🤔 Para Refletir :
"Fazer um jogo é um ótimo aprendizado para se notar que normalmente o que é bom não é por acaso e sim fruto de muito planejamento e trabalho."
- Rafael_Sol_MAKER

Notícias

Filtrar por:
Top Screens #202

Top Screens #202

FL por FL 0 7
TOP SCREENS #202
Jogo: Super Mario Bros: Journey to Peach
Idioma: Inglês
Engine: Game Maker
Estágio: Completo
Autoria: Hello
Conheça: Página
Top Screens
Top Screens #201

Top Screens #201

FL por FL 5 7
TOP SCREENS #201
Jogo: Hero'ine?
Idioma: Português
Engine: RPG Maker VX Ace
Estágio: Completo
Autoria: @juniorcjbj
Conheça: Tópico da Condado Braveheart
Top Screens
RPG Maker Unite - Dev Log 1

RPG Maker Unite - Dev Log 1

Douglas12ds por Douglas12ds 5 11
Introdução
Saudações, corações valentes. Com o anúncio do RPG Maker Unite, a nova empreitada da Gotcha Gotcha Games, dessa vez montado sob o Unity, muito barulho foi feito na comunidade Maker nacional e internacional. E deste barulho, boa parte dele pode ser filtrado como teorias e hipóteses.
Até então, não tínhamos muita informação além do básico, já coberto na última edição do Make The Game, que você pode ler agora mesmo através deste link. Mas desta vez, com o lançamento do primeiro DevLog no blog da página da Steam do RPG Maker, boa parte destas teorias podem ser confirmadas como verdadeiras, ou falsas.
O primeiro RPG Maker da série baseado em Unity!
A série RPG Maker foi lançada como um software proprietário e autônomo no passado. Já o RPG Maker Unite, planejado para ser lançado ainda em 2022, é a mais nova versão da série RPG Maker e, como dito pela equipe da Gotcha Gotcha Games, atual responsável pelo desenvolvimento da versão, "O nosso desafio atual é reinventar a série Maker, e para isso, esta versão foi projetada para funcionar direto através do Unity.
Unity é uma das Game Engines mais conhecidas do mundo, que deu origem a inúmeros jogos, tais como Cuphead, Scape from Tarkov e Hollow Knight! Ela é usada não apenas para jogos indies, mas também para títulos comerciais de alta qualidade, como Subnautica e Cities: Skylines. Apesar do Unity poder ser usado para a criação de jogos 2D e 3D, o RPG Maker Unite pretende ser uma das opções do leque da Engine, porém focado na criação de RPGs 2D.
Não é preciso ser um mago dos códigos para criar seus RPGs!
O RPG Maker Unite, assim como todos os outros RPG Makers lançados, permitirá que você crie seus jogo sem precisar escrever uma única linha de código sequer!
Para os viciados em jogar RPG (não o de mesa), mas que nunca se aprofundaram no desenvolvimento deles, a mecânica de um RPG pode parecer simples, mas se engana quem pensar que o processo enquadra apenas histórias e personagens - existem muitos elementos muito mais complexos que precisam ser levados em conta na produção de um bom RPG do 0.
Por exemplo: considere um cenário em que um personagem se move num mapa em um JRPG clássico, como o primeiro Final Fantasy. Do ponto de vista de um jogador de RPG, basta apertar uma seta direcional no controle e o personagem vai dar um passo naquela direção. Quando o personagem entra numa batalha, a tela muda para a arena de batalha e os inimigos aparecem. O jogador, então, escolhe um comando em menu, como "Atacar", seleciona algum dos alvos e os personagens iniciam os ataques. Isso se repete até a batalha acabar, que, geralmente, acontece quando o HP do inimigo chega a zero.
Tudo isso pode parecer muito básico e fácil, mas com uma análise mais aprofundada, as etapas para recriar todas essas mecânicas do zero são muito mais mais complicadas do que a maioria de nós imaginaria:
1. Primeiro, o Sistema Operacional, seja de um computador ou console, deve ser programado para exibir os caracteres na tela. O jogo também deve saber quando e quais gráficos usar para dar a impressão que o personagem está andando, de acordo com a seta direcional apertada.
2. A taxa de probabilidade para encontros aleatórios deve ser calculada para cada passo dado.
3. Quando o combate ocorre, todo o processamento passaria a ser dedicado ao combate. Isso inclui não apenas fazer o inimigo aparecer, como também processar a ação escolhida pelo jogador, calcular as taxas de acerto de ataque, calcular o dano e analisar se o inimigo foi derrotado.
E olha que estamos falando de um RPG clássico! Hoje já existem muitas outras mecânicas ainda mais complexas!
Para facilitar a criação de um RPG, o RPG Maker Unite vem, de fábrica, com um sistema completo para RPGs, assim como as outras versões da série Maker. Você pode dar vida a qualquer personagem que você imaginar simplesmente aao criar uma imagem do personagem (um sprite) e definindo algumas propriedades básicas dedicadas a habilidades do personagem e outros atributos.
Com o RPG Maker Unite, não só você pode criar jogos sem nenhum conhecimento de programação, como também todo tempo que os desenvolvedores gastariam no desenvolvimento de mecânicas básicas agora podem ser investidos nas áreas mais criativas, como história e gráficos!
Execute eventos no jogo com facilidade através de Eventos
É claro que o desenvolvimento de um RPG vai bem mais além do que só criar sistemas e mecânicas. Também é importante mostrar os eventos do jogo de forma envolvente, com diálogos realistas que apresentam a história que você criou, além de efeitos para melhorar o clima das cenas!
A imagem acima é uma feature do RPG Maker, conhecida como “Sistema de Eventos”. Basta clicar nos respectivos comandos para exibir um texto, abrir uma loja ou simular vários efeitos especiais na tela. Não é necesssário escrever descrições longas e detalhadas da mesma forma que também não é preciso usar de um sistema de código difícil. Basta escolher o tipo de evento que deseja exibir no jogo a partir da lista de Eventos e, em seguida, definir os parâmetros do Evento em questão, como escolher os itens vendidos em uma loja ou dizer quais são as opções num diálogo de escolha, e o resto pode ser deixar que o RPG Maker Unite dá conta!
Por meio desses sistema da criação de eventos, você pode criar suas próprias mecânicas e efeitos de tela simplesmente combinando uma variedade de eventos diferentes! Depois de aprender como funciona, você pode começar a combinar vários eventos para criar algo além de jogos RPG, como uma Visual Novel, um jogo de plataforma 2D ou até mesmo jogos de estratégia!
Um novo editor pensado no desenvolvimento a longo prazo
Com tudo isso dito, a facilidade do uso da série RPG Maker para desenvolvedores de qualquer nível de experiência sempre foi seu ponto forte mais conhecido dos últimos 30 anos. Então, vamos avançar para mostrar alguns dos novos recursos e mudanças do RPG Maker Unite que os fãs atuais do Maker estão ansiosos para descobrir!
De começo, o RPG Maker Unite agora deu mais foco ao design, em especial a “qualidade de vida” do desenvolvimento de um RPG a longo prazo. Com isso em mente, toda a interface foi praticamente refeita, pensado em maximizar a produtividade do Maker.
Os Makers atuais podem ter notado na página da Steam que a interface usando a arquitetura de “janela modal” foi completamente substituída. Para quem não conhece o termo, uma interface do usuário do tipo “janela modal” coloca o foco em uma estrutura hierárquica estrita, trancando a operação entre janelas pai-filho para editar parâmetros e recursos.
Em outras palavras, quando você abre uma janela "filho" clicando em um botão da janela "pai", todas as operações na janela pai ficam desabilitadas até que você feche a janela "filho".
A imagem acima é um exemplo de uma janela "filho" do último RPG Maker: banco de dados, usada para edição de personagens, habílidades, monstros e etc... Até que você feche esta janela primeiro, você não pode editar nada na janela "pai" (o editor de mapa, neste caso).
Alguns podem pensar que isso já está defasado há um bom tempo, mas existem vantagens para se usar esta arquitetura. No contexto deste último RPG Maker, foi desejado garantir que os iniciantes não ficassem sobrecarregados com a quantidade de informações, pedindo para que os usuários priorizassem um objetivo por vez, ao invés de ir de janela a janela, editando vários elementos ao mesmo tempo. A interface natural de "janela modal" e essa a abordagem passo-a-passo foram uma das razões pelas quais a série RPG Maker é, muitas das vezes, a preferida dentre os Makers mais jovens.
No entanto, à medida que as habilidades e a familiaridade do usuário com o software aumentam, a possibilidade fornecida pela interface do usuário da janela modal de não editar vários elementos ao mesmo tempo limita significativamente a velocidade com que os usuários veteranos podem criar um jogo. Os encantos de uma interface de usuário amigável para iniciantes e a ótima UX subitamente se transformam em uma maldição, arrastando e mantendo a produtividade baixa.
A Gacha Gacha Games está ciente disso. Por essa razão, no RPG Maker Unite, a interface do usuário e o UX (experiência do usuário) foram bastante reformulados em uma abordagem mais moderna de “janela sem janela”, arquitetura padrão nas engines maias populares, como o Game Maker e o próprio Unity. Aqui foi primordial manter o máximo possível a facilidade de uso antigos RPG Makers, ao mesmo tempo que é fornecido aos usuários o acesso total a tudo, simultaneamente, por meio de guias. A nova interface do usuário deve fornecer uma experiência de usuário muito mais prazerosa, especialmente para aqueles que têm alguns projetos ambiciosos em mente!
A princípio, essa mudança tão drástica no estilo da interface do usuário pode parecer um pouco estranha para os veteranos do Maker e para esmagadora para os iniciantes. No entanto, devido ao conhecimento de informática muito maior do público em geral de hoje, é observado a rapidez com que os usuários de RPG Maker mais jovens e apaixonados se transformam em veteranos. No final, acredito que essas mudanças de estilo serão bem-vindas e também serão benéficas para projetos bem maiores! Enquanto isso, a equipe ainda mantém foco nas formas de ajudar a orientar os iniciantes o máximo possível!
O primeiro RPG Maker a ter suporte nativo à resolução Full HD
Aqui está outra mudança há muito tempo desejada se tornando realidade - suporte nativo à resolução Full HD! Esta é a primeira vez em toda a série RPG Maker!
Como visto neste mapa de demonstração, isso vai dar uma liberdade criativa muito maior para gráficos mais nítidos, vívidos e coloridos do que nunca!
Reparem neste zoom do mapa de demonstração. A floresta e a água parecem muito mais naturais e bonitas do que nunca. As tonalidades de cores vistas em objetos, como as vidraças coloridas, também estão bem mais detalhadas do que nas versões anteriores!
E, claro, o benefício da resolução mais alta também se aplica nas batalhas! Os gráficos das batalhas agora podem ter cores muito mais nítidas e expressões detalhadas visíveis para os jogadores!
Como já diz o ditado, “O detalhe faz toda a diferença”, com jogos isso não é diferente. Vamos ver o que o bom uso dos detalhes adicionados podem fornecer nos futuros RPGs!
Futuro
Assets padrões ainda melhores e mais recursos em desenvolvimento!

Assim como os títulos anteriores, o RPG Maker Unite vai fornecer um rico pacote de Assets padrão. Isso é muito útil para aqueles que não se consideram lá muito os artistas! Assim como nas versões anteriores, é só selecionar um template na lista de personagens, alterar alguns parâmetros e pronto, personagens lindos serão feitos de forma quase instantânea!
Há muitos, muitos outros recursos revolucionários sobre os quais a Gotcha Gotcha Games quer apresentar, mas ainda não pode. Como eles imaginaram que ninguém ficaria satisfeito se terminassem o resumo assim, então eles colocaram isso como spoiler:
(Ainda bem que ninguém sabe que se trata do Shader Graph do Unity)
Bônus: pequeno FAQ de Março
A seguir, um pequeno FAQ com as respostas das perguntas mais enviadas à Gotcha Gotcha Games.
Quais serão os idiomas suportados?
Atualmente podemos garantir o suporte em japonês, inglês e chinês simplificado no lançamento. Mas, também, estamos sempre abertos à ideia de adicionar outros idiomas, dependendo da demanda e do status de desenvolvimento. No entanto, vale deixar claro que uma versão estável e satisfatória do RPG Maker Unite sempre será nossa principal prioridade.
É possível usar os assets e projetos das versões anteriores?
Infelizmente não. Como a programação principal do RPG Maker Unite é drasticamente diferente (baseada no Unity) em relação às versões anteriores, a compatibilidade com projetos ou recursos anteriores, assim como a conversão do banco de dados, não é algo com o qual podemos nos comprometer a entregar neste momento. Por esse motivo, recomendamos que aqueles que já estão trabalhando a fundo em um projeto em alguma versão anterior do RPG Maker que concluam o projeto antes de começar a se dedicar ao RPG Maker Unite.
Os usuários precisam pagar uma licença da Unity para poder usar o RPG Maker Unite?
O RPG Maker Unite estará disponível para todos os usuários do Unity, incluindo aqueles da versão gratuita através da licença Unity Personal e da licença Student.
Fonte: RPG Maker Unite - RPG Maker Unite Dev Log #1 - Steam News
Top Screens #200

Top Screens #200

FL por FL 5 9
TOP SCREENS #200
Jogo: Sonic Robo Blast 2
Idioma: Inglês
Engine: Doom Legacy
Estágio: Completo
Autoria: Sonic Team Junior
Conheça: Site
Top Screens
Top Screens #199

Top Screens #199

FL por FL 2 6
TOP SCREENS #199
Jogo: DVPet
Idioma: Inglês
Engine: Custom (Java)
Estágio: Alpha
Autoria: theundersigned
Conheça: Página na Wiki
Top Screens
LUDUM DARE 50

LUDUM DARE 50

Moge por Moge 15 7
A Ludum Dare é um evento online, onde os jogos são feitos do zero, em apenas um final de semana. E para comemorar os seus 20 anos de existência, no dia 1º de abril (01/04) acontecerá mais uma edição desta famosa game jam.
Segundo informações do site oficial do evento (https://ldjam.com/), pela primeira vez em 5 anos, as regras da competição serão reformuladas. No entanto, vale destacar que no presente momento, elas ainda estão indisponíveis para acesso, por isso, caso você tenha interesse de participar do evento, não se esqueça de conferir diariamente o seguinte link:
Por ora, o link do site está fora do ar, mas é provável que todas as regras da competição serão disponibilizadas por lá nos próximos dias (antes de ocorrer o evento, claro).
Vale informar também, que o tema da competição ainda não foi anunciado oficialmente, mas enquanto isso não acontece, é possível sugerir ideias de temas aos organizadores do evento, através do link:
Modalidades de Participação do Evento:
  • JAM: Nesta modalidade, a participação poderá ser individual ou em equipe. O jogo deverá ser criado em 72 horas. É possível utilizar assets de outros artistas, como artes, músicas ou áudios. No entanto, quem fizer uso de materiais de terceiros, não poderá participar das categorias de votação ‘Graphics’ e/ou ‘Audio’.
  • COMPO: Segundo os próprios organizadores do evento, esta é a modalidade que é considerada o “modo difícil” da competição, pois o jogo só poderá ser criado de maneira individual; em 48 horas; com conteúdo 100% original e com o código-fonte aberto.
  • EXTRA: Os participantes do evento não terão uma pontuação final. Logo, não teremos vencedores nesta modalidade, mas apenas desenvolvedores que almejam participar do Ludum Dare 50, com o intuito de colher feedbacks para o jogo desenvolvido para o evento. Aqui, o prazo para a criação, bem como envio do jogo será de quase 3 semanas.
Por fim, é importante frisar que como as regras estão na iminência de serem alteradas, é possível que algum detalhe das modalidades descritas acima também sofra alguma mudança, por isso, fiquem atentos com essa parte!
Boa sorte a todos os participantes! 💚
Eventos
Make the Game - 30ª Edição

Make the Game - 30ª Edição

patriciomi por patriciomi 17 22
[/CENTER]
Olá Senhoras e Senhores!
Depois de uma longa espera, finalmente ficou pronta a 30° edição da Make the Game.
Muito tempo passou, muitas coisas aconteceram, mas, graças a todos integrantes desta maravilhosa Staff, a revista sobreviveu para deslumbrar um novo amanhecer.
Esta edição marca um novo começo para a nossa querida revista, abandonar o passado e seguir em frente de Aparência e Estilo renovado!
Para esta edição trazemos uma belíssima entrevista com o querido @Ricky O Bardo, a mente por trás do maravilhoso podcast Toca do Dragão. A importância da narrativa para a criação de jogos, escrita por Kamo Kronner, nosso novo parceiro vindo diretamente da Novel Brasil, a maior comunidade de escritores do Web Novels do Brasil. O universo dos Contos de Fadas relacionado ao mundo dos games. E como trabalhar a Acessibilidade e lidar com o daltonismo na criação de jogos., e muito, muito mais!
"Contos de fadas são mais que verdade, não porque nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados."
- Neil Gaiman

Prévia dos conteúdos da edição
  • Matéria de Capa - Os Jogos e o Daltonismo.
  • Do Maker - A Grande Jornada do Maker em Terras Ocidentais.
  • Colunas - Reflexões de um Aspirante a Designer de Game / Ainda é Natal? / Maturidade e Empatia.
  • Entrevista - Com A Lenda de Ricky, o Bardo, o apresentador da Toca do Dragão.
  • Game Design - Mais do que Gráficos, a importância da narrativa.
  • Gráfica - Chuva e Explosão, sistema de partículas.
  • Comandos - RPG Maker Unite, o presente e o futuro do cenário Maker.
  • Histórias - Contos de Fadas: Era uma vez, um herói, um enredo e muitas possibilidades.
  • E muito mais!

Top Screens #198

Top Screens #198

FL por FL 1 7
TOP SCREENS #198
Jogo: Heróis do Tempo
Idioma: Português
Engine: RPG Maker VX Ace
Estágio: Completo
Autoria: @Metthink
Conheça: Tópico da Condado Braveheart
Top Screens
Top Screens #197

Top Screens #197

FL por FL 0 2
TOP SCREENS #197
Jogo: Pokémon Splice
Idioma: Inglês
Engine: RPG Maker XP
Estágio: Demo
Autoria: Thundaga
Conheça: Tópico
Top Screens
Pokémon Scarlet e Violet: novos títulos e a união da comunidade BR

Pokémon Scarlet e Violet: novos títulos e a união da comunidade BR

Eliyud por Eliyud 6 4
Por que tão sérios?
Pois se você é amante da franquia Pokémon, você certamente já deve ter acompanhado as novidades: no dia 27 de Fevereiro, no famoso Pokémon Day, a 9ª geração dos monstrinhos foi anunciada com os novos títulos, Pokémon Scarlet e Pokémon Violet.
O anúncio foi feito por meio de trailer, que pode ser conferido abaixo.
Repercussão no Brasil
Como não podia ser diferente, a comunidade brasileira reagiu com tanto entusiasmo, que resolveu criar uma campanha de localização de idioma para os principais games da franquia. No Twitter, as hashtags #ScarletVioletPTBR e #PokémonPTBR ficaram nos topos dos trending topics nos últimos dias.
Até perfis brasileiros oficiais de lojas conhecidas participaram, como você pode ver abaixo, nos tweets abaixo.
Como participar da Campanha
Se você quiser participar, é muito simples:
  1. Basta acessar o site oficial do Pokémon;
  2. Ir no fim da página e mudar o idioma para “English US”;
  3. Em “Your email address” colocar o seu... email;
  4. Em "First and last name" colocar nome e último sobrenome;
  5. Em "Subject" colocar "Pokémon Scarlet and Pokémon Violet";
  6. Em "What kind of video game question do you have?" colocar “Handheld Game Feedback” ou “Console Game Feedback”;
  7. Em "Description" escrever o seguinte:
Hello!
I’m very excited about the new Pokémon game, Pokémon Scarlet and Pokémon Violet, and I’m here to ask The Pokémon Company consider to localize the game to Brazilian Portuguese. This would be so important to the Pokémon fans here in Brazil.
Thanks for your time.
Você também pode dar as caras no Twitter e fazer algum tweet com as hashtags. Toda forma de chamar a atenção da The Pokémon Company e da Nintendo são válidas.
Eu mesmo já dei as caras por lá.
O Pokémon Presents também anunciou novidades para o game Pokémon Legends: Arceus e eventos para outros títulos da franquia. Para assistir ao conteúdo apresentado, clique aqui.
Record e Jovem Pan transmitem imagens de ‘Arma 3’ pensando que são imagens reais da guerra da Rússia contra Ucrânia

Record e Jovem Pan transmitem imagens de ‘Arma 3’ pensando que são imagens reais da guerra da Rússia contra Ucrânia

Moge por Moge 2 3
Recentemente, a Record e a Jovem Pan cometeram uma gafe bem constrangedora: ambas as emissoras confundiram as imagens do jogo ‘Arma 3’, pensando que se tratava de imagens reais de uma gravação de guerra entre a Rússia e a Ucrânia.​
E essa não é a primeira vez que a Record dá “bola fora” com algo nesse sentido, pois, em 2017, a emissora em comento também exibiu um trecho do gameplay de ‘Forza 6’, alegando que seria o teste para alguém se tornar motorista do presidente dos Estados Unidos.​
Inegavelmente, a Record é uma grande fábrica de memes, mas às vezes deixa um pouco a desejar, quando o assunto é informar os seus telespectadores, sem incorrer em fake news. Que mancada hein!​
Top Screens #196

Top Screens #196

FL por FL 0 1
TOP SCREENS #196
Jogo: ShortRails
Idioma: Inglês
Engine: Unity
Estágio: Completo
Autoria: Yorsh
Conheça: Página
Top Screens
Anime de NieR: Automata é oficialmente confirmado pela Square Enix

Anime de NieR: Automata é oficialmente confirmado pela Square Enix

Eliyud por Eliyud 2 5
Por que tão sérios?!
Afinal, hoje trago uma notícia que vai agradar tanto os amantes de anime, quanto os amantes de games: NieR: Automata está sendo adaptado para anime.
A Square Enix revelou hoje, em sua stream de aniversário de 5 anos de Nier, que um anime do game está em produção, confirmando rumores do usuário Spanku, do Twitter.
Vale lembrar que a série foi declarada encerrada, no ano passado, pelo seu criador, Yoko Taro. Diante disso, era difícil acreditar em rumores como a produção de um anime. Será que agora podemos ter esperanças de uma reviravolta no futuro?!
Confira o trailer:
Uma nova versão de Ib está a caminho!

Uma nova versão de Ib está a caminho!

Moge por Moge 0 6
Originalmente criado com o RPG Maker 2000, Ib foi lançado como freeware em fevereiro de 2012. Após o seu lançamento, o jogo foi fortemente aclamado por jogadores do mundo inteiro. Assim, tornando-se um jogo de terror bem famoso, que serviu de inspiração para muitos outros projetos com o mesmo gênero.
Após uma década, Kouri, desenvolvedor de Ib, anunciou por meio de seu Twitter, que está trabalhando em uma versão remake comercial de Ib, como forma de comemorar os dez anos de vida do game.
Além de toda parte gráfica refeita, o remake também contará com uma resolução maior. O jogo se concentrará em manter o seu conceito central de design, que é ser um jogo simples e possível de ser jogado por todos, além de incluir diversas outras mudanças e ajustes. Segundo a Degica Games, foi revelado também que uma nova versão do tema da Mary foi feita para o projeto.​
Diferença do tamanho da resolução de Ib e Ib Remake.
Algumas prints de como o novo projeto está ficando.
Uma mensagem do Kouri para os fãs de Ib:
"Atualmente estou trabalhando no jogo, para que possa ser apreciado tanto pelos fãs do original, quanto pelos novos jogadores. Com novas obras de arte, bem como mudanças significativas no design de peças existentes, espero que você tente procurá-las no jogo."
FONTE: Degica - An Ib remake is currently in development! - Steam News
Top Screens #195

Top Screens #195

FL por FL 0 2
TOP SCREENS #195
Jogo: Danganronpa Blowback
Idioma: Inglês e coreano
Engine: PRG Maker VX Ace
Estágio: Cancelado
Autoria: Team MonoLab
Conheça: Site
Top Screens
RPG Maker Unite: projeto ambicioso ou sem futuro?

RPG Maker Unite: projeto ambicioso ou sem futuro?

Eliyud por Eliyud 18 10

Por que tão sérios?!
Afinal, apertem os cintos, pois estamos diante de uma GRANDE novidade.
A Gotcha Gotcha Games anunciou no dia 15 deste mês o seu mais novo produto da série Maker: o RPG Maker Unite. A novidade está chamando a atenção por se tratar do que planeja ser o mais ambicioso RPG Maker. Sem fugir do que as versões anteriores já oferecem, o nosso novo queridinho pretende quebrar as barreiras, integrando a praticidade que já é sucesso na série às possibilidades sem igual da poderosa game engine Unity.
Entre as principais features, são destaques:
Eventos: como mostrado nas imagens, os eventos permanecerão sendo a principal forma de programação da engine;
RTP: como de praxe, a engine virá com o seu próprio pacote de recursos, permitindo que seus usuários explorem suas funcionalidades sem a necessidade de procurar os seus próprios;
Editor de mapa poderoso: com suporte a backgrounds pré-renderizados e estruturas orientadas a objeto, o novo editor de mapas promete deixar qualquer outra versão do software no chinelo;
Database customizável: uma database contendo todas as informações necessárias para um RPG, como personagens, classes e monstros, agora customizável: novas entradas poderão ser adicionadas.
O software estará disponível para download na Steam e na Unity Asset Store, porém ainda não foi revelado o seu valor.
Opinião do Coringa
Ao me deparar com o anúncio, fiquei deveras entusiasmado, não nego. O RPG Maker foi a engine mais amada pela maioria da nossa comunidade e, indo mais além, a grande motivadora deste e outros fóruns. Quando o desenvolvimento de games deixa de ser só um hobby, ou até mesmo por pura curiosidade, a transição para a Unity ou outras engines mais sofisticadas acaba sendo inevitável. Logo, a ideia de um RPG Maker integrado a Unity, é no mínimo inspiradora.
Diante disso, eu só temia uma coisa: a transformação do RPG Maker em um add-on. Como foi levantado por alguns com quem conversei, o lançamento acabaria por ser insatisfatório, tendo em vista que não se trataria de uma nova engine, na realidade, e sim de um complemento à Unity. Nessa ocasião, toda a proposta de "desenvolver o jogo de RPG dos seus sonhos", quase que um slogan da série, viria por água a baixo, já que a implementação de add-ons e novas funcionalidades à Unity não é bem uma tarefa para novatos.
Esse meu receio foi embora depois de fazer uma minuciosa análise das imagens e de como o nosso novo queridinho está sendo apresentado. Primeiro, acredito que, diante de um anúncio tão robusto como este, não se permitiria brechas à frustrações de expectativas quanto a se tratar de uma nova engine ou um add-on de Unity. Segundo, na imagem da engine aberta, podemos constatar que não se trata de add-ons, e sim de uma nova engine, observando o layout e as informações apresentadas. É possível ver as abas hierarchy e inspector, ambas comuns e essenciais na Unity. Também é possível ver todos os botões já conhecidos nas versões anteriores do Maker na parte superior. Essas constatações já reforçam a ideia de que não se trata de um simples add-on.
Minhas expectativas
Como atual usuário da Unity e antigo do RPG Maker, ouso falar sobre algumas das minhas expectativas acerca dessa novidade. Não estou tão animado em relação a estas expectativas, pois acredito que seria bom demais pra ser verdade. Entretanto, não vejo uma real vantagem em desenvolver uma engine baseada em Unity sem essas funções.
Sistema de Física: a Unity possui um sistema nativo de física em seu conjunto. Essa é, senão a maior, uma das mais importantes novidades, se for aproveitada pelo novo Maker, claro. Não podemos mensurar o quanto de "Unity" haverá na engine da Gotcha Gotcha Games.
Componentes de Colisão: o sistema de colisão da Unity, adequado ao RPG Maker, seria algo maravilhoso de ver.
Sistema de Partículas: como toda boa engine, a Unity dispõe de um maravilhoso sistema de partícula. O suporte a esse sistema no novo RPG Maker seria um sucesso.
GUI: a criação de GUI na Unity é algo fácil de compreender e abriria um leque de possibilidades, se aproveitada no RPG Maker Unite.
Eu sinceramente passaria horas escrevendo todas as minhas expectativas, mas acredito que listei as principais.
E aí, qual sua opinião? O que você espera do novo RPG Maker Unite?​
Top Screens #194

Top Screens #194

FL por FL 0 4
TOP SCREENS #194
Jogo: Devil May Cry-Sons of Sparda
Idioma: Português
Engine: RPG Maker MV
Estágio: Completo
Autoria: @Dayoff
Conheça: Tópico da Condado Braveheart
Top Screens
Curso de Ciência da Computação Gratuíto e Online (CC50)

Curso de Ciência da Computação Gratuíto e Online (CC50)

ドーベルマン por ドーベルマン 6 15
Prezados, boa tarde!
A Fundação Estudar está disponibilizando gratuitamente e inteiramente online um curso de Ciência da Computação introdutório (CC50) para pessoas que tem interesse na área, disponibilizando cerca de 25 horas de aulas com uma gama de conteúdo que varia desde uma introdução sobre o que esperar da área, conceitos de algoritmos, estruturas de dados, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, desenvolvimento web, solução de problemas e ainda lições de programação em C, Python, SQL, JavaScript, CSS e HTML.
Para saber mais e fazer a sua inscrição basta acessar o site desta iniciativa clicando nesse link.
O curso é ministrado em uma plataforma própria da fundação conhecida como Na Prática, a qual oferece outros cursos voltados ao desenvolvimento pessoal e técnico, e alguns também estão gratuitos.
Espero que gostem do conteúdo e não esqueçam de comentar sobre o que acharam do curso.
Abraços.​
Estigma Social Gamer: ainda existe preconceito

Estigma Social Gamer: ainda existe preconceito

Eliyud por Eliyud 1 6
Por quê tão sérios? Afinal...
...o que diabos você está fazendo nesse computador à essas horas? Isso lá é coisa de uma pessoa na sua idade estar fazendo? Você não se cansa destes joguinhos? Você já não parou pra pensar o quão viciado está nisso? Como assim, "fazer jogos"? Não pensa em fazer algo útil da sua vida? Seu irmão é advogado, e você quer ser "fazedor de jogos"? Acha que isso é brincadeira?
Enfim, saudamos aqui as nossas experiências envolvendo essas e outras frases.
Games ainda são um tipo de mídia muito estigmatizado nos dias de hoje. Arrisco dizer que nenhum dos leitores não ouviram, pelo menos uma vez na vida, a frase: "Você só fica nesse joguinho!". Isso pode nos levar a algumas reflexões, cujas que são propícias destaco: será que realmente passamos muito tempo jogando? Quanto isso é prejudicial ou benéfico? Qual o impacto da estigmatização dos games naqueles que criam? É sobre isso que vou falar aqui.​
Vício em games
Em janeiro deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a oficialmente considerar que o vício em games é uma doença. Numa versão atualizada da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, chamada CID-11, o problema foi definido como um padrão de comportamento caracterizado pela perda de controle sobre o tempo de jogo, sobre a prioridade dada aos jogos em relação a outras atividades importantes e a decisão de continuar de frente à tela apesar de consequências negativas.
No ano passado, a China, que é detentora do maior mercado de games do mundo, introduziu novas regras para a quantidade de tempo que crianças e adolescentes podem jogar. São três horas por semana, limitado a uma hora por dia, das 20h às 21h e apenas às sextas-feiras, fins de semana e feriados.
Diante disso, todas aquelas pessoas que sempre fizeram questão de desvirtuar o ato de jogar se sentiram ainda mais embasadas. Mas, contrariando um pouco estas pessoas, jogar não tem apenas seu lado negativo. Há uma grande diferença entre ser um gamer entusiasmado e ser um viciado. A preocupação exagerada daqueles que estigmatizam sobre os efeitos dos games ainda não foi reconhecida pela OMS como transtorno obsessivo. Tsc.​

O impacto positivo dos games na visão e na atenção

Algumas pesquisas sugerem que certos games podem tornar sua mente mais afiada, reforçar sua memória no trabalho, melhorar seu foco, suas noções de espaço e sua visão. Os games de ação — que envolvem tomar decisões rápidas, navegar em diferentes ambientes e encontrar alvos visuais — parecem oferecer os benefícios cognitivos mais significativos.
Um estudo de 2003 descobriu não apenas que jogadores de videogame eram melhores em resolver quebra-cabeças visuais do que aqueles que não jogavam — e foram necessários apenas 10 dias de prática de videogame para melhorar o desempenho destes últimos.
Mais legal ainda, os jogos de ação também demonstraram aumentar a massa cinzenta em uma área associada ao raciocínio abstrato e à resolução de problemas. Quem não quer "deixar o cérebro mais cinza"?!
risos coringuísticos
Em relação à visão, um estudo recente revelou que jogar 50 horas de games de ação por nove semanas - um pouco menos de 1 hora por dia - melhora a sensibilidade ao contraste. Em outras palavras, você é mais capaz de distinguir entre tons de cinza, o que é útil quando você está dirigindo à noite ou em outras situações de baixa visibilidade. E a sensibilidade ao contraste parece piorar naturalmente à medida que envelhecemos.
Como podemos ver, os games podem trazer tanto benefícios quanto malefícios. Vai depender de quem os consome, não é mesmo?! tirem essa culpa dos devs
O quanto isso te influencia? Opinião do Coringa
Como vimos no tópico do nosso querido membro @Omar Zaldivar , todos temos nossos motivos para querer produzir jogos. Mas e quando algo te desmotiva? Aqui cabe um relato pessoal: quando comecei a gostar de criar games (paixão oriunda do RPG Maker), eu não conseguia pensar na possibilidade de trabalhar com isso, pois estava acostumado a ver tudo como apenas brincadeira. Por isso, creio que fui, de certa forma, influenciado pelo estigma social. Acredito que muitos aqui podem ter experimentado a mesma sensação, quando o que esperávamos era o contrário.
Fazer games não é só uma brincadeira. É o que nos faz acessar este fórum e querer nos relacionar uns com os outros. É o que nos faz querer nos unir e compreender um ao outro. Nos motivar. Indo mais além: é o que nos salva, muitas vezes, da inércia e, quem sabe, de algo pior.
Devemos militar contra a estigmatização dos games? Eu acredito que não. É só mais um preconceito bobo. Deveríamos, se a realidade fosse outra: os criadores de games passassem a ser vistos como traficantes de "droga".​
Quanto à resposta deste subtítulo, deixo com vocês: o quanto isso te influencia?
Com informações de: exame.com e g1.globo.com
Top Screens #193

Top Screens #193

FL por FL 0 3
TOP SCREENS #193
Jogo: Soul Calibur Mugenation Edition
Idioma: Inglês
Engine: M.U.G.E.N.
Estágio: Completo
Autoria: Mugenation
Conheça: Página
Top Screens
Voltar
Topo Inferior