geração
Ano de lançamento: 2015
 
Estou numa fase que estou curtindo músicas customizadas utilizando a Soundfont da Capcom nos anos 90, mais precisamente as que foram usadas em Megaman X, X2 e X3 (U.N. Squadron tbm usou a mesma Soundfont do X2 e X3).
Essa música foi para um hack de Super Mario World, onde utilizou a Soundfont do Megamanos X. Muito top!

 
Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir
A certidão pra nascer e a concessão pra sorrir
Por me deixar respirar, por me deixar existir

Deus lhe pague.


 
Voltar
Topo Inferior