🤔 Para Refletir :
"Publique seu jogo. Dê a cara a tapa. Vai ter hater? Sim, porque você foi lá e fez, tem gente que nem faz!"
- HenriqueGibi

Qual música você está ouvindo agora?

Hoje eu me peguei escutando à trilha sonora da série Hotline Miami. Apesar das minhas próprias composições serem bem diferentes, tive muita influência na OST deles, principalmente se tratando em como tornar o ritmo acelerado para incorporar mais tensão ao gameplay.

Escutando "Hydrogen", quebrei um paradigma! A música não possui o mesmo efeito se escutada por si só, ela complementa o gameplay, assim como o gameplay a complementa. Isso me fez pensar em como trilhas sonoras são extremamente contextuais.

Eu já critiquei muitas músicas pela falta de complexidade ou por possuírem uma progressão de notas muito curta, mas aqui está Hydrogen do MOON, quase 5 min de música com apenas 2 notas (3 se contar um "F#/Gb" bem sutil), e o jogo é muito melhor tendo ela em seu repertório. Outro detalhe interessante sobre essa música, é que as próprias "2 notas" são uma referência ao átomo de hidrogênio, que possui apenas um próton e um elétron.

 
Última edição:
Meu compositor de jogos favorito, um cara chamado Yasunori Mitsuda, é fã assumido e tem influências nítidas do estilo. E isso fica bem nítido em uma das suas obras-primas, Xenogears:
Cara, há uns 20 anos, quando eu tinha um PC que nem tinha acesso a internet, eu instalei a versão do Don Miguel do RPG Maker 2000. Meu primo, que foi inclusive o responsável por me apresentar ao programa, o copiou em uns 10 disquetes pra que eu pudesse usar no meu velho PC também, junto com algumas músicas midis que ele tinha pego na internet. Músicas de jogos de RPGs tradicionais que a gente usava, sem nenhum pudor, nos nossos jogos de RPG Maker.

Pois bem, algumas dessas músicas midis eram de Chrono Trigger, Final Fantasy VII, Zelda... E outras eram de jogos que eu nunca tinha ouvido falar, mas eu ficava escutando enquanto mexia no RPG Maker. Lembro inclusive que o RPG Maker 2000 tinha um botão no database só pra gente ficar ouvindo músicas, e uma dessas músicas que veio no bolo foi essa Star of Tears. Era uma das músicas que eu mais gostava, e eu não tinha a menor ideia de onde ela tinha vindo. Foi só depois de muito tempo que eu fui jogar Xenogears, e a reconheci imediatamente. Verdadeira obra de arte! Aprendi até a tocar no violão e na minha escaleta!
 
Cara, há uns 20 anos, quando eu tinha um PC que nem tinha acesso a internet, eu instalei a versão do Don Miguel do RPG Maker 2000. Meu primo, que foi inclusive o responsável por me apresentar ao programa, o copiou em uns 10 disquetes pra que eu pudesse usar no meu velho PC também, junto com algumas músicas midis que ele tinha pego na internet. Músicas de jogos de RPGs tradicionais que a gente usava, sem nenhum pudor, nos nossos jogos de RPG Maker.

Pois bem, algumas dessas músicas midis eram de Chrono Trigger, Final Fantasy VII, Zelda... E outras eram de jogos que eu nunca tinha ouvido falar, mas eu ficava escutando enquanto mexia no RPG Maker. Lembro inclusive que o RPG Maker 2000 tinha um botão no database só pra gente ficar ouvindo músicas, e uma dessas músicas que veio no bolo foi essa Star of Tears. Era uma das músicas que eu mais gostava, e eu não tinha a menor ideia de onde ela tinha vindo. Foi só depois de muito tempo que eu fui jogar Xenogears, e a reconheci imediatamente. Verdadeira obra de arte! Aprendi até a tocar no violão e na minha escaleta!
Esse seu primo merece uma medalha 🤣 Por anos eu tentei conseguir uma cópia do "novíssimo" RPG Maker 2003 e fiquei só na vontade - talvez por isso eu ame tanto essa versão da engine até hoje.

Essa música, ou ao menos a parte instrumental, é na verdade o tema de world map do jogo - um dos melhores que já ouvi, aliás - e se chama Emotions. E realmente, Xenogears, junto com Chrono Trigger e Chrono Cross do mesmo compositor, têm trilhas sonoras que não devem em nada às composições musicais de artistas "consagrados", pra onde eu aponto sempre que alguém é estúpido o suficiente pra me questionar se jogos também podem ser arte.

Aliás, graças a esse tópico descobri exatamente hoje que houve em Tóquio no ano de 2018 um concerto de comemoração de 20 anos do lançamento de Xenogears. O evento teve participação do próprio Mitsuda, sempre sorridente, e essa mesma cantora Joanne que ele fez questão de trazer pra cantar as músicas de novo:


Sem palavras. Ainda preciso passar pela experiência de assistir um evento desse tipo ao vivo.
 
Mais um par de baquetas que nunca mais fará coisas impossíveis. Infelizmente, anteontem faleceu o baterista Alan White, da lendária banda de rock progressivo YES. Substituiu outra lenda, Bill Bruford, com a banda no auge, uma tarefa que muitos consideravam impossível. De quebra, tocou em estúdio com caras como George Harrison e o próprio John Lennon, gravando inclusive o álbum Imagine, sucesso absoluto do Beatle.

Talvez a turma mais nova vá reconhecer a banda pela música a seguir:



Fosse tocando rock clássico e totalmente visceral, fosse tocando ritmos intrincados e experimentais do progressivo em canções de 15 minutos, Alan dominava. E batia pesado.

 
Hino planetário da Terra. É isso que vai tocar antes do jogo, quando nossa seleção for jogar contra alguma seleção alienígena, e os jogadores estiverem perfilados antes da partida começar. Essa também é a música tema de Civilization VI.

 
Pause without end
A moment in time suspends
How could she leave?
Release all your guilt and breathe
Give up your pain

Hold up your head again.


Agradeço imensamente ao @Paradiddle por me apresentar ao Steven Wilson.
Segundo o mesmo, as músicas dele representam bastante o que o Odysseus (e o Raziel também, tecnicamente) busca transmitir.
E eu concordo completamente.

Bem, quem sabe um dia ainda teremos alguma música assim representando oficialmente o jogo, não é mesmo?

 
Pause without end
A moment in time suspends
How could she leave?
Release all your guilt and breathe
Give up your pain

Hold up your head again.


Agradeço imensamente ao @Paradiddle por me apresentar ao Steven Wilson.
Segundo o mesmo, as músicas dele representam bastante o que o Odysseus (e o Raziel também, tecnicamente) busca transmitir.
E eu concordo completamente.

Bem, quem sabe um dia ainda teremos alguma música assim representando oficialmente o jogo, não é mesmo?


Esta canção e clipe especificamente inspiraram um jogo bastante interessante que está em promoção na Steam nesse exato momento, que se chama Last Day of June.

Steven Wilson é brilhante, seja fazendo música progressiva, seja flertando com o heavy metal em seu projeto mais popular, seja fazendo música pop em seu trabalho mais recente. Entre a melancolia e a acidez, sua obra constantemente desafia barreiras e é uma dádiva pra quem ainda aprecia experiências musicais em forma de álbuns.

Recomendo sempre que posso, porque músicos desse nível não têm muito mais espaço no mainstream hoje em dia. Infellizmente.

 
You should come with me to the end of the world
We could lay all day on the quiet sands
I would introduce you to my friend the bird
Who sings and flies along the fairy strand

But I know
That I'll go away by myself

I feel you don't want to come.


 
Última edição:
Vamos de Dr.Sin em Zero!
[INFO]Banda da minha juventude, que me inspirou a toca guitarra e aprender um pouco mais sobre teoria musical[/INFO]

E bota força com um punkzinho
[INFO]Isso mesmo QUERO QUE O SISTEMA SE F$#@[/INFO]

E para acalmar esse coração cheio de ódio e revolta...
[INFO]Uma das bandas mais bacanas pra dar aquela relaxada[/INFO]
 
Queria agradecer esse jogo por ter me dado a vantagem num evento importantíssimo do qual participei recentemente.



Já escutou o último episódio do TOCA DO DRAGÃO? Ainda não? Não seja por isso!

 
Última edição:
"Buddy..."
"O quê?"
"Eu fiz a coisa certa?"


Esse jogo é majoritariamente responsável pela minha volta ao mundo do gamedev e uma grande influência para mim na indústria dos jogos indies. Obrigado, Austin.
Joguem LISA, por favor.

 
"Buddy..."
"O quê?"
"Eu fiz a coisa certa?"


Esse jogo é majoritariamente responsável pela minha volta ao mundo do gamedev e uma grande influência para mim na indústria dos jogos indies. Obrigado, Austin.
Joguem LISA, por favor.


LISA é uma franquia fantástica! Me deu até vontade agora de jogar de novo o primeiro dos jogos.

A Laura Nyro já tava no meu radar há umas semanas. Decidi escutá-la finalmente e bom, fui direto pro céu...

 
Voltar
Topo Inferior