O maior baque para a gigante do streaming
Atualização 06/10 12:56 - A Twitch se
pronunciou oficialmente no Twitter confirmando o vazamento e afirmando que está investigando o caso.
Atualização 06/10 12:28 - Agradecemos ao
@Corvo por
auxiliar na verificação do leak. Streamers famosos também estão confirmando a veracidade dos dados financeiros vazados no Twitter.
Vazamentos de informações de usuários de gigantes da tecnologia como o Facebook são infelizmente acontecimentos recorrentes nos últimos tempos. Na maoria dos casos, esses vazamentos são relacionados a dados específicos, e não colocam em riscos a plataforma como um todo. Não é o que aconteceu hoje, no entanto - a Twitch vazou, e aparentemente vazou
inteira.
Segundo o site
VGC, que verificou parte das informaçõe vazadas, são 125GB de dados que contém tanta coisa, que vamos ter que fazer uma lista com o que eles contém:
- Senhas criptografadas dos usuários (se você tem conta na Twitch, é recomendado que mude sua senha imediatamente);
- Relatórios de pagamento dos streamers entre os anos de 2019 e 2021 (o streamer brasileiro Gaulês, por exemplo, ganhou cerca de US$ 2,8 milhões nesse período);
- TODO o código fonte da Twitch, incluindo dos aplicativos de celular e console;
- Todo o histórico de comentários da plataforma;
- Uma suposta concorrente da Steam que está sendo desenvolvida pela Amazon, com o codinome de Vapor;
- E muito mais!
No tweet abaixo encontram-se informações sobre o total de pagamentos para os 100 maiores streamers da plataforma entre 2019 e 2021:
Ainda não se sabe o motivo ou quem está por trás do vazamento dos dados, que é um dos mais abrangentes já ocorridos em uma plataforma online. No momento da publicação deste artigo, a Twitch ainda não havia se pronunciado oficialmente sobre o assunto.