🤔 Para Refletir :
"Por que tão sérios? Não... eu diria: por que tão perfeccionistas?"
- Eliyud

Vorum (21/04/22)

Baixei esta nova demo e preciso dar os parabéns aos envolvidos, é impressionante como o projeto ficou mais "cinematográfico" desde a versão anterior, a atenção aos detalhes é elogiável e digna de aplausos!
O que dizer do som em geral? Simplesmente perfeito! É muito gratificante (ao menos para a minha pessoa) quando lembram com carinho da trilha sonora em um projeto e os sentimentos/emoções que ela pode trazer se for bem introduzida como foi o caso aqui.
Estou notando muitas diferenças em relação a versão anterior, portanto, gostaria de lhe pedir desculpas [member=2]Star Gleen[/member], porque disse algumas vezes que daria um feedback mais aprofundado sobre o projeto, porém, terei que re-jogar para ter a referência correta como base de avaliação (Possíveis erros ou detalhes que eu encontrei na versão anterior podem estar ausentes nesta, espero que entenda meu lado X3).
Sei o quanto é gratificante para um criador de conteúdo quando alguém se mostra interessado por algo que foi feito com tanta dedicação e carinho por ele, também tenho noção do quanto é "broxante" quando alguém apenas vem e diz "Jogo legal, talvez eu jogue..." ou "boa sorte com o projeto", comentários bem intencionados, mas vazios sabe? Isso é um tanto triste, ainda mais em comunidades de desenvolvedores índies, onde muitas vezes surgem ótimos jogos/projetos que não recebem a devida atenção por serem criados em ferramentas "amadoras", ou simplesmente por essa mania dos jogadores darem mais valor a algo quando é pago ou desenvolvido pelas empresas consideradas "TOP".
Perdoe o trocadilho, mas creio que grandes projetos como Vorum - Legados da Justiça estão sendo injustiçados e merecem sim uma chance, muito mais que diversos jogos modinhas por aí...
Deixo aqui meus sinceros parabéns aos envolvidos, acho muito bonita a dedicação e união da equipe para com este projeto, o resultado está ficando fantástico, digo isso não para animar ou alimentar falsas esperanças ao time, mas por ser fato.
Quando terminar de jogar a demo atual, farei questão de deixar um feedback, o projeto me fez lembrar de grandes RPGs que marcaram minha infância como Final Fantasy VI (provavelmente por conter elementos que envolvem governos corruptos e guerras) com toques de filmes como O Senhor dos Anéis, posso estar falando besteira, mas é o que penso hahahá!
Sei que é difícil e até desanimador às vezes, mas espero que não desistam deste ótimo projeto, acreditem, seria uma perda muito grande para a comunidade maker nacional.
Tenham fé e lhes desejo muita sorte!
 
Jully Anne comentou:
Baixei esta nova demo e preciso dar os parabéns aos envolvidos, é impressionante como o projeto ficou mais "cinematográfico" desde a versão anterior, a atenção aos detalhes é elogiável e digna de aplausos!
O que dizer do som em geral? Simplesmente perfeito! É muito gratificante (ao menos para a minha pessoa) quando lembram com carinho da trilha sonora em um projeto e os sentimentos/emoções que ela pode trazer se for bem introduzida como foi o caso aqui.
Estou notando muitas diferenças em relação a versão anterior, portanto, gostaria de lhe pedir desculpas [member=2]Star Gleen[/member], porque disse algumas vezes que daria um feedback mais aprofundado sobre o projeto, porém, terei que re-jogar para ter a referência correta como base de avaliação (Possíveis erros ou detalhes que eu encontrei na versão anterior podem estar ausentes nesta, espero que entenda meu lado X3).
Sei o quanto é gratificante para um criador de conteúdo quando alguém se mostra interessado por algo que foi feito com tanta dedicação e carinho por ele, também tenho noção do quanto é "broxante" quando alguém apenas vem e diz "Jogo legal, talvez eu jogue..." ou "boa sorte com o projeto", comentários bem intencionados, mas vazios sabe? Isso é um tanto triste, ainda mais em comunidades de desenvolvedores índies, onde muitas vezes surgem ótimos jogos/projetos que não recebem a devida atenção por serem criados em ferramentas "amadoras", ou simplesmente por essa mania dos jogadores darem mais valor a algo quando é pago ou desenvolvido pelas empresas consideradas "TOP".
Perdoe o trocadilho, mas creio que grandes projetos como Vorum - Legados da Justiça estão sendo injustiçados e merecem sim uma chance, muito mais que diversos jogos modinhas por aí...
Deixo aqui meus sinceros parabéns aos envolvidos, acho muito bonita a dedicação e união da equipe para com este projeto, o resultado está ficando fantástico, digo isso não para animar ou alimentar falsas esperanças ao time, mas por ser fato.
Quando terminar de jogar a demo atual, farei questão de deixar um feedback, o projeto me fez lembrar de grandes RPGs que marcaram minha infância como Final Fantasy VI (provavelmente por conter elementos que envolvem governos corruptos e guerras) com toques de filmes como O Senhor dos Anéis, posso estar falando besteira, mas é o que penso hahahá!
Sei que é difícil e até desanimador às vezes, mas espero que não desistam deste ótimo projeto, acreditem, seria uma perda muito grande para a comunidade maker nacional.
Tenham fé e lhes desejo muita sorte!

Meus sinceros agradecimentos, Jully! Suas palavras melhoram o dia de qualquer um, sério haha. Realmente coisas como legal, achei muito bom, baixarei depois, são piores para mim que uma crítica negativa, só não chega ser pior que o silêncio, mas quando se falamos de um jogo o mínimo que acho que tem de ser feito é jogar, vê qual é a proposta, se limitar ao tópico é desanimador para o criador.

Sim, o game ficou mais cinematográfico, o enredo está bem mais invasivo, as particularidades dos personagens foi jogada lá em cima,
igualmente a própria alusão a realidade que o jogo faz.

Muito obrigado, estou no aguardo do seu feedback.

Disponha
 
Como sempre cumpro minhas promessas, cá estou!
Bom, antes de mais nada, entendi a referência:
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Agora vamos aos problemas que encontrei (sendo alguns deles, opiniões pessoais mesmo, podem ignorar se quiserem):
Segurar o botão (e precisar mantê-lo assim) para acessar o menu me incomodou bastante, neste ponto acho mais viável manter o convencional;
- Logo na primeira casa, é possível subir em cima da mesa:
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- Ainda em Kanalan, se falhamos na missão de levar Aline de um ponto ao outro ela repete o mesmo diálogo, como se nunca tivéssemos conversado antes, o que soa estranho...
- No menu de tarefas, algumas coisas me incomodaram também, como o fato de sempre ter espaço para 2 objetivos e 2 recompensas, sendo que, em alguns casos, mesmo que a missão exija apenas uma tarefa, o outro espaço fica como “Nada”
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Outro detalhe ainda nesse menu que posso mencionar é sobre o nome das tarefas que são sempre “Tarefa”, isso é por ser versão demo e elas serão melhor identificadas no futuro? Se for, pode ignorar este meu último comentário.
- Não sei se foi proposital, mas, após derrotar os lobos na floresta de Gadrok eles simplesmente dão respawn do nada, tomei até um susto em uma dessas...
- No meio de uma Luta, me descuidei e Jalax foi nocauteado, tentei utilizar um elixir para que ele voltasse e surgiu o seguinte erro:
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Agora preciso deixar minhas impressões sobre a jogatina desta demo:
. A naturalidade com que os diálogos fluem é algo que chama muito a atenção aqui, ficou bem natural, deu até raiva do capuz após o calote que ele deu no Alfred para sair da cidade!
. As escolhas são sempre em momentos bem delicados, em determinada ocasião, fui obrigada a escolher entre ajudar ou não uma moça, fiquei curiosa para saber se fiz ou não a escolha correta...
. Preciso mencionar mais uma vez: a trilha sonora está simplesmente épica, é impressionante a qualidade cinematográfica, e não estou puxando sardinha de vocês não (comentários com esse objetivo só lhes faria mal e eu estaria atrapalhando caso o fizesse), isso é coisa de profissional mesmo!
. Não adianta nada uma trilha sonora fabulosa se a ação não acompanhar, por isso lhes parabenizo também pelo modo que construíram as cenas da história, a forma como foram narrados os últimos acontecimentos da demo foi muito impactante, fiquei com um sentimento tremendo de "WTF"?!? Querem saber do que estou falando? Joguem!
. A utilização de temas e fatos presentes em nosso cotidiano (como o uso de drogas) aliado a uma trama muito bem elaborada, foi uma ótima sacada, isso certamente prenderá quem, de fato, jogar o game.
. O fato de não serem vendidos equipamentos torna a jogatina mais cautelosa (ou você os ganha de chefes nas alutas, ou precisa conquistá-los através de missões), gostei disso! Apesar de ter penado um pouco para derrotar um determinado chefe!
. Algumas verdades que refletem bem a natureza do ser humano podem ser encontradas:

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Mesmo que não seja lá um grande incentivo, saibam que vocês tem uma fã que apoia de verdade o projeto, e que fará questão de comprá-lo quando estiver completo.
Espero que os jogadores saibam como extrair todas as mensagens subliminares que estão tentando passar com o jogo (reparei algumas já...) e que abram os olhos para algumas coisas da nossa realidade. Quem disser que games não são cultura, é porque não jogou nenhum como este.
Lhes desejo mais uma vez muita sorte e parabéns pelo projeto!

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De nada hahahá!
 
Olá Jully! Que bom que retornou, obrigado por ter jogado, fico muito feliz de chegar em casa após um dia de trabalho e ver um comentário tão detalhado quanto o seu.


Agora vamos aos problemas que encontrei (sendo alguns deles, opiniões pessoais mesmo, podem ignorar se quiserem):
Segurar o botão (e precisar mantê-lo assim) para acessar o menu me incomodou bastante, neste ponto acho mais viável manter o convencional;

Isso eu estou realmente revendo, é um detalhe que pessoalmente me incomoda um pouco também.

- Ainda em Kanalan, se falhamos na missão de levar Aline de um ponto ao outro ela repete o mesmo diálogo, como se nunca tivéssemos conversado antes, o que soa estranho...
- No menu de tarefas, algumas coisas me incomodaram também, como o fato de sempre ter espaço para 2 objetivos e 2 recompensas, sendo que, em alguns casos, mesmo que a missão exija apenas uma tarefa, o outro espaço fica como “Nada”

Outro detalhe ainda nesse menu que posso mencionar é sobre o nome das tarefas que são sempre “Tarefa”, isso é por ser versão demo e elas serão melhor identificadas no futuro? Se for, pode ignorar este meu último comentário.

A Aline a ideia seria um reset mesmo, pois se fosse seguir a risca, se nós fossemos pegos deveria sumir a quest pois ela foi levada pela família.

Esse menu tarefas me incomoda muito também, esse lance de estar só com o nome tarefa é se colocar outro nome o script buga, eu e o Michael vamos trabalhar em um sistema mais interessante pra full, esse daí é só uma "gambiarra".

- Não sei se foi proposital, mas, após derrotar os lobos na floresta de Gadrok eles simplesmente dão respawn do nada, tomei até um susto em uma dessas...

Esse foi proposital mesmo XD.

- No meio de uma Luta, me descuidei e Jalax foi nocauteado, tentei utilizar um elixir para que ele voltasse e surgiu o seguinte erro:

Tudo que envolve efeito negativo tá meio ruim ainda no jogo, e em alguns casos pode até crashar(seu caso), acho que você está com a versão anterior e última que lancei, eu removi algumas coisas relacionadas a isso.

. A naturalidade com que os diálogos fluem é algo que chama muito a atenção aqui, ficou bem natural, deu até raiva do capuz após o calote que ele deu no Alfred para sair da cidade!

isso é algo que eu trabalho bastante, os diálogos são o que movem a trama, se parecer robôs conversando o interesse se vai muito rápido. E como eu não dou infodumps muita exposição eu faço em elementos gráficos ou nos próprios diálogos de maneira orgânica. Que bom que agradou você. :D

. As escolhas são sempre em momentos bem delicados, em determinada ocasião, fui obrigada a escolher entre ajudar ou não uma moça, fiquei curiosa para saber se fiz ou não a escolha correta...

Sim, eu não gosto de escolhas para coisas triviais, eu gosto de testar ao máximo o jogador. Sobre se é correto ou não aí é seu coração que diz kk.

. Preciso mencionar mais uma vez: a trilha sonora está simplesmente épica, é impressionante a qualidade cinematográfica, e não estou puxando sardinha de vocês não (comentários com esse objetivo só lhes faria mal e eu estaria atrapalhando caso o fizesse), isso é coisa de profissional mesmo!

Jonas é um Deus, não sei o que seria desse jogo sem o trabalho dele, 50% da identidade desse jogo está na música, arrisco dizer.

. Não adianta nada uma trilha sonora fabulosa se a ação não acompanhar, por isso lhes parabenizo também pelo modo que construíram as cenas da história, a forma como foram narrados os últimos acontecimentos da demo foi muito impactante, fiquei com um sentimento tremendo de "WTF"?!? Querem saber do que estou falando? Joguem!

Aquela cena foi uma dos maiores trabalhos que tive com Vorum, isso falo com muito orgulho. Aquela cena é o marco que define o que vai se tratar o jogo, é o estopim do enredo, a marcha inicial para a história fluir, antes disso eu preparei o terreno, apresentei os personagens, essa cena chegou para balançar as coisas e inserir o mistério e o drama com aquela cena final. Que bom que seus olhos de águia não deixaram passar nada, você não sabe o quanto fico feliz disso .

. A utilização de temas e fatos presentes em nosso cotidiano (como o uso de drogas) aliado a uma trama muito bem elaborada, foi uma ótima sacada, isso certamente prenderá quem, de fato, jogar o game.

Esse jogo é meu diário, todas as coisas que observo no dia dia estão lá, política, religião, moralidade, drogas, tudo isso são visões de mundo que estão lá.

O fato de não serem vendidos equipamentos torna a jogatina mais cautelosa (ou você os ganha de chefes nas alutas, ou precisa conquistá-los através de missões), gostei disso! Apesar de ter penado um pouco para derrotar um determinado chefe!

Isso é verdade, seja cauteloso, não entre onde você achar perigoso, pois liberdade é bom, mas com senso. Esse chefe é uma prova disso kk.

Algumas verdades que refletem bem a natureza do ser humano podem ser encontradas:

Mais uma pescada em, senhorita Jully não deixa passar nada haha.

Mesmo que não seja lá um grande incentivo, saibam que vocês tem uma fã que apoia de verdade o projeto, e que fará questão de comprá-lo quando estiver completo.
Espero que os jogadores saibam como extrair todas as mensagens subliminares que estão tentando passar com o jogo (reparei algumas já...) e que abram os olhos para algumas coisas da nossa realidade. Quem disser que games não são cultura, é porque não jogou nenhum como este.
Lhes desejo mais uma vez muita sorte e parabéns pelo projeto!

Esse é um dos maiores incentivos do mundo, ver um comentário sobre a versão que tanto trabalhei com tantos detalhes igual você fez é muito gratificante, me motiva demais, acredite! E você disse a maior das verdades, game é cultura, game é diversão, game é emoção.

Muito obrigado, Jully!

Disponha
 
Gleen, cara, faltam elogios para dar a ti e toda a equipe envolvida no projeto, a começar pelo fato de ser uma equipe que não se desfez com o passar dos anos, acompanho a jornada de vocês faz tempo e merecem aplausos por provarem que sim, é possível criar ótimos jogos no Maker com equipes (embora a realidade tente expor o contrário, como presenciamos aos montes pelas comunidades kkkk).
Joguei a demo ontem e faço das palavras da Jully as minhas e acrescento que as animações de batalha melhoraram bastante desde a última demo (joguei também, faltou comentar, falha minha...), mas inimigos estáticos ainda me incomodam um pouco.
Indiscutivelmente devo ressaltar, como ponto forte do projeto, a ambientação criada por todos os elementos presentes nele, como a história envolvente e cheia de alternativas e surpresas, o visual sombrio e muito caprichado e a fantástica trilha sonora, digna de filme e que combinam perfeitamente com as cenas e cenários presentes nesta demo.
Sobre a jogabilidade é aquele negócio né? Até a versão final acredito que alterações sejam feitas para corrigir o que já foi apontado (segurar o botão para acessar o menu, tela de missões com padrão fixo de formatação e os problemas de script que ocorrem em batalha), então não tenho nada a adicionar aqui, no geral está bem agradável (também gostei de valorizar as armas e equipamentos, assim não vira bagunça).
Resumindo, detestei essa demo: Ela é muito curta e deixa aquele gostinho de quero mais kkkkk
Estou na torcida/apoio por vocês, boa sorte!

Off: Touro ducarai, o bicho dá umas porradas muito fortes, morri algumas vezes para ele o.O
 
Gleen, cara, faltam elogios para dar a ti e toda a equipe envolvida no projeto, a começar pelo fato de ser uma equipe que não se desfez com o passar dos anos, acompanho a jornada de vocês faz tempo e merecem aplausos por provarem que sim, é possível criar ótimos jogos no Maker com equipes (embora a realidade tente expor o contrário, como presenciamos aos montes pelas comunidades kkkk).

Infelizmente isso é um fato, mas basta os membros terem foco que as coisas funcionam.

Joguei a demo ontem e faço das palavras da Jully as minhas e acrescento que as animações de batalha melhoraram bastante desde a última demo (joguei também, faltou comentar, falha minha...), mas inimigos estáticos ainda me incomodam um pouco.

Opa, que bom que gostou! Dimitry trabalhou muito nisso. Os inimigos estão estáticos por questão de orçamento, são tantos inimigos no jogo que seria muito difícil ter animação para todos. Mas os bosses ou alguns mais especiais talvez nós façamos uma graça haha.

Indiscutivelmente devo ressaltar, como ponto forte do projeto, a ambientação criada por todos os elementos presentes nele, como a história envolvente e cheia de alternativas e surpresas, o visual sombrio e muito caprichado e a fantástica trilha sonora, digna de filme e que combinam perfeitamente com as cenas e cenários presentes nesta demo.

Enredo, visual e soundtrack são os 3 pilares desse game, que bom que lhe agradou haha.

Sobre a jogabilidade é aquele negócio né? Até a versão final acredito que alterações sejam feitas para corrigir o que já foi apontado (segurar o botão para acessar o menu, tela de missões com padrão fixo de formatação e os problemas de script que ocorrem em batalha), então não tenho nada a adicionar aqui, no geral está bem agradável (também gostei de valorizar as armas e equipamentos, assim não vira bagunça).

Esse lance do segurar Q até a mim tava incomodando um pouco. Esse lance de valorizar equipamentos é uma das minhas jogadas para não favorecer quem ficar 30 minutos coletando dinheiro de inimigos mais fracos e ir comprar os equipamentos mais parrudos e desbalancear o jogo.

Resumindo, detestei essa demo: Ela é muito curta e deixa aquele gostinho de quero mais kkkkk
Estou na torcida/apoio por vocês, boa sorte!
Opa, hahah. Muito obrigado Yoshi! É bom ver que as pessoas estão gostando e comentando sobre esse nosso trabalho, agradeço de coração.

Off: Touro ducarai, o bicho dá umas porradas muito fortes, morri algumas vezes para ele o.O

Essa é mais uma das minhas troladas para quem acha que vai ficar enfrentando os mesmos inimigos fracos no local, dependendo do level que você está aparecem umas coisas loucas nos locais iniciais.

 
[member=2]Star Gleen[/member]
Esqueci de mencionar em meu comentário anterior: Caso precise de uma "beta tester" para futuras versões de análise do projeto, pode contar comigo, ao menos neste ponto sei que posso ajudar em algo.
 
Certa vez, numa troca de palavras rápida no chat do Condado, eu havia dito ao Star Gleen que assim que jogasse a demo, viria aqui para dar meu feedback. Pois cá estou para cumprir com a minha palavra, e não podia ser diferente, pois fiquei deveras feliz em degustar, ainda que brevemente, um grande jogo do RPG Maker.

Eu já havia assistido a algumas gameplays da antiga demo, e por isso pude notar uma grande evolução na qualidade dos elementos presentes no game. Como mencionado num comentário acima, o game está mais cinematográfico; a composição das cenas ressalta o feeling das situações, confere dinamismo à narrativa (os jogos de câmera nos momentos de ação, como no final da demo, dão um charme a mais e foram muito bem aplicados, o que demonstra uma clara maturação na forma de se contar a história). Costumo dizer que o cinema tem muito a ensinar aos jogos eletrônicos, e Vorum parece ter ouvido com atenção as lições do cinema. 

Os diálogos são orgânicos e verossímeis, dando vida às personagens. Apreciei deveras as pausas dramáticas durante as conversas, como se as personagens hesitassem, ou relutassem em dizer algo, ou, ainda, tivessem que pensar naquilo que irão dizer. Esse elemento fortalece a verossimilhança, pois um diálogo real compõe-se de silêncios, de suspensões, de pequenos hiatos. Além disso, essas pausas, quando aplicadas em determinados momentos, revelam facetas da psiquê das personagens: dúvida, receio, incredulidade etc. Sinto falta disso em projetos de RPG Maker cujos diálogos, por carecerem dessas pausas, soam mecânicos e, por isso, falsos.

Não posso deixar de mencionar o ótimo trabalho da direção artística para com os cenários e o mapeamento em si (há alguns bugs de passabilidade, como lugares que a personagem não deveria passar, mas passa, contudo, entendo que isso será futuramente corrigido e não comprometeu minha jogatina). Durante toda a demo, os cenários transmitiam-me um certo sentimento de melancolia, de isolamento, de decadência, o que parece-me coerente com a narrativa, haja vista que o sul de Tridas é visto como uma região pobre, refém da criminalidade e negligenciada pelo governo. Além disso, os cenários são muito bonitos em sua feiura, o que também é coerente com os aspectos narrativos da história.

Há em Vorum uma camada política, social e filosófica, mas esse aspecto não é nunca apresentado de forma professoral, exegética e pedante. Ela se mescla às outras camadas narrativas. Por exemplo, a valorização radical da vida contra uma certa ideia utilitária das pessoas, quando se manifesta através da fala de uma das personagens, é extremamente crível, sentimos que ela, a personagem, realmente acredita nisso, e não que tal crença está lá tão-somente para nos dar uma lição de moral. Embora seja possível divertir-se com o game sem levar em conta essa camada mais profunda, creio que a experiência só será completa se o jogador abraçar o fato de que Vorum fala, sobretudo, do nosso mundo, que ele busca pensá-lo e criticá-lo. Quando, logo no início, o game nos avisa que talvez não compreendamos o mundo que nos será apresentado, interpreto tal aviso como uma sutil ironia: o mundo de Vorum talvez nos seja incompreensível não porque ele está distante da nossa realidade, mas ao contrário, por ser justamente um reflexo dela, e aquilo que nos é mais próximo, por vezes, é o que menos compreendemos.

Por fim, muito me alegra ver o quão longe Vorum chegou. Já disse uma vez e torno a repetir: Vorum foi o game que me mostrou de forma definitiva que era possível, sim, fazer algo mais sério e profundo num game de RPG Maker, o que me deu ainda mais coragem para seguir com meu próprio projeto. Ele é uma das minhas principais fontes de inspiração, e não me resta dúvidas de que quando ele sair, será ainda melhor.

Obrigado por esse game, Star Gleen e toda a equipe de Vorum.​



:)



P.S: não falarei da trilha sonora pois é lugar comum dizer o quão primorosa ela é. Em alguns momentos ela me deixou arrepiado. O Zaggo sem dúvida merece todos os elogios que recebe.
 
Jully Anne comentou:
[member=2]Star Gleen[/member]
Esqueci de mencionar em meu comentário anterior: Caso precise de uma "beta tester" para futuras versões de análise do projeto, pode contar comigo, ao menos neste ponto sei que posso ajudar em algo.

Opa, pode deixar que te dou um toque assim que eu for aprontar algo!




Certa vez, numa troca de palavras rápida no chat do Condado, eu havia dito ao Star Gleen que assim que jogasse a demo, viria aqui para dar meu feedback. Pois cá estou para cumprir com a minha palavra, e não podia ser diferente, pois fiquei deveras feliz em degustar, ainda que brevemente, um grande jogo do RPG Maker.

E que bom que veio! Não sabe o quanto é prazeroso chegar em casa em um dia de trabalho e ver um comentário que nem o seu, ou das pessoas acima. Muito obrigado mesmo.

Eu já havia assistido a algumas gameplays da antiga demo, e por isso pude notar uma grande evolução na qualidade dos elementos presentes no game. Como mencionado num comentário acima, o game está mais cinematográfico; a composição das cenas ressalta o feeling das situações, confere dinamismo à narrativa (os jogos de câmera nos momentos de ação, como no final da demo, dão um charme a mais e foram muito bem aplicados, o que demonstra uma clara maturação na forma de se contar a história). Costumo dizer que o cinema tem muito a ensinar aos jogos eletrônicos, e Vorum parece ter ouvido com atenção as lições do cinema. 

A antiga demo  foi o que deu base para o jogo atual, mas ela não era suficiente para mim ou para o que eu buscava. Para chegar onde eu queria eu precisava de mais sentimentos, mais sensações. Minha proposta era entrar na mente dos personagens, não do mundo em si, você repara que as informações sempre vem dos personagens, das descobertas e experiências deles.

Foi justamente o cinema que me inspirou a dirigir as cenas da maneira que faço, procurando recursos alternativos, enquadramentos alternativos, enfim. Que bom que seu olho afiado percebeu isso, é um parte que me dedico muito.

Os diálogos são orgânicos e verossímeis, dando vida às personagens. Apreciei deveras as pausas dramáticas durante as conversas, como se as personagens hesitassem, ou relutassem em dizer algo, ou, ainda, tivessem que pensar naquilo que irão dizer. Esse elemento fortalece a verossimilhança, pois um diálogo real compõe-se de silêncios, de suspensões, de pequenos hiatos. Além disso, essas pausas, quando aplicadas em determinados momentos, revelam facetas da psiquê das personagens: dúvida, receio, incredulidade etc. Sinto falta disso em projetos de RPG Maker cujos diálogos, por carecerem dessas pausas, soam mecânicos e, por isso, falsos.

Muito obrigado pelos elogios, eu uso muuuito esse recurso das pausas, e é justamente para isso, para dar ideia de que o personagem está pensando no que vai dizer, ou para o player absorver alguma ideia que algum personagem deixou no ar.

Não posso deixar de mencionar o ótimo trabalho da direção artística para com os cenários e o mapeamento em si (há alguns bugs de passabilidade, como lugares que a personagem não deveria passar, mas passa, contudo, entendo que isso será futuramente corrigido e não comprometeu minha jogatina). Durante toda a demo, os cenários transmitiam-me um certo sentimento de melancolia, de isolamento, de decadência, o que parece-me coerente com a narrativa, haja vista que o sul de Tridas é visto como uma região pobre, refém da criminalidade e negligenciada pelo governo. Além disso, os cenários são muito bonitos em sua feiura, o que também é coerente com os aspectos narrativos da história.

Dimitry e Vagner tem 80% do crédito nessa parte, todos nós evoluímos muito ao longo dos anos nessa parte, a beleza da feiura foi uma das facetas novas do game, a decadência eminente do país está sempre em evidência.

Há em Vorum uma camada política, social e filosófica, mas esse aspecto não é nunca apresentado de forma professoral, exegética e pedante. Ela se mescla às outras camadas narrativas. Por exemplo, a valorização radical da vida contra uma certa ideia utilitária das pessoas, quando se manifesta através da fala de uma das personagens, é extremamente crível, sentimos que ela, a personagem, realmente acredita nisso, e não que tal crença está lá tão-somente para nos dar uma lição de moral. Embora seja possível divertir-se com o game sem levar em conta essa camada mais profunda, creio que a experiência só será completa se o jogador abraçar o fato de que Vorum fala, sobretudo, do nosso mundo, que ele busca pensá-lo e criticá-lo. Quando, logo no início, o game nos avisa que talvez não compreendamos o mundo que nos será apresentado, interpreto tal aviso como uma sutil ironia: o mundo de Vorum talvez nos seja incompreensível não porque ele está distante da nossa realidade, mas ao contrário, por ser justamente um reflexo dela, e aquilo que nos é mais próximo, por vezes, é o que menos compreendemos.

Você conseguiu interpretar bem tudo que eu busco dizer com esse game. Eu não sou um cara de dar respostas expositivas naquilo que quero dizer, para soar natural as coisas precisam ser mostradas não faladas, essa é uma das lições que o cinema me ensinou, o ramo áudio visual nos dá muita liberdade para isso.

Por fim, muito me alegra ver o quão longe Vorum chegou. Já disse uma vez e torno a repetir: Vorum foi o game que me mostrou de forma definitiva que era possível, sim, fazer algo mais sério e profundo num game de RPG Maker, o que me deu ainda mais coragem para seguir com meu próprio projeto. Ele é uma das minhas principais fontes de inspiração, e não me resta dúvidas de que quando ele sair, será ainda melhor.

Obrigado por esse game, Star Gleen e toda a equipe de Vorum.


Que bom que Vorum está servindo para isso, eu mesmo não tinha fé que iria dar certo, mas essa minha loucura em buscar melhorar, procurar inspiração, que me motivou a continuar indo em frente. Como já disse e repito novamente, esse game é meu diário pessoal, é muito importante para mim, receber comentários detalhados que nem o seu me dão muita felicidade. Agradeço profundamente por suas palavras e suas observações, muito obrigado mesmo!

Obrigado por esse game, Star Gleen e toda a equipe de Vorum.

Eu que agradeço!

P.S: não falarei da trilha sonora pois é lugar comum dizer o quão primorosa ela é. Em alguns momentos ela me deixou arrepiado. O Zaggo sem dúvida merece todos os elogios que recebe.

Esse cara já deve até ter cansado de tanto elogio que já recebeu kk.

Disponha
 
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Passando aqui para deixar as novidades, começando pelos trabalhos do senhor Kvothe, que tá arrebentando nos scripts, e seguindo as dicas do pessoal que fez analises do jogo alteramos e melhoramos o script de quest, o resultado foi esse abaixo:

XozOnyT.png

Também nessa pegada temos o menu dos personagens que também foi completamente refeito pelo Kvothe, com um novo design e estrutura.

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Quem também arrebentou essa semana foi o senhor Vagner Kohai, que agora está com uma mesa digitalizadora e tá mandando ver no traço nov, desenhando uns inimigos do jogo e uma pose sinistra do Jalax.

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1f7JSPE.png
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Só isso mesmo por hora, a versão em inglês do game está a caminho, igual uma versão atualizada da br, então fiquem ligados, em breve tem mais!

Disponha
 
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Olá! Muito bom dia, boa tarde e boa noite a vocês! É com muito orgulho que anuncio o trailer oficial do game, que já tava pra sair há muito tempo. Com ele também faço o anúncio que a versão em inglês da última demo está a caminho, não apenas trazendo uma versão traduzida, mas também melhorada da versão lançada até então, e obviamente nós BRs não poderíamos ficar de fora disso, com também uma versãozinha nova com coisas melhoradas e aprimoradas.

Dado esses anúncios eis que deixo com vocês o mais novo trailer de Vorum. Um bom vídeo a todos!

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=0D4JRkjSumI[/youtube]​


Por hoje é só! Um abraço da Estrela e até a próxima!
 
Mano, meus Parabéns...
Esta simplesmente magnifico, curti de mais....
Cara nas batalhas ( 1:22min ), vc usou algum plugin ou fez o que, para tanto o "herói" quanto o "vilão" atacarem daquela maneira, tipo eles vão até o adversário para dar o golpe.... Lembro que já vi isso algum tempo atrás, mas não me lembro... desde já Obrigado vlw e novamente parabéns  :Okay_fix:
 
Muito bom o trailer, só uma obervação. O que houve com a qualidade sonora da dublagem ? Ela parece ter perdido qualidade se comparar com o primeiro trailer  :/
 
Muito profissa, essas artes novas incluídas no trailer estão lindas.

Parabéns Gleen, com certeza seu nome já está marcado no cenário maker como Lenda, inspira e ainda vai inspirar muitas gerações a criar seus próprios Vorum's.

o/
 
A cada atualização, vocês conseguem melhorar ainda mais essa obra de arte que é o Vorum, muito bom (os menus estão lindos agora *.*)!
[member=2]Star Gleen[/member]
Tenho algumas dúvidas:
1 - Ainda serão lançadas versões de testes, antes do lançamento, ou apenas serão feitas atualizações para fortalecer as lombrigas de quem está com ansiedade de adquirir o jogo completo?
2 - Em uma escala de porcentagem, qual o andamento geral do projeto para que todos tenham uma noção?
3 - Já possuem datas estabelecidas para lançamentos (demos/betas e a versão final)?

Todo o Hype é culpa do ótimo trabalho de vocês, arquem com as consequências hahahá!
 
skrot21 comentou:
Mano, meus Parabéns...
Esta simplesmente magnifico, curti de mais....
Cara nas batalhas ( 1:22min ), vc usou algum plugin ou fez o que, para tanto o "herói" quanto o "vilão" atacarem daquela maneira, tipo eles vão até o adversário para dar o golpe.... Lembro que já vi isso algum tempo atrás, mas não me lembro... desde já Obrigado vlw e novamente parabéns  :Okay_fix:
Esse é o sistema de batalha do jogo, é um modo de batalha que chama SBL(Sistema de Batalha lateral), pesquise sobre esse termo que você vai encontrar bons sistemas. Obrigado pelo apoio!  :XD:

Cross Maker comentou:
Muito bom o trailer, só uma obervação. O que houve com a qualidade sonora da dublagem ? Ela parece ter perdido qualidade se comparar com o primeiro trailer  :/

Essa dublagem desse trailer é uma rádio que toca no jogo, por isso a qualidade distorcida, para se assemelhar a uma rádio dos anos 80. Obrigado!

Jully Anne comentou:
A cada atualização, vocês conseguem melhorar ainda mais essa obra de arte que é o Vorum, muito bom (os menus estão lindos agora *.*)!
[member=2]Star Gleen[/member]
Tenho algumas dúvidas:
1 - Ainda serão lançadas versões de testes, antes do lançamento, ou apenas serão feitas atualizações para fortalecer as lombrigas de quem está com ansiedade de adquirir o jogo completo?
2 - Em uma escala de porcentagem, qual o andamento geral do projeto para que todos tenham uma noção?
3 - Já possuem datas estabelecidas para lançamentos (demos/betas e a versão final)?

Todo o Hype é culpa do ótimo trabalho de vocês, arquem com as consequências hahahá!

1 - Sim, serão lançadas mas apenas com implementações de mecânicas e melhorias, nada de aumentar a duração ou algo do tipo.
2 - Porcentagem total é complicado pois são muitos fatores. A história está pronta, os sistemas uns 60% os mapas uns 70% os gráficos 50%, soundtrack uns 70%.
3 - Eu não vou dar uma data para ficar pronto, pois o complicado é que eu sou muito chato e sempre me cobro muito, muita coisa que já está boa eu refaço para ficar melhor, isso me coloca em um ciclo vicioso, mas sei que no final estarei satisfeito por meu diário pessoal estar da forma que eu imaginei.

Obrigado pelo Hype, creio que a minha paciência às vezes pode irritar, mas acredite, igual a Selene falou no trailer novo, faz parte de mim.

Valeu mais uma vez Jully!

Disponha
 
Star Gleen comentou:
8X4qW1J.png

Olá! Muito bom dia, boa tarde e boa noite a vocês! É com muito orgulho que anuncio o trailer oficial do game, que já tava pra sair há muito tempo. Com ele também faço o anúncio que a versão em inglês da última demo está a caminho, não apenas trazendo uma versão traduzida, mas também melhorada da versão lançada até então, e obviamente nós BRs não poderíamos ficar de fora disso, com também uma versãozinha nova com coisas melhoradas e aprimoradas.

Dado esses anúncios eis que deixo com vocês o mais novo trailer de Vorum. Um bom vídeo a todos!

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=0D4JRkjSumI[/youtube]​


Por hoje é só! Um abraço da Estrela e até a próxima!


Dando um Up!
Para quem não viu o trailer ainda hahaha
Vorum \o/
 
Só vi agora o trailer... antes tarde do que nunca né?
Parabéns, a produção tá indo bem hein! Dá para ver muita qualidade em um só trailer...

Apenas uns detalhes, na hora de traduzir para o inglês, tomar cuidado para colocar o I ("eu") com i maiúsculo. E talvez "relive" seja um termo mais adequado que "revive", pois o segundo tem mais sentido de ressurreição do que de reviver experiências.
Aliás, há planos para lançar o jogo em inglês também?
 
Aliás, há planos para lançar o jogo em inglês também?
Creio que já haja uma versão em inglês.


Pela minha surpresa ao ver o vídeo, eu não tinha realmente jogado Vorum ou se joguei, foi a muito tempo. Minha memoria ainda está meio bugada em relação a isso, etão decidi baixar o jogo de novo. Eu já estava preparando uma analise sobre o papel do estado na sociedade quando o jogo acabou. Droga. Até achei que tinha baixado a versão errada. Tá bem legal, por mais que haja alguns erros nos diálogos. Eu gostei bastante da dublagem e da história, tem um feel de algo dando errado, como se fosse as primeiras dicas de algo ruim, lembrou-me bastante do incio de o nome do vento, em que o mundo está lentamente acabando, mas tirando alguns, ninguém percebe. Fiquei meio bugado com a questão deles terem trens, aviões e dirigíveis, mas usarem lanças e armaduras. Mas deve ter alguma explicação.

Fan art aqui. Será que ficou parecido? Eu fiquei tão triste quando aquela pessoa apareceu e matou a tenente, foi tão caótico. Teve até close-up.
vorum_by_rafaelrocha00-dciv9yf.png
 
TsuYa

Muito profissa, essas artes novas incluídas no trailer estão lindas.

Parabéns Gleen, com certeza seu nome já está marcado no cenário maker como Lenda, inspira e ainda vai inspirar muitas gerações a criar seus próprios Vorum's.

o/

Perdão por não te responder antes, sua mensagem passou batido. :v

Mas muito obrigado Tsuya, que bom que gostou do trailer! E de lenda eu não tenho nada, só dou meu melhor haha.



Nan
Nan comentou:
Só vi agora o trailer... antes tarde do que nunca né?
Parabéns, a produção tá indo bem hein! Dá para ver muita qualidade em um só trailer...

Apenas uns detalhes, na hora de traduzir para o inglês, tomar cuidado para colocar o I ("eu") com i maiúsculo. E talvez "relive" seja um termo mais adequado que "revive", pois o segundo tem mais sentido de ressurreição do que de reviver experiências.
Aliás, há planos para lançar o jogo em inglês também?

Obrigado! O jogo vai ter sim versões na língua inglesa, infelizmente alguns maneirismos e sacadas só vão ser percebidas por nós Brs, mas vou sim internacionalizar o game com o inglês. Obrigado pelas dicas de gramática!



rafaelrocha00
rafaelrocha00 comentou:
Aliás, há planos para lançar o jogo em inglês também?
Creio que já haja uma versão em inglês.


Pela minha surpresa ao ver o vídeo, eu não tinha realmente jogado Vorum ou se joguei, foi a muito tempo. Minha memoria ainda está meio bugada em relação a isso, etão decidi baixar o jogo de novo. Eu já estava preparando uma analise sobre o papel do estado na sociedade quando o jogo acabou. Droga. Até achei que tinha baixado a versão errada. Tá bem legal, por mais que haja alguns erros nos diálogos. Eu gostei bastante da dublagem e da história, tem um feel de algo dando errado, como se fosse as primeiras dicas de algo ruim, lembrou-me bastante do incio de o nome do vento, em que o mundo está lentamente acabando, mas tirando alguns, ninguém percebe. Fiquei meio bugado com a questão deles terem trens, aviões e dirigíveis, mas usarem lanças e armaduras. Mas deve ter alguma explicação.

Fan art aqui. Será que ficou parecido? Eu fiquei tão triste quando aquela pessoa apareceu e matou a tenente, foi tão caótico. Teve até close-up.
vorum_by_rafaelrocha00-dciv9yf.png

Opa, muito obrigado Rafael! De fato o jogo teve tantas versões que fica difícil saber se jogou a certa XD. Mas essa que você jogou te garanto que é a última. E sim, a sensação de algo dando errado sempre está no ar, não por diálogos propriamente ditos, mas certos eventos que vão se somando e alimentando essa questão. Em relação as tecnologias, o game não é medieval, é essa brincadeira minha das questões do jogo, coisas como preconceito, corrupção, violência, são todas coisas que estão conosco agora mas vem de um passado muito distante, não evoluímos nesse quesito, ou seja o presente e o passado juntos, igual o mundo do jogo. A diferença do norte para o sul aqui é absurda, o máximo que o povo do sul tem são armas de fogo, ou talvez o rádio, mas o restante pro povo do sul é coisa de outro mundo.

Cara, muito obrigado por essa fanart! De fato aquela cena até a mim me incomodou emocionalmente, pois o acaso das coisas sempre será pior que a confirmação do caos, Anabeth fez questão de relacionar isso com a chuva.  :Chorar:

Gostei bastante do trabalho, de fato esse ocorrido vai marcar muito a vida do Wagorn.

Disponha




 
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