🤔 Para Refletir :
"A pressa é a inimiga do grinding."
- Moge

Vorum (21/04/22)

E o Zaggo ataca novamente com uma trilha de tocar o coração. Essa passa uma sensação de descontração e até um pouco de diversão.

[member=426]Bruce Azkan[/member]: Esse Zaggo não tem limites XD

[box class=calendar_today]?Novidades 12/01/2018

Primeiro update do jogo do ano venho reforçar que uma versão atual jogável está a caminho, igualmente um trailer da mesma também. Essa versão vai ser baseada na versão que esteve na BGS do ano passado.

Hoje venho trazer um vídeo de uma das cenas iniciais do jogo. A cena ainda não está completamente original, alguns sprites ainda são emprestados igualmente a música do vídeo também.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ye7bHyYc6zQ[/youtube]​

Algumas screenshots dessa cena:

9mu5q0D.png

LqAskDB.png

uWW2w7K.png

Por hoje é só, até a próxima!

Parece bem interessante, vou aguardar pela demo nova para testar, espero que tenha corrido tudo bem na BGS :) bom trabalho.

[member=2]Star Gleen[/member]
Eu prometi faz um certo tempo que faria uma análise mais aprofundada sobre o Vórum lembra? Pois bem, como formatei meu PC e a demo que eu tinha jogado era uma versão antiga, resolvi baixa-la novamente no link disponível no site oficial (o que está neste tópico) e me deparei com a seguinte mensagem de erro quando tentei executar o projeto:
2vj54ap.jpg

É um problema da demo em si? Testei outros projetos de RPG Maker XP aqui e funcionaram.

Jully Anne comentou:
Eu prometi faz um certo tempo que faria uma análise mais aprofundada sobre o Vórum lembra? Pois bem, como formatei meu PC e a demo que eu tinha jogado era uma versão antiga, resolvi baixa-la novamente no link disponível no site oficial (o que está neste tópico) e me deparei com a seguinte mensagem de erro quando tentei executar o projeto:
2vj54ap.jpg

É um problema da demo em si? Testei outros projetos de RPG Maker XP aqui e funcionaram.

Essa versão já foi testada e jogada por mais de 800 players na Indie Expo, e nenhum me retornou esse erro. Inclusive baixei agora, testei, e funcionou normalmente. Mas de toda forma se puder aguardar um pouco mais só está faltando algumas músicas e uns sprites para lançar uma nova versão, pois essa aí é de 2016 kk.

Star Gleen comentou:
Essa versão já foi testada e jogada por mais de 800 players na Indie Expo, e nenhum me retornou esse erro. Inclusive baixei agora, testei, e funcionou normalmente. Mas de toda forma se puder aguardar um pouco mais só está faltando algumas músicas e uns sprites para lançar uma nova versão, pois essa aí é de 2016 kk.

Nova versão da Demo? Ela irá alongar o gameplay e a história? Estou ansioso. Esse projeto de vocês é incrível! :)

RaonyFM comentou:
Star Gleen comentou:

Nova versão da Demo? Ela irá alongar o gameplay e a história? Estou ansioso. Esse projeto de vocês é incrível! :)

Na verdade não, ela vai ser mais curta que a outra, mas vai ter todos os recursos novos do jogo. Como o game agora é comercial não posso lançar uma nova versão muito longa.

Já que mencionou que o projeto agora é comercial, a próxima demo será a última que pretendem disponibilizar para testes antes do lançamento?

Star Gleen comentou:
Ara, ara...

[member=2]Star Gleen[/member] fico feliz que o seu game tenha tomado proporções absurdas, vocês tem muito talento em desenvolvimento espero que consiga realizar seus sonhos, porém infelizmente terei que desistir de fazer uma analise de seu game, pois minhas analises é feita com base em jogos gratuitos de RPG Maker espero que entenda rsrs FORTE ABRAÇO !!

Cross Maker comentou:
[member=2]Star Gleen[/member] fico feliz que o seu game tenha tomado proporções absurdas, vocês tem muito talento em desenvolvimento espero que consiga realizar seus sonhos, porém infelizmente terei que desistir de fazer uma analise de seu game, pois minhas analises é feita com base em jogos gratuitos de RPG Maker espero que entenda rsrs FORTE ABRAÇO !!
Mas o jogo é gratuito  :Ahn:

Novidades 21/03/2018

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Venho aqui para dizer que uma versão jogável gratuita está a caminho. Será uma versão atualizada com todos os novos recursos e modificações do jogo. No momento estou recrutando alguns beta testers, se tiver interesse entre em contato.

8Pc8kZF.png

O canal oficial do game está de volta! Já se inscreve lá para não perder nenhuma novidade. Lá vou postar trechos do game, algumas trilhas, trailers e até bastidores futuramente. Pra começar uma soundtrack da cidade de Kanalan, composta pelo Jonas Augusto acompanhada por uma dublagem muito antiga do Vorum, da Noodle Gamer. E a segunda trilha é a Bombardeiro, também composta pelo Jonas.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=vi7ng-pReDs[/youtube]​

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Y2shnDT14c4&t=45s[/youtube]​

8X4qW1J.png

É chegado o grande dia! Depois de quase dois anos, o game retorna com mais uma versão jogável, se tratando da última versão gratuita. Essa versão não será maior que as outras, ela vai servir para mostrar tudo que o game final vai ter, obviamente algumas coisas ainda serão polidas, como animações e alguns sistemas, mas tudo que o jogo vai oferecer estará nessa versão que você vai baixar hoje. Segue o change log de hoje.

-Tópico atualizado, mais informações adicionadas e estruturas.
-Nova versão adicionada, 4.0
-Novo sistema de investigação
-Novo sistema de batalha
-Sistema de troca de personagem em tempo real
-Interação no mapa com skills adquiridas
-Melhoria em todos os demais sistemas do jogo.
-Todas músicas do game são originais agora
-Todos gráficos do jogo são originais agora

Tenho que citar aqui agora algumas pessoas que tornaram possível o lançamento dessa versão.

Senaka, HAMMERSTRIKE, NEONX - Pelo beta teste.
Jonas Zaggo - Pelas excelentes músicas que marcaram o game com uma originalidade imensa, por ter aguentado minhas cobranças todo dia também!
Ronaldo Bento - Pela entrevista e análise antes do game lançar.
Kvothe - Pelos scripts que agora são razões do game ser o que é, também aguentou muito minhas chatices haha.
Dimitri - Por apesar de toda sua dificuldade e falta de tempo aceitou o fardo de dar a cara nova do game, em pixel arts maravilhosas.
Vagner Kohai - Pelos maravilhosos desenhos que dão cara e expressão aos personagens do jogo.
Game Nacional - Pela parceria e por ter levado o game a BGS ano passado.
Você - Que comentou, que divulgou e que sempre estava aqui quando eu lançava alguma coisa
,

Dados os agradecimentos é chegada a hora! Um bom jogo a todos!​

DEMO 2018​

Saudações!

Infelizmente ei não posso jogar o jogo porque o meu notebook por alguma razão não pega jogos no RPG Maker XP, mas de qualquer forma vou tentar comentar sobre todos os pontos do tópico! E já peço desculpas se de alguma forma a minha análise não ter a mesma qualidade do projeto, vendo que é um dos maiores (Se não o maior!) projetos que já vi aqui no Brasil sobre RPG Maker! :)

Então vamos lá!
Star Gleen comentou:
c4UeL9F.png

"Em uma época de mentiras universais dizer a verdade é um ato revolucionário."
Uma frase filosófica... e provavelmente o slogan do jogo, estou certo?

Esse projeto até ganhou o projeto de ouro do Mundo RPG Maker! Parece que ele passou por uma longa jornada até chegar aqui, não é? :)

rhv8Qb1.png

PC | RPG Maker XP | Drama, Scientific Fiction  | PT | EN
Pixel Art - Felipe Souza
Level Design & Concept Design - Lon Sevidanes
Music - Jonas Zaggo
Character Design - Vagner Junior
U.I & Script - Michael Willian​

Eu já devo ter dito isso antes em outros tópicos, mas colocar uma linguagem em inglês é uma ótima maneira de aumentar o público alvo do projeto! Um jogo muito conhecido e que ficou até popular no YouTube é um chamado Creepypasta Land, e um dos motivos disso é porque o criador (Um brasileiro chamado Lucas Boato de Souza) escolheu usar o inglês ao invés do português. Esse jogo se tornou tão famoso que além de uma legião de fãs, conseguiu até sua própria wiki!)

Mas apesar disso, Creepypasta Land não é exatamente um "ótimo jogo"...O inglês totalmente "quebrado", além do fato do criador por algum motivo simplesmente ter "desistido" do projeto quando claramente conseguiu uma grande legião de fãs... Isso tudo meio que prova que usar a língua inglesa em um jogo pode até atrair muitas pessoas, mas só isso não é o suficiente para um jogo ser "100% bom"...

Demo 2018

fHmjzz1.png

Essa imagem é um ótimo "cover" para o projeto! ^^
Mostra os personagens e o estilo de arte que será usado! E além disso, eu percebi que os personagens da esquerda estão com uma alaranjada enquanto os da direito estão com um luz azulada! Existe algum "simbolismo" nesse detalhe?

ohihfGu.png

O jogo é um RPG de turnos com elementos de investigação, comercial, desenvolvido no RPG Maker XP.

A "investigação" no caso é porque a história é tipo um "mistério" onde o jogador meio que precisa unir pista com pista para descobrir a verdade? É legal esses jogos!

Um trope no TV Tropes sobre mistérios nas histórias em geral: http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/MysteryTropes

O enredo do jogo segue uma narrativa subjetiva, visões de mundo estão aplicadas nas mecânicas e nas metáforas do jogo,
Hum... Pelo o que eu entendi, é meio que usar várias visões do mundo real nas mecânicas e nas maneiras que o jogo se "apresenta" para o jogador? Então... o jogo tem meio que críticas sociais ao nosso mundo atual?

é um game que vai te desafiar a olhar mais distante e montar um quebra cabeça com vários questionamentos como: "Por que somos os escolhidos?", "O homem é mau por natureza?", "O homem é lobo do próprio homem?", "O que define humanidade?". O mundo do game é um mundo fictício mas cabe ao jogador decidir se ele se limita a isso ou tem algo mais a dizer.
Histórias tão "filosóficas" não são exatamente o meu interesse, mas a maneira que você descreveu essas perguntas sem dúvidas foram muito boa! Eu sempre me fiz algumas perguntas do tipo... (Apesar de nada tão "filosófico" assim...)

Wesus filosófico:

images

A pergunta que não quer calar...

A humanidade é ruim ou boa? Isso é relativo. Se mostrarmos para alguém o vídeo onde é mostrado como animais são nascidos com o único intuito de engordarem e serem mortos para virarem carnes, a pessoa dirá que a humanidade é um erro e não há esperança. Mas se mostrarmos para alguém o vídeo onde é mostrado pessoas boas cuidando de animais e salvando vidas, a pessoa dirá que ainda existe esperança na humanidade e que podemos ser bons.

O que isso quer dizer? Quer dizer que pessoas generalizam a humanidade como uma única entidade. Uma única entidade que pode ser um anjo que sente alegria cuida dos pequenos seres vivos abaixo de nós, ou um demônio que sente prazer em destruir seres vivos que são indefesos e inferiores. Pessoas são diferentes, e generalizar 7 bilhões de pessoas com "São todos pessoas ruins" ou "São todas pessoas boas" é um grande equívoco que ainda cometemos até os dias de hoje...

Mas apesar de tudo, existe um fato: Para um ser viver, outros precisam morrer. Se por exemplo fossemos cuidar de um leão, o que seria correto fazer? Alimentá-lo matando outro animal, ou deixar o leão morrer de fome? De qualquer forma, uma morte precisará ocorrer para que o outro continue vivendo. Parece que essa é a lei da vida... não existe forma de todos nós vivermos em paz... Sempre terá que ocorrer uma morte para que ocorra a vida...?
images

A história se divide em duas, são ambientadas no mesmo país, Tridas, um país corrompido, decadente e afundando cada vez mais em um mar de revoltas e violência.
Uma história em dois pontos de vistas então? E é um país cujo o problema são as próprias pessoas, ao invés de "algo externo"? Isso é interessante! Mostra como os próprios humanos podem ser os próprios vilões do mundo! (O que volta para aquilo de "Não generalize a humanidade como uma só)

Trope sobre duas histórias (Ou nesse caso dois pontos de vistas?) que ocorrem no mesmo plot: http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/TwoLinesNoWaiting

Uma das histórias fala sobre um detetive aposentado e sua influente família, que está lidando com reflexos de atitudes polêmicas dentro do país. Um convite de uma missão chega até ele, convidando-o a voltar a ativa para investigar uma movimentação estranha no sul do país.
Hum.. entendi! O clássico "I'm back!" de um experiente aposentado voltando as suas "origens"! E percebi que o que eu disse estava correto, não é? É meio que uma crítica social ao país que vivemos? Por causa das polêmicas e provavelmente da "corrupção" que está acontecendo no mundo?

Tropes do TV Tropes que podem ajudar: http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/RetiredBadass & http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/MandatoryUnretirement

Na outra parte da história acompanhamos um contrabandista e seu sobrinho que estão se mudando para uma cidade no norte para tentar recomeçar, descobrir novas terras e afastar os fantasmas do passado de uma mente amargurada de uma das partes.
Essa história já é diferente da primeira, pois além de mostrar personagens que provavelmente são o que chamam de "tortured souls" (Eles tiveram muitos problemas do passado, né? Provavelmente porque eram pobres?), tem uma oportunidade de usar a história pra mostrar os outros lugares desse mundo do jogo!

Mas nessas duas diferentes histórias os dois grupos serão expostos a um problema maior que a crise e a corrupção em que os cerca, cada um de seu jeito verá que o problema é mais profundo e doloroso que os olhos de um homem podem ver.
Lendo aqui eu estou quase certo que é de fato uma crítica social a vida real... até mesmo pela maneira que isso está escrito...
E é interessante que será duas histórias de duas pessoas que estão enfrentando o mesmo problema e provavelmente verão eles com seus diferentes pontos de vistas!

Uma pergunta: o detetive estará sozinho nessa jornada? Porque se sim, quer dizer que ele falará mais pra si mesmo (O que combina, já que ele é um detetive e detetives costumam... questionar coisas em sua mente...?) enquanto o contrabandista terá o sobrinho, no qual a história pode usar para mostrar o relacionamento deles, além de explorar os seus fantasmas do passado...

Os personagens estarão sendo apresentados ao mundo da mesma forma que o jogador estará sendo, dessa forma o mundo e seus elementos irão expandindo a medida que você avança no jogo.
É uma ideia bem legal ir aumentando os detalhes da história pouco aos poucos para dar uma sensação de conforto ao jogador, ao invés de ser bombardeado com tudo assim direto no início!

Hum... Eu posso dizer que a segunda história parece bem mais interessante do que a primeira...

Tipo, a primeira é de um detetive que voltou a ativa pra investigar um crime, e... comparado com a segunda, é bem simples... :/

Já a segunda, além de ter um relacionamento entre o contrabandista e o sobrinho, dá uma chance de explorar melhor o mundo, já que eles estão querendo fugir e ir para algum lugar, o que combina com a proposta de apresentar o universo ao jogador aos poucos. E além disso tudo, esses dois personagens da segunda história tem um passado, o que deixa tudo ainda mais interessante!

Hum... Essa imagem é muito bem feita, mas assim sem contexto, eu fiquei meio confuso! Tipo, eu sei da base da história, mas os personagens não foram apresentados de fato em si, então eu vou assumir que esses dois ao redor da fogueira são o contrabandista e seu sobrinho...? A falta de introdução aos personagens é uma escolha mesmo? Para que o jogador descubra sobre eles durante o jogo?

9PrWk2t.png

vy2Wluq.gif

LZW3bUS.png
Sistema de batalha

O sistema de combate é por turnos. Cada personagem tem uma função, os personagens são divididos em grupos, defesa, ataque e suporte, os personagens de ataque são melhores para enfrentar os inimigos, possuem um dano alto, agilidade e mais pontos de habilidade. Os personagens de suporte são responsáveis por aumentar a resistência ou ataque dos personagens de ataque, eles também são efetivos na função ofensiva e conseguem remover efeitos negativos do grupo. E por fim os de defesa são os responsáveis por manter o time em pé, com habilidades de cura. Os inimigos e os personagens vão evoluir ao longo do jogo. Você vai enfrentar o mesmo inimigo em vários leveis ao longo de todo o game. O jogo te dá a liberdade de explorar todos os locais possíveis dentro de uma floresta, ruína ou qualquer outra localidade, porém algumas partes dessas áreas vão contar com inimigos mais poderosos e de nível bem superior ao seu, portanto, tome cuidado por onde anda. Os inimigos possuem mecânicas diferentes, muitos deles vão ter as mesmas habilidades dos personagens. Abaixo alguns exemplos inimigos que você vai encontrar ao longo do jogo.​
Então pelo o que eu entendi, cada personagem tem uma "classe" que prioriza ou a defesa, o ataque ou o suporte? E isso é algo fixo que vai diferenciar um personagem de ouro durante o jogo, estou certo?

LGLSQr9.png

Touro
Inimigo muito duro, bate bem forte, porém se cansa rápido e perde todos seus pontos de habilidade no começo da luta.
fLwesnu.png

Ladrão
Um inimigo simples porém mais duro, aguenta certas pancadas mas não é um problema de se lidar.
anlyrEg.png

Ladra
Uma inimiga muito ágil, desvia com facilidade de projéteis, ela possuí uma habilidade que aumenta o seu dano, habilidade essa que pode ser estacada, recomenda-se dar prioridade a ela por conta disso, ou ela poderá dar muitas dores de cabeça.
pXeJ2hL.png

Lobo
Inimigo frágil, mas perigoso. Ele possuí uma habilidade que pode causar sangramento, pode ser um problema se estiver em alcateia.
Uau! As artes dos personagens são bem únicas e bem feitas! Além disso, dá pra perceber que cada inimigo tem um diferencial que o torna único dos outros! ^^

Obs: O lobo me lembrou o Cerberus de Castlevania Circle of the Moon! XD
latest

LZW3bUS.png
Exploração e interação

Ter diferentes personagens em Vorum não significa apenas ter skins diferentes. Cada personagem tem seu forte, sua personalidade, algo que acrescente na mecânica do game. Alguns personagens são melhores para dialogar, outros são piores, alguns são melhores em encontrar coisas escondidas, são farejadores de rastros, alguns são melhores para cortar galhos ou obstáculos.

Um recurso muito interessante! Torna os personagens ainda mais únicos fora do enredo! Me lembrou um jogo de terror chamado "Obscure" onde cada personagem tem uma diferente vantagem em relação aos outros! (Um pode apontar onde é o objetivo, um pode empurrar coisas, um pode equipar mais armas, um pode curar mais vida, etc...)

Apertando a tecla
gpuF8KT.png
no jogo você tem acesso aos personagens do jogo, por lá você consegue mudar em tempo real o personagem ativo, como dito acima, cada um interage de forma diferente, é interessante sempre estar variando entre eles para tentar criar caminhos diferentes. Algumas aplicações da mecânica.

Espera, então você controlará vários personagens ao mesmo tempo? Ou no caso você precisa selecionar os personagens certos pra passar de diferentes situações e obstáculos durante o jogo?

pFkvVPE.png

Encontre pegadas, rastros, objetos perdidos, objetos escondidos, alarmes todo tipo de elemento de exploração é melhor com esse tipo de personagem.
YzbOouf.png

Gosta de muita pancada? É com esse tipo de personagem mesmo, quebradores de objetos, arrombadores de porta e etc.
kkSLtfu.png

Gosta de Sherlock Holmes? Então esse é o tipo de personagem para você. Diferente dos farejadores esses personagens usam a exploração como forma de montar quebra cabeças, seja de um crime ou de uma situação, e de maneira lógica resolver problemas.

Entendi! Esse no caso são o que diferem os personagens fora das batalhas, certo? Então cada personagem tem uma mecânica diferente nas batalhas ena exploração?

LZW3bUS.png
Mundo aberto

A campanha do sul em Vorum é completamente em mundo aberto, certos momentos o jogador se verá preso em algum ambiente, por razões de enredo, mas todas as localidades que você irá serão acessíveis depois. Áreas que você vai no começo do jogo vão mudar a medida que você avança, e dependendo do horário, vão te proporcionar surpresas e novos desafios. As localidades iniciais inclusive vão ter partes que só são acessíveis com determinada habilidade, que você consegue bem pra frente no jogo. O jogo também te dá um mapa no menu que é possível se fazer fast travel.

Parece muito divertido! Me lembra aquele clássico termo de "Metroidvania", onde você precisa ficar "indo e voltando" pros lugares do começo do jogo pra pegar os diferentes power-up e habilidades especiais que não conseguia pegar de início! Jogos assim dão uma ótima sensação de "Eu me tornei mais forte" durante o jogo, já que claramente você consegue perceber como evoluiu desde o começo até o fim do jogo! :)

LZW3bUS.png
Escolhas

Tome cuidado com o que fala com as pessoas, você não vai querer pessoas furiosas ou inimigos furiosos atrás de você, seja cuidadoso também com decisões morais, os personagens, mesmo os npcs tem sentimentos e podem se dar mal ou bem dependendo do que você faça.

Mas... pelo o que eu li, quer dizer que são escolhas que não afetam de fato a história principal, e sim apenas escolhas que afetam como o personagem é visto pelos outros npcs do mapa? O jogo tem múltiplas variações na história, ou é o clássico de "começo, meio e fim"? Porque mesmo se for o último, ainda assim eu achei a história muito boa!

Novamente, pela falta de contexto dessa imagem no tópico, eu... meio que... não faço ideia de quem essa personagem pode ser... :/

nGprEfS.png

[size=14pt]Screenshots

TJwJnup.png

q9G5uk1.png

https://i.imgur.com/d5s50Vx.png[/hs]
[img]http://i.imgur.com/YdRpaRJ.png
sBXab22.png

https://i.imgur.com/Ge5hDf6.png/[img]
[img]https://i.imgur.com/fEtL887.png
e2wTCl8.png

khx6cOB.png

São sem dúvidas ótimas imagens! :O
Cada uma realmente mostra o grande empenho e determinação que está por trás desse projeto! :D

Rascunhos e artes conceituais
R5GknfQ.jpg

18oqR6u.jpg

EWFIUhh.jpg

QXPyytQ.png

J1WdaVf.png

LD2NaZU.png

cOVewyM.png

Esses "extras" (Meio que um "inside" do conceito do projeto em si!) também estão muito bons! ^^

Soundtrak original
[soundcloud]https://soundcloud.com/jonaszaggo/legados-de-justica-introducao[/soundcloud]

[soundcloud]https://soundcloud.com/jonaszaggo/rumo-a-asterna[/soundcloud]

[soundcloud]https://soundcloud.com/jonaszaggo/kanalan[/soundcloud]

[soundcloud]https://soundcloud.com/jonaszaggo/cavernas[/soundcloud]

[soundcloud]https://soundcloud.com/jonaszaggo/a-regra-dos-tiranos-parte-iii[/soundcloud]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Y2shnDT14c4[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=vi7ng-pReDs&t[/youtube]

Gostei pra caramba de todas as músicas! Em especial a "Cavernas" e a "Kanalan"!

Também percebi que o clima do jogo é bem mais melancólico e triste... Isso significa que o jogo será bastante sério e não terá nada de humor ou algo do tipo, não é? Não que isso seja errado, mas só estou perguntando... :|

elfsEh9.png

Obrigado pela leitura desse tópico! Agradeço pela sua atenção. Comente o que achou! Traga suas considerações para cá e venha fazer parte dessa jornada.

Agradeço ao Joefather, Denver e ao Ven pela grande colaboração com testes e ideias muito boas para o game. Agradeço ao Ven, novamente, pelas colaborações com mapas e com comentários valiosos! Agradeço ao Uhtred, Ciclope e o Joefather, novamente, pelas críticas que foram de extrema utilidade, que compartilharam da sua experiência e ajudaram ao crescimento do projeto. Agradeço ao Vagner Kohai que fez o maravilhoso trabalho com os desenhos dos personagem do jogo, dando personalidade e rosto a estas minhas criações que antes eram só letras e descrições. Agradeço a Deimos Ass  pela sua belíssima voz, para a dublagem do jogo. Agradeço ao Dimitry pelos chars do jogo, um cara muito talentoso que quebrou um grande galho com seu trabalho. Agradeço ao Isaias Malafaia pelas belíssimas músicas compostas. Indiretamente agradeço aos criadores do projeto Kaliban, pelos tilesets, agradeço a Moghunter por alguns scripts e a Enterbrain pela engine e enfim ao Zaggojhon pelo grande trabalho na trilha sonora do projeto.

[size=8pt]O projeto está em desenvolvimento, fique ligado nas atualizações! Finalizo aqui este tópico. Caso queira ajudar a divulgar use o código abaixo:

Código:
[url=http://centrorpg.com/index.php?topic=3560][IMG]http://i.imgur.com/Wj6fzOs.png[/IMG][/url]

Código:
[url=http://centrorpg.com/index.php?topic=3560][IMG]http://i.imgur.com/Xroam0p.gif[/IMG][/url]

RAvhSaw.png

Embarque nesse trem em direção a Tridas! Aguardamos por você e seu comentário!

Esse projeto sem dúvidas é um dos mais trabalhados, ambiciosos e grandes que eu já vi por aqui, cara! Espero que esses comentários tenham sido úteis pra alguma coisa... nem que seja por um simples detalhe! Por mim, eu já fico contente em ajudar! E novamente, me desculpe por não poder jogar o jogo! :/

Até mais e muito boa sorte em seu projeto, cara!

Opa, boa noite! Primeiramente muito obrigado Wesley! Nunca vi ninguém fazer uma análise tão completa de um tópico.

Minha resposta dentro do spoiler.
Uma frase filosófica... e provavelmente o slogan do jogo, estou certo?

Sim

Esse projeto até ganhou o projeto de ouro do Mundo RPG Maker! Parece que ele passou por uma longa jornada até chegar aqui, não é? :)

5 anos de desenvolvimento, para ser exato. Passou por uns 3 reboots nesse meio tempo.

Eu já devo ter dito isso antes em outros tópicos, mas colocar uma linguagem em inglês é uma ótima maneira de aumentar o público alvo do projeto! Um jogo muito conhecido e que ficou até popular no YouTube é um chamado Creepypasta Land, e um dos motivos disso é porque o criador (Um brasileiro chamado Lucas Boato de Souza) escolheu usar o inglês ao invés do português. Esse jogo se tornou tão famoso que além de uma legião de fãs, conseguiu até sua própria wiki!)

Mas apesar disso, Creepypasta Land não é exatamente um "ótimo jogo"...O inglês totalmente "quebrado", além do fato do criador por algum motivo simplesmente ter "desistido" do projeto quando claramente conseguiu uma grande legião de fãs... Isso tudo meio que prova que usar a língua inglesa em um jogo pode até atrair muitas pessoas, mas só isso não é o suficiente para um jogo ser "100% bom"...

Sim, inglês é algo muito importante quando se trata de um game comercial.

Essa imagem é um ótimo "cover" para o projeto! ^^
Mostra os personagens e o estilo de arte que será usado! E além disso, eu percebi que os personagens da esquerda estão com uma alaranjada enquanto os da direito estão com um luz azulada! Existe algum "simbolismo" nesse detalhe?

Existe sim, essas cores estão presentes em muitas das artes e de cenas do próprio jogo.

A "investigação" no caso é porque a história é tipo um "mistério" onde o jogador meio que precisa unir pista com pista para descobrir a verdade? É legal esses jogos!

Sim, o enredo não é mastigado, não uso de infodumps para contar a história. Uso o mistério muito também como um gancho narrativo.

Hum... Pelo o que eu entendi, é meio que usar várias visões do mundo real nas mecânicas e nas maneiras que o jogo se "apresenta" para o jogador? Então... o jogo tem meio que críticas sociais ao nosso mundo atual?

Sim, mais especificamente do Brasil.

Histórias tão "filosóficas" não são exatamente o meu interesse, mas a maneira que você descreveu essas perguntas sem dúvidas foram muito boa! Eu sempre me fiz algumas perguntas do tipo... (Apesar de nada tão "filosófico" assim...)

Fique tranquilo, a filosofia do game está em metáforas, não algo literal.

Uma história em dois pontos de vistas então? E é um país cujo o problema são as próprias pessoas, ao invés de "algo externo"? Isso é interessante! Mostra como os próprios humanos podem ser os próprios vilões do mundo! (O que volta para aquilo de "Não generalize a humanidade como uma só)

Exato, esse é o ponto. Serão visões diferentes de dois polos do país de Tridas.

um.. entendi! O clássico "I'm back!" de um experiente aposentado voltando as suas "origens"! E percebi que o que eu disse estava correto, não é? É meio que uma crítica social ao país que vivemos? Por causa das polêmicas e provavelmente da "corrupção" que está acontecendo no mundo?

Sim, acertou em cheio. No lance do "I'm back! na verdade não, ele é meio que forçado a fazer essa missão.

Essa história já é diferente da primeira, pois além de mostrar personagens que provavelmente são o que chamam de "tortured souls" (Eles tiveram muitos problemas do passado, né? Provavelmente porque eram pobres?), tem uma oportunidade de usar a história pra mostrar os outros lugares desse mundo do jogo!

Somente um deles teve um passado nebuloso. As campanhas diferentes servem justamente para mostrar realidades diferentes em um mesmo ambiente. Visões de mundo dos personagens também.

Lendo aqui eu estou quase certo que é de fato uma crítica social a vida real... até mesmo pela maneira que isso está escrito...
E é interessante que será duas histórias de duas pessoas que estão enfrentando o mesmo problema e provavelmente verão eles com seus diferentes pontos de vistas!

Uma pergunta: o detetive estará sozinho nessa jornada? Porque se sim, quer dizer que ele falará mais pra si mesmo (O que combina, já que ele é um detetive e detetives costumam... questionar coisas em sua mente...?) enquanto o contrabandista terá o sobrinho, no qual a história pode usar para mostrar o relacionamento deles, além de explorar os seus fantasmas do passado..

Não, ele está acompanhado de seus filhos, mas isso não o impede de estar fechado em si, seguindo fatos da história.

É uma ideia bem legal ir aumentando os detalhes da história pouco aos poucos para dar uma sensação de conforto ao jogador, ao invés de ser bombardeado com tudo assim direto no início!

Hum... Eu posso dizer que a segunda história parece bem mais interessante do que a primeira...

Tipo, a primeira é de um detetive que voltou a ativa pra investigar um crime, e... comparado com a segunda, é bem simples... :/

Já a segunda, além de ter um relacionamento entre o contrabandista e o sobrinho, dá uma chance de explorar melhor o mundo, já que eles estão querendo fugir e ir para algum lugar, o que combina com a proposta de apresentar o universo ao jogador aos poucos. E além disso tudo, esses dois personagens da segunda história tem um passado, o que deixa tudo ainda mais interessante!

No quesito exploração sim, você acertou em cheio! A segunda história é bem mais aberta e explicativa mesmo, a maioria dos ambientes exploráveis estarão nela. A primeira tem uma jogabilidade mais concentrada em ambientes isolados.

Hum... Essa imagem é muito bem feita, mas assim sem contexto, eu fiquei meio confuso! Tipo, eu sei da base da história, mas os personagens não foram apresentados de fato em si, então eu vou assumir que esses dois ao redor da fogueira são o contrabandista e seu sobrinho...? A falta de introdução aos personagens é uma escolha mesmo? Para que o jogador descubra sobre eles durante o jogo?

Sim, é o contrabandista e seu sobrinho. Eu até tinha uma guia dos personagens no tópico, mas eu pensei exatamente nisso, o jogo serve para apresentá-los melhor do que qualquer outro meio.

Então pelo o que eu entendi, cada personagem tem uma "classe" que prioriza ou a defesa, o ataque ou o suporte? E isso é algo fixo que vai diferenciar um personagem de ouro durante o jogo, estou certo?

Sim, exato!

Uau! As artes dos personagens são bem únicas e bem feitas! Além disso, dá pra perceber que cada inimigo tem um diferencial que o torna único dos outros! ^^

Obrigado! Sim parece mesmo haha.

Um recurso muito interessante! Torna os personagens ainda mais únicos fora do enredo! Me lembrou um jogo de terror chamado "Obscure" onde cada personagem tem uma diferente vantagem em relação aos outros! (Um pode apontar onde é o objetivo, um pode empurrar coisas, um pode equipar mais armas, um pode curar mais vida, etc...)

Com certeza, essa ideia! Sempre ir tendo novas ideias e ir expandindo os horizontes.

Espera, então você controlará vários personagens ao mesmo tempo? Ou no caso você precisa selecionar os personagens certos pra passar de diferentes situações e obstáculos durante o jogo?

Entendi! Esse no caso são o que diferem os personagens fora das batalhas, certo? Então cada personagem tem uma mecânica diferente nas batalhas ena exploração?

Não serão controlados simultaneamente, haverá sempre o personagem que está na frente e o que está atrás. Para passar certos obstáculos você deverá estar controlando personagem certo.

Parece muito divertido! Me lembra aquele clássico termo de "Metroidvania", onde você precisa ficar "indo e voltando" pros lugares do começo do jogo pra pegar os diferentes power-up e habilidades especiais que não conseguia pegar de início! Jogos assim dão uma ótima sensação de "Eu me tornei mais forte" durante o jogo, já que claramente você consegue perceber como evoluiu desde o começo até o fim do jogo! :)

Sim, isso é muito interessante! Inclusive vou fazer áreas com inimigos muuito mais fortes no começo do jogo, daí o player só vai voltar lá quando já estiver bem preparado.

Mas... pelo o que eu li, quer dizer que são escolhas que não afetam de fato a história principal, e sim apenas escolhas que afetam como o personagem é visto pelos outros npcs do mapa? O jogo tem múltiplas variações na história, ou é o clássico de "começo, meio e fim"? Porque mesmo se for o último, ainda assim eu achei a história muito boa!

Afeta tanto no enredo quanto nos personagens no mapa. Obrigado pelo elogio!

ovamente, pela falta de contexto dessa imagem no tópico, eu... meio que... não faço ideia de quem essa personagem pode ser... :/

O contexto é mais bem definido quando jogar, mas explicando brevemente essa personagem tem relação com esse esquema de escolhas.

São sem dúvidas ótimas imagens! :O
Cada uma realmente mostra o grande empenho e determinação que está por trás desse projeto! :D

Esses "extras" (Meio que um "inside" do conceito do projeto em si!) também estão muito bons! ^^

Gostei pra caramba de todas as músicas! Em especial a "Cavernas" e a "Kanalan"!

Também percebi que o clima do jogo é bem mais melancólico e triste... Isso significa que o jogo será bastante sério e não terá nada de humor ou algo do tipo, não é? Não que isso seja errado, mas só estou perguntando... :|

Opa, obrigado! Que bom que nossas mídias agradaram. Sobre o clima do jogo não, o jogo não é só melancólico, a campanha do sobrinho e contrabandista é repleta de humor, o sobrinho em especial é uma piada humana.

Esse projeto sem dúvidas é um dos mais trabalhados, ambiciosos e grandes que eu já vi por aqui, cara! Espero que esses comentários tenham sido úteis pra alguma coisa... nem que seja por um simples detalhe! Por mim, eu já fico contente em ajudar! E novamente, me desculpe por não poder jogar o jogo! :/

Muito obrigado pro suas palavras e por ter dedicado tempo para comentar sobre cada detalhe do tópico! Cara, talvez esse game rode contigo, tenta baixar aí para ver se roda, pois esse game não necessita de RTP ou recursos externos para funcionar.

Disponha

Olá...

Eu li muitas das respostas, gostei do projeto, mas gostaria de deixar um comentário meio que inútil aqui:

Por que será que toda vez que leio o nome desse projeto, eu me lembro do som de um carro do tipo V8 acelerando?
Tipo:
Vruuummm!!!! Vruummm!!!

Wired...  :Hm:

InterPlay comentou:
Olá...

Eu li muitas das respostas, gostei do projeto, mas gostaria de deixar um comentário meio que inútil aqui:

Por que será que toda vez que leio o nome desse projeto, eu me lembro do som de um carro do tipo V8 acelerando?
Tipo:
Vruuummm!!!! Vruummm!!!

Wired...  :Hm:

Cara, quando li seu comentário meu dia ficou até melhor hahahahaha.

8X4qW1J.png

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=hXCm-zRvF1E[/youtube]​

Só passando aqui para deixar um vídeo da primeira parte jogável do Vorum, onde demonstro algumas mecânicas do game e um pouco sobre essa dupla dinâmica do Capuz e do Jalax. Aproveita e se inscreve lá no canal do game que eu estou postando direto muitos vídeos interessantes, corre lá! E reforçando também a nova versão que está bem bacana e apresenta bem o que vai ser o game. Não deixe de deixar o seu feedback, nos vemos na próxima!

Voltar
Topo Inferior