🤔 Para Refletir :
"Mudar não é fraqueza, pelo contrário, é um sinônimo de superação."
- Ricky O Bardo

Resultados - Projeto Valente Inverno 2020

Lord Wallace Masculino

Space Cowboy
Membro
Membro
See you, space cowboy
Juntou-se
07 de Agosto de 2015
Postagens
1.338
Bravecoins
1.728
Q5fm9WP.png

Os flocos de neve caem sobre o Condado, presentes do Inverno que chega. É hora de anunciar os resultados da quarta edição do Projeto Valente!

AVISO IMPORTANTE SOBRE A VOTAÇÃO

Como alguns de vocês já devem ter ficado sabendo, tivemos problemas durante a apuração dos votos neste Projeto Valente. Um dia antes do término do evento, no dia 09/07, mais de 20 contas se registraram no Condado Braveheart e votaram no Projeto Valente, o que chamou nossa atenção e exigiu que medidas fossem tomadas. Acreditamos firmemente que nosso papel é garantir que a votação seja justa, e que o projeto vencedor seja escolhido pela comunidade, e não por contas registradas em massa às vésperas do evento terminar.

Sendo assim, a staff optou por desconsiderar todos os votos feitos por contas que não têm mensagens no Condado Braveheart, e que foram registradas após a data de início do evento. Nas próximas edições do evento, constará nas regras que só serão considerados votos de membros com no mínimo 5 mensagens na comunidade, justamente para evitar que esse tipo de abuso ocorra novamente.

Após esta decisão ser tomada, o dono de um dos projetos violou as regras da comunidade (e, consequentemente, do concurso), o que acarretou em sua desclassificação do Projeto Valente, e banimento do Condado. Nos entristecemos profundamente que tenha sido necessário chegar a este ponto, mas não foi por falta de tentarmos outras alternativas.

Lamentamos o incômodo que essa situação possa ter causado aos projetos e membros participantes. Os descontos de votos estarão indicados na tabela de apuração.

COMENTÁRIOS DA STAFF

Desejos do Amanhecer
É um projeto que é claramente feito com muito carinho, por um desenvolvedor bem engajado na comunidade e muito receptivo ao feedback em seu trabalho. Apesar de ter alguns problemas que atrapalham a jogabilidade no começo do jogo (botão muito escondido, limite de tempo muito curto em uma parte), é muito bem mapeado e conta com sistemas interessantes - tem tudo pra ser um grande jogo conforme for sendo lapidado e completado.

O que mais me chamou a atenção para este jogo foi os sistemas presentes, faz com que ele se diferencie no mar de jogos de Rpg Maker 2003. Tem tudo para ser um ótimo jogo quando completo.

(...) Dá para sentir o quanto este é amado e cuidado pelo dono. O mapeamento dele é muito bonito e agradável aos olhos. Apesar do jogo ter uns pequenos probleminhas iniciais e dificuldade de conectar com o personagem principal, o jogo é bem feito.

Este é um projeto polido e que mostra sua evolução ao longo dos anos.Mesmo que mantenha os aspectos de um jogo de 2k3, tudo é muito bem posicionado e agradável.
Pode ser meio pessoal, mas encaro este projeto como algo robusto e torço firmemente pra que ele venha a ser concluído um dia.
(A apresentação do jogo no tópico está impecável, vale adicionar).

É um projeto que atravessa gerações e consegue manter a boa proposta retrô de um RPG com enredo bem organizado e muito bem apresentado tecnicamente. Certamente, com o desfecho desse ótimo trabalho, mais pontos positivos serão adicionados ao mesmo!

É um jogo simples e que consegue cativar bastante. Muito bonito e com fortes influência dos j-RPGs antigos, como a própria proposta do autor. É comum você notar bastante referências de jogos como, entre outros, Final Fantasy VII enquanto explora o planeta Terra futuro. Não apenas de jogos, como referências da própria história do nosso planeta Terra. A narrativa é bem escrita, os personagens são bem marcantes e característicos, o que enriquece bastante a trama. O desenrolar dos eventos deixa um gostinho de “quero mais”, principalmente com a movimentação viva dos personagens e detalhes das cenas. Como o pombo soltando da montanha, em determinado evento, e um personagem se movimentando para arrumar as camas, em outro evento. São pequenos detalhes que tornam o conjunto da obra e a ambientação um produto conciso e marcante, no qual você perde até mesmo o horário enquanto está jogando. Os mapas, na sua maioria, são muito bem desenhados, há alguns excessos, mas isso é exceção. No geral, é uma belíssima obra recomendada à todos os amantes de j-RPGs, que apenas merece ser um pouco mais polida.

Escarlate
Foi o projeto que achei mais visualmente interessante entre todos, com animações fluidas e muito simpáticas, gráficos originais muito bacanas, e uma paleta retrô que remete aos clássicos do gênero de metroidvania. Por mais que esteja tudo muito bonito, acabou faltando gameplay (e quem sabe uma demo) pra ver como o jogo de fato vai ser.

Achei o projeto muito interessante, principalmente a parte gráfica que remete aos castlevania do nintendinho. Pelos gifs apresentados a gameplay parece ser legal.

Um projeto com uma proposta tão boa e com uma apresentação tão bem feita que me fez querer jogar um jogo de RPG Maker e um metroidvania, dois pontos que geralmente me afastam de jogos. Da pra ver claramente a inspiração em Momodora e no WonderBoy que o autor citou, o que é um plus imenso pra quem curte esses jogos.
A arte do jogo é muito bem feita seguindo um estilo especifico e se mantendo consistente por todos elementos na tela. As animações, os efeitos e o cenário foram os que mais me chamaram atenção, enquanto que a arte dos personagens poderia receber um pouco mais de amor pra combinar com o resto.
O combate contém todos elementos de se esperar num metroidvania mas com seus toques especiais que tornam a gameplay de Escarlate um pouco diferente, como a mistura dos dashs, pulos e ataques. Mesmo assim, ainda achei a movimentação e o combate um tanto quanto "estáticos". Tornar esses dois aspectos do jogo mais fluídos com certeza tornaria esse projeto digno de um Projeto de Ouro.
"Entregando tudo que promete e um pouco mais, com algumas melhorias de gameplay, o céu é o limite para esse projeto." 8/10.

O projeto que mais chamou a minha atenção pelo visual/estética. A arte do jogo, na minha opinião, é a melhor dentre as propostas do Projeto Valente. Considerando o curto prazo, desde o início até a apresentação atual (sequer passou um ano direito), acho o jogo bem feito e a proposta interessante. Entretanto há alguns erros de escrita que podem ser melhorados (tanto no jogo quanto no tópico de apresentação do mesmo).

Este com certeza é um projeto de encher os olhos. Seus gráficos são muito nostálgicos e dá vontade de jogar só de olhar os vídeos disponibilizados. juniorcjbj tem feito um trabalho incrível nele, mesmo o jogo já tendo sido disponibilizado anteriormente na Makers Jam de 2019.

Visualmente, esse projeto é digno de muitos elogios e seu estilo em plataforma 2D chama muita a atenção, entretanto, ainda é cedo demais para definir se sua proposta final é boa ou ruim, pelo simples fato de faltarem informações a respeito e uma versão jogável para uma análise mais profunda, o que pode mudar com o passar do tempo!

É um projeto um tanto novo, com apenas seis meses de produção e já possui bastante material em exposição. Os vídeos apresentados no tópico são de encher os olhos, mostrando uma animação fluida e muito bem caprichada. A narrativa é simples e inocente, mas boa o suficiente para fazer seguir a trama. Certamente, o ponto mais atraente de todo o projeto é a parte gráfica e a exploração dos limites da engine utilizada. Apesar de não termos experimentados a jogabilidade, pelos vídeos apresentados passa a impressão que algumas animações de ataques – principalmente aquelas de evocação de magias – demoram muito para finalizar, o que deixa o jogador muito vulnerável aos inimigos e pode causar bastante frustração. Mesmo assim, é um projeto bastante promissor e que certamente já atrai muitos interessados para experimentar uma versão demonstrativa ou até mesmo completa desse projeto.

Guardião dos 4 Elementos
Tem uma das introduções mais bem feitas que eu já vi em um jogo de RPG Maker. Não pude jogar muito, mas o quão bem os diversos sistemas do jogo foram implementados, além da criatividade no uso deles, me surpreendeu.

Outro projeto no 2k3 que mostra o quanto uma engine pode ser antiga e mesmo assim trazer ótimos projetos. A arte do jogo é muito convidativa e agrada os olhos, precisando só de alguns ajustes na interface no geral.

Mais um grande exemplo de persistência e dedicação em um projeto clássico e com ótimas propostas.Com uma engine bem clássica e conteúdo muito bem elaborado, este tem tudo para ser um grande game, ainda mais pelo fato do responsável ser muito atencioso a elogios e críticas, o que tende a gerar um resultado final mais refinado.

É um projeto bastante ousado. Tanto na narrativa, quanto na jogabilidade. A parte gráfica é muito bonita, cheia de efeitos e com bastantes animações fluidas e impecáveis. A trama é boa o suficiente para provocar o jogador a seguir com a história. O grande obstáculo está nas escolhas de game design. O jogo é pouco intuitivo. Provavelmente você irá se perder na primeira caverna do jogo, e isso ocorre em virtude de que o progresso do jogo só se dá se você seguir um caminho pré-determinado exato, mas o jogo não lhe informa qual é o caminho ou se você fez algo errado. Detalhe, se você seguir o caminho errado, o único jeito de progredir o jogo é resetando o mapa, e nem isso é avisado ao jogador. Outra grande frustração se dá com a visão extremamente reduzida do jogador neste primeiro mapa, mesmo que você use a tocha, a diferença será mínima e você terá um tempo muito reduzido para reagir e, consequentemente, irá morrer. Principalmente no primeiro chefe, que é capaz de combar um ataque e jogar você na armadilha, retirando dois dos três corações que você possui de vida. Se você morrer, você ficará ainda mais frustrado, pois, apesar de uma linda tela de abertura, você não pode pular ela, sendo obrigado a ver as letras surgindo na tela por alguns minutos. Por isso, o design do jogo é extremamente frustrante, o que é uma pena, pois o jogo parece contar uma grande história, mas há um grande obstáculo arbitrário do design que impede o jogador de desfrutar, não por uma questão de habilidade, mas sim por uma questão de limitação de resposta. O projeto possui muitos méritos, os textos são muito bem escritos, as animações são bastante agradáveis e o próprio sistema de batalha é muito bem executado. Como ainda não está concluído, há sempre a possibilidade de ser revista algumas opções de game design para tornar o jogo mais jogável e, com isso, tornar o jogo ainda melhor.

Robercleiton
É repleto de originalidade e humor, um daquele jogos ótimos pra descontrair e jogar sem ter que pensar muito. Tem vários sistemas interessantes (coleta de cartas, minigames, mini-histórias) que certamente agregam à experiência, mas gostaria que fossem um pouco melhor trabalhados em certos momentos. O humor vai te fazer rir em certas horas, e só querer pular o diálogo em outras, mas continua sendo a característica mais marcante e atrativa do jogo.

Sinceramente eu acho injusto fazer uma análise técnica de um jogo como esse, porque esse tipo de jogo não tem a arte ou o combate como o foco, mas sim a história e a interação verbal com o mundo (digamos assim...).
Quando vi esse projeto pela primeira vez eu lembrei instantaneamente do jogo Cade o Anel do Eno, um clássico das comunidades maker e que segue na mesma linha de Robercleiton. Quando se trata de humor, esses jogos mandam bem demais do início ao fim... Sério, eu já tava rindo lendo sobre o toupeira-fu na sinopse do jogo.
E o que mais me impressiona na comédia desses jogos é a genialidade por trás dela. Não ouso dizer que a ideia de satirizar o uso do RTP do RPG Maker tenha sido pela incapacidade ou pelo descaso em criar seus próprios recursos, mas no escopo geral do projeto se tornou a peça chave pro humor do jogo brilhar.
Não tenho muito o que dizer aqui além de que, pra proposta do projeto, o Robercletzon simplesmente acertou em cheio.
"Quando eu busco um projeto numa comunidade maker, eu procuro por duas coisas: originalidade e criatividade, e O Renascimento do Turbo cumpre com maestria esses dois aspectos." 10/10

rIHRRHAraPHRAPIARhirahPIARharpirhariharrpaihripra
Eu não consigo até hoje dizer alguma coisa sobre esse título. É um projeto rico e que em breve estará concretizado, o sonho de todo dev. No mais, é um título incrível pra dar boas risadas quando a vida não anda muito legal.

É impressionante como um game de comédia (bem feito e com uma proposta de humor que deveria ser usada como referência) dura tanto tempo, mesmo com todo esse preconceito que os jogos de humor sofrem, isso mostra como é um projeto que merece mais atenção e incentivo para o desenvolvedor do mesmo, que tem demonstrado muita dedicação e força de vontade ao longo dos anos!

É um projeto desenvolvido para um nicho de pessoas: desenvolvedores que utilizavam o RPG Maker 2000 e/ou 2003. Mas não deixa de fazer graça também para aqueles que nunca utilizaram a ferramenta. A comedia é realmente o ponto forte desse projeto, ainda na tela de título ele conseguiu me retirar a primeira risada. Engana-se aquele que acredita que um projeto de comedia é sinônimo de um projeto mal feito, Las Aventurietas del Robercleiton demonstra bastante dedicação e zelo por parte do seu criador. Um projeto que até os erros são features meticulosamente desenhadas. Os mapas são muito bem planejados; as animações e os eventos são vívidos e mantém o jogador preso à narrativa esperando o próximo passo do jogo; o roteiro é imprevisível – contrariando até mesmo as expectativas do próprio criador; e a escolha das músicas é, no mínimo, interessante. Sem falar, é claro, nos eventos narrados pelo criador, o que reforça ainda mais a ideia de um jogo nos moldes de besteiróis de comédia. É uma obra que merece o seu reconhecimento, ainda que não seja pelo estilo de comedia abordada, mas pela dedicação e comprometimento do criador, tornando o jogo um clássico que merece menção.

Zika
Tem uma proposta muito original de explorar temáticas da periferia brasileira, o que pode render um jogo bem maduro (ou engraçado). O estilo gráfico inspirado em Lisa ajuda a reforçar uma ambientação mais 'visceral', mas como ainda não tivemos amostra de gameplay atual, ainda é cedo para saber como vai ficar o resultado.

Tem a proposta muito interessante de trazer um jogo na ambientação brasileira, em especial a periferia. Achei bem único e parece trazer consigo um bom senso humorístico.

Esse projeto é, da sua forma, inovador e fazer uma conversa muito diferente do que estamos acostumados a ver no cenário dev. Não é o meu estilo de jogo preferido, muito menos a temática, mas não posso deixar de reconhecer que é um título incrível, com pegada divertida e representativo.É de fato muito bom ver projetos assim, BRASILEIROS até o talo, surgindo na comunidade. Longa vida ao Zika!

Com uma temática diferente das padrões, é um projeto que busca explorar "o outro lado da moeda", a visão do que é considerado o lado ruim da sociedade segundo os esteriótipos estabelecidos pela sociedade. Vale ressaltar o empenho do criador em tornar o projeto o mais original possível, como recursos desenvolvidos unicamente para o game, a fim de dar uma identidade única para o mesmo.

Zika é um projeto pelo qual eu nutro bastante expectativas. A temática é bastante interessante e foge do zona de conforto dos RPGs. Sobreviver nas ruas de uma grande metrópole, como São Paulo, pode ser mais desafiador do que enfrentar um lich perverso. O tema e a ambientação sombria da narrativa cria um grande contraste com as cores vívidas e a simplicidade das artes, o que provoca o jogador e lhe instiga para saber até onde o criador levará a sua proposta de um mundo perverso. Apesar disso, não se tem notícias sobre o game design em si, o que revela que esse não é ponto central do jogo. Aguardamos ansiosos por novidades desse projeto, em especial, pela prometida reformulação do projeto (e, consequentemente, do tópico) prometida pelo seu criador, Lavor. Um projeto com tantos pontos positivos não pode ser descontinuado.

RESULTADO DA VOTAÇÃO

[TABLE=centered]
[TR]
[TH]
Jogo
[/TH]
[TH]
Criador
[/TH]
[TH]
Comunidade
[/TH]
[TH]
Desconsiderados​
[/TH]
[TH]
Staff
[/TH]
[TH]
Votos Totais​
[/TH]
[/TR]
[TR]
[TD]
Escarlate
[/TD]
[TD][/TD]
[TD]
23
[/TD]
[TD]
6
[/TD]
[TD]
4
[/TD]
[TD]
21
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
Robercleiton
[/TD]
[TD][/TD]
[TD]
8
[/TD]
[TD]
2
[/TD]
[TD]
7
[/TD]
[TD]
13
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
Desejos do Amanhecer
[/TD]
[TD][/TD]
[TD]
9
[/TD]
[TD]
1
[/TD]
[TD]
3
[/TD]
[TD]
11
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
Zika
[/TD]
[TD]
@Lavor
[/TD]
[TD]
7
[/TD]
[TD]
3
[/TD]
[TD]
3
[/TD]
[TD]
7
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]
Guardião dos 4 Elementos
[/TD]
[TD]
Everton
[/TD]
[TD]
34
[/TD]
[TD]
26
[/TD]
[TD]
1
[/TD]
[TD]
9
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

O Projeto Valente desse Outono éEscarlate: O Caminho da Bruxa do Fogo
[pixel=1] https://i.imgur.com/USssYF3.png [/pixel]

Feito por @juniorcjbj

PREMIAÇÃO

2º Lugar​

1º Lugar
3º Lugar​
Robercleiton
Bravecoins
Brave.png

25 Bv$
Escarlate
Medalha
xz3eZOs.png

"Projeto Valente: Inverno 2020"

Bravecoins
Brave.png

50 Bv$

Divulgação na RevistaNa próxima edição da MTG
Desejos
Bravecoins
Brave.png

15 Bv$

FINALIZAÇÃO

Tivemos alguns percalços, mas agradecemos muito pela participação de todos os que votaram, e aos criadores desses projetos tão valorosos! Esta edição do Projeto Valente não seria possível sem a ajuda de vocês.
Que venha a próxima a estação!

[pixel=1] https://i.imgur.com/USssYF3.png [/pixel]
Arte de capa por Raphael Lacoste
Medalha e logo por @NineK
Vídeo por @Kazzter

Salve pessoal!

fico extremamente agradecido por essa vitoria, todos os projetos são incríveis, cada um com sua qualidade, independente do meu projeto ter ganhado aqui, todos que estão trabalhando duro para entregar seus jogos para o mundo, são vencedores, serio mesmo, não é apenas da boca pra fora, saibam que o jogo de vcs vai fazer alguém mais feliz, alguém vai jogar com um sorriso no rosto, louco pra desbravar a aventura e chegar a conclusão, e essa pessoa vai espalhar sua experiencia para os amigos, e essa correndo de satisfação e alegria vai se estender cada vez mais.
Então, não desista do seus sonhos, não desista dos seus projetos, conclua-os!
Tem alguém nesse instante louco pra jogar o seu jogo!

Queria também agradecer a todos que votaram, tanto em meu projeto, quanto nos dos colegas aqui, e também quero agradecer ao pessoal da Staff, grato pelos comentários a respeito do meu projeto, esse feedback ajuda muito, e de fato, eu tenho muitos pontos a melhorar, e eu quero trazer uma demo pra vcs ainda esse mês, já estou finalizando. :)

Obrigado pela oportunidade de poder participar desse concurso, bom trabalho para todos, abraços e Keep on rocking!!!

Última edição:
Parabéns aos vencedores! Tanto no concurso quanto no projeto, pois cada um aqui que tem seu projeto de pé e trabalha firme com muito capricho já se torna vencedor a partir daí. :^-^:

Vamos ver se na Primavera eu apareço aí kkkkkkkkk !! :baixabola:

Mais uma vez agradeço por terem escolhido meu projeto para fazer parte, e parabéns aos vencedores.
Gostei muito dos comentários, e apesar de eu não ter mostrado a gameplay, faz parte sim do foco do jogo, muitas mecânicas foram criadas para tentar fazer o combate mais desafiador e divertido. Eu continuo trabalhando no projeto e a versão nova vai chegar, mas antes disso, outros projetos meus, menores, vão aparecer aqui no fórum, um deles é o Funeral, que vai ser finalizado. Espero que eles consigam mostrar como é o estilo dos meus jogos.

Voltar
Topo Inferior