🤔 Para Refletir :
"Não descarte uma ideia aparentemente ruim, pode ser apenas o efeito do spoiler."
- Frank

Vorum (21/04/22)

[member=2]Star Gleen[/member]
Adicionei o trailer no portal para ajudar um pouco na divulgação, qualquer problema com isso me avise OK?

Jully Anne comentou:
Adicionei o trailer no portal para ajudar um pouco na divulgação, qualquer problema com isso me avise OK?

Muito obrigado, Jully! Problema nenhum, muito pelo contrário!

8X4qW1J.png

Como o game é comercial alguns dos mapas antigos tiveram que sofrer adaptações com os novos recursos, um desses mapas foi o salão real de Tridas, não sei se vocês se lembram dele mas agora ele ficou assim.

1s3NsX9.png

Pague o preço que só você pode pagar como líder!

Mesmo que não houvesse atualizações nos gráficos eu precisava dar uma remapeada nesse cenário, antigamente estava muito brilhoso e sem tratamento nenhum de luz.

Reforçando também para quem não viu, o novo trailer já está disponível. E essa semana o game foi publicado na Rpg Maker.net e na RPG Maker Web

Por hoje é só! Um salve da estrela e até a próxima!

Pessoal, o canal Café Gamer publicou um vídeo irado dele jogando a demo do Vorum! Não deixem de ir lá conferir que tá muito bacana!

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Wh9khx0yMiI[/youtube]​

Depois de muita enrolação da minha parte e contratempos com a correria do dia a dia, finalmente pude começar a testar essa belezinha que é o Vorum. Ainda não joguei a demo inteira, mas já vou passando feedback de algumas coisinhas pra vocês  :Okay_fix:

Em primeiro lugar, a soundtrack está sensacional. Eu sei que você já deve ouvir isso muito, mas a integração da música com a ambientação tá funcionando perfeitamente e os efeitos sonoros são muito bacanas. Ótimo trabalho!

Achei a introdução meio longa, mas tá tão bem feita que a duração não chega a incomodar. Gostei de como vocês alternaram entre cenas in-game e arte/animação digital, o que deixou as cutscenes mais dinâmicas. Só não curti muito os trechos que davam zoom grande nos gráficos nativos do jogo, acho que uma cena com arte digital ou pixel art com maior resolução funcionaria melhor nesses casos.

Ainda não joguei muito, mas os cenários parecem bem mapeados, ricos em detalhes e interações com o mundo. A única coisa que me incomodou nesse quesito foram alguns errinhos de passabilidade aqui e ali e o fato de alguns matinhos/flores mais altos bloquearem a minha passagem em campos abertos, o que atrapalha a movimentação sem motivo.

A interface é elegante e funciona bem, mas precisa de alguns ajustezinhos para ficar mais agradável de se usar. Sugiro que coloquem "E" como botão de interação no lugar de "ENTER" - assim dá pra navegar pelos menus (que usam as teclas vizinhas "Q" e "W") muito mais facilmente e com apenas uma mão, e que aumentem um pouco o tamanho dos ícones do menu para que fiquem mais legíveis. Além disso, seria bacana se a notificação de conversa ("...") sumisse de cima da cabeça dos NPCs depois que você já falou com eles para evitar diálogos repetidos.

A paleta de cores está coesa nos diferentes cenários que vi até agora e funciona bem com a ambientação do jogo. As cores acinzentadas, escuras e próximas do monocromático não são muito do meu gosto e atrapalham um pouco a legibilidade em alguns lugares, mas mesmo assim são bem usadas e ficam bonitas no geral. Só tomem cuidado pra não deixar os mapas escuros demais sem necessidade, como acontece no interior da ferraria da primeira área do jogo:
jNcflCD.png

Por enquanto é isso! Pelo pouco que joguei já fiquei impressionado com a qualidade do projeto e com a dedicação com a qual vocês o estão desenvolvendo - Vorum tem tudo pra ficar no patamar mais alto dos jogos feitos em RPGMaker, e acho que isso justifica a opção de tornar o projeto comercial. Desejo muito sucesso nessa empreitada, e continuem mantendo a gente atualizado por aqui!  :awesome:

Depois de muita enrolação da minha parte e contratempos com a correria do dia a dia, finalmente pude começar a testar essa belezinha que é o Vorum. Ainda não joguei a demo inteira, mas já vou passando feedback de algumas coisinhas pra vocês

Muito obrigado pro ter dedicado seu tempo a jogar e comentar, meu caro!Feedbacks assim são sempre muito bem vindos.
Em primeiro lugar, a soundtrack está sensacional. Eu sei que você já deve ouvir isso muito, mas a integração da música com a ambientação tá funcionando perfeitamente e os efeitos sonoros são muito bacanas. Ótimo trabalho!

Jonas arrebenta no que faz, o cara é um gênio!

Achei a introdução meio longa, mas tá tão bem feita que a duração não chega a incomodar. Gostei de como vocês alternaram entre cenas in-game e arte/animação digital, o que deixou as cutscenes mais dinâmicas. Só não curti muito os trechos que davam zoom grande nos gráficos nativos do jogo, acho que uma cena com arte digital ou pixel art com maior resolução funcionaria melhor nesses casos.

Estou no momento trabalhando muito nisso, a duração da intro não dá para alterar, talvez um diálogo ou outro, mas minha estratégia nisso é partes jogávei mais cedo e a opção de pular, caso  o player sinta necessidade, talvez para alguém que está re-jogando o game, pois um marinheiro de primeira viagem deve esperar do game uma viagem narrativa. Essas pixel arts em zoom são temporárias, minha ideia mesmo é, como você disse, elas feitas no tamanho correto, pois o zoom estica os pixels de maneira meio estranha, mas boa observação, realmente precisava de um feedback a mais quanto a isso.

Ainda não joguei muito, mas os cenários parecem bem mapeados, ricos em detalhes e interações com o mundo. A única coisa que me incomodou nesse quesito foram alguns errinhos de passabilidade aqui e ali e o fato de alguns matinhos/flores mais altos bloquearem a minha passagem em campos abertos, o que atrapalha a movimentação sem motivo.

De fato essa é uma área a dar mais cuidado, vou rever algumas coisas.

A interface é elegante e funciona bem, mas precisa de alguns ajustezinhos para ficar mais agradável de se usar. Sugiro que coloquem "E" como botão de interação no lugar de "ENTER" - assim dá pra navegar pelos menus (que usam as teclas vizinhas "Q" e "W") muito mais facilmente e com apenas uma mão, e que aumentem um pouco o tamanho dos ícones do menu para que fiquem mais legíveis. Além disso, seria bacana se a notificação de conversa ("...") sumisse de cima da cabeça dos NPCs depois que você já falou com eles para evitar diálogos repetidos.

Sua ideia foi muito boa. O lance do e eu não havia pensado, só não sei como isso funcionaria nos diálogos, dado ao fato que a movimentação fica do outro lado do teclado, mas vamos ver o que podemos fazer nisso.

A paleta de cores está coesa nos diferentes cenários que vi até agora e funciona bem com a ambientação do jogo. As cores acinzentadas, escuras e próximas do monocromático não são muito do meu gosto e atrapalham um pouco a legibilidade em alguns lugares, mas mesmo assim são bem usadas e ficam bonitas no geral. Só tomem cuidado pra não deixar os mapas escuros demais sem necessidade, como acontece no interior da ferraria da primeira área do jogo:

Obrigado! O clima do jogo precisa se estender aos cenários também. Nessa ferraria foi mesmo uma falta de cuidado de não dar uma fonte de iluminação para equilibrar.

Por enquanto é isso! Pelo pouco que joguei já fiquei impressionado com a qualidade do projeto e com a dedicação com a qual vocês o estão desenvolvendo - Vorum tem tudo pra ficar no patamar mais alto dos jogos feitos em RPGMaker, e acho que isso justifica a opção de tornar o projeto comercial. Desejo muito sucesso nessa empreitada, e continuem mantendo a gente atualizado por aqui

Muito obrigado, só quero que esse meu espelho do mundo real chegue a mais pessoas, não precisa ser um os melhores XD, mas vamos lutar para ser o melhor possível. Se possível continue jogando, traga suas considerações sobre o enredo para nós também, esse tipo de comentário é muito bem vindo!

Obrigado, Wallace! Até a próxima!

Teu projeto é foda bagarai amigo!

8X4qW1J.png

Finalmente, depois de uma longa espera, a demo em inglês está disponível! Nós passamos alguns problemas com as traduções e pode conter alguns erros, então ficaremos muito felizes se você encontrar este erro e enviar para nós!

Aqui está o link, espero que vocês gostem:

UCeBkqF.png

Antes de mais nada, parabéns novamente pelo projeto e pela belíssima iniciativa de disponibilizar uma versão em inglês, isso certamente alcançará mais pessoas de fora do que as daqui no Brasil, acredite, cultura entre povos faz diferença e a nossa atual é um tanto "complicada" se é que me entende...
Ainda estou disposta a contribuir com o projeto, qualquer atualização da gameplay que tiver, pode me enviar por MP e ainda tenho que jogar novamente para lhe passar novos feedbacks, caso não se importe hahahá!

Vou ressaltar alguns pontos gerais:

1. Joguei em inglês, tirando um diálogo tutorial no mapa que se acessa indo para o norte da cidade onde ele diz que "tem uma loja nesse mapa" não creio que mapa seria a palavra correta, eu acho que apenas "There's a general store here that can be pretty useful sometimes."

2. Não acho que seja uma boa ideia do ponto de vista design a primeira parte "mais interagível" do jogo na cidade ser de noite, creio que ajuda o player identificar melhor os elementos do jogo com cores.

3. Gostei muito das indicações visuais, como os balões nos personagens em que se pode conversar, as setas para indicar portas, as bolinhas para indicar um mapa seguinte.

4. Algumas falas achei muito longas, não o conteúdo em si, mas o personagem fala 2-3 frases seguidas sem ser interrompido. Creio que fragmentar mais em frases curtas seria melhor.

5. Me incomoda muito quando as mensagens vão para a parte de cima, creio que deixá-as fixas somente em baixo seria mais agradável.

6. Visualmente está muito bonito, os tiles do inquistor sempre foram sub-utilizados, e vê-los tão bem trabalhados até me trás um senso de justiça.

7. Os ícones do menu e o menu em si poderiam ser maiores, achei meio difícil a visualização.

8. Eu desenharia um mini-mapa visível. Se eu vejo que eu tenho 2-3 casas somente para entrar e 2 pessoas para conversar me ajuda a focar mais no jogo e não deixar de jogá-lo achando que poderei perder 20m andando sem rumo na cidade.

9. Uma sugestão que seria interessante o jogo em tela cheia manter a proporção 4:3, não sei se seria simples implementar isso no XP. Eu gosto de jogar em tela cheia porém o stretch da proporção me incomoda.

Pelo pouco que vi da história me parece interessante, com bastante elementos legais. Espero um dia ver esse projeto completo.

Star Gleen comentou:
8X4qW1J.png

Como o game é comercial alguns dos mapas antigos tiveram que sofrer adaptações com os novos recursos, um desses mapas foi o salão real de Tridas, não sei se vocês se lembram dele mas agora ele ficou assim.

1s3NsX9.png

Pague o preço que só você pode pagar como líder!

Mesmo que não houvesse atualizações nos gráficos eu precisava dar uma remapeada nesse cenário, antigamente estava muito brilhoso e sem tratamento nenhum de luz.

Reforçando também para quem não viu, o novo trailer já está disponível. E essa semana o game foi publicado na Rpg Maker.net e na RPG Maker Web

Por hoje é só! Um salve da estrela e até a próxima!

A luz e sombra ficou sensacional nessa tela.

8X4qW1J.png

No momento muita coisa tá sendo alterada/melhorada, mas não vou entrar em detalhes até ter algo concreto, só vou deixar uma prévia dos personagens que estão sendo alterados. Pra começar a completa mudança da Thalia, antes uma personagem um pouco largada e sem muita função narrativa, hoje um dos pilares e uma das chaves mais importantes do arco de uma das histórias. O outro que sofreu alterações foi o Wagorn, dando um tom mais sério a seu visual, mas mantendo suas características, duas obras e alterações feitas pelo ilustre Wagner Kohai, que a cada ano evoluí mais seu traço e estilo. Outros personagens também vão mudar então aguardem por mais novidades nesse quesito.

bd5HTAj.png

027mbEQ.png

Nossa ficou muito bom, o visual está bem mais maduro, diria que casa direitinho com a narrativa do Vorum. O Wagner manda muito, eu estudei desenho junto com o irmão dele o Wilson no Atelier SP, a muitos anos atrás. Na época eles estavam começando a desenhar um manga policial muito top.

Parabéns mais uma vez Star, Vorum está no caminho certo, muita força de vontade pra todos envolvidos. =)

TsuYa comentou:
Nossa ficou muito bom, o visual está bem mais maduro, diria que casa direitinho com a narrativa do Vorum. O Wagner manda muito, eu estudei desenho junto com o irmão dele o Wilson no Atelier SP, a muitos anos atrás. Na época eles estavam começando a desenhar um manga policial muito top.

Parabéns mais uma vez Star, Vorum está no caminho certo, muita força de vontade pra todos envolvidos. =)

Muito obrigado TsuYa! Fico muito feliz com suas palavras.

Eita, posso dizer que, literalmente, agora a porra ficou séria (mais ainda do que estava kkkk). Essa mudança no visual valerá para todos? As cutscenes também entrarão no novo estilo?
Curti bastante esse estilo novo e, pelo mistério que anda fazendo, parece que tem novidades por ai, se for uma nova demo dê uma nerfada naquele touro miserável da floresta, porque o bicho está muito OP...

Aceite como elogio e sinceridade da minha parte: Acho que este projeto entrará para a galeria das grandes obras que não são finalizadas nunca hahahá!
Brincadeiras (ou não...) à parte, o visual antigo não estava nada ruim, mas, não combinava com a proposta séria e sombria do game (os personagens estavam um tanto "kawaii demais sabe?).
Ainda faço questão de jogar o Vorum, espero que não desistam de completá-lo.
Boa sorte à todos!

Jully Anne comentou:
Aceite como elogio e sinceridade da minha parte: Acho que este projeto entrará para a galeria das grandes obras que não são finalizadas nunca hahahá!
Brincadeiras (ou não...) à parte, o visual antigo não estava nada ruim, mas, não combinava com a proposta séria e sombria do game (os personagens estavam um tanto "kawaii demais sabe?).
Ainda faço questão de jogar o Vorum, espero que não desistam de completá-lo.
Boa sorte à todos!
Desistir jamais, é que agora existem coisas por baixo dos panos que estamos fazendo para melhorá-lo, trabalhinho meu e do grande Kvothe. Pode sair daqui há 10 anos, ou no final desse ano, mas um dia sai.

O novo estilo das artes ficou muito bom, fico feliz de ver como o trabalho de vocês está cada vez mais refinado  :^-^:

Voltar
Topo Inferior